1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Big-bang para principiantes

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por dermeister, 18 Out 2004.

  1. dermeister

    dermeister Ent cara-de-pau

    Um site legal que encontrei por acaso:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Se você ainda acha que o universo é uma esfera tridimensional de galáxias se afastando, convém dar uma lida.

    Segue o comecinho...
    Ah, só relembrando: Se você leu Uma Breve História do Tempo, não perca tempo: o texto não trará nada de novo.
     
  2. Dark Light

    Dark Light Eu mato quem for um

    ahahahahahaahahahahahah!! joinha o link derm :mrgreen:

    agora, só um comentário: acho que o autor se equivocou ao dizer "uma maioria que não entendeu o que ele significa". por dois motivos: a) a maioria das pessoas sequer tiveram contato com essas idéias, é difícil "entender" algo que nunca teve contato, b) pelo que sei, tudo isso daí são só teorias. não é necessáriamente verdade (o que justificaria o termo "entender" ao invés de "concordar")
     
  3. dermeister

    dermeister Ent cara-de-pau

    Ah sim, mas a melhor parte desse texto é descrever (de forma simples) uma realidade matemática multidimensional pois, como sabemos, a matemática não está limitada a um número X de dimensões. Também achei a forma que o autor propõe para "materializar" várias dimensões muito interessante.

    Não só uma teoria, mas a teoria mais perfeita já elaborada para descrever a origem do universo, e devidamente amparada por evidências (*provas* são meio difíceis por enquanto). De qualquer forma, o mérito do texto é explicar, não converncer :D
     
  4. Deriel

    Deriel Administrador

    Não existiu Big Bang. O Universo foi criado por Deus.
     
  5. dermeister

    dermeister Ent cara-de-pau

    Alguém mande um médico para a casa do Deriel urgentemente! Se isso não for uma ironia, ele está passando mal... ;)


    <warning type="legal" severity="high" motivation="paranoia">
    Ah, isso foi só uma piada em relação ao comportamento normal do Deriel, ok? Não estou criticando a opção religiosa de ninguém.
    </warning>
     
  6. Deriel

    Deriel Administrador

    E eu sou um YEC. O mundo tem 6 mil anos de idade.
     
  7. Sercelda

    Sercelda Usuário

    Talvez Deus tenha usado o Big Bang para criar o universo :wink:
     
  8. dermeister

    dermeister Ent cara-de-pau

    Este YEC é para Young Earth Creationist ou estou viajando com essa sigla?
     
  9. Omykron

    Omykron far above

    pode ter sido um pum divino, e então, veio o bing bang..
     
  10. Deriel

    Deriel Administrador

    Não, a forma que Deus usou pra criar o universo tá explicitada no Gênesis. Nada de "explosõezinhas" delirantes.
     
  11. Gorgonath

    Gorgonath Usuário

    Deus ter criado o universo não é uma teoria refutavel.

    Deus pode ter criado o universo, pintado de azul, sapateado em cima, o cara pode tudo. Uma teoria que pode tudo não explica nada. Se Deus criou, sendo ele uma entidade descomunalmente poderosa e onipotente, invisível e amorosa, vai adiantar o que ? Isso explica porque as galáxias tem desvio para o vermelho nos seus espectros (efeito Doppler) ? De 'Deus' eu posso tirar observações pessoais e teológicas/filosóficas.

    Alias 'Deus' foi um impecilho para descobrir efeitos fundamentais e teorias importantes. A Teoria da Evolução teve uma perseguição irracional e hoje é muito estudada. Se ela for falsa (como creem os criacionistas) ela não durará muito tempo, pois uma evidência poderá desmascarar tudo. O Homem de Piltdown foi um exemplo: era fraude e foi pro saco, se fosse fundamental para a teoria da evolução teria gente defendendo até hoje.

    Agora a Teoria do Big Bang pode ser refutada por experimentos. Novos eventos estelares podem trazer "problemas" a esta teoria e, portanto, ela pode ser ou alterada ou mesmo deixada de lado. E o principal: ela diz que o universo NÃO está parado.

    Não é a teoria mais perfeita. Isso é romantismo Barato. Perfeita mesma é a termodinâmica. :twisted:
     
  12. Nob

    Nob Usuário

    Se a crença for no Deus Judaico-Cristão, sim. Mas não sabemos se aquilo realmente aconteceu.

    De qualquer forma, é realmente estranho ver que um ateísta tão convicto de meses atrás tenha obtido crenças religiosas desse tipo. :roll:
     
  13. Dark Light

    Dark Light Eu mato quem for um

    Gente, ele está zoando. :)

    Ele sabe que a discussão sobre Deus tem pouco a ver com o tema (multidimensão e teorias sobre como foi um possível big bang)

    E, derm, hm. Eu só achei mais adequado dizer, por exemplo, "uma maioria que não sabe o que ele significa" ao invés de "uma maioria que não entendeu o que ele significa". Mas isso não tira nenhum mérito do texto :mrgreen:

    ps: olha que historinha engraçada. eu gostei tanto do texto que fui colocando no tópico de todos os canais da brasnet que eu tenho acesso. como coloquei no tópico do #mud , vários jogadores do mud valinor leram e assimilaram o texto. isso fez com que eles conversassem sobre isso no mud e isso inspirou o
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , que ainda não tinha um tema para seu trabalho da faculdade. :mrgreen:
     
  14. Nob

    Nob Usuário

    Nota: eu sei disso.

    Mas misturar a ciência com ironia não me parece muito inteligente. Pior ainda misturar estereótipos a isso.
     
  15. Logan Mcloud

    Logan Mcloud Usuário

    lol Derial cabou matando o topico ..... q feio....

    bem eu me proponho a explicar o pouco q eu sei sobre big bangs aki nesse topico para as pessoas q tiverem alguma duvida..... quem quizer fazer alguma pergunta eh so fazer... eu entro relativamente pouco.... mas sempre q entrar vou tentar responder o melhor q puder a todas as questoes..



    Dwarf
     
  16. Deveras interessante o texto, pretendo lê-lo com calma mais tarde...

    Big bang é realmente algo MUITO interessante, até mesmo se visto independentemente de minha religião (ou de qualquer um).
     
  17. Anonymous_theOld

    Anonymous_theOld Usuário

    Sem comentários.
     
  18. dermeister

    dermeister Ent cara-de-pau

    Ah, fique frio, foi só zoeira do Deriel. Quem conhece ele sabe que esse comentário não reflete suas opiniões pessoais (vide letras nanoscópicas da minha resposta).

    Por sinal, a
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    do texto é bem saborosa.
     
  19. Anonymous_theOld

    Anonymous_theOld Usuário

  20. Drizzet

    Drizzet On vacation forever

    Eu já li esse texto, na internet mesmo.. tenho duas observações...
    Primeiro, é impressionante como todos os livros de geografia e ciência que eu já estudei, desde o ensino fundamental ao médio tratam da primeira teoria, considerada "falsa" pelo texto. Talvez a impossibilidade de explicar a teoria real, a falta de espaço e muitos outros fatores provoquem isso...
    E, depois, e até que li o texto com atenção, mas foi difícil visualizar a quarta dimensão, bem difícil, talvez esse é um dos fatores... quem sabe um dia eu consiga me imaginar o universo 4D.... Ahauhauaa espero que sim.
     

Compartilhar