• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Beleriand?????

Ringil, os Noldor lutaram na Guerra da Ira, aliás, o grosso do exército eram os Noldor. Eram aqueles Noldor que nunca deixaram Valinor, que marcharam sob o comando de Finarfin. Os teleri de Eressëa apenas levaram o exército de Valinor nos seus barcos, mas nunca pisaram na Terra-média.
 
Elrond Meio-Elfo disse:
Mas eu acho que tinha mais Vanyar do que Noldor, não?

Acho que não Elrond. Os Vanyar eram os elfos menos numerosos; se não estou enganado, os vanyar deviam equivaler a aproximadamente 1/3 dos noldor, e foi por aí, a quantidade de noldor que ficou em Valinor. Mesmo antes de Finarfin retornar para Valinor, arrependido, ainda assim haviam mais noldor lá, que nunca partiram mesmo.


Máscara Negra disse:
Os Valar não lutaram??? Não foi Tulkas que aprisionou Melkor com Angainor (pela segunda vez)?

Não que eu me lembre. O Silmarillion cita: "Deceparam seus pés..."; "...o jogaram no chão..." sempre no plural. Se fosse Tulkas, acho que iria ser mais específico. Deve ter sido Eönwë.
 
Ah tá certo, os Noldor que ficaram em Valinor. Realmente eles eram bem mais numerosos que os Vanyar. Os Teleri eram os mais numerosos só que eles não participaram da Guerra da Ira.
 
Ringil, os Noldor lutaram na Guerra da Ira, aliás, o grosso do exército eram os Noldor. Eram aqueles Noldor que nunca deixaram Valinor, que marcharam sob o comando de Finarfin. Os teleri de Eressëa apenas levaram o exército de Valinor nos seus barcos, mas nunca pisaram na Terra-média.

Eu me esqueci dos noldor não-exilados, eu só tava falando dos de Beleriand. Engraçado é que nenhum sindar lutou também.

Quanto a Tulkas além de não haver qualquer referência a qualquer vala ter lutado, se Tulkas estivesse na Guerra não seria Eonwe o principal comandante, nem seria ele quem falaria a Melkor.

Ah, uma coisa que eu sempre achei engraçada: como pode Melkor ter seus péS cortados se ele só tinha um pé nessa época?
 
Ringil disse:
A uma coisa que eu sempre achei engraçada: como pode Melkor ter seus péS cortados se ele só tinha um pé nessa época?

Essa é uma opinião comum, e, na verdade, se deve a um equívoco na hora de traduzir o Silmarillion. Creio que você se refere a ele estar com um pé só por causa da luta contra Fingolfin, certo? A Martins Fontes traduziu o trecho como: "...com um último esforço, Fingolfin lhe cortou o pé...". Bem, aí, Fingolfin apenas feriu o pé de Morgoth, ele não o decepou. Da maneira como foi traduzido, dá-se a impressão, realmente, que Fingolfin decepou o pé de Melkor, o que, na verdade, não ocorreu.
 
Ah, tá. Como é em inglês? Aliás como alguém consegue ferir alguma coisa com um pé sobre o seu pescoço? Imagina a cena, fica meio esquisito.
 
Pois é. Se você tivesse uma espada na mão e um pé no seu pescoço, qual seria a parte mais provável de vc ferir?

Depende... Onde é que a perna de Melkor acaba, e "aquele lugar" começa? E qual o comprimento da espada? :roll: :mrgreen:

A linha do pé de Morgoth em inglês:
[...] and Morgoth set his foot upon his neck, and the wight of it was like a fallen hill. Yet with his last and desperate stroke Fingolfin hewed the foot with Ringil, and the blood gushed forth black and smoking and filled the pits of Grond.

Hewed. Definição de hew:

hew ( P ) Pronunciation Key (hy)
v. hewed, hewn, (hyn) or hewed hew·ing, hews
v. tr.
To make or shape with or as if with an ax: hew a path through the underbrush.
To cut down with an ax; fell: hew an oak.
To strike or cut; cleave.

v. intr.
To cut something by repeated blows, as of an ax.
To adhere or conform strictly; hold: hew to the line.


--------------------------------------------------------------------------------
[Middle English hewen, from Old English hawan. See kau- in Indo-European Roots.]

Basicamente, pode ser ou decepar ou cortar. Até agora, eu acreditava que o Melkor nao tinha um pé... E agora voces me dizem que ele nao perdeu coisa nenhuma? Que bola fora! :oops: :tsc:
 
Mith, na página seguinter desse trecho aí que vocês estão discutindo, fala que Melkor andava "manco de um pé". O trecho exato em Inglês é:

"Morgoth went ever halt of one foot after that day"

Não sei como exatamente traduzir isso. Mas talvez ajude a descobrir se Fingolfin cortou ou não o pé de Melkor fora.

Edit: Não, não ajuda. Significa "aleijado"...
 
"halt of one foot" nos leva a acreditar que ele andava sem um pé... Depende da visão do leitor. É aí que complica. :|

Eu tb nao sei traduzir Swan, fica meio complicado traduzir sem se perder essa divergencia pra 2 pontos da coisa :|
 
Bem...manco de um pe naum quer dizer q ele naum tinha um pe, soh quer dizer q ele naum tinha um dos pes.
Alem do mas se Fingolfin tivesse decepado morgoth ele teria despencado em cima dele.
 
Mithrandir the White disse:
Depende... Onde é que a perna de Melkor acaba, e "aquele lugar" começa? E qual o comprimento da espada?
Mas aí o Melkor falaria fino até hoje...
Eu acho que Fingolfin fez um estrago no pé dele, mas não chegou a cortar. Ele andava manco. Se tivesse cortado, ele andaria pulando ou com ajuda de algo.
 
Tá, agora achei o trecho que o Ringil falou, o dos péS. Lá o verbo é "hewn", como na luta com Fingolfim. Então uma solução pode ser a seguinte: o verbo "hew" tem o significado "ferir", e não "cortar fora" nas duas passagens. Na passagem da luta com Fingolfim, usa-se apenas o verbo, sem nenhuma outra palavra auxiliar, então ali acho que os pés dele foram apenas feridos, mas não cortados. Na segunda passagem, diz-se que os pés de Melkor foram "hewn from under him", o que indica (por causa do "FROM under him") que ali ele perdeu mesmo os pés, e não apenas que eles foram feridos.

Melkor andar pulando?!

:lol: :lol:
 
Melkor é Vala... ele acha um jeito... Se nada funcionar, ele bota um pedaço de madeira, sei lá... Melkor é Melkor. Ele acha um jeito. :wink:

OU

Ele deu uma de Luke Skywalker, e botou um pé biônico (que eu acho muito pouco provável), embora ele possa ter usado um pedaço de madeira ou pedra como um "pé substituto", mas nunca seria o mesmo, entao ele mancaria.

Então tá decidido. Melkor perdeu um pé e ponto final. :mrgreen:
 
Lembre-se que ele estava preso àquela forma definitivamente, de modo que ele ficou sem os pés mesmo, e vai lutar a Dagor Dagorath pulando. :lol:
 
É, Melkor perdeu os dois pés, mas foi ao final da Guerra da Ira mesmo.

Sabem quando cachorro fica aleijado das pernas traseiras, e colocam aquele "carrinho" preso nele? Com Melkor vai ser mais ou menos a mesma coisa...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo