• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Beren, a personificação de J.R.R Tolkien em sua obra

Não.

Acho que os traços de Tolkien estão espalhados por toda a obra dele, em cada lição que ele tenta passar dos seus valores morais. Ele apenas usou a história de Beren e Luthien como uma metáfora do amor que sentia por sua esposa. No mais, nem as histórias deles se parecem mesmo que entendendo o Silma como uma metáfora, que eu saiba. :roll:
 
Pois é, na verdade a história deles dois, Tolkiens e Edith, não se parece muito com a de Beren e Lúthien. A comparação é mais entre o tamanho do amor que ele sentia. Todos mundo sabe que tem escrito Beren no túmulo dele, e Lúthien no dela, né? :)

Na minha opinião, e até com alguma base no que Tolkien disse, o Professor estava muito mais para Bilbo. O Professor se dizia um hobbit, e a vida dele era escrever as lendas e histórias que tanto amava. A canção de viagem do Bilbo, aquele era o pensamento de Tolkien na voz de um personagem, e o Condado era a casa no campo que o Professor sempre amou desde a infância.
 
Também acho que não há nada de Beren em Tolkien. A única coisa como já disseram era a intensidade com que Tolkien amava Edith, que o Professor "representou" no conto de Beren, quando a viu dançar e cantar em Yorkshire. Fora isso, acho que mais nada...
 
Carta #340 disse:
I have at last got busy about Mummy's grave. .... The inscription I should like is:

EDITH MARY TOLKIEN
1889-1971
Lúthien

: brief and jejune, except for Lúthien, which says for me more than a multitude of words: for she was (and knew she was) my Lúthien.

July 13. Say what you feel, without reservation, about this addition. I began this under the stress of great emotion & regret – and in any case I am afflicted from time to time (increasingly) with an overwhelming sense of bereavement. I need advice. Yet I hope none of my children will feel that the use of this name is a sentimental fancy. It is at any rate not comparable to the quoting of pet names in obituaries. I never called Edith Lúthien – but she was the source of the story that in time became the chief pan of the Silmarillion. It was first conceived in a small woodland glade filled with hemlocks at Roos in Yorkshire (where I was for a brief time in command of an outpost of the Humber Garrison in 1917, and she was able to live with me for a while). In those days her hair was raven, her skin clear, her eyes brighter than you have seen them, and she could sing – and dance. But the story has gone crooked, & I am left, and I cannot plead before the inexorable Mandos.

http://forum.valinor.com.br/viewtopic.php?t=24251

:cry:

Céus... se isso não é gostar de alguém, nada mais é. Depois eu continuo. Essa maldita carta sempre me derruba...
 
De fato, Tolkien só era como Beren no amor por sua Luthien (Edith, nome da minha avózinha).
Apesar do próprio cachimbento se achar o Bilbo, eu o vejo mais como o Tom. Amigo da natureza, meio bucólico, apaixonado, um senso de humor fácil porém refinado. Ele é o Bilbo na maneira que ele observa os hobbits, conta histórias, é comilão e caseiro.
Outra característica do Tolkien no Beren era sua obsessão por cortar membros dos personagens...só Freud explica. :twisted:
 
Nada de mais em cortar coisas... afinal em uma missão difícil, ou guerra, soldados voltam para casa mutilados, alejados... Lembre-se que ele viveu uma guerra. :wink:

Ops, "nada de mais em cortar coisas"??? o que estou dizendo?!?

Provavelmente, o professor só utilizou a figura humana de Beren porque ficou desconfortável em fazer aqueles hobbits adoráveis terem um amor e paixão tão grandes quanto ele e Edith viveram. Lembrem-se que hobbits não são tão afoitos por aventuras.
 
Eu ligaria a figura de Tolkien ao Bilbo ou ao Tom, mas não ao Beren.

Também concordo! Acho que o Bilbo tem traços mais parecidos com Tolkien! Talvez ele tenha escrito O Hobbit imaginando ele mesmo numa grande aventura, quem sabe!?!
 
Tolkien idealizou o Shire e os Hobbits a partir da Inglaterra rural e dos seus habitantes. Como Tolkien gostava era de viver nessa Inglaterra rural e se considerava um dos seus habitantes, podemos perceber que ele se assemelha sem duvida aos hobbits.
 
Só por que Berem acaba com Lúthien, não quer dizer que o professor tenha que "se-lo". Ele criou Luthien como uma homenagem à sua amada, uma forma poética de dizer o quanto a amava. Depois de criada a personagem ele a incorporou ao contexto do seu livro, só isso.
 
Realmente, o Tolkien lembra mto o Bilbo...
Sentado na varanda, fumando charuto e barrigudo, ele é um autêntico Hobbit!!!
Eu acho que o Beren parece mais ;e comigo... Bonitão, valente, etc... hehehe :lol:
 
na verdade acho que Tolkien apenas identificava-se melhor na figura de Beren, mas não acho que ele tenha posto caracteristicas dele no mesmo, ou coisas do tipo..... acho que ele devia de ter um gosto especial por Beren, do tipo "personagem favorito", ou algo assim.....
concordando com algumas opniões aí, acho que parecia mais um hobbit mesmo!
 
Concordo com o fato da comparação de Beren e Luthien com Tolkien e Edith só serve no sentido do amor que existia entre os dois casais, e não na história em si (que nem de leve foi baseada na experiência de vida deles, né?) Mas afinal, todos os apaixonados não se parecem com Beren e Luthien, quando o amor é verdadeiro?
Eu encaro o que foi feito na lápide deles do mesmo jeito que eu encararia se visse isso inscrito na lápide de algum conhecido: Não significa que ele foi Beren ou ela Luthien. E sim que eles se amaram tanto quanto os dois.
 
'Tolkien e Edith foram enterrados juntos e em seus túmulos estava escrito Beren e Lúthien. Eu li isso em um site, mas não me lembro qual :oops: . Também dizia que ele escreveu essa história em homenagem a seu amor. :grinlove:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo