• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Bilbo ficaria igual ao Sméagol?

Huahuahuaa... beleza Deriel. Eu realmente não sabia disso.

Na página 386 do Silmarillion (edição de 2003 da Martins Fontes), segue:

E o Anel permaneceu oculto a Curunír e a Sauron. Pois ele havia sido tirado do Anduin muito antes que por ele procurassem, tendo sido encontrado por um indivíduo dos pequenos povos pesqueiros que moravam às margens do Rio, antes que os Reis desaparecessem em Gondor. E foi levado por quem o encontrou para um lugar fora do alcance de qualquer busca, um esconderijo escuro, sob as raízes das montanhas. Ali permaneceu até que, no mesmo ano do ataque a Dol Guldur, foi novamente encontrado por um viajante que fugia da perseguição de orcs e se embrenhou nas profundezas da terra.
 
O Silmarillion não é fonte canônica?
Nem tudo contido no Silmarillion recebeu o carimbo de "versão final" de J. R. R. Tolkien. Alguns fatos publicados lá não condizem com outros contidos no SdA (e nos seus apêndices), mas estes últimos foram revisados pelo autor.
 
Última edição:
Bom, tudo leva a crer que é o caso de diferenças gritantes entre as duas personalidades, a de Bilbo e a de Sméagol.

Por várias vezes, Tolkien elogia e repreende o sangue intempestivo dos Tûk que às vezes dominava Bilbo - e isso fazia dele, assim como Frodo, um hobbit diferente dos demais. E assim como Frodo, ele até poderia ser suscetível ao poder do Um, mas tinha muito mais personalidade e mais resistência.

Sméagol, por sua vez, se mostrava fraco, influenciável, perturbado. Já tinha uma personalidade doentia latente, e foi uma presa fácil para o encanto do Um.

Se Bilbo ficaria como Sméagol? Isso dependeria muito dele "se deixar levar" ou não. Mas que levaria muito mais tempo, isso levaria! :think:
 
a vontade de ter o poder iria dominá-lo... e ele se tornaria como gollum, o poder do anel o envolveria.
 
eu acho que isso só aconteceria, se o Um Anel causasse o isolamento total dele...
mas enquanto ele convisse, no meio do Condado
ele não viraria o Gollum
porque, ele sempre mantia sua aparencia, e acho que, pra ele chegar ao ponto de Gollum, demoraria muito tempo em meio a tantas pessoas
até porque Gollum vficou do jeito que era
pelo seu isolamento
muito do que ele era... era adaptação para viver sozinha naquela caverna
 
Sinceramente não acho que ele ficaria igual ao Gollum, pois como já dito a cima, Gollum era fraco e o que o ligava ao anel era um crime, ao que se parece ele matou um grande amigo por causa do anel, acho que isso influencia muito.
E mostra tambem seu carater, junto com a presença maligna do Um, e foi cada vez mais consumido por esse egoismo e mal.
Já Bilbo encontrou o Um, e acho que ele nem sabia qual realmente era o seu poder, poderia ter uma idéa mas não sabia, acho que ele sofreria algumas transformações, mas chegar ao ponto do Gollum acho que não.
 
Sim, é isso mesmo Deriel, foram cerca de 550 anos, lembro que fiz essas contas nos apendices a muito tempo. Vejam bem, o anél é imbuído de trevas, tenho uma pequena teoria de que o seu portador está chamando toda essa escuridão para sí ficando envolto em uma espécie de cortina que o separa do mundo 'normal'. Essa cortina o mantém aparentemente jovém, pois está cada vez mais imerso no mundo de trevas e menos no nosso, o que acarreta no envelhecimento retardado, mas a longo prazo, seu corpo se torna parte integrante dos resticios do poder de Morgoth que está disperso pelo mundo e foi o que aconteceu com Gollum, se tornando uma criatura medonha.

Acredito que poderia acontecer o mesmo com Bilbo caso ele ficasse muito mais tempo com o anél e também com Isildur, o que acham?

Hmm.. deixa eu ver se eu entendi...o Anel corrompe os outros atraindo as trevas dispersas pela Terra Média para o usuário,e a juventude artificial é uma maneira de mascarar isso, pois assim o portador acharia que o Anel é apenas um objeto mágico que retarda o envelhecimento, entre outras coisas( Isso se o portador não soubesse de onde o Anel vem é claro)

Partindo desse princípio eu creio que Bilbo e até mesmo Isildur ficariam pelo menos um pouco parecidos com Gollum na aparência ou na atitude, mas eu acho que Bilbo não conseguiria ficar com o Anel tempo suficiente para chegar até o estado que gollum chegou.
 
Eu acho que o Bilbo e Isildur iriam ficar malucos (a nao ser que o Isildur ja estivesse maluco antes de morrer, e tambem quando bilbo deu o anel a frodo ja estava a começar a ficar maluco) mas nao esqueleticos e nojentos como o smeagol, porque o smeagol vivia sozinho.
 
Hmm.. deixa eu ver se eu entendi...o Anel corrompe os outros atraindo as trevas dispersas pela Terra Média para o usuário,e a juventude artificial é uma maneira de mascarar isso.

8-O

De onde vocês tiram isso?

8-O

Possivelmente a "juventude eterna" é conseqüência da natureza do Anel, criado por um Maiar para si mesmo (ele mesmo imortal) com o objetivo de controlar/dominar os demais Anéis feitos pelos Elfos (imortais dentro de Arda). Todos os Anéis - exceção ao Um - foram feitos pelos Elfos para os Elfos, apesar de terem ido parar na mão das outras raças.

Isildur é muito fácil saber como ficaria: um Espectro do Anel, um Nazgûl como todos os outros.

Bilbo é um tico mais complicado, por ser um Hobbit. Sabemos que Gollum teve um comportamente diferenciado, pois não usava sempre o Um, e isso pode ter ampliado a resitência ao mesmo. Bilbo, em muito menos tempo, já mostrava sinais de corrupção. Talvez a aparência física de Gollum se deva muito mais ao seu modo de vida do que ao Um, mas sabe-se lá. Só temos certeza de que cedo ou tarde, sendo Hobbits ou não, se tornariam Espectros também.
 
Bom eu acredito que sim com o tempo mas bilbo era mto diferente de esmeagol ele tinha grandes amigos e esmeagol so tinha um e depois q ele matou seu melhor e único amigo todos o desprezaram por seus erros ele era fraco e o anel o dominou por completo bilbo teve mto sorte...na minha opniao por nao ter se tornado ainda mais depentente do um
 
Sempre que as informações do Silmarillion forem contra as informações do SdA, o SdA prevalece?
 
Entendo. Mas faz mais sentido, pra mim, que Gollum tenha pego o Um há mais tempo que os 550 anos ditos no SdA, pelo tamanho das feridas que o Um deixou nele. Foram feridas grandes demais, principalmente físicas. Se fizermos uma comparação com a velocidade com que isso aconteceu com Bilbo, por exemplo, a diferença fica gritante.

A não ser que a personalidade de Bilbo e sua morada no condado de certa forma o protejam.
 
Mais Golum concerteza deve ter usado o Um bem mais vezes do que Bilbo, pois Bilbo usava o Anel apenas para se esconder de visitas inoportunas e outras pequenas coisas. Já Gollum deve ter usado o Anel por muito mais tempo, principalmente antes de ser expulso da casa de sua avó. Durante o tempo que ficou sob a Montanha deve ter usado apenas para buscar alimentos, quando estava cansado de comer peixxxxe
 
A longevidade concedida pelo anel sempre me intrigou. Retardar a chegada da morte, de uma maneira artificial e tão drástica, irremediavelmente deixaria máculas no corpo de Bilbo. Se ele não ficasse parecido com Gollum certamente ficaria decrépto (o termo foi muito bem colocado no seu post) a sua própria maneira. Não esperaria nada belo proveniente do efeito da ação do Um, principalmente de uma ação por exposição prolongada.


Concordo plenamente. :D
 
Eu acho que não! Sméagol era muito mais apaixonado pelo UM. O Bilbo não andava com o anel sempre em mãos. Enquanto o outro vivia em prol dele.
 
Se Bilbo ficasse em posse do Um durante o mesmo periodo de tempo em que Gollum ficara, acredito que Bilbo seria corrompido fisicamente e mentalmente assim como Gollum.
Bilbo ficou com o Um tempo suficiente para que ficasse muito velho logo apos o ter deixado para Frodo, mas não foi tempo suficiente para que sua mente fosse dominada e destruida pelo Um, o que o tornaria dependente desesperadamente do Um, o desejando sempre, não dando a minima para as outras pessoas, sem diferenciar amigo de inimigo, tudo para ficar com seu precioso.
 
É uma pergunta que é bastante óbvia, Bilbo ficaria MUITO parecido com Sméagol sim, por ambos serem Hobbits, e em posso do Um.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo