• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Beijo Amordaçado – A Censura às Telenovelas Durante a Ditadura Militar - Cláudio Ferreira

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
livro.jpg

Editora Ler

O jornalista Cláudio Ferreira lançou o livro Beijo Amordaçado, pela Editora Ler. A obra aborda a censura da Ditadura Militar às telenovelas exibidas no Brasil entre 1964 e 1988, que controlava rigorosamente o que o público brasileiro poderia ver e ouvir nos folhetins. O material foi escrito com base em informações contidas no acervo do Arquivo Nacional – localizado em Brasília – sobre a Divisão de Censura de Diversões Públicas (DCDP).

“São caixas e caixas de documentos: 20 mil letras de músicas censuradas, processos relativos a peças de teatro e filmes, nacionais e estrangeiros. O acervo referente à censura na televisão é espantosamente volumoso e se restringe praticamente à produção brasileira – há também algumas novelas de vizinhos latino-americanos exibidas no Brasil”, afirma o jornalista ao anunciar a obra.

Fonte


--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pra quem deseja entender um pouco mais da censura no período da ditadura militar, esse livro relata muito bem a "mecânica" nada piedosa. Vale a pena conferir.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo