• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Bichos interessantes

Moréia oncinha ^^
Moréia de corpo inteiro
Moréia engraçada

Atendendo a pedidos, sobre a moréia :obiggraz: :

Como qualquer animal, só ataca se se sente ameaçada, o que nem sempre é garantia de segurança, porque você pode não ver a moréia, visto que elas passam a maior parte do tempo entocadas em algum buraco esperando por uma presa desprevinida.

Suas mordidas são famosas por serem doloridas, e isso pode ser ainda mais perigoso se a espécie que te morder pertencer a uma famíliaem especial, na qual todos os representantes são venenosos.

Elas comem moluscos (sempre sobra pra eles, já repararam? :lol:) sem concha, como pequenos polvos, crustáceos e peixes menores. Por isso acho que alguém aqui teria um problema pra criar uma moréia num aquário cheio de outros peixinhos :wink: Elas tem que ser criadas em um aquário só para elas, e pelo que pesquisei são bem resistentes ao cativeiro. Mas eu sinceramente sou contra isso de ficar pegando bichos silvestres pra criar... estou arrependida até de ter pego gatinhos pra viver no apartamento :osigh:
Acho que, se a gente quer ver os bichos, a gente deve ir até eles. Não acho que seja legal trazâ-los até você, pra viverem num aquário minúsculo (pode ser do tamanho que for, sempre será minúsculo comparado com o habitat dela) ou, no meu caso, para viverem entre paredes :(
Provavelmente que não vou mais ter bichinhos, a não ser que tenha um quintal enorme com muito mato... aí não vou resistir :D posso ter uma jibóia, jabutis, gatos :grinlove:

Bem, continuando: as moréias são encontradas no Atlântico, mais especificamente no Mar Mediterrâneo e nas áreas subtropicais. Mas no Brasil elas são bem populosas no litoral nordestino, existindo de várias espécies, quase todas coloridinhas :D

Outro cuidado importante se você realmente quiser criar uma moréia é comprar um aquário bem grande, porque elas são vendidas pequenininhas e podem chegar a 80 cm em cativeiro. Isso que naturalmente a média de tamanho é 3 metros :roll:

A moréia não tem escamas, e depende basicamente do olfato para encontrar presas. Além disso, ela parece uma cobra e não possui a quantidade normal de nadadeiras que os outros peixes têm. Ela só tem nadadeiras caudal e dorsal.

É isso :obiggraz:
 
TRÊS METROS?!
Credo... espero nunca encontrar uma dessas... tá certo que ainda não sei mergulhar, mas..............

Ei, Faia, não tem tópico de bichos fofinhos pra gente continuar com aquilo das lesminhas tão bonitinhas?
 
Nandorë disse:
Ei, Faia, não tem tópico de bichos fofinhos pra gente continuar com aquilo das lesminhas tão bonitinhas?
Pronto, a tia JoyJoy arrumou pra gente :mrpurple:

Já que perdi tudo o que tinha escrito sobre pandas e não to com saco de escrever tudo de novo, falemos sobre um animal menos fofo, mas mais engraçado :mrgreen:

Baiacus

Não, eles não ficam tão inchados como o baiacu mostrado em "Procurando Nemo", mas podem chegar quase lá :lol:

Os baiacus são venenosos, o que não nos permite comer sua carne (o veneno é forte o bastante para matar o peixe que se atreva a comê-lo, mas não é forte o bastante para nos causar mais do que mal-estar e dor). Além disso, algumas espécies possuem espinhos, que também são venenosos. Por isso, tentem não pisar em um, e, se forem mergulhar, não saiam pegando em todos os peixinhos que virem :mrgreen:

Eles são comumente criados em aquários, mas quem os têm recomenda ter um aquário exclusivo para baiacus, porque eles são agressivos e comem os demais peixinhos.
Eles são de águas marinhas ou salobras, e preferem climas mais quentes. Possuem quatro dentes, que são unidos e se alimentam de pequenos crustáceos e moluscos.
 
Eu to fazendo bio numa facul particular, aqui em Niterói, e o curso (q só tem 3 anos de duração) é só de licenciatura (na verdade eu queria era bacharelado...)

Nesse período passei pra de manhã, e os colegas demonstraram gostar da maioria dos professores, além d q as matérias agora tb são mais específicas, já q acabou física, português e química d colégio.


Sobre os bichos falados aí desde a minha última vinda eu não tenho o q falar não... só q eu já vi uma moréia de verdade :mrpurple: (em cativeirinho... :osigh: )
Ah, sim, e uma pergunta: elas tem algum tipo d trava na mandíbula, qndo fecha a boca? Eu lembro de dizerem q era uma mordida mto forte, dae eu associei a ter essa trava... mas agora não lembro se foi associação minha ou se foi o q disseram.

Edit: já ia esquecendo, Faia, a tua assinatura tá linda! Adorei!
 
Ah, sim, e uma pergunta: elas tem algum tipo d trava na mandíbula, qndo fecha a boca? Eu lembro de dizerem q era uma mordida mto forte, dae eu associei a ter essa trava
Hm, não sei não... o que seria exatamente essa trava?

eu nunca vi uma moréia ao vivo :osigh:
 
Tipo dizem q tem em pit bull, q continua fechada por um tempo até depois d morto...

Mas acho q não deve ter não. Deve ser só é forte msm
 
Malva Cachopardo disse:
Tipo dizem q tem em pit bull, q continua fechada por um tempo até depois d morto...

Mas acho q não deve ter não. Deve ser só é forte msm
Pesquisei um pouco sobre essa trava do pit bull, mas não encontrei muita coisa :| Mas parece que ela é causada por ser a mordida deles um movimento muito rápido e muito forte, que leva à tetania, ou seja, paralização muscular, que dura um certo tempo e é involuntária. Existem uns mecanismos moleculares pra explicar isso mas dessa parte da biologia eu não gosto, então nem procurei saber mais :mrgreen:

Então, também acho que não deve ter nada parecido com a moréia não.
 
Vampyroteuthis infernalis
é, tem um bicho com esse nome científico aí, q significa algo tipo Lula Vampira do Inferno. A ordem é Vampyromorphidae (até a pouco temo, Vampyromorpha).

Ontem eu vi o fim d um programa do National Geografic Channel sobre esses bichos, e resolvi procurar mais sobre elas pra postar aqui (e pra matar a minha curiosidade msm). O nome parece q é devido a espinhos (ou seja lá o q for) semelhantes a dentes q ficam ao longo dos tentáculos. Agora eu não estou achando onde q eu li isso... mas que elas têm essas coisas, têm, como podemos ver nessa ilustração e nessa foto.

Elas vivem em oceanos tropicais e temperados, numa tal zona ou camada de oxigênio mínimo (800-600m). Pelo q eu entendi, essa camada (OML, oxygen minimum layer) é um habitat da marinho com constante nível baixo de oxigênio em profundidades medianas (400-1000m, dependendo do local).
O nível de oxigênio na OML é de em torno de 5%, enqnto a maioria dos cefalópodos (cefalo=cabeça, podos=patas) é incapaz de agüentar níveis menores q 50%.

A V. Infernalis (adorei esse nome!) é o cefalópodo com mais baixo metabolismo, o que explica (ou ajuda) agüentar o baixo nível de oxigênio. E uma característica para o baixo metabolismo pode ser por usar como principal meio de locomoção, as barbatanas, em vez de propulsão a jato (pelo sifão), o que é mais eficiente. Outras adaptações para o pouco oxigênio disponível são brânquias com grande superfície e hemocianina, um pigmento sanguíneo com alta afinidade com oxigênio.

Voltando às nadadeiras: nas formas mais jovens, há um par de nadadeiras posteriores. Depois de um tempo começa a surgir outro par, um pouco a frente (em direção aos tentáculos), e por fim o primeiro par desaparece. Inicialmente achava-se q eram espécies diferentes, com 1 e 2 pares de nadadeiras, mas depois descobriram q eram estágios diferentes dos mesmos.

Possuem 8 tentáculos com membranas entre si, e mais dois filamentos sensoriais q acredita-se serem utilizados pra localizar as presas. O segundo link q eu passei (esse) mostra uma atitude que se acredita ser pra defesa ou disfarce: ela abre os tentáculos e os fecha em volta do corpo.

Mais uma coisa: assim como outros animais de águas escuras, essas lulas são bioluminescentes. De acordo com o q eu achei na net, tem fotóforos por todo o corpo, exceto a parte interna dos tentáculos. No documentário eu só vi atrás das nadadeiras, dois pontos luminescentes q podem ser usados pra enganar os predadores, como se fossem olhos. Ela ascende e vai apagando aos poucos, o q dá a impressão de ter se afastado, qndo na verdade continua ali. E também pode jogar o q me pareceu ser um "pó" luminescente para atrapalhar os predadores.

O tamanho, adulto, é de apenas 6 polegadas (cerca de 15 centímetros) e tem os maiores olhos em relação ao corpo: 1 polegada, mais ou menos o tamanho do olho de um cão grande.



Ufa, acho q, depois d algumas horas procurando na net e digitando, consegui falar de tudo o q achei a respeito dessa vampirazinha aí.
Os sites q eu consultei enqnto digitava foram principalmente
http://www.earlham.edu/~warrech/vampiresquid.htm
http://www.dal.ca/~ceph/TCP/vampy.html


Quem ver algum erro aqui, por favor, avisa! :wink:
 
Malva Cachopardo disse:
Ufa, acho q, depois d algumas horas procurando na net e digitando, consegui falar de tudo o q achei a respeito dessa vampirazinha aí.
Os sites q eu consultei enqnto digitava foram principalmente
http://www.earlham.edu/~warrech/vampiresquid.htm
http://www.dal.ca/~ceph/TCP/vampy.html

Ah, eu já tinha visto algo sobre essa lula num site que usei pra falar sobre os peixes abissais :) Achei a bichinha muito interessante, mas como tinha pouca coisa sobre ela lá e estava empolgadíssima com os peixes, deixei de lado :mrgreen:

Que bom que você resolveu fazer o que não fiz :D



Quem ver algum erro aqui, por favor, avisa! :wink:
Duvido muito que alguém sequer tenha ouvido falar dessa lula, quanto mais achar erros sobre o que você escreveu :lol: :lol:

Mas só complementando, tem mais um pouco sobre ela (bem pouco, na verdade, no link http://oceanlink.island.net/oinfo/deepsea/bathy.html (não sei se já coloquei esse link aqui antes :think:)

www.saudeanimal.com.br/animais_curiosidades.htm

esse site tem uns animais LOKOS... deem uma olhada. Tem de tudo, da lula gigante ate o o ornitorrinco... o mais loko de todos !!! =)
Acho que o link está quebrado, não abre nada. :|



AAAAAAHHHHHHHHHHH
Achei a foto e uma figura do peixe sobre o qual havia falado há algum tempo atrás, a enguia pelicano
Espero que gostem :obiggraz: :obiggraz: :obiggraz:
Aqui tem outro bicho parecido :D

E o site é esse :lily:

Estou tão feliz de ter encontrado ^^
 
Faia Esbelta disse:
Quem ver algum erro aqui, por favor, avisa! :wink:
Duvido muito que alguém sequer tenha ouvido falar dessa lula, quanto mais achar erros sobre o que você escreveu :lol: :lol:
Sei lá... vai q alguem tem paciência de procurar mais a respeito delas na net e vê q eu falei algo q não bate?

E eu esqueci d algo sim: os primeiros estudos, em forma d dissecção, mostraram q a musculatura das vampiras é bem fraca, e a partir disso deduziram q elas teriam mto pouco deslocamento voluntário, ou até nenhum. Mas filmagens porteriores, dos animais vivos e em liberdade, mostraram q elas são capazes de nadar até relativamente rápido.
E a maioria dos outros dados q passei tb, são principalmente especulações (bom, acho q com isso anula a possibilidade d aguem achar q EU errei ao traduzir.... :roll: ).



Eu passei por esse site, procurando pelas V. Infernalis... até pensei em checar se vc já tinha passado esse link qndo falou de criaturas abissais, e em caso negativo eu colocaria aqui... mas acabei esquecendo... só lembrei agora, qndo começei a ver links no teu post :mrgreen:
 
Olha só, Faia, achei mais lesminhas bonitinhas aqui... São mais nudibrânquios! Achei uns sites muito bons, com fotos muito lindas. Como ainda não deu tempo de olhar os detalhes, vou deixar pra colocar os outros aqui depois que confirmar se são td isso que aparentam...
Acho que vou montar um aquário de nudibranquios! Ihihihi, fofos!!!
 
Hmm.... esse tópico tá meio parado... então eu andei pensando nuns bichos diferentes aí pra falar deles aqui. Consegui pensar em quatro, e vamos ao primeiro: o Matamatá

É uma das maiores tartarugas d água doce, atingindo até 45-50 centímetros, e têm um aspecto bizonho (fotins no final do post, se eu lembrar). Como está escrito num livro aqui, "É uma verdadeira caricatura de quelônio, quando estes, fazendo-lhes apenas justiça, já não primam pela beleza" (nota: quelônios são as tartarugas, e eu as acho mto bonitinhas com bastante freqüência - e o matamatá está completamente fora dessa "freqüência" a qual me referi).
O nome científico, Chelus fimbriatus, significa algo tipo "tartaruga com franjas", e é devido a dobras d pele no pescoço e cabeça, e dão a impressão d serem plantas ou musgos agarrados. Vista de cima, a cabeça parece um triângulo sendo o comprido nariz uma das pontas. A boca é grande, e os pequenos olhos se localizam bem perto do focinho.
Nenhuma subspécie foi catalogada, mas nota-se uma variação de cores nessas tartarugas observadas no campo e em cativeiro. Também observou-se diferenças no formato do casco, variando entre oval, com lados paralelos, até laterais retas q convergem em direção à cabeça.

Habitam o norte da América do Sul, ocorrendo nas bacias dos rios Orinoco e Amazonas, geralmente em águas turvas. Raramente saem da água, mas são pobres nadadores, preferindo caminhar pelo leito do rio.
Parece q são d hábitos noturnos, e se alimentam d peixes, anfíbios, crustáceos e talvez até pequenas aves e mamíferos, e o modo como caçam tb não é nada convencional: qndo a presa se aproxima, ele extende o pescoço em direção a ela enqnto abre a boca o máximo possível e, pelo q eu entendi, expande a garganta ( 8O ). Isso cria uma sucção q faz com q a presa seja sugada em direção à boca do matamatá.
As presas devem ser d tamanho apropriado, pois não são mastigadas.

Em cativeiro foram observados tb outros métodos de caça, e ocasionalmente alguns matamatás encurralam a presa antes de sugá-la.



Links utilizados:
http://www.tortoise.org/archives/matamata.html
http://www.unc.edu/~dtkirkpa/stuff/mata.html
http://www.whozoo.org/Anlife99/diegoben/finalmataindex.htm

Fotos:
Foto bem grandinha, mas legal... Reparem q não há folhas.
Ô bichinho estranho!
De perfil



AH!, e pesquisando aqui, eu descobri tb q Matamata é uma cidade neozelandesa, perto d onde filmaram Hobbiton!
 
Lulas gigantes e peixes abissais.... sei sei.... :roll:

Eu gosto do ornitorrinco. É mamífero, tem bico de pato, nada, tem cloaca!!!! (isso mesmo, bota ovo e faz as necessidade por uma mesma via), tem uma bolsa pra carregar o filhote ( tipo a do canguru), o leite escorre da barriga da mae e os filhotes ficam lambendo....., o bicho se alimenta de larvas, e além de tudo...... é venenoso!! 8O
Quer ver um? vá para a Austrália... lá tem um monte deles!

ornito.jpg
 
Alguem assistiu o Jornal nacional de hoje (05/03)???????
Mostrou um sapo com 3 cabeças e 6 patas.
É muito bizarro e deu dó, os 3 tentavam andar ao mesmo tempo e não iam pra lugar nenhum.
 
Trigêmeos siameses? 8O

Eu já vi foi um frango com 3 patas... a 3ª atrofiou e ele não parecia mto mal não (fora estar numa gaiola d agropecuária...)
 
Crianças encontram sapo de três cabeças e seis pernas

Crianças encontram sapo de três cabeças e seis pernas

040305sapo.jpg

A versão anfíbia de Cérbero, o cão de três cabeças que seria o guardião do inferno

Crianças britânicas encontraram em uma creche uma figura anfíbia e polêmica: um sapo de três cabeças e seis pernas.

"No começo, pensamos que eram três sapos, um em cima do outro. Foi muito estranho. As crianças não conseguiam acreditar", disse Laura Pepper, da creche Green Umbrella, onde o bichinho foi encontrado.

Por que polêmica? Ora, o bicho surpreendeu especialistas e suscitou discussões sobre mutações que podem estar sendo causadas por problemas ambientais. "Sapos são animais primitivos. Então, um dedo a mais não é incomum. Mas três cabeças e seis pernas é muito incomum", afirmou Mike Dilger, da Unidade de História Natural da BBC.

Fonte: BBC Brasil

.......................................................................................................
Eca, q nojo!
Fala sério, um sapo de 3 cabeças!!! 8O :puke:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo