• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Beren e Lúthien representariam o Amor efêmero ou eterno?

Brainstorm e jogos de palavras tão somente. Não é replica a ninguém.

Amor efêmero é amor que acaba ENTRE os amantes. Não posso dizer se dura depois da morte, se os amantes vivem depois da morte, ou mesmo se eles entediam-se com rotina após a morte.

Se a morte leva um (ou outro) e o que sobra deixar de amar aquele que partiu, é efêmero. Se a morte levar os dois (não confundir com suicídio, ou tragédia) e eles ainda amarem-se sem culparem ao outro pela sina que lhes cabe, ainda é eterno (aqui ler 1984 para entender o contra-exemplo). Mesmo que os filhos morram, e sobrem apenas ossos dos netos após um Hiroshima ou os bisnetos se tornem uns grandes FDP, nada disso muda a história e a vioda que os amantes viveram.

Idealizado não signfica impossível. Se formos pensar desta forma, estamos sentados exatamente em o que neste momento? Eu diria que numa idéia que tomou forma: a cadeira. Todo ideal precisa de um projeto executor. E de preferência que avisem os executores do plano, senão fica difícil.

Quando falamos de um amor platônico, as coisas ficam interessantes se prosseguirmos nessa linha. Para o amor se tornar real, é necessário que o amado retribua? Não... mas é necessário que o amado seja informado. Se o amado não retribuir, mas ainda assim foi informado, o amor ainda é amor, o querer bem desinteressado de ganhar retorno.

No entanto, falar de amor idealizado normalmente é confundido com amar secretamente alguém, e imaginar que o amado tenha qualidades que não tem. Muitas vezes também os amantes platônicos sequer se dispõem a ir conhecer melhor a pessoa amada, visto que a pessoa real acaba com a ilusão confortável da imagem imaginária.
 
Exato, a projeção covarde.
No entanto, ainda temos uma falha conceitual, a qual, infelizmente, não posso elucidar, fugiria ao tópico mais do que fugimos.
 
Perdoe nobre Elrohir, de fato estávamos utilizando o tópico para questões não condizentes ao proposto.

(Obs:. a culpa é do Aracáno!)

A culpa é da beleza dos teus olhos... que leva um pobre homem a cometer loucuras... Tal como Beren, mas eu não queria ficar sem uma mão como ele ficou. Mas agora fiquei enfeitiçado como ele, acabei de ver a Luz De Valinor nos teus olhos. Isso é que é amor.
 
Se eu estivesse perante uma discussão concreta acerca do conceito de amor, eu iria adiante. Mas, do que adianta, das alturas infindáveis enviar-lhes o impossível?
Discutimos dentro das possibilidades materiais, humanas. As quais não me permitem conduzí-los a maiores explicações.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo