• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Bichos interessantes

Sobre a perca que fica com o estômago maior que o corpo, então, ela dilata o corpo envolta tb, né?

Sim, sim :mrgreen:


Peixes pulmonados

Peixe pulmonado africano, Protopterus , compartilha com os peixes pulmonados australiano e sul americano e com o celacanto a condição de únicos peixes de nadadeiras lobadas viventes. Estes peixes foram muito abundantes no passado, embora hoje só haja estes 4 gêneros.
Estes peixes vivem em águas doces geralmente pouco oxigenadas, barrentas e sem grande visibilidade. Eles são pouco estudados, e dispomos de melhores informações sobre o Protopterus africano. Ele tem um hábito estranho no período das secas: para não morrer ele estiva, ou seja, se enterra no fundo do lago onde vive, e é capaz de passar (comprovadamente) até 4 meses desse jeito.

Tem até uma história engraçada a respeito desses peixes, mas não sei se é verdade :mrgreen: : as pessoas na África por vezes utilizam o barro das lagoas secas para construir suas casas, e dizem que já aconteceu de os peixes saírem das paredes das casas vivos, assustando os moradores :lol:

Outra coisa estranha é que a espécie sul americana, a pirambóia, pode se afogar caso seja forçada a não utilizar seus pulmões 8-)
 
putz.....Skulltulas foi tosco......mas boa tirada...... :lol:

mencionei as medusas gigantes pq são bixos q eu particularmente gosto......pro alguma razão insensata.......
Além d q um bixo desses gigantes te agarrando deve ser só um pokinhu mais doloroso q uma lula gigante.....
se bem q panico e dor dessa dimensão naum dá mto pra medir...... :mrgreen:
 
poxa... as larvas são mto :grinlove:
O mundo aquático é realmente muito fascinante.

E ver uma jibóia, que algo um pouco mais "normal de se encontrar", seria muita assustador mesmo. Aquela coisa gigante. E a dor nem se fala, ela se enrolando em vc e quebrando os seus ossos. Acho que deve doer um pouco.
 
Ah, mas eu acho que a jibóia não ia querer comer você. Não sei porque, mas nunca ouvi falar de pessoas mortas por jibóias. Pode ser só ignorância. Acho que elas tem medo de animais grandes. A não ser quando são gigantes, hehee.

Quanto à medusa e à lula, não tenho medo não. Quer dizer, mamãe nunca me deixa nadar muito pro fundo mesmo... :roll:
Eu tenho medo é de siri e tubarão. Siri quando eu piso em alguma coisa e não consigo ver o que foi e começo a ter um ataque (porque um siri já me atacou quando eu estava brincando de tirar terra do fundo e tacar no meu irmão... Ele tava escondido na terra ou sei lá o que, só sei que ele saiu e me machucou). Tubarão quando eu vejo umas sombras e fico lembrando do jornal das sete. Sempre tem alguém que é atacado na praia.

Ok, eu sei que sou medroso. Mas é horrível estar na água e não saber o que tem embaixo! Pode ter uma organização secreta de marmotas ali pronta pra arrancar seu pé e vender pro mercado negro e você não sabe. Nhé!

Anyway, acho que desses bichos que a Faia gentilmente mostrou pra gente eu gostei mais das larvas e da Spider. Meu, cada coisa bizonha! =P
 
Figurinha do celacanto aqui :mrpurple:

E nadadeira lobada... eu não estou achando nenhuma figura q mostre mais ou menos como q é... Eu entendi esse lance faz pouco tempo, essas nadadeiras tem osso dentro, como se fossem resquícios (ou precursores, no caso, eu acho) de patas. É isso, né fessora Faia?
 
Fessora Faia? :lol: :lol: :obiggraz:

Bem, as nadadeiras dos Sarcopterygii (grupo que inclui os celacantos e os peixes pulmonados) (embora na verdade todos os Tetrapoda também estavam incluídos neste grupo) são fundamentalmente diferentes das nadadeiras dos Actinopterygii (peixes "normais", como dourado, tainha, piranha, etc.) por possuírem, como a Malva falou, um eixo ósseo central e tecido muscular, vulgo carne :mrgreen: Além disso, os Sarcopterygii possuem apenas um raio cartilaginoso nas nadadeiras, enquanto os Actinopterygii possuem vários raios, como podemos ver nesta foto. Os raios são os risquinhos, acho que dá pra entender :eek:

Aqui está uma nadadeira lobada (ou nadadeira com carninha, segundo uma colega minha :lol: ) fóssil. Percebam que não vemos raios cartilaginosos, como nesta foto. Mas acho que dá pra diferenciar os dois tipos na foto do celacanto que a Malva colocou aqui.
 
Nudibrânquios

São lesminhas do mar, encontradas por quase toda parte (no mar, obviamente :mrgreen: ) Vivem em regiões de recifes de corais e alguns são muito tóxicos. Por isso são tão bonitos: cores chamativas denunciam animais venenosos ou que fingem ser venenosos. Neste caso, eles são perigosos de verdade :D

São todos hermafroditas :lily:

Vou colocar vários links porque eles são muitos lindos e tem de variedades muito diferentes:

Nudibranchia 1
Nudibranchia 2
Nudibranchia 3
Nudibranchia 4
Nudibranchia 5
Nudibranchia 6

:lily: :obiggraz:
 
Eu vi numa revista uma vez uma foto de um mergulhador sobre uma arraia. O animal tinha quase o dobro do tamanho do mergulhador, parecia que ele estava sobre uma asa delta ( nao tão comprida ). Mas não me lembro de nenhuma informação sobre a fotografia na revista. Procurei por alguma coisa na net e só achei isso:

:: - 04/12/2003 - Arraia gigante capturada na Ilha

Com cerca de meia tonelada e quatro metros de envergadura, uma Arraia, da espécie Jamanta, e um Tubarão-cação com 2,5 metros foram capturados, na noite de terça-feira, por pescadores do Pântano do Sul, em Florianópolis. Segundo a estudante de jornalismo, Joice Pereira, os dois estavam na rede de dois pescadores, a quatro quilômetros da costa da praia.

Fonte : Diário Catarinense
link: http://www.fundacentro.sc.gov.br/acquaforum/principal/ver_noticias.php?not=210


Será que alguém tem alguma foto ou mais informações sobre arraias gigantes?
Eu ainda tenho a foto, que eu peguei da revista, mas meu scanner nao está funcionando.... :(
 
Uma vez eu vi em um documentario uma experiencia que fizeram com as lulas, ou polvos nao lembro. (sao animais bem inteligentes). Eles puseram um peixe morto dentro de uma lata de maionese fechada. O bicho foi lá, desenroscou a tampa e comeu o peixe! Além disso, fizeram vários labirintos para ela ir pecorrendo com um peixe no final.
 
Quimeras

São peixes cartilaginosos, assim como as raias e os tubarões. Vivem em águas mais profundas, e por isso raramente são encontradas. Para piorar, elas vêm diminuindo em número, e não se sabe por que, visto que são pouquíssimo estudadas.
Assim como os tubarões e as raias, os machos apresentam uma estrutura copulatória chamada clásper, que funciona como um pênis. Não tenho certeza, mas acho que na primeira foto a quimera de cima é uma macho e a debaixo, uma fêmea.


Eu nunca vi uma quimera ao vivo :( :osigh:

Mais fotinhos:
Quimera 1
Quimera 2
 
Falando em polvos, eu já vi uma filmagem em q pescaram um polco e o colocaram entro d um aquário, no barco. Ele saiu do aquário e foi rastejando até cair no mar denovo.
 
Faia Esbelta disse:
Quimeras

São peixes cartilaginosos, assim como as raias e os tubarões. Vivem em águas mais profundas, e por isso raramente são encontradas. Para piorar, elas vêm diminuindo em número, e não se sabe por que, visto que são pouquíssimo estudadas.
Assim como os tubarões e as raias, os machos apresentam uma estrutura copulatória chamada clásper, que funciona como um pênis. Não tenho certeza, mas acho que na primeira foto a quimera de cima é uma macho e a debaixo, uma fêmea.


Eu nunca vi uma quimera ao vivo :( :osigh:

Mais fotinhos:
Quimera 1
Quimera 2

Vc é igualzinha uma amiga minha. Ela adora o mundo aquático especialmente os seres abissais. Quando ela falava em Quimeras os olhos até brilhavam! Ela me mostrava livros, fotos e desenhos que ela mesma fazia sobre isso.

[]'s
 
Hellblazer disse:
tb, com uma cabeca daquele tamanho, eles tinham mais que ser inteligentes mesmo :lol:

Na verdade a cabeça do polvo é menor do que você pensa: a maior parte do que a gente vê como "cabeça" é na verdade o manto (presente em todos os moluscos, é onde ficam os órgãos internos). Afinal, onde estariam os órgãos senão lá? :wink:
Mas mesmo assim o cérebro dos polvos é relativamente grande, o que os torna notavelmente inteligentes :obiggraz:

Aqui a foto dos polvos mais bonitos que já vi (eles estão copulando :obiggraz: ) :D
 
Por que as quimeras têm esse nome? Pelas fotos, não parecem uma mistura de vários animais ou qualquer coisa mais bizarra que um peixe. :eek:


PS: Pra quem não sabe, Quimera é um monstro mitológico e o termo costuma ser aplicado a bichos híbridos.
 
Bem, na verdade existem algumas formas muito bizarras de quimeras, que tem uns ornamentos na boca cuja função é desconhecida. Daí vem os nomes: quimera-nariguda, quimera-de-nariz-achatado, etc. As duas últimas quimeras das fotos são, se não me engano, a quimera-leopardo, uma das formas mais bonitinhas :mrgreen: Mas as quimeras da primeira foto são bem estranhas (pelo menos eu acho).

Quando estava procurando as fotos me lembro de ter lido em algum site a origem do nome quimera, mas não me lembro a explicação dada e não lembro se o site era digno de confiança :think: Portanto, até encontrar o bendito site novamente, darei a explicação que acredito ser a verdadeira (conclusão tirada após ler meu livro de zoologia :mrgreen: ): as quimeras são muito diferentes dos demais peixes cartilaginosos por muitas características anatômicas internas e externas. Quero dizer, são muito diferentes mesmo. Isso tem origem na evolução independente, mas como elas só foram descobertas bem depois de qualquer tubarão ou raia, os pesquisadores as acharam tão esquisitas que deram esse nome.

Mas mesmo assim vou tentar achar o site novamente.

Editando: eu poderia falar mais sobre a biologia dos animais se vocês quiserem... não escrevi quase nada porque sei que muitos têm preguiça de ler :roll: Mas acho que uma mera foto não diz muita coisa sobre os bichinhos :obiggraz:
E aí, o que me dizem?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo