1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Biblia em mangá

Tópico em 'Quadrinhos' iniciado por imported_Amélie, 23 Fev 2008.

  1. imported_Amélie

    imported_Amélie Usuário

    Histórias da Bíblia serão contadas via celular nas Filipinas

    Por Assimina Vlahou

    Fonte:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Na Grã-Bretanha, Manga Bilble é sucesso entre jovens.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Uma versão digitalizada do Novo Testamento em mangá, o estilo japonês de fazer histórias em quadrinhos, será transmitida via celular nas Filipinas.

    A Conferência Episcopal das Filipinas vai divulgar a Bíblia através de celulares, usando frases e breves desenhos animados com histórias do Novo Testamento em forma de mangá, muito popular entre os jovens do país.

    O projeto foi realizado pela comissão episcopal para o apostolado bíblico, encarregada da divulgação do Livro Sagrado, visando uma difusão maior da mensagem cristã para o público mais jovem.

    “É um jeito de estar perto das novas gerações e do seu modo de comunicar, transmitindo a mensagem do evangelho, de uma maneira divertida, mesmo para quem não pode ir à igreja”, comentou o secretário da comissão, padre Oscar Alunday.

    Mensagem de texto

    O clero filipino decidiu usar novos métodos de evangelização ao examinar as estatísticas sobre o conhecimento da Bíblia no país.

    De acordo com uma pesquisa realizada em 2006 pela Sociedade Bíblica nacional, 60% da população filipina não lê a Bíblia, apesar do catolicismo ser a religião principal. Dos 90 milhões de habitantes, 80% se dizem católicos.

    A ativação do serviço será feita por meio de uma mensagem de texto gratuita, O custo é de 8 centavos de euro e cada mensagem contém um texto, além de uma animação para os celulares que podem receber vídeos.

    Super-herói

    Na Inglaterra, a história de Jesus Cristo apresentado como um super-herói em quadrinhos, está conquistando o público jovem.

    Manga Bible, lançado no ano passado, vendeu 30 mil cópias e foi definido como “brilhante e inteligente” pelo arcebispo de Canterbury, Rowan William.

    O autor dos quadrinhos é Ajinbayo Akinsiku, 42 anos, conhecido como Siku.

    Nos desenhos, Siku usa cores fortes e cenas de ação, em que Jesus Cristo aparece como um super-herói solitário e estrangeiro. Tem cabelos compridos e veste uma túnica esvoaçante e às vezes aparece sombrio e até assustador.

    “Jesus não é bonzinho neste mangá. No deserto ele chega a ser mais assustador que o diabo”, explica o cartunista.

    O Vaticano não se manifestou oficialmente sobre estas versões do Novo Testamento. O responsável pelo setor que se ocupa das comunicações sociais da Santa Sé, admitiu que não tem conhecimento destas duas iniciativas, mas considerou que elas podem ter um efeito positivo na divulgação da fé cristã.

    “Não vejo problemas em usar os meios de hoje para transmitir aos jovens conteúdos fundamentais, é positivo. Isso não quer dizer que tudo o que se faz seja ótimo porque há perigo de banalização da mensagem”, alertou o arcebispo Claudio Maria Celli, presidente do Pontificio Conselho para as Comunicações Sociais.
     
  2. Zuleica

    Zuleica Usuário

    RE: Biblia em mangá?

    Marie Joseph Pierre Teilhard de Chardin, diria: Eu não falei!?
    Marshall McLuhan: Sim, mestre! Falou sim.
     
  3. Artanis Léralondë

    Artanis Léralondë Ano de vestibular dA

    RE: Biblia em mangá?

    Interessante ...
    Gostei da idéia, é um jeito de atingir o público jovem a conhecer as histórias bíblicas...agora tem que cuidar para não mudar o contexto das histórias.

    Mas, fico impressionada com a tecnologia...um livro que várias pessoas ao passar dos anos leram, agora pode ser lido no computador, celulares,etc...
    :mrpurple:
     
  4. Calimbadil Thálion

    Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

    RE: Biblia em mangá?

    OMFG a foto de Jesus vem com uma franja emo looooolz!
    A boca lembra o steven tyler...
     
  5. Zuleica

    Zuleica Usuário

    RE: Biblia em mangá?

    “Jesus não é bonzinho neste mangá. No deserto ele chega a ser mais assustador que o diabo”, explica o cartunista.

    Espero que a gente tenha acesso a esse material \o/\o/
     
  6. RE: Biblia em mangá?

    Eu sou a favor desse tipo de coisa.
    A história tem sempre que se renovar pelos meios que estiverem vigorando no presente.
    Desde que, não mudem nenhum sentido ( o que eu acho difícil), ficaria muito legal.
     
  7. Marco

    Marco may the force be with... wait

    RE: Biblia em mangá?

    Jesus tá com uma cara de maquiavélico em plena crucificação...

    Eu acho que é legal a iniciativa, mas na verdade o grande problema da Bíblia não é a forma de comunicar, mas sim o conteúdo, que foi escrito numa época em que as pessoas ainda pensavam que a terra era quadrada e nem existia teoria evolucionista, etc...
     
  8. RE: Biblia em mangá?

    Não espere ler isso na bíblia Marco.
     
  9. Marco

    Marco may the force be with... wait

    RE: Biblia em mangá?

    Sim, mas desconsiderar fatos comprovados cientificamente é meio duh nos dias de hoje né?
    Eu acho que as Igrejas ganhariam muito mais fiéis se houvesse um trabalho de, nem digo mudança de conteúdo, mas pelo menos adaptação do mesmo, para a realidade atual...

    Se você lê o Velho Testamento sai de cabelo em pé com tanta besteira que é dita. O novo testamento pelo menos pega leva nos contos de fada, apesar de ter várias incongruências também. Acho meio perigoso quando uma mensagem divina é passada a limpo pela mão do homem. Mas enfim, acho até que já falei demais e esse nem é o assunto do tópico...
     
  10. RE: Biblia em mangá?

    Sim Marco mas por exemplo, se a ciência explicou como o homem evoluiu não significa que a igreja tenha que a aceitar e trocar todo o gêneses da bíblia.

    Pela mão do homem ou não a bíblia tem que ser mantida no seu formato original. Sem mudanças de pontuação nem nada. Tem que ser um copia fiel Não é um trocadilho :lol:).

    Se juntarmos o livre arbítrio e o fato de que a bíblia retrata honestamente o que aconteceu, significa que cada homem tem o direito de ler e entender como bem quiser. Mas para isso ela tem que ser exatamente igual.
     
  11. Marco

    Marco may the force be with... wait

    RE: Biblia em mangá?

    Discordo totalmente, mas não vou apresentar argumentos, porque envolve credo e cada um tem o seu e até eu tinha o meu. :dente:
     
  12. RE: Biblia em mangá?

    Não é questão de ter credo Marco.
    Se fosse a Bíblia ou qualquer outro livro sagrado tem que ser passado para o HQ da mesma forma.
    Imagine que o Livro 20.000 léguas submarinas. Imagine que hoje você saiba o que é um submarino e como ele funciona. Se virar HQ vamos ter que transformar a tecnologia que está escrita no livro para uma que condiz com a realidade de hoje? A resposta é não.

    Então porque a Biblia em HQ tem que se adequar aos padrões de hoje?
    Dá sim, e é exatamente o que os padres fazem, para explicá-la de uma modo mais simples, mais popular e muito menos simbólico. E sem tirar o foco.
     
  13. imported_Amélie

    imported_Amélie Usuário

    RE: Biblia em mangá?

    de certa forma concordo com o Mene, afinal, a biblia é um livro filosofico, e escrita na sua época que tem a sua importância histórica... Se hoje existem outras teorias, bacana... Mas aquela história é assim, tal qual foi escrita...

    Certa fez, no segundo grau, um professor de literatura muito revolucionário, resolveu trazer uma compania de teatro para encenar "Senhora" de José de Alencar, pq ia cair no vestibular... A compania resolveu inovar... Fez o Fernando Seixas super/hiper/mega biba, de tamanquinho rosa e echarpe... Foi super engraçado na hora... Apenas uma amiga minha ficou indignada! (a que tinha lido o livro)... Ela falou que eles de certa forma destruiram a essência da obra com a espetacularização... Hoje, depois de ter lido o livro, e depois de pensar muito, vejo o quanto a minha amiga foi sábia naquele momento... Além de ter sido de mal gosto, não deu o contexto digamos "certo" (aqui em aspas pq certo é um conceito duvidável) do livro...

    Se querem fazer adaptações, façam... Mas declaradamente... Tipo, baseado na história blá blá blá... Pq nem todas as pessoas tem senso crítico e discernimento para julgar a obra, daí toma como verdade a distroção...
     
  14. RE: Biblia em mangá?

    Sim Amélie. Concordo plenamente com você.
    Penso que, cada um pode ter a visão que quiser sobre qualquer coisa. Mas, se for retratá-la publicamente, que deixe bem claro se é uma adaptação ou não.
     
  15. Marco

    Marco may the force be with... wait

    RE: Biblia em mangá?


    Opa mas eu não tô falando do fato da adaptação dos quadrinhos. Eu até acho louvável que estejam usando outras mídias.

    Meu problema é justamente com o conteúdo, porque não é que existam outras teorias, existem verdades comprovadas cientificamente, que botam por terra exatamente as, aí sim, teorias da Bíblia. O fato é que as coisas que estão ensinando na Bíblia estão erradas. E algumas passagens inclusive fazem mais mal do que bem em serem transmitidas.

    E porque fariam mais mal? Porque justamente pela 'liberdade' de interpretação os livros sagrados são totalmente distorcidos, justamente por falarem absurdos em determinados momentos. Exemplo? O Deuteronômio está cheio deles, pra começar pposso citar oo Deuteronômio 20, 10-18, que chega a me dar coceira de indignação quando leio:

    Que lindo isso não é mesmo? Como é que um livro em pleno século 21, que é passado para crianças, e influencia na educação e formação de uma personalidade, moral, social, etc... incentiva claramente a segregação racial, a guerra, genocídios, etc...

    Isso apenas em uma passagem porque não quero ficar me estendendo, mas existe também a parte da inferiorização da mulher, e discriminação da mulher como por exemplo:

    "Se uma jovem é dada por esposa a um homem e este descobre que ela não é virgem, então será levada para a entrada da casa de seu pai e a apedrejarão até a morte."

    Bonito isso né? Tá lá no Deuteronômio também, 22:20-21. Aí alguém pode dizer, ah mas isso foi a mais de dois mil anos, a sociedade mudou. Exatamente a sociedade mudou mas os ensinamentos da Bíblia não. E quando eu fiz catequese isso ainda era ensinado, nós líamos as historinhas da Biblía. E tudo isso aí tava lá, pra qualquer criança que quisesse ler.

    Aí vocês vão me dizer. "Ah, mas hoje os padres, pastores, ministros, whatever, transmitem a mensagem de um jeito diferente." Aham, tão diferente que em várias religiões a mulher ainda está em papel de inferioridade em relação ao homem, guerras são feitas justamente aproveitando os ensinamentos descritos na Bíblia, tudo porque a mais de 2000 anos atrás algum velhinho esclerosado jurou qu
     
  16. RE: Biblia em mangá?

    Assim Marco. Você está dando eco a um argumento a muito tempo (muito mesmo) já enterrado pela igreja católica.
    Sabe porque existe um novo e um velho testamento?
    Justamente para você ver como era e como foi e como agora será.
    Então o velho testamento é ignorado até por cristo quando ele diz que só há um mandamento e não mais dez. "Amar uns aos outros como eu vós amei".
    Você não pode pegar um pedaço da biblia e jogar aqui sem ler todo o contexto da passagem. Tanto o contexto inicial quanto o contexto final.
    Se fizermos isso posso lhe dizer que Jesus era pedófilo, cafetão e um monte de coisas mais.

    Discutir religião é muito complicado em poucas palavras escritas.
    Não sou tão católico quanto já fui. Detesto a esclerose da igreja.
    Mas não dá pra dizer que a bíblia é isso que você disse. Eu digo isso porque já li. Leia também e tire suas conclusões e não se deixe levar por ecos.
    Garanto que ao terminar de ler, você vai se surpreender e vai pensar: Poxa, se todos lessem independente da religião e se conseguir botar em prática 10%$ do que tá escrito, o mundo vai ser um lugar 100 vezes melhor.
     
  17. Marco

    Marco may the force be with... wait

    RE: Biblia em mangá?

    Mene, você está levando a discussão para o lado mais restrito, não estou me referindo a Igreja católica especificamente, mas a todas as religiões que utilizam a Bíblia como Manual de Costumes ou Guia de comportamento, por assim dizer. E como eu disse no post anterior, mas acho que vc não leu, existem muitas religiões que seguem, sim, os preceitos descritos em alguns trechos do Velho Testamento.

    E, é óbvio que eu não estou falando sem conhecimento de causa né. Eu já li a Bíblia de cabo a rabo, já fui participante ativo na Igreja, etc... Conheço o que está escrito lá no Velho e no Novo testamento. caso contrário nem me sentiria a vontade para falar sobre o assunto.

    E eu nunca disse que a Bíblia é só aquilo ali que está no Velho Testamento, o que eu disse é que aquilo também está ali, estes absurdos, entre os quais já citei alguns, também estão ali. Pra quem quiser ler. E esta margem a duplas interpretações é uma das coisa mais perigosas da Bíblia na minha opinião.

    Repito quando eu falo Bíblia eu estou falando não da Bíblia católica exclusivamente, mas de todos os textos e teóricos antigos que que criaram ou influenciaram as religiões atuais.

    Tome como exemplo a Medicina. Quer dizer que os médicos atuais deveriam seguir apenas o que foi descrito pelo Hipócrates lá nos primórdios da Medicina, há aproximadamente uns 2000 mil anos atrás, coincidentemente, que muitas vezes baseava seus diagnósticos em crendices e lendas gregas da época?

    E que deveríamos desconsiderar todos os avanços, estudos e descobertas realizados na área nos dois mil anos seguintes? Se fosse assim a gente ainda teria pessoas morrendo de gripe, membros amputados a torto e a direito, leprosos condenados a isolamento e morte, etc...

    Favor contextualizar então a passagem que eu citei ali em cima, do Deuteronômio, falando da Guerra Santa. Tipo não tem nem como, mas se vc tiver um contexto eu estou ansioso pra ler.
     
  18. RE: Biblia em mangá?

    Assim você até me ofende.
    É claro que leio tudo o que você escreve.

    E que bom que você tenha lido. Assim fico mais tranqüilo. Podemos por ai basear pelo um fato.
    Você, como eu, deve ter lido e não entendido não é? E com quem que você tirou a dúvida? com um padre ou com um "irmão". Bem, eu por burrice tirei com um irmão. Mas depois de grandinho eu, com menos vergonha fui conversar com um padre sobre essas coisas erradas que eu via na bíblia.
    Eu nunca vivi na guerra. Então não sei que tipo de pedido alguém que está com a vida em risco diante de um ataque inimigo faz a Deus. Bem provável que seja algo como:
    - Deus faça com que eu não morra e que meu "país" vença.
    Então, perguntei para o padre. É certo ou errado o que ele fez?
    É certo. Pelo livre arbítrio que foi lhe dado. Pelas experiências que ele passou desde que nasceu e um monte de fatores.
    Não sei qual o propósito de Deus. Nem com a biblia ou com qualquer outra coisa. Mas sei, por fé, que o mais perto que posso chegar disso é ao menos fazer coisas boas como estão descritos na bíblia. Eu sei o que pode ser certo e o que pode ser errado.

    Infelizmente não tenho a menor ideia, sem a biblia, qual o contexto das passagem que citou.
    Mas imaginemos que a biblia queira dizer exatamente aquilo.
    Sério, você não acha que seria ao menos ingenuidade por parte de um Papa, por exemplo, manter isso na bíblia?
    Se a bíblia realmente diz que devemos estuprar mulheres, subjugar outras pessoas e torná-las escravas, porque existem tantas pessoas boas que a seguem?

    Por várias partes a bíblia segue como alguém contando uma história. De como era e de como seria após a vinda do Cristo.

    MAs prometo que assim que chegar em casa lerei essa parte. Juro que se no contexto a bíblia realmente quer que seu povo faça isso... eu viro na mesma hora ateu.

    A mistura entre ciência e religião é como água e óleo. Nunca irão se entender.
    Eu sou da seguinte conclusão: Para salvar vidas podemos tudo. Sofrimento nunca é bom. Concordo com tipos de abortos, concordo com pesquisas de celula tronco. Eu concordo plenamente com a ciência.
    Mas a ciência não pode querer que tudo e todos concordem. Deve existir quem discorde justamente para que, em certo casos, não cometa erros.

    Discussões sobre qualquer coisa são sadias justamente para o bom andamento da coisa. Não quero ver bebês sendo cobaias, assim como não vejo nada demais que um embrião vire.
    O ruim da ciência e da religião é que ambos se acham donos da verdade. E não há respeito entre os que são de um ou de outro.
    Nem tão ao céu nem tanto a terra. O equilíbrio entre as duas seria maravilhoso. E com o passar do tempo, acho que a coisa caminha pra isso.
    Mas nada pode mudar o contexto, tanto de uma como de outra.
     
  19. Marco

    Marco may the force be with... wait

    RE: Biblia em mangá?

    Ai gente desculpa o post duplo, mas é que eu esqueci de comentar uma coisa.
    20000 léguas submarinas é um livro assumidamente de ficção, com o objetivo único de entretenimento, não tem obrigação de ser fiel a realidade.

    Agora eu pergunto. A Bíblia é um livro de ficção também?
     
  20. Marco

    Marco may the force be with... wait

    RE: Biblia em mangá?

    O problema é o que o trecho ali está falando do ponto de vista de quem tá atacando, não de quem tá se defendendo! E agora José?

    Veja bem que em nenhum momento eu usei a palavra estupro e não estou associando isso com a Igreja, qualquer Igreja, acho um comentário muito forte.

    As pessoas, boas, seguem simplesmente ignorando esses trechos polêmicos. É óbvio que pessoas de bom senso nunca fariam isso. mas já teve milhares de casos de malucos, psicopatas, usando a Bíblia pra justificar suas ações.

    Se estes trechos polêmicos não estivessem mais lá... ou, sei lá, pelo menos num livro a parte, diminuiriam muito as oportunidades de má interpretação por parte dos cabeças fracas.

    Não faço isso longe de mim ser responsável pela perda de fé de alguém. Faça o favor né!


    Só que sem mudança de conteúdo, não de contexto, não tem como haver equilíbrio pois uma diz que laranja é laranja e a outra diz que a laranja é banana.
     

Compartilhar