• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Big-bang para principiantes

dermeister

Ent cara-de-pau
Um site legal que encontrei por acaso: http://inga.ufu.br/~silvestr/artigos/bigbang/
Se você ainda acha que o universo é uma esfera tridimensional de galáxias se afastando, convém dar uma lida.

Segue o comecinho...
O autor do site disse:
Imagine uma época do passado remoto, há bilhões de anos, muito antes do nascimento da Terra, do Sol e da Via Láctea. Imagine também o espaço cósmico primordial, escuro e frio, de volume infinito, totalmente vazio, exceto por um único lugar, uma região extremamente pequena onde repousa a semente da Criação. Aquele ponto diminuto, de temperatura e pressão enormes, sofre algum tipo de perturbação interna e detona subitamente numa grande explosão, criando a matéria. Esta é lançada em todas as direções e forma uma esfera que ocupa cada vez mais lugar naquele espaço vazio e infinito anteriormente existente, organizando-se até chegar à configuração peculiar e menos densa que observamos atualmente. O centro do Universo é o local onde ocorreu a explosão e corresponde ao centro da grande esfera de galáxias em expansão que vemos hoje. Se pudéssemos viajar livremente pelo espaço e dispuséssemos do tempo necessário, conseguiríamos visitar aquela misteriosa região onde tudo começou. Por outro lado, as galáxias da periferia da esfera avançam velozmente para o vácuo infinito que se apresenta à sua frente. Se algum ser inteligente vive em uma delas, percebe que só existem galáxias numa metade do céu. Com essa constatação, ele raciocina e deduz que, quando ele olha para o centro da metade escura e vazia do espaço, vê o ponto para onde sua galáxia se dirige, e, quando olha para o lugar oposto, bem no meio da região das galáxias, vê o ponto de onde sua galáxia se afasta, centro do Universo material, onde ocorreu a explosão.

Tudo bem até aqui? Visualizou direitinho? Ótimo! Então preste muita atenção, porque, se a descrição que você acabou de ler for parecida com a imagem mental que você tem do Big Bang, você faz parte de uma grande maioria que ainda NÃO entendeu o que ele significa, porque ele tem bem pouco a ver com o que está escrito no texto em destaque.

Ah, só relembrando: Se você leu Uma Breve História do Tempo, não perca tempo: o texto não trará nada de novo.
 
ahahahahahaahahahahahah!! joinha o link derm :mrgreen:

agora, só um comentário: acho que o autor se equivocou ao dizer "uma maioria que não entendeu o que ele significa". por dois motivos: a) a maioria das pessoas sequer tiveram contato com essas idéias, é difícil "entender" algo que nunca teve contato, b) pelo que sei, tudo isso daí são só teorias. não é necessáriamente verdade (o que justificaria o termo "entender" ao invés de "concordar")
 
Dark Light disse:
agora, só um comentário: acho que o autor se equivocou ao dizer "uma maioria que não entendeu o que ele significa". por dois motivos: a) a maioria das pessoas sequer tiveram contato com essas idéias, é difícil "entender" algo que nunca teve contato
Ah sim, mas a melhor parte desse texto é descrever (de forma simples) uma realidade matemática multidimensional pois, como sabemos, a matemática não está limitada a um número X de dimensões. Também achei a forma que o autor propõe para "materializar" várias dimensões muito interessante.

Dark Light disse:
b) pelo que sei, tudo isso daí são só teorias. não é necessáriamente verdade (o que justificaria o termo "entender" ao invés de "concordar")
Não só uma teoria, mas a teoria mais perfeita já elaborada para descrever a origem do universo, e devidamente amparada por evidências (*provas* são meio difíceis por enquanto). De qualquer forma, o mérito do texto é explicar, não converncer :D
 
Deriel disse:
Não existiu Big Bang. O Universo foi criado por Deus.
Alguém mande um médico para a casa do Deriel urgentemente! Se isso não for uma ironia, ele está passando mal... ;)


<warning type="legal" severity="high" motivation="paranoia">
Ah, isso foi só uma piada em relação ao comportamento normal do Deriel, ok? Não estou criticando a opção religiosa de ninguém.
</warning>
 
Deus ter criado o universo não é uma teoria refutavel.

Deus pode ter criado o universo, pintado de azul, sapateado em cima, o cara pode tudo. Uma teoria que pode tudo não explica nada. Se Deus criou, sendo ele uma entidade descomunalmente poderosa e onipotente, invisível e amorosa, vai adiantar o que ? Isso explica porque as galáxias tem desvio para o vermelho nos seus espectros (efeito Doppler) ? De 'Deus' eu posso tirar observações pessoais e teológicas/filosóficas.

Alias 'Deus' foi um impecilho para descobrir efeitos fundamentais e teorias importantes. A Teoria da Evolução teve uma perseguição irracional e hoje é muito estudada. Se ela for falsa (como creem os criacionistas) ela não durará muito tempo, pois uma evidência poderá desmascarar tudo. O Homem de Piltdown foi um exemplo: era fraude e foi pro saco, se fosse fundamental para a teoria da evolução teria gente defendendo até hoje.

Agora a Teoria do Big Bang pode ser refutada por experimentos. Novos eventos estelares podem trazer "problemas" a esta teoria e, portanto, ela pode ser ou alterada ou mesmo deixada de lado. E o principal: ela diz que o universo NÃO está parado.

Não é a teoria mais perfeita. Isso é romantismo Barato. Perfeita mesma é a termodinâmica. :twisted:
 
Deriel disse:
Sercelda disse:
Deriel disse:
Não existiu Big Bang. O Universo foi criado por Deus.

Talvez Deus tenha usado o Big Bang para criar o universo :wink:

Não, a forma que Deus usou pra criar o universo tá explicitada no Gênesis. Nada de "explosõezinhas" delirantes.

Se a crença for no Deus Judaico-Cristão, sim. Mas não sabemos se aquilo realmente aconteceu.

De qualquer forma, é realmente estranho ver que um ateísta tão convicto de meses atrás tenha obtido crenças religiosas desse tipo. :roll:
 
Gente, ele está zoando. :)

Ele sabe que a discussão sobre Deus tem pouco a ver com o tema (multidimensão e teorias sobre como foi um possível big bang)

E, derm, hm. Eu só achei mais adequado dizer, por exemplo, "uma maioria que não sabe o que ele significa" ao invés de "uma maioria que não entendeu o que ele significa". Mas isso não tira nenhum mérito do texto :mrgreen:

ps: olha que historinha engraçada. eu gostei tanto do texto que fui colocando no tópico de todos os canais da brasnet que eu tenho acesso. como coloquei no tópico do #mud , vários jogadores do mud valinor leram e assimilaram o texto. isso fez com que eles conversassem sobre isso no mud e isso inspirou o Noel, que ainda não tinha um tema para seu trabalho da faculdade. :mrgreen:
 
Dark Light disse:
Gente, ele está zoando. :)

Nota: eu sei disso.

Mas misturar a ciência com ironia não me parece muito inteligente. Pior ainda misturar estereótipos a isso.
 
lol Derial cabou matando o topico ..... q feio....

bem eu me proponho a explicar o pouco q eu sei sobre big bangs aki nesse topico para as pessoas q tiverem alguma duvida..... quem quizer fazer alguma pergunta eh so fazer... eu entro relativamente pouco.... mas sempre q entrar vou tentar responder o melhor q puder a todas as questoes..



Dwarf
 
Deveras interessante o texto, pretendo lê-lo com calma mais tarde...

Big bang é realmente algo MUITO interessante, até mesmo se visto independentemente de minha religião (ou de qualquer um).
 
Ah, fique frio, foi só zoeira do Deriel. Quem conhece ele sabe que esse comentário não reflete suas opiniões pessoais (vide letras nanoscópicas da minha resposta).

Por sinal, a penúltima parte do texto é bem saborosa.
 
Eu já li esse texto, na internet mesmo.. tenho duas observações...
Primeiro, é impressionante como todos os livros de geografia e ciência que eu já estudei, desde o ensino fundamental ao médio tratam da primeira teoria, considerada "falsa" pelo texto. Talvez a impossibilidade de explicar a teoria real, a falta de espaço e muitos outros fatores provoquem isso...
E, depois, e até que li o texto com atenção, mas foi difícil visualizar a quarta dimensão, bem difícil, talvez esse é um dos fatores... quem sabe um dia eu consiga me imaginar o universo 4D.... Ahauhauaa espero que sim.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo