• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Belegost e Nogrod - Silmarillion

Alasson Yára

Eu matei um
Eu estava comparando o Silmarillion com o Atlas da Terra Média e percebi o seguinte equívoco:


No Silmarillion da Martins Fontes, 4ª edição, na página 106 se fala das cidades de Nogrod e Belegost:


"Ao norte da enorme elevação do Monte Dolmed ficava Gabilgathol, que os elfos traduziam em sua língua como Belegost, ou seja Grão-Forte; e ao sul foi esculpida na rocha Tumunzahar, chamada pelos elfos de Nogrod, a Morada Oca.".




Mas no Atlas da Terra Média da Martins Fontes de 2004, página 13, está um mapa da Beleriand, colocando Nogrod ao sul do Monte Dolmed e Belegost mais ao sul ainda.


Portanto, Belegost fica ao norte do Monte Dolmed ou ao sul?

O que é que está certo? Pois o Altas da Terra Média foi desenvolvido (como consta na introdução) a partir até das versões das HOME.?
 
É realmente um erro estranho. Em todos os lugares que eu procurei - no texto e no mapa do Silmarillion, no The Lost Road and Other Writings e no The War of the Jewels - as duas cidades estão uma ao norte e outra ao sul do monte - em alguns lugares há certa hesitação sobre qual fica ao norte e qual ao sul - mas nunca uma descrição que pusesse as duas ao sul do monte. Não consigo encontrar uma explicação para esse erro da Fonstad.

Me parece que o texto do Silmarillion representa realmente a visão final de Tolkien nesse caso, então fique com ele.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo