1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Beren, a personificação de J.R.R Tolkien em sua obra

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Garm, 9 Out 2003.

  1. Garm

    Garm Usuário

    vcs notam traços do tolkien no beren?
     
  2. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário

    Não.

    Acho que os traços de Tolkien estão espalhados por toda a obra dele, em cada lição que ele tenta passar dos seus valores morais. Ele apenas usou a história de Beren e Luthien como uma metáfora do amor que sentia por sua esposa. No mais, nem as histórias deles se parecem mesmo que entendendo o Silma como uma metáfora, que eu saiba. :roll:
     
  3. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Pois é, na verdade a história deles dois, Tolkiens e Edith, não se parece muito com a de Beren e Lúthien. A comparação é mais entre o tamanho do amor que ele sentia. Todos mundo sabe que tem escrito Beren no túmulo dele, e Lúthien no dela, né? :)

    Na minha opinião, e até com alguma base no que Tolkien disse, o Professor estava muito mais para Bilbo. O Professor se dizia um hobbit, e a vida dele era escrever as lendas e histórias que tanto amava. A canção de viagem do Bilbo, aquele era o pensamento de Tolkien na voz de um personagem, e o Condado era a casa no campo que o Professor sempre amou desde a infância.
     
  4. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Também acho que não há nada de Beren em Tolkien. A única coisa como já disseram era a intensidade com que Tolkien amava Edith, que o Professor "representou" no conto de Beren, quando a viu dançar e cantar em Yorkshire. Fora isso, acho que mais nada...
     
  5. Máscara Negra

    Máscara Negra Usuário

    Eu ligaria a figura de Tolkien ao Bilbo ou ao Tom, mas não ao Beren.
     
  6. Deriel

    Deriel Administrador

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    :cry:

    Céus... se isso não é gostar de alguém, nada mais é. Depois eu continuo. Essa maldita carta sempre me derruba...
     
  7. Lembas

    Lembas Usuário

    De fato, Tolkien só era como Beren no amor por sua Luthien (Edith, nome da minha avózinha).
    Apesar do próprio cachimbento se achar o Bilbo, eu o vejo mais como o Tom. Amigo da natureza, meio bucólico, apaixonado, um senso de humor fácil porém refinado. Ele é o Bilbo na maneira que ele observa os hobbits, conta histórias, é comilão e caseiro.
    Outra característica do Tolkien no Beren era sua obsessão por cortar membros dos personagens...só Freud explica. :twisted:
     
  8. Primula

    Primula Moda, mediana, média...

    Nada de mais em cortar coisas... afinal em uma missão difícil, ou guerra, soldados voltam para casa mutilados, alejados... Lembre-se que ele viveu uma guerra. :wink:

    Ops, "nada de mais em cortar coisas"??? o que estou dizendo?!?

    Provavelmente, o professor só utilizou a figura humana de Beren porque ficou desconfortável em fazer aqueles hobbits adoráveis terem um amor e paixão tão grandes quanto ele e Edith viveram. Lembrem-se que hobbits não são tão afoitos por aventuras.
     
  9. .:Gandalf:.

    .:Gandalf:. Usuário

    Também concordo! Acho que o Bilbo tem traços mais parecidos com Tolkien! Talvez ele tenha escrito O Hobbit imaginando ele mesmo numa grande aventura, quem sabe!?!
     
  10. Tolkien idealizou o Shire e os Hobbits a partir da Inglaterra rural e dos seus habitantes. Como Tolkien gostava era de viver nessa Inglaterra rural e se considerava um dos seus habitantes, podemos perceber que ele se assemelha sem duvida aos hobbits.
     
  11. Thrain...

    Thrain... Usuário

    Só por que Berem acaba com Lúthien, não quer dizer que o professor tenha que "se-lo". Ele criou Luthien como uma homenagem à sua amada, uma forma poética de dizer o quanto a amava. Depois de criada a personagem ele a incorporou ao contexto do seu livro, só isso.
     
  12. Peregrin Tûk

    Peregrin Tûk Usuário

    Realmente, o Tolkien lembra mto o Bilbo...
    Sentado na varanda, fumando charuto e barrigudo, ele é um autêntico Hobbit!!!
    Eu acho que o Beren parece mais ;e comigo... Bonitão, valente, etc... hehehe :lol:
     
  13. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

    na verdade acho que Tolkien apenas identificava-se melhor na figura de Beren, mas não acho que ele tenha posto caracteristicas dele no mesmo, ou coisas do tipo..... acho que ele devia de ter um gosto especial por Beren, do tipo "personagem favorito", ou algo assim.....
    concordando com algumas opniões aí, acho que parecia mais um hobbit mesmo!
     
  14. Isildur

    Isildur Oh, no... More Porcelaine!

    Concordo com o fato da comparação de Beren e Luthien com Tolkien e Edith só serve no sentido do amor que existia entre os dois casais, e não na história em si (que nem de leve foi baseada na experiência de vida deles, né?) Mas afinal, todos os apaixonados não se parecem com Beren e Luthien, quando o amor é verdadeiro?
    Eu encaro o que foi feito na lápide deles do mesmo jeito que eu encararia se visse isso inscrito na lápide de algum conhecido: Não significa que ele foi Beren ou ela Luthien. E sim que eles se amaram tanto quanto os dois.
     
  15. Siëlenor

    Siëlenor Usuário

    'Tolkien e Edith foram enterrados juntos e em seus túmulos estava escrito Beren e Lúthien. Eu li isso em um site, mas não me lembro qual :oops: . Também dizia que ele escreveu essa história em homenagem a seu amor. :grinlove:
     

Compartilhar