• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Bichos interessantes

Bem, parece que tirei conclusões erradas sobre a origem do nome das quimeras: como a Glorwendel disse, quimeras, na mitologia, são animais formados por partes de diversos animais. E parece que as quimeras têm esse nome porque elas possuem algumas características de tubarões e raias e ainda algumas de peixes ósseos. Portanto, aos olhos dos zoólogos elas pareciam sim híbridas :) . Uma dessas características seria, por exemplo, a presença da linha lateral, presente em peixes ósseos e ausente em tubarões e raias.

Então agora falemos um pouco sobre a vida desses seres bisonhos também conhecidos como rabbit fish, rat-fish ou ghost fish:

Não possuem dentes, e sim placas dentígeras, que vão se desgastando e depois crescendo, como os dentes de um roedor :eek:

Alimentam-se de camarões, gastrópodes (moluscos) e ouriços do mar

Os fósseis mais antigos das quimeras modernas datam do Jurássico, que como sabemos, foi o auge da diversidade dos dinossauros :obiggraz:

Pois é, de quimeras é isso, como disse antes não sabemos coisa nenhuma a respeito delas :| É uma peninha :osigh:

------------------------------------------------------------------

Estava pensando em falar sobre animais fósseis também, tem uns muito estranhos, acho que talvez vocês gostassem :D

Aliás, estava pensando que andamos (ou eu andei? :? ) fugindo do assunto do tópico, que é animais assustadores (ou assutadores, como está escrito :mrgreen: ). Espero que não tenham se importado... eu me empolgo quando começo a falar dos bichinhos :grinlove:
 
Faia Esbelta disse:
Aliás, estava pensando que andamos (ou eu andei? :? ) fugindo do assunto do tópico, que é animais assustadores (ou assutadores, como está escrito :mrgreen: ).

Não tinha reparado. 8O
Vou editar, como defensora do bom português que sou. :mrgreen:

Quanto à Quimera, esse era o nome de um animal nascido de uma ninfa (que, dentre outros monstros, deu à luz a Scylla). Tinha corpo e cabeça de leão, uma cabeça de bode e a cauda era uma serpente.

Também é o nome dado pelos cientistas às experiências híbridas, como a mistura de DNAs de espécimes diferentes.
 
Faia Esbelta disse:
São lesminhas do mar, encontradas por quase toda parte (no mar, obviamente ) Vivem em regiões de recifes de corais e alguns são muito tóxicos. Por isso são tão bonitos: cores chamativas denunciam animais venenosos ou que fingem ser venenosos. Neste caso, eles são perigosos de verdade

Nah... lindinhas mesmo... Entrarão na minha lista de coisinhas fofas que estarão no meu futuro, lindo, maravilhoso e perfeito aquário marinho gigante, que será a parede inteira na minha futura sala de estar, na minha futura mansão... :grinlove: Será que tô pedindo muito?!

Aliás, aceito sugestões pro lindo aquariozinho! :grinlove:
Não sei quem aqui é de São Paulo, mas no shopping Morumbi tem uma loja de animais maravilhosa, e no aquário deles tem três tubarões. Devem ser de alguma espécie que não cresce muito, acho que têm uns 30 cm mais ou menos. E são lindinhos e extremamente caros. Queria um... :osigh:

Faia Esbelta disse:
Eu nunca vi uma quimera ao vivo

Nem eu... parece bem interessante... vou colocar na lista tb! :mrgreen: Epa... mas acho que um peixe de água profunda não sobreviveria no meu aquário... que triste!!

Nah... nem sei se já foi discutido aqui... Mas algo que devia ter a denominação de quimera é o ornitorrinco... estranho ele, não?! Mas acho uma fofura, queria um... Só perde pro kiwi... esse sim é fofíssimo!

http://www.sosterravida.hpg.ig.com.br/ornitorrinco.jpg
http://www.barrameda.com.ar/secretos/images/ornitorr.jpg
Reparem que ela tá segurando o bebê, que consegue ser mais estranho ainda:
http://junior.te.pt/Final/Bairro/ImgA/mundoanimal/ornitorrinco_mae.jpg

E olhem o kiwi, que lindo, uma bolinha de penas:
http://www.doc.govt.nz/images/national/kiwi-whitefeatheredbrownkiw.jpg
http://www.kidzone.ws/animals/kiwi.jpg

Dá uma olhada nessas galerias de imagens... só coisa linda! :grinlove:
http://www.sosterravida.hpg.ig.com.br/galeria.html

Mas sobre o kiwi. Ele é a ave símbolo da Nova Zelândia e ele não sabe voar. A frutinha kiwi que nós conhecemos bastante por aqui ganhou seu nome em homenagem a essa simpática avezinha, porque a casca dela lembra o passarinho. Infelizmente ele tá correndo risco de extinção :-( Ele se alimenta de aranhas, gafanhotos e outros insetos e tem um canto esquisitíssimo (ouvi num cd-rom sobre seres vivos)...

Ih... fugi do assunto, né?!
Faia, vc me lembra minha amiga que faz faculdade de Biologia Marinha... Vc faz o quê?!
 
Se bem me lembro, os kiwis quase não tem asa (ou seja... não é nem q não saibam voar, é simplesmente impossível usar aqueles toquinhos pra alguma coisa), e o ovo ocupa um espaço enorme dentro da fêmea...

A imagem q eu tinha visto era um desenho esquematizado, na net só achei isso aqui... é um esqueleto com o ovo lá dentro.
http://www.kamcom.co.nz/kiwi/skeleton.jpg


E qnto ao tubarão, é bom se certificar se eles realmente não crescem mto, pois acontece d pegar bichinhos pra criar e os bichinhos viram bichões e não se tem mais onde deixá-los... Numa base do projeto Tamar q eu fui tinha uma tartaruga marinha lá com o casco deformado por ter sido mantida em cativeiro apertado.
As minhas duas de água doce, daquelas q a gente compra em loja d aquário com uns 5 cm, têm hj mais d 20 cm e vivem numa piscina plástica d 1.000 litros.


Ah, sim, e quarta q vem eu tenho a minha primeira aula d Zoologia na facul!!!!
 
Gostei da imagem, realmente o ovo ocupa um espaço imenso, sem chance de botarem um monte de cada vez.

E quanto ao tubarão, isso é um projeto pra um futuro distante. Infelizmente não tenho $$ (ainda) pra montar um aquário marinho enorme. Mas, obrigada pela dica, realmente tem que se certificar que ele não cresce... imagina o que iria fazer um tubarãozão em casa...
 
Nandorë disse:
acho que um peixe de água profunda não sobreviveria no meu aquário... que triste!!
Ah, elas não vivem em águas tão profundas assim... só uns 80 metros :mrgreen: Mas mesmo assim eu tenho problemas maiores que os seus: eu queria um celacanto :obiggraz:

Nandorë disse:
E olhem o kiwi, que lindo, uma bolinha de penas
Em geral não gosto muito de aves mas o kiwi é fofo demais :grinlove: :grinlove:
Aliás, tenho reparado que as aves que mais gosto são terrestres... talvez seja inveja das que voam :mrgreen:

Nandorë disse:
Faia, vc me lembra minha amiga que faz faculdade de Biologia Marinha... Vc faz o quê?!

Biologia, oras :obiggraz: Vou começar em março o terceiro semestre, vou ter zoologia de invertebrados :grinlove:

Malva Cachopardo disse:
é um esqueleto com o ovo lá dentro.
8O Que ovo desproporcional 8O
Coitada da kiwi fêmea quando isso sai :?
 
Bem, voltando um pouquinho ao assunto original do tópico, falemos de mais um animal considerado assustador. Na verdade falarei de um grupo de animais, todos intimamente aparentados: os crocodilianos.

Este grupo inclui espécies atuais e extintas, existindo 44 espécies contemporâneas. São os crocodilos, jacarés e gaviais

Os animais deste grupo vivem nas regiões tropicais, uma vez que não produzem calor e por isso seria difícil conseguirem viver em regiões mais frias. Também por causa do problema do calor, eles passam grande parte do tempo fora da água, tomando sol pra se esquentar :)

Os crocodilianos são geralmente de água doce, mas existe uma espécie de crocodilo marinha. Eles são encontrados na Ásia e Oceania, da Índia à Austrália. Eles têm fama de perigosos.

No Brasil existem 6 espécies, todas de jacaré. Tem uma inclusive de jacaré anão :obiggraz: . Mas mesmo na América do Sul, na Colômbia e na Venezuela, existem duas espécies de crocodilo.
Já os gaviais só existem na Ásia, mais precisamente na Índia e nos países pequenininhos em volta. Esta é a única espécie de gavial atual (não era pra rimar :eek: ), e está correndo risco de extinção :( Eles são muito mansos e não oferecem perigo nenhum, pois ao contrário dos demais crocodilianos, sua alimentação é exclusiva: eles só comem peixes. Por isso suas maxilas são fininhas: especialização para pesca.

Os gaviais machos apresentam um ornamento (não consegui achar o nome certo) no focinho que serve para atração sexual. Ô treco feio, né? :mrgreen:

Os demais crocodilianos têm uma alimentação variada, geralmente composta de mamíferos de pequeno a médio porte, tartarugas, peixes, aves e representantes da própria espécie jovens (é claro que o jacaré anão não está incluído aqui :lol: ). O canibalismo é normal e é até apontado como principal fator de controle de algumas populações. Uma coisa que descobri há pouco tempo mas que achei o máximo é que eles podem pular para capturar uma presa com propulsão da cauda :obiggraz:

Bem, poderia ficar a tarde toda falando deles, mas talvez deixe pra fazer isso na minha monografia :mrgreen: Então é isso. Terei prazer em responder qualquer pergunta (acho que isso já se tornou meio óbvio, não? :D )


Editando: esqueci o meu principal objetivo em falar sobre estes animais :roll:
Aqui está o crânio do mais assustador deles, em comparação com o crânio de um crocodilo atual. O monstro pesava 8 toneladas e tinha 12 metros de comprimento 8O . Foi encontrado na África e viveu no Período Cretáceo. É provável que tenha se extinguido pelo mesmo motivo que os dinossauros, já que eles conviveram e desapareceram no final deste Período.

Se mais algum louco for fanático por crocodilianos, ou só quiser saber mais (pois há muito mais a ser dito, ao contrário do caso das quimeras :lol: :| )este site é bem legal :D
 
jacare.gif

Que fofo! tirado do site http://www.crocodilianos.hpg.ig.com.br

Faia Esbelta disse:
Oi, então eu vou mostrar as diferenças entre eles, ok? Nessa seção do site q vc indicou explica mais detalhadamente, mas pros preguiçosos ou quem não saiba ser inglês, aqui vai um resuminho:

Jacarés (Alligatoridae): tem o maxilar superior maior q a mandíbula, de modo q apenas os dentes superiores ficam visíveis com a boca fechada. Visto de cima, tem formato de U, com a ponta larga e arredondada. Isso permite q seja mais forte, para quebrar casco de tartarugas e outras coisas duras.
Crocodilos (Crocodylidae): os maxilares são aproximadamente do mesmo tamanho, e tanto os dentes superiores como inferiores, de tamanhos irregulares, ficam de fora qndo fecha a boca. Visto de cima tem formato meio em V, com a ponta bem mais afinalada q os jacarés.
Gaviais (Gavialidae): como a Faia já falou, tem o focinho bem fino, pra caçar peixes. Com a boca fechada ficam todos os dentes visíveis, intercalados os d cima e de baixo. Ao contrário dos outros, todos eles tem tamanho parecido, e me parece um zíper fechado :lol:

Aqui tem um desenho q mostra isso, não mto bem pq a definição não tá lá grandes coisas...
Ah, e de acordo com o site d onde eu tirei essa figura, recentemente o Gavial da Malásia ou Falso Gavial (Tomistoma schlegelii) passou a ser incluído entre os gavialidae (antes era crocodylidae)


No Brasil existem 6 espécies, todas de jacaré. Tem uma inclusive de jacaré anão :obiggraz: .
É adulto?
Que fofo! Parece filhote!


Uma coisa que descobri há pouco tempo mas que achei o máximo é que eles podem pular para capturar uma presa com propulsão da cauda :obiggraz:
Explica melhor? Eu não entendi direito... eles pulam pra fora d'água ou em terra msm? Ou outra coisa?

EDIT: tava olhando na net aqui... Desse jeito que vc quis dizer, presumo...




Uma outra curiosidade sobre eles, é q ao contrário dos outros répteis (ou da maioria deles), não abandonam os ovos depois de postos. As mães cuidam do ninho pra não ser atacado, e ainda ajuda os filhotes a quebrarem o ovo de vez em qndo. E msm q eles já nasçam sabendo se alimentar, ela ainda os proteje por mais um período.
 
Uma coisa que descobri há pouco tempo mas que achei o máximo é que eles podem pular para capturar uma presa com propulsão da cauda

Ah, que coisa... eu tenho uma foto interessantíssima disso aqui na National Geographic, mas não tenho scanner... O crocodilo tá dando um pulo enorme... bem estranho... Vou tentar achar na internet!
São assustadores sim... me lembra um filme de terror trash que assisti qd era pequena ehehehe...

Mas o que me assusta mesmo são os tubarões... Credo...
 
Malva Cachopardo disse:
EDIT: tava olhando na net aqui... Desse jeito que vc quis dizer, presumo...
Sim, isso mesmo :obiggraz: Mas eu vi num programa acho que da Discovery, que aparece ele "pulando" pra pegar um morcego num galho baixo.

Uma outra curiosidade sobre eles, é q ao contrário dos outros répteis (ou da maioria deles), não abandonam os ovos depois de postos. As mães cuidam do ninho pra não ser atacado, e ainda ajuda os filhotes a quebrarem o ovo de vez em qndo. E msm q eles já nasçam sabendo se alimentar, ela ainda os proteje por mais um período.
É, esse comportamento dos crocodilianos, que também é observado nas aves, é o que indica que os dinossauros (parentes próximos dos dois grupos) também cuidavam da prole. Isso aliado a registros fósseis de ninhos com mamãe dinossauro perto :obiggraz:

Aliás, vocês sabiam que as aves são tecnicamente dinossauros? :mrgreen:
 
Aves dinossauros? Eu pensei que os bichos mais próximos eram alguns abissais, os crocodilos e os dragões de Komodo. 8O
 
Só perde pro kiwi... esse sim é fofíssimo!

Em geral não gosto muito de aves mas o kiwi é fofo demais

:oops:

:roll:

Ai, brigado, gente. :grinlove:
Tem essa foto no meu album também, etc
(só queria agradecer pelas informaçõe sobre essa espécie que eu não sabia e agora sei 8O )

Ei, o ovo do kiwi é realmente assustador, hein. Imagina que dor deve ser pra botá-lo pra fora. :)

Quanto ao crocodilo, yowza, aquilo sim dá medo. Imagina os barulhos que ele fazia.
 
Glorwendel disse:
Aves dinossauros? Eu pensei que os bichos mais próximos eram alguns abissais, os crocodilos e os dragões de Komodo. 8O

Abissais? :o?: Que tipo de animais abissais?

Os animais mais próximos das Aves são os coloquialmente chamados dinossauros (coloquialmente porque as próprias aves também são dinossauros, como disse anteriormente), e dentre estes, os Archeopteryx são alguns dos mais próximos. Os tiranossauros também são bastante próximos, e especula-se que mesmo eles possam ter tido algum tipo de pena. Não uma pena complexa como a das aves atuais, mas talvez um primórdio de pena. Acho que saiu algo sobre isso numa edição da Scientific American :think:

Depois de todos os dinossauros, os crododilos são os mais aparentados com as Aves. Uma clara caracteística que demonstra isso são os ossos pneumáticos que eles também possuem, que permite que eles fiquem flutuando na água. Aliás, a primeira vez que vi um jacaré flutuando achei engraçadíssimo :lol: Eles são bisonhos, mas gosto deles assim mesmo :obiggraz:

Já os dragões de Komodo são bem menos aparentados com as aves. Eles estão bem mais próximos de lagartos, desses pequenininhos mesmo, de tuataras e de serpentes do que das aves.

Falando em tuataras, elas não são simpáticas? :D
 
São sim, mto fofas!

Mas ainda sobre os dinos, eu sabia q o Archeopteryx era um antescessor das aves atuais... mas os outros tb?

Ah, ei, aves não são dinossauros não!!!!! Não no sentido da palavra, pelo menos, afinal não significa algo tipo réptil/lagarto horrendo/assustador? (eu realmente não lembro quais as palvras, só q era algo assim...)

Ok, mas voltando, esqueçamos o significado da palavra, os ossos "dinossáuricos" são ocos (ou pneumáticos, q seja, ainda não me acostumei a chamar assim) tb?
 
Malva Cachopardo disse:
Mas ainda sobre os dinos, eu sabia q o Archeopteryx era um antescessor das aves atuais... mas os outros tb?
Na verdade os Archeopteryx não são ancestrais das aves... isso é bem difícil de explicar, mas vou tentar. Para pegar um exemplo bem simples e atual: gatos domésticos :grinlove: e onças pintadas :grinlove:. Espero que vocês entendam um cladograma... não me lembro quando aprendi a ler um :eek:
Bem, então vamos lá: nós sabemos que os gatos e as onças são felinos, certo? E nós sabemos que, por isso, ambos têm que ter um parentesco grande, certo? Pois é. Mas, como ambos estão vivos agora, sabemos também que um não pode ser ancestral do outro, porque se as onças fossem ancestrais dos gatos, elas teriam se transformado em gatos e desaparecido, certo? Então, o máximo que podemos afirmar é que onças e gatos possuem um ancestral comum.

O mesmo acontece com as Aves e os Archeopteryx, só que fica mais difícil visualizar porque o último se extinguiu. Vamos ver se vocês entendem pelo cladograma:

Cladograma simplificado dos Dinosauria

Pra quem nunca viu um cladograma, vou tentar explicar o básico: começa-se a ler de baixo para cima. Dinosauria é o nome do táxon que agrupa todos os animais representados mais acima.

Os Dinosauria dividem-se em Ornitischia e Saurischia, sendo os primeiros dinossauros herbívoros e os segundos, parte da árvore que deu origem às atuais aves. Portanto, vamos nos concentrar nos Saurischia.

Os sete animais representados (fora a pomba) são aparentados com as aves, embora nenhum deles seja ancestral delas. Mas onde estão os ancestrais deles? Eles não estão representados (quase nunca eles são representados), mas estão subentendidos entre os clados mostrados. Por exemplo: Tyranossaurus e Ornitorhinus tiveram origem em uma mesma cladogênese (caso não se lembrem: anagênese é causado pela mudança nos genes, cladogênese é a separação geográfica. Quando uma espécie sofre cladogênese e, de acordo com o tempo, anagênese, formam-se duas novas espécies). Por isso dizemos que os dois têm um ancestral comum (que estaria localizado justamente quando o Y se bifurca) só deles.

Mas a pomba também possui ancestral comum com os Tyranosaurus e os Ornitorhinus. Onde está ele? Exatamente onde está escrito Tetanurae (não, esse não é o nome do ancestral, é o nome do grupo composto por todos os clados acima de Tyranosaurus e Ornitorhinus, inclusive estes.)

Os Archeopteryx não estão representados, mas se encaixariam nas explicações acima. É como se eles estivessem no lugar dos Deinonichus :eek: (é isso que está escrito? :eek:)

Ufa, espero que tenha dado pra entender :D

Ah, ei, aves não são dinossauros não!!!!! Não no sentido da palavra, pelo menos, afinal não significa algo tipo réptil/lagarto horrendo/assustador? (eu realmente não lembro quais as palvras, só q era algo assim...)
É, no sentido da palavra não: deinós= terrível, saúro=lagarto. Mas isto ocorreu porque os primeiros fósseis encontrados eram dos monstros dinossauros, aqueles enormes. E quando isso aconteceu, ninguém imaginava que as Aves teriam descendência em alguns deles.

Mas as Aves são dinossauros no mesmo sentido que nós somos Primatas. Na verdade, todos os organismos são muitas coisas, e se eu fosse enumerar tudo o que somos, acho que vocês se assustariam :mrgreen:
Vou simplificar bastante: nós somos animais (Metazoa), Mammalia, Eutheria, Primata, Homo, Homo sapiens. Da mesma forma, as Aves são Metazoa, Diapsida, Archossauromorpha, Dinosauria, Aves, espécie.
Deu pra entender?


Ok, mas voltando, esqueçamos o significado da palavra, os ossos "dinossáuricos" são ocos (ou pneumáticos, q seja, ainda não me acostumei a chamar assim) tb?

Hm, nunca tinha parado pra pensar nisso :think: Mas vou citar meu livro de zoologia: "Os ossos das aves, cheios de ar (pneumáticos) provavelmente são um caráter ancestral da linhagem dos arcossauros e não um caráter derivado das aves."

Só pra saber: os arcossauria são todos os dinossauros (inclusive aves :wink: ), crocodilianos e alguns outros táxons menos conhecidos.
 
Valeu, mais uma vez, pela aula!

Eu já conhecia os tais cladogramas, só não tinha a mínima idéia do nome disso...
Realmente, a minha facul tá beeem fraquinha... eu já tive essa aula d anagênese e cladogênese e o prof nem tocou nesses nomes...

Ah, e o q tá escrito lá é Deinonychus :mrpurple:
 
Este é um dos animais que considero mais assustador, já vi algumas vezes em aquários, e me intimidei muito:

moreia.jpg


A simpática Moréia, gostaria de aproveitar as aulas de Bio e pedir mais detalhes sobre ela... :wink:

moreia.jpg

Esta foto é linda...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo