• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Biblioteca Básica para seu filho

Haleth

Sweet dreams
O que ler dos 2 aos 18 anos para ter uma ótima formação e chegar com boas referências na vida adulta

Deixo o link aqui pra vocês, achei bem interessante. Começa a ficar mais "substancial" a partir dos 14 anos, embora haja introduções a clássicos mesmo antes dessa idade.

Só espero que esse link dure até... sei lá, né? hahaha
 
Belíssimo link, dei uma olhada e encontrei obras fantásticas. Também espero que dure.

O engraçado é constatar que já li há tempos uns livros indicados para acima da minha faixa etária, segundo o link. Acho que isso é bem comum por aqui. :P
 
Maneiro, tem uma porrada de indicações boas. Para crianças é o que chama a atenção para mim, porque é um tipo de literatura que não tenho nenhuma memória de leituras.
 
bem legal a ideia, e adorei algumas sugestões. só acho que a lista dos 14 anos foi muito mal formulada. tacar machadão na garotada para "entender o estilo" do escritor, fala sério. não me admira que tanto jovem odeie ler com professores com essa mentalidade. segue com senhor, os escravos, morte e vida severina, capitães de areia... argh. aliás, a partir dos 14 as listas deixam óbvio que a preocupação não são as boas referências para a vida adulta, mas a preparação pro vestibular. ¬¬'

e nas demais listas faltou a fada que tinha ideias, menino maluquinho e mais da série vaga-lume, eu acho. :sim:
 
É, não houve tanta preocupação em fazer a pessoa aderir o gosto pela leitura, mas pela necessidade, sem falar na quantidade de livros obrigatórios. Quando vi a lista dos 14 e 15 anos também me assustei xD Pensei: "Nossa, meus 14 anos não tiveram leituras tão importantes." Mas eu gostei no geral ^^
 
Anica,

Concordo com o que você falou... machadão é dose... :puke:

Acho que o ideal é dar livros "rápidos" no inicio (por isso a séria vagalume é tão boa)... e ir despertando o gosto pela leitura.

Dar um livro grosso e entediante só serve para podar o gosto pela leitura...¬¬
 
É uma lista bacana e concordo com a Anica que se percebe claramente a preocupação com o vestibular, a partir dos 14 anos, o que é uma pena pois a tendência é afastar o adolescente da leitura se formos por este caminho. XD
 
É uma pena, mas é nossa realidade ainda essa história de vestibular o que nos torna quase escravos dele...

Mas talvez o ideal fosse mesclar a obrigação com algo mais agradavel....
 
sim, acho que por aí. por exemplo, lembro que aos 14 foi a época que me apaixonei pelas histórias de sherlock holmes e aí com isso engatei um monte de obras do século XIX. uma coisa leva à outra, é nisso que deveriam focar uma lista assim.
 
Eu colocaria Ana Z., aonde vai você?, da Stella Carr. É tipo um Alice no país das maravilhas, mas é infantil de verdade. Lembro que eu adorei esse livro, só não sei em que idade ele se encaixaria melhor. E a série Os Karas, do Pedro Bandeira, também. Pirei total, queria demais ser a Magrí.
 
Amei o link! Já passei p minha irmã q tem trigêmeos de 6 anos e já vou encomendar o primeiro p/ ser lido agora em Janeiro.
 
Não cheguei a ver toda a lista mas as obras de Dumas, Poe e Stevenson deveriam ser leitura obrigatória pra garotada. Ao menos na adolescência.
 
Nunca li um livro infantil. Mas morro de vontade de ler Poliana e Matilda (tenho que confessar que vi o filme na Sessão da Tarde, e gostei).:rolleyes:
 
A biblioteca do meu filhote esta com: O Gatos; Meu Pequeno São Paulino; O Livro Perigoso para Garotos; os 3 volumes do Scott Pilgrim; Animais de Estimação (com textura de pelos, penas e escamas); Chapeuzinho Amarelo; A Festa no Céu; Adivinha Quanto te Amo; coleção Os 11 Maiores (Camisas 10, Goleiros, Técnicos, Laterais, Volantes e Centroavantes) do Futebol Brasileiro.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo