• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Belo Monte Revista eletrônica desenvolvida na UFSCar

Elessar Hyarmen

Senhor de Bri
Galera da Valinor que acompanha o caso da usina Belo Monte. Não sei se vocês já estavam cientes da 4ª edição da Revista de Antropologia Social.[FONT='trebuchet ms', sans-serif]

[/FONT]É super interessante. Vale a pena conferir :joinha:

[FONT='trebuchet ms', sans-serif][/FONT]Já está no ar a 4ª edição da Revista de Antropologia Social (https://sites.google.com/site/raufscar/), publicação eletrônica feita pelos alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no interior de São Paulo. Desta vez, através de quatro longas análises de especialistas em antropologia, o principal assunto a ser debatido é o Dossiê Belo Monte.



Para quem deseja conhecer os meandros desse polêmico projeto no Rio Xingu (no Pará), que afetará a vida de milhares de ribeirinhos, mas sobretudo a de populações indígenas locais, o trabalho começa com “Belo Monte e processos de licenciamento ambiental”, escrito por Clarice Cohn.

Nele ela aponta, desde a década de 1970, como se chegou ao impasse atual. Já Luiz Roberto de Paula, discute “Antropologia, Desenvolvimento e Estudos de Impacto Ambiental”, que revisita a responsabilidade social do antropólogo neste contexto.

Por fim, outros dois estudos, feitos por Ana Maria Daou e pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA), falam respectivamente de “Notas comprometidas sobre a discussão dos efeitos sociais de grandes projetos hidrelétricos, antropologia e a atualidade da temática” e “Projeto Hidrelétrica de Belo Monte – Rio Xingu – Pará”.

Depois de tanta reflexão, não haverá quem não tenha argumentos suficientes para discutir com propriedade sobre o rumo que essa obra pode nos levar (enquanto nação).
Fonte: http://eptv.globo.com/emissoras/NOT,0,0,335705,Dossie+sobre+Belo+Monte.aspx



--
Fonte: CEDEFES: http://www.cedefes.org.br
 

Jeff Donizetti

Quid est veritas?
Belíssima dica! Quero ler assim que possível para formar melhor minha opinião sobre esse assunto tão polêmico que é Belo Monte.
 
Última edição:

Valinor 2020

Total arrecadado
R$1.595,00
Meta
R$4.800,00
Termina em:
Topo