1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Biblioteca Básica para seu filho

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Haleth, 3 Nov 2010.

1. Haleth

Haleth There's no such a thing as a mere mortal

O que ler dos 2 aos 18 anos para ter uma ótima formação e chegar com boas referências na vida adulta

Deixo o
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , achei bem interessante. Começa a ficar mais "substancial" a partir dos 14 anos, embora haja introduções a clássicos mesmo antes dessa idade.

Só espero que esse link dure até... sei lá, né? hahaha

2. Devotchka

Devotchka Usuário

Belíssimo link, dei uma olhada e encontrei obras fantásticas. Também espero que dure.

O engraçado é constatar que já li há tempos uns livros indicados para acima da minha faixa etária, segundo o link. Acho que isso é bem comum por aqui. :P

3. Lucas_Deschain

Lucas_Deschain Biblionauta

Maneiro, tem uma porrada de indicações boas. Para crianças é o que chama a atenção para mim, porque é um tipo de literatura que não tenho nenhuma memória de leituras.

4. Ashe

Ashe Usuário

Eeita que chique. Tudo tão organizado ! :lily:

5. Anica

Anica Usuário

bem legal a ideia, e adorei algumas sugestões. só acho que a lista dos 14 anos foi muito mal formulada. tacar machadão na garotada para "entender o estilo" do escritor, fala sério. não me admira que tanto jovem odeie ler com professores com essa mentalidade. segue com senhor, os escravos, morte e vida severina, capitães de areia... argh. aliás, a partir dos 14 as listas deixam óbvio que a preocupação não são as boas referências para a vida adulta, mas a preparação pro vestibular. ¬¬'

e nas demais listas faltou a fada que tinha ideias, menino maluquinho e mais da série vaga-lume, eu acho. :sim:

6. Ashe

Ashe Usuário

É, não houve tanta preocupação em fazer a pessoa aderir o gosto pela leitura, mas pela necessidade, sem falar na quantidade de livros obrigatórios. Quando vi a lista dos 14 e 15 anos também me assustei xD Pensei: "Nossa, meus 14 anos não tiveram leituras tão importantes." Mas eu gostei no geral ^^

7. gangrel7

gangrel7 Usuário

Anica,

Concordo com o que você falou... machadão é dose... :puke:

Acho que o ideal é dar livros "rápidos" no inicio (por isso a séria vagalume é tão boa)... e ir despertando o gosto pela leitura.

Dar um livro grosso e entediante só serve para podar o gosto pela leitura...¬¬

8. Mi Müller

Mi Müller Usuário

É uma lista bacana e concordo com a Anica que se percebe claramente a preocupação com o vestibular, a partir dos 14 anos, o que é uma pena pois a tendência é afastar o adolescente da leitura se formos por este caminho. XD

9. Palazo

Palazo Mafioso Literário

É uma pena, mas é nossa realidade ainda essa história de vestibular o que nos torna quase escravos dele...

Mas talvez o ideal fosse mesclar a obrigação com algo mais agradavel....

10. Anica

Anica Usuário

sim, acho que por aí. por exemplo, lembro que aos 14 foi a época que me apaixonei pelas histórias de sherlock holmes e aí com isso engatei um monte de obras do século XIX. uma coisa leva à outra, é nisso que deveriam focar uma lista assim.

11. Palazo

Palazo Mafioso Literário

Podíamos complementar a lista, né?

12. Haleth

Haleth There's no such a thing as a mere mortal

Eu colocaria Ana Z., aonde vai você?, da Stella Carr. É tipo um Alice no país das maravilhas, mas é infantil de verdade. Lembro que eu adorei esse livro, só não sei em que idade ele se encaixaria melhor. E a série Os Karas, do Pedro Bandeira, também. Pirei total, queria demais ser a Magrí.

13. Rachel

Rachel Usuário

Amei o link! Já passei p minha irmã q tem trigêmeos de 6 anos e já vou encomendar o primeiro p/ ser lido agora em Janeiro.

14. Lu Eire

Lu Eire Usuário

Não vi a lista inteira (estou sem paciência agora), mas eu colocaria algo do Hesse...

15. Vinnie

Vinnie Usuário

Acabei escolhendo um livro para minha filha. Vlw a dica.

16. Capitão Blood

Capitão Blood Usuário

Não cheguei a ver toda a lista mas as obras de Dumas, Poe e Stevenson deveriam ser leitura obrigatória pra garotada. Ao menos na adolescência.

17. Anderson N.

Anderson N. Órfão Meia Palavra In Memoriam

Nunca li um livro infantil. Mas morro de vontade de ler Poliana e Matilda (tenho que confessar que vi o filme na Sessão da Tarde, e gostei).:rolleyes:

18. Lizzie

Lizzie Usuário

Matilda é para se ler em qualquer idade MESMO. um livro muito bom! ^^

19. Ramalokion

Ramalokion Mecha-de-Folha

A biblioteca do meu filhote esta com: O Gatos; Meu Pequeno São Paulino; O Livro Perigoso para Garotos; os 3 volumes do Scott Pilgrim; Animais de Estimação (com textura de pelos, penas e escamas); Chapeuzinho Amarelo; A Festa no Céu; Adivinha Quanto te Amo; coleção Os 11 Maiores (Camisas 10, Goleiros, Técnicos, Laterais, Volantes e Centroavantes) do Futebol Brasileiro.

20. Anica

Anica Usuário

a do tuco eu já nem lembro mais ao certo. piá tem mais livro que muito marmanjo por aí, hehe. mas o favorito dele é esse aqui >>
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    vcs tinham que ver a carinha de concentração dele acompanhando os quadrinhos e virando as páginas, é muito fofo <3

Compartilhar