1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Big-bang para principiantes

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por dermeister, 18 Out 2004.

1. dermeister

dermeister Ent cara-de-pau

Um site legal que encontrei por acaso:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Se você ainda acha que o universo é uma esfera tridimensional de galáxias se afastando, convém dar uma lida.

Segue o comecinho...
    Ah, só relembrando: Se você leu Uma Breve História do Tempo, não perca tempo: o texto não trará nada de novo.

2. Dark Light

Dark Light Eu mato quem for um

ahahahahahaahahahahahah!! joinha o link derm :mrgreen:

agora, só um comentário: acho que o autor se equivocou ao dizer "uma maioria que não entendeu o que ele significa". por dois motivos: a) a maioria das pessoas sequer tiveram contato com essas idéias, é difícil "entender" algo que nunca teve contato, b) pelo que sei, tudo isso daí são só teorias. não é necessáriamente verdade (o que justificaria o termo "entender" ao invés de "concordar")

3. dermeister

Ah sim, mas a melhor parte desse texto é descrever (de forma simples) uma realidade matemática multidimensional pois, como sabemos, a matemática não está limitada a um número X de dimensões. Também achei a forma que o autor propõe para "materializar" várias dimensões muito interessante.

Não só uma teoria, mas a teoria mais perfeita já elaborada para descrever a origem do universo, e devidamente amparada por evidências (*provas* são meio difíceis por enquanto). De qualquer forma, o mérito do texto é explicar, não converncer :D

4. Deriel

Deriel Administrador

Não existiu Big Bang. O Universo foi criado por Deus.

5. dermeister

Alguém mande um médico para a casa do Deriel urgentemente! Se isso não for uma ironia, ele está passando mal... ;)

<warning type="legal" severity="high" motivation="paranoia">
    Ah, isso foi só uma piada em relação ao comportamento normal do Deriel, ok? Não estou criticando a opção religiosa de ninguém.
    </warning>

6. Deriel

Deriel Administrador

E eu sou um YEC. O mundo tem 6 mil anos de idade.

7. Sercelda

Sercelda Usuário

Talvez Deus tenha usado o Big Bang para criar o universo :wink:

8. dermeister

Este YEC é para Young Earth Creationist ou estou viajando com essa sigla?

9. Omykron

Omykron far above

pode ter sido um pum divino, e então, veio o bing bang..

10. Deriel

Deriel Administrador

Não, a forma que Deus usou pra criar o universo tá explicitada no Gênesis. Nada de "explosõezinhas" delirantes.

11. Gorgonath

Gorgonath Usuário

Deus ter criado o universo não é uma teoria refutavel.

Deus pode ter criado o universo, pintado de azul, sapateado em cima, o cara pode tudo. Uma teoria que pode tudo não explica nada. Se Deus criou, sendo ele uma entidade descomunalmente poderosa e onipotente, invisível e amorosa, vai adiantar o que ? Isso explica porque as galáxias tem desvio para o vermelho nos seus espectros (efeito Doppler) ? De 'Deus' eu posso tirar observações pessoais e teológicas/filosóficas.

Alias 'Deus' foi um impecilho para descobrir efeitos fundamentais e teorias importantes. A Teoria da Evolução teve uma perseguição irracional e hoje é muito estudada. Se ela for falsa (como creem os criacionistas) ela não durará muito tempo, pois uma evidência poderá desmascarar tudo. O Homem de Piltdown foi um exemplo: era fraude e foi pro saco, se fosse fundamental para a teoria da evolução teria gente defendendo até hoje.

Agora a Teoria do Big Bang pode ser refutada por experimentos. Novos eventos estelares podem trazer "problemas" a esta teoria e, portanto, ela pode ser ou alterada ou mesmo deixada de lado. E o principal: ela diz que o universo NÃO está parado.

Não é a teoria mais perfeita. Isso é romantismo Barato. Perfeita mesma é a termodinâmica. :twisted:

12. Nob

Nob Usuário

Se a crença for no Deus Judaico-Cristão, sim. Mas não sabemos se aquilo realmente aconteceu.

De qualquer forma, é realmente estranho ver que um ateísta tão convicto de meses atrás tenha obtido crenças religiosas desse tipo. :roll:

13. Dark Light

Dark Light Eu mato quem for um

Gente, ele está zoando. :)

Ele sabe que a discussão sobre Deus tem pouco a ver com o tema (multidimensão e teorias sobre como foi um possível big bang)

E, derm, hm. Eu só achei mais adequado dizer, por exemplo, "uma maioria que não sabe o que ele significa" ao invés de "uma maioria que não entendeu o que ele significa". Mas isso não tira nenhum mérito do texto :mrgreen:

ps: olha que historinha engraçada. eu gostei tanto do texto que fui colocando no tópico de todos os canais da brasnet que eu tenho acesso. como coloquei no tópico do #mud , vários jogadores do mud valinor leram e assimilaram o texto. isso fez com que eles conversassem sobre isso no mud e isso inspirou o
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , que ainda não tinha um tema para seu trabalho da faculdade. :mrgreen:

14. Nob

Nob Usuário

Nota: eu sei disso.

Mas misturar a ciência com ironia não me parece muito inteligente. Pior ainda misturar estereótipos a isso.

15. Logan Mcloud

Logan Mcloud Usuário

lol Derial cabou matando o topico ..... q feio....

bem eu me proponho a explicar o pouco q eu sei sobre big bangs aki nesse topico para as pessoas q tiverem alguma duvida..... quem quizer fazer alguma pergunta eh so fazer... eu entro relativamente pouco.... mas sempre q entrar vou tentar responder o melhor q puder a todas as questoes..

Dwarf

16. Deveras interessante o texto, pretendo lê-lo com calma mais tarde...

Big bang é realmente algo MUITO interessante, até mesmo se visto independentemente de minha religião (ou de qualquer um).

17. Anonymous_theOld

Anonymous_theOld Usuário

Sem comentários.

18. dermeister

Ah, fique frio, foi só zoeira do Deriel. Quem conhece ele sabe que esse comentário não reflete suas opiniões pessoais (vide letras nanoscópicas da minha resposta).

Por sinal, a
    do texto é bem saborosa.

19. Anonymous_theOld

Anonymous_theOld Usuário

20. Drizzet

Drizzet On vacation forever

Eu já li esse texto, na internet mesmo.. tenho duas observações...
    Primeiro, é impressionante como todos os livros de geografia e ciência que eu já estudei, desde o ensino fundamental ao médio tratam da primeira teoria, considerada "falsa" pelo texto. Talvez a impossibilidade de explicar a teoria real, a falta de espaço e muitos outros fatores provoquem isso...
    E, depois, e até que li o texto com atenção, mas foi difícil visualizar a quarta dimensão, bem difícil, talvez esse é um dos fatores... quem sabe um dia eu consiga me imaginar o universo 4D.... Ahauhauaa espero que sim.

Compartilhar