• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Biblia em mangá

RE: Biblia em mangá?

Marco disse:
O ruim da ciência e da religião é que ambos se acham donos da verdade. E não há respeito entre os que são de um ou de outro.
Nem tão ao céu nem tanto a terra. O equilíbrio entre as duas seria maravilhoso. E com o passar do tempo, acho que a coisa caminha pra isso.
Mas nada pode mudar o contexto, tanto de uma como de outra.

Só que sem mudança de conteúdo, não de contexto, não tem como haver equilíbrio pois uma diz que laranja é laranja e a outra diz que a laranja é banana.

Eu discordo... Acho que não tem que ter correção não... Mesmo pq qualquer correção seria equivocada...

Eu acho que a ciência e a religião tem pontos de vista diferentes... A verdade MESMO, o que é a laranja, nenhuma das duas sabe... Acho que a nossa capacidade de compreender as coisas é tão limitada que atribuir o prêmio de quem tem razão é um equívoco...

E vou explicar por que... Temos a mania de aplicar em tudo o modo dedutivo científico, o racionalismo, penso, logo existo e derivados... Mas quanto mais se pesquisa, mais mistério há... Eu acho que ao invés de competirem, essas duas áreas caminham em áreas diferentes... Pelo menos na minha concepção a ciência busca o sentido físico da vida... e a religião o sentido existencial... Pq haveria de ter uma revisão na biblia? Falar que Adão e Eva eram macacos? Que diferença isso vai fazer? Acho que a questão da tentação e do bem e do mal é MUITO mais interessante na Biblia... É claro, em dado momento histórico era a única teoria sobre a criação da terra, então as pessoas acreditavam fielmente nos fatos (alias, minha vó ainda acredita...) Mas acho que é um livro muito sábio... Assim como as teorias budistas, como o Torá, o Alcorão e todos esses livros espirituais...
É por falta de informação que tem muita gente que segue as teorias ao pé da letra e fazem essas guerras religiosas... Vamos banir? Cortar umas partes? Isso vai resolver o problema de falta de senso crítico? Eu acho que não!

Se for assim, que acabem também com o racionalismo... Afinal, tem lógicas tão absudas quanto... Afinal, não é dele que saiu o capitalismo? a exploração e a guerra por interesses?

A chave do problema é saber usar uma ou outra para o bem...
 
RE: Biblia em mangá?

Eu estou adorando a discussão e tudo. E aceito alguns pontos citados pela Amélie e o Menegroth, apesar de não acreditar neles. Na verdade o problema está comigo, pois não acredito mais e não consigo encontrar um sentido existencial nos textos bíblicos. Discordo da Amélie quando diz que é um livro sábio, acho que é um livro óbvio a bem de verdade a mensagem seria:

"Sejam legais uns com os outros galera!"

E a gente poderia continuar argumentando aqui eternamente, como muitos pensadores muito mais embasados que a gente ainda não conseguiu chegar a um consenso. Algumas pessoas acreditam que fazem parte do povo escolhido, outros acreditam que Jesus é mágico e outros não acreditam em nada mesmo.

Mas acho que a gente já desvirtuou demais o tópico que na verdade é sobre a Bíblia em quadrinhos. Sugiro continuarmos essa discussão em outro tópico. Mas não tenho idéia a que nome dar a ele.
 
RE: Biblia em mangá?

Marco disse:
O problema é o que o trecho ali está falando do ponto de vista de quem tá atacando, não de quem tá se defendendo! E agora José?
Dá no mesmo Marquinho.
Ou você acha que quem ataca pede o que?
A questão está em pedir a Deus.
E pelo que me lembro, Deus não ajudou ninguém a destruir alguém a troco de nada que não fosse o que ele pediu pra não fazer.
Marco disse:
Veja bem que em nenhum momento eu usei a palavra estupro e não estou associando isso com a Igreja, qualquer Igreja, acho um comentário muito forte.
Bem é o que eu entendo lendo somente isso:
Mas as mulheres, e as crianças, e os animais, e tudo o que houver na cidade, todo o seu despojo, tomarás para ti; e desfrutarás o despojo dos inimigos que o Senhor, teu Deus, te deu...
Você pegará os animais dos inimigos para você. E usará como bem entender. O mesmo para os filhos e mulheres.

Marco disse:
As pessoas, boas, seguem simplesmente ignorando esses trechos polêmicos. É óbvio que pessoas de bom senso nunca fariam isso. mas já teve milhares de casos de malucos, psicopatas, usando a Bíblia pra justificar suas ações.

Se estes trechos polêmicos não estivessem mais lá... ou, sei lá, pelo menos num livro a parte, diminuiriam muito as oportunidades de má interpretação por parte dos cabeças fracas.
Ai é que tá. Tudo depende de sua cabeça.
Eu posso, que acho que sou uma pessoa boa, posso ler e interpretar do jeito que quiser.
Você leu o Apanhador no Campo de Centeio e saiu matado alguém? Ou pelo menos achou nele algo que pudesse dizer "puxa, agora entendo porque os caras sairam matando todo mundo".
É a mesma coisa. Tendo uma índole má, você pode ler até receita de bolo de laranja com chocolate e achar que tem o direito de matar pessoas.
 
RE: Biblia em mangá?

Menegroth disse:
Dá no mesmo Marquinho.
Ou você acha que quem ataca pede o que?
A questão está em pedir a Deus.
E pelo que me lembro, Deus não ajudou ninguém a destruir alguém a troco de nada que não fosse o que ele pediu pra não fazer.

Deixa eu ver se eu entendi, então você está dizendo que se Deus estiver do meu lado eu posso ir ali chacinar um aldeia indígena por exemplo, que fica tudo bem? Tipo, tá escrito na Bíblia vale?

E quanto a Deus ajudar a destruir alguém, a fúria divina aparece várias vezes. E é outra coisa que me deixa meio chocado. O Deus, bíblico, é amor, bondade, perdão, mas no velho testamento ele perdia uma oportunidade de lançar fogo, enxofre, pragas, destruição, etc...
Notem que o Novo Testamento já é uma adaptação dos velhos textos, tornando o Deus, bíblico, mas suave, compreensivo, adepto do perdão.

Ai é que tá. Tudo depende de sua cabeça.
Eu posso, que acho que sou uma pessoa boa, posso ler e interpretar do jeito que quiser. Você leu o Apanhador no Campo de Centeio e saiu matado alguém? Ou pelo menos achou nele algo que pudesse dizer "puxa, agora entendo porque os caras sairam matando todo mundo". É a mesma coisa. Tendo uma índole má, você pode ler até receita de bolo de laranja com chocolate e achar que tem o direito de matar pessoas.

Tá, e quando vc tem mais de meio milhão de pessoas seguindo a mesma crença? É culpa da cabeça das pessoas mesmo, ou o texto bíblico, retrógrado, em que baseiam sua fé?
 
RE: Biblia em mangá?

Marco disse:
Discordo da Amélie quando diz que é um livro sábio, acho que é um livro óbvio a bem de verdade a mensagem seria:

"Sejam legais uns com os outros galera!"

Acho que é exatamente isso que eu penso ser genial... Falar o óbvio... O óbvio que ninguém pratica... Vc tem direito de discordar claro huhuh

Menegroth disse:
Tudo depende de sua cabeça.
Eu posso, que acho que sou uma pessoa boa, posso ler e interpretar do jeito que quiser.
Você leu o Apanhador no Campo de Centeio e saiu matado alguém? Ou pelo menos achou nele algo que pudesse dizer "puxa, agora entendo porque os caras sairam matando todo mundo".
É a mesma coisa. Tendo uma índole má, você pode ler até receita de bolo de laranja com chocolate e achar que tem o direito de matar pessoas.

Concordo com o Mene quando ele fala de índole, e que quem precisa de motivo, arranja mesmo...

Mas discordo na parte da livre interpretação... Justamente pq (repito) eu acho que o que falta é o senso crítico, é saber medir... A Biblia deve ser lida consciente do seu contexto, da situação em que foi escrita, pq senão ela perde um pouco o sentido... (no caso do velho testamento)

Eu adoro conversar com um Padre que conheço que fez seu mestrado estudando o contexto da biblia, e tem coisas que ele diz que acho fenomenal como falta bagagem de história pra entender algumas coisas, costumes enfim...

Nós vivemos num contexto de reprodução de conteúdos... Em que alguém lê Laranja Mecânica e acha bonito praticar a Ultraviolência... Ou que assiste novelas e acha que um dia vai casar com um milionário... As idéias são repetidas com fevor até virar verdade imutável...

Acho que o consenso está aqui... O Marco fala sobre as pessoas que tomam a biblia como Manual de Conduta Ipsis litteris, e já o Mene fala que tem o seu valor e que isso vai da cabeça de cada um...

Chegamos a conclusão então que o que está em discussão não é o livro em si, mas o que fazem com ele...

Isso, infelizmente, na minha opinião, é algo que não se muda com revisão...

Quanto o quadrinho, gosto da atitude de trazer um pouco mais de cultura pras pessoas (não só quanto ao conteúdo biblico, mas a cultura quadrinistica em geral) mas espero que as "mudanças" tenham bom senso pra não ridicularizarem a obra...
 
RE: Biblia em mangá?

Marco disse:
Tá, e quando vc tem mais de meio milhão de pessoas seguindo a mesma crença? É culpa da cabeça das pessoas mesmo, ou o texto bíblico, retrógrado, em que baseiam sua fé?

Tudo é uma questão de marketing feito há pelo menos 2000 anos huhuhuh o livro poderia ser outro... Os Luzíadas, quem sabe...

Eu penso que retrógradas são essas pessoas que não analisam que estão levando literalmente uma fé num livro escrito num momento específico que tb é tendencioso... Ué...

Ou vcs acham que o dilúvio, a multiplicação dos pães, o mar se abrindo foram fatos concretos (?) escritos para que as pessoas levem exatamente ao pé da letra de que realmente aconteceu?!?!? Eu hein!!!
 
RE: Biblia em mangá?

Marco disse:
Deixa eu ver se eu entendi, então você está dizendo que se Deus estiver do meu lado eu posso ir ali chacinar um aldeia indígena por exemplo, que fica tudo bem? Tipo, tá escrito na Bíblia vale?
Não fofinho. Você não leu o que eu disse?
Que não me recordo de ninguém matar, pilhar, destruir (uia) em nome de Deus na bíblia e se sair bem.
Acontece justamente ao contrário, como você mesmo cita. Existe a fúria de Deus contra certas pessoas que abusaram da paciência dele.

Marco disse:
Tá, e quando vc tem mais de meio milhão de pessoas seguindo a mesma crença? É culpa da cabeça das pessoas mesmo, ou o texto bíblico, retrógrado, em que baseiam sua fé?
Não entendi a ligação da quantidade de cristãos com a bíblia ser retrógrada. Explique-se piá.
 
RE: Biblia em mangá?

kuinzytao disse:
Marie Joseph Pierre Teilhard de Chardin, diria: Eu não falei!?
Marshall McLuhan: Sim, mestre! Falou sim.
Os personagem acima, enriquecem com suas histórias esta conversa. Um tinha alma de cientista e um coração religioso; o outro, com um discurso científico impecável, porém, segundo as "más línguas", costumava meditar e logo após vinha a público com seu "insight".

Marshall McLuhan é conhecido por suas idéias:
[...] McLuhan introduz as frases o impacto sensorial, o meio é a mensagem e aldeia global como metáforas para a sociedade contemporânea, ao ponto de se tornarem parte da nossa linguagem do dia-a-dia.
Teórico dos meios de comunicação, foi precursor dos estudos midiológicos. Seu foco de interesse não são os efeitos ideológicos dos meios de comunicação sobre as pessoas, mas a interferência deles nas sensações humanas, daí o conceito de "meios de comunicaçao como extensões do homem" (título de uma de suas obras), ou "prótese técnica". Em outras palavras, a forma de um meio social tem a ver as novas maneiras de percepção instauradas pelas tecnologias da informação. Os próprios meios são a causa e o motivo das estruturas sociais. [...] Fonte: Wikipédia

Teilhard de Chardin
[...] "Enquanto não progredir e me organizar num Absoluto, serei apenas um tímido e um fraco entre os homens, embora saiba que a alternativa que me resta seja penosa: para a minha religião, serei considerado um trânsfuga".

Tomada essa decisão, Teilhard de Chardin dela não se afastaria, embora soubesse que em seu caminho se erguia o primeiro e mais traiçoeiro obstáculo daquela aventura filosófica e religiosa: ele teria de aceitar a doutrina evolucionista. E "ir adiante" apesar de e contra tudo. Essa doutrina, polêmica até hoje, fazia parte da bagagem cultural do Ocidente desde meados do século 18, embora fosse tenazmente combatida pela Igreja Católica que a catalogou entre a heresia (religiosa) e a estupidez (científica).

Foi neste quadro que Teilhard de Chardin decidiu aderir ao evolucionismo, num desafio brutal a uma tradição conformista de seus colegas religiosos. É famosa a habilidade dos jesuítas em se livrar de problemas semelhantes: Teilhard recebeu ordem de embarcar para Tientsin, na China, onde a Companhia de Jesus acabava de abrir um instituto de estudos superiores. Era mais do que um exílio. Em Tientsin, a voz de Teilhard não teria ressonância nos meios culturais e científicos.

Foi um erro tático da Companhia de Jesus. Ela ignorava que na China, naquela ocasião, realizavam-se diversas escavações e expedições paleontológicas. Sem querer, os jesuítas tinham posto o homem certo no tempo e nos lugares certos. [...] Fonte: CARLOS HEITOR CONY
As duas matérias são bem interessantes, deixei os links para a leitura completa.
 
RE: Biblia em mangá?

kuinzytao,

Antes de vc explicar, já tinha dado muita risada com seu comentário...

:)

Alias, McLuhan adora isso... Vide Noivo neurótico, noiva nervosa huhuhuh
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo