1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Bebidas da Terra-Média

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Calimbandil, 12 Mai 2008.

  1. Calimbandil

    Calimbandil Usuário

    ola sou novo aqui no fórum
    e não sei se algo assim já foi dito por aqui
    mas este texto um amigo meu me passou

    e ele não deve ter postado isso por aqui
    tomara que sirva para algo estas informações





    se alguma informação estiver errada
    por favor me corrijam





    Bebida apreciada por vários povos da Terra-Média. Um dos mais renomados vinhedos da Terra-média fica em Dorwinion. As uvas eram cultivadas em grandes campos e o vinho que era feito lá era muito potente e trazia sonhos profundos e prazerosos. Também havia vinhedos no extremo sul do Condado. Um dos mais notáveis vinhos do extremo sul era o Old Winyards, um vinho vermelho e forte.


    Gandalf e Thorin pediram vinho vermelho para seu anfitrião Bilbo Bolseiro na festa inesperada em Bolsão no fim de abril de 2941.
    O Rei Thranduil de Florestas das Trevas era particularmente fã de vinho, especialmente do vinho de Dorwinion. O vinho era importado pelos Elfos de Florestas das Trevas em barris do Lago Comprido abaixo até o Rio da Floresta. Bilbo pode ajudar seus companheiros Anões a escapar do hall de Thranduil quando o mordomo Galion e o chefe dos guardas dormiram por beber o vinho do Rei.


    O pai de Bilbo, Bungo Bolseiro tinha uma loja do Old Winyards no porão em Bolsão. O qual foi herdado por seu filho Bilbo. Quando ele foi embora do Condado em 3001, Bilbo deu uma dúzia de garrafas do Old Winyards a Rory Brandebuque e Frodo Bolseiro herdou o resto do vinho e ele e seus amigos beberam o resto dele quando Frodo deixou Bolsão em setembro de 3018. Ele ficou satisfeito que os Sacola-Bolseiro não colocariam suas mãos no vinho quando se mudaram pra Bolsão.


    Éowyn ofereceu vinho ao Rei Théoden antes dele ir para batalha em 2 de março de 3019, dizendo: “Ferthu Théoden hál! Tome esta taça e beba nesta hora feliz. Que a saúde o acompanhe em sua ida e em seu retorno!” (As Duas Torres) Ela então ofereceu uma taça aos convidados e, quando entregou a Aragorn, sua mão tremeu ao toque dele. Quando Aragorn entrou no Caminho dos Mortos, ela ofereceu uma taça de vinho novamente.
    Legolas, filho de Thranduil, ficou interessado em saber onde Merry Brandebuque e Pippin Tûk conseguiram vinho nas ruínas de Isengard quando eles se reuniram com os Hobbits em 5 de março de 3019.


    Em 7 de março, em Henneth Annun, Faramir deu a Frodo Bolseiro e Sam Gamgi um vinho pálido e amarelo, e assim que percorria seus corpos eles se sentiam revigorados e tranqüilos. O vinho não fez Frodo perder sua precaução, mas Sam começou a sorrir e resmungar para si mesmo, e o vinho deve ter feito ele relaxar, pois mencionou o Um Anel a Faramir. Contudo, Faramir rejeitou o Anel garantindo que ajudaria os Hobbits.
    Denethor deu vinho a Pippin quando ele chegou em Minas Tirith em 9 de março. Após a Guerra na celebração no Campo de Cormallen em 8 de abril, Pippin e Merry serviram vinho ao Rei Elessar e ao Rei Éomer como escudeiros de Gondor e Rohan.


    A bebida dos Ents. A Água dos Ents era extremamente estimulante – tanto que os hobbits Merry Brandebuque e Pippin Tûk aumentaram de tamanho por beber.
    Os Ents faziam a Água dos Ents a partir das águas da nascente da montanha em Methedras. Essas nascentes eram a fonte do Entágua e a água tinha propriedades especiais. Quando Merry e Pippin beberam do Entágua e molharam seus pés, sentiram-se revitalizados e seus machucados ficaram curados.


    Quando Barbárvore trouxe Merry e Pippin para sua casa em Wellinghall em 29 de fevereiro de 3019, ele deu a cada um deles uma garrafa de Água dos Ents de um jarro de pedra. Os Hobbits acharam que era similar à água que beberam do Entágua, mas ainda mais estimulante. Eles sentiram sua força passando por suas extremidades e pareceu que o cabelo em suas cabeças estava cacheando e crescendo. Tinha um gosto ou aroma como uma brisa das florestas. Na manhã seguinte, Barbárvore deu aos Hobbits Água dos Ents de um jarro diferente. Este era mais pesado e tinha um gosto mais rico de terra.


    A essa altura Merry e Pippin já haviam reencontrado seus companheiros, eles cresceram notavelmente. Suas alturas exatas não foram registradas, mas é dito que eles estavam mais altos que Bandobras Tûk, que tinha quatro pés e cinco polegadas de altura.
    Licor dos Elfos. Miruvor era um líquido quente e sem fragrância. Sua propriedade especial era proporcionar força renovada e vitalidade. Miruvor era usada pelos Elfos em seus festivais. Eles não revelavam como miruvor era feito, mas achava-se que vinha de mel das flores perpétuas dos jardins de Yavanna.


    Elrond deu um frasco de miruvor para Gandalf quando a Sociedade embarcou em sua missão. Durante a tempestade de neve em Caradhras, Gandalf deu a cada um de seus companheiros um gole do licor para reviver as extremidades congeladas e cansadas. Ele deu outro gole quando pararam para descansar e, um terceiro gole quando entraram em Minas Moria. Naquele ponto, o líquido precioso havia quase acabado.


    Miruvor também foi mencionado na música lamento de Galadriel quando a Sociedade foi embora de Lórien:


    Yéni ve lintë yuldar avánier mi oromardi lisse-miruvóreva Andúnë pella...
     
  2. Dúnadan Thorongil

    Dúnadan Thorongil Mensageiro de Gondor

    Primeiramente seja mto Bem-vindo ao Fórum Calimbandil. Sobre o post eu achei mto interessante. Pra falar a verdade nunca tinha pensado sobre as bebidas dessa forma...Delas eu só lembrava da cerveja que era bem consumida nas festas dos hobbits. :cerva:
     
  3. Calenardhon

    Calenardhon Cavalariço de Rohan

    Grande Terra-Média, com suas bebidas e bebedeiras!E não sei se você notou, Dúnadan, mas postou exatamente a mesma coisa 4 vezes seguidas, seria legal apagar três desses posts
     
  4. Fëahin

    Fëahin Aurë entuluva !!!

    4 posts :lol:. Seja bem vindo cara !!! :mrgreen: Essas informações são bem legais. :yep: São aquelas coisas que poucos pensam mas muitos gostam e querem saber, :mrgreen: Então saúde !!! :cerva:
     
  5. Fringway

    Fringway Andarilho do Norte (187)

    Seja bem vindo, muito legal o texto.
    Ainda mais falando sobre bebidas:cerva:
    Eu gostaria de ser um Hobbit pra pegar um canecão de cerveja duas vezes maior do que eu e brindar com mais umas 5 canecas, derramando pra todos os lados e depois bebendo com gosto, dançando feliz e comendo com grande fartura:mrgreen:
     
  6. Lyvio

    Lyvio Usuário

    Nunca ouvi falar disso, tolkien mkenciona isso em algum lugar, nois apêndices eu não lembro de ter visto...
     
  7. Mestre Elrond Peredhil

    Mestre Elrond Peredhil Blá blá blá

    Fazendo uma busca, verifiquei que esse texto é na verdade uma junção desses três itens, da própria Valinor; eu, porém, os desconhecia. :mrgreen:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  8. Dúnadan Thorongil

    Dúnadan Thorongil Mensageiro de Gondor

    hehehe...vlw por me mostrar Luis não percebi quando postei ontem. Sabe que que aconteceu, minha internet ontem tava uma @#$#%#%@ e eu, sem paciência, clikei muitas vezes no submeter e nem vi post depois de pronto.heheheh...agora tá arrumado...flw!
     
  9. Fëahin

    Fëahin Aurë entuluva !!!

    Esse tópico vai agradar aos alcoolatras daqui : :bamf: :lol:
     
  10. zannah

    zannah The Red

    Um brinde a um tópico interessante! :bamf:
    Seja bem vindo e parabéns. :D
     
  11. Fringway

    Fringway Andarilho do Norte (187)

    Hip hip! HURRA:lol:

    Caramba... até me deu vontade de ir ao Stadt Jever de novo. Se lá não fosse tão caro, eu iria sempre. Mas na última sexta aquele lugar me fez um estrago... 3 chopps de 750ml (com canecas medievais gigantes) e mais 2 submarinos (chopp de 300 com um copinho de steinheiger de cabeça pra baixo. A medida que você bebe vai misturando. O efeito é jóia):mrgreen:

    O foda é acordar no dia seguinte falido:osigh:
     
  12. beatrizvexille

    beatrizvexille Usuário

    E viva o vinho da Terra Média!!! (se bem que ressaca de vinho é terrível...)
     
  13. zannah

    zannah The Red

    Ressaca de vinho é um horror mesmo...:lol:
     
  14. Fringway

    Fringway Andarilho do Norte (187)

    Que nada. Acho que as piores ressacas são as de pinga e de whisky vagabundo:lol:
     
  15. wsnjr

    wsnjr Sir Auron

    Caramba muito interessante ese texto sobre as bebidas, puts eu queria ter provado dessa bebida dos Ents, será que funciona em humanos também? Tava querendo ganhar uns cm a mais:lol::lol:

    Mas alguém já imaginou quanto deve custar uma garrafinha de Miruvor?:omfg:
     
  16. Morgomir

    Morgomir Ou não.

    Só uma curiosidade: No SdA no livro 1 Galadriel diz: "[...] mi oromardi lisse-miruvóreva" e a tradução da passagem é "[...] como goles rápidos do doce hidromel em salões[...]".
    Vejam só, Miruvor é (quase) hidromel!
     
  17. Calimbandil

    Calimbandil Usuário

    Hidromel é uma bebida alcoólica
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    à base de
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    e
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , a proporção da produção é de uma parte de
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    e duas de
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    . Consumida desde a antiguidade, sua fabricação é anterior à do
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    e seguramente à da
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .<o:p></o:p>

    Na
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    se chamava "
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    " e pelos
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    era conhecida pelo nome "
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ", ainda que esta possa ser uma variante feita com vinho de
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    adocicado com mel.<o:p></o:p>

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    conta que foi
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    quem criou a primeira fórmula do hidromel.<o:p></o:p>

    Outras culturas antigas consumidoras desta bebida foram os
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , os
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    e os
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    . Também era conhecido o consumo de uma bebida similar pelos
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .<o:p></o:p>

    Existia a tradição de que os casais recém casados deveriam consumir esta beberagem durante o primeiro ciclo lunar após as bodas para nascer um filho varão. Daí surgiu a tradição atual da lua de mel.<o:p></o:p>
    Na
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , o hidromel aparecia como a bebida favorita dos
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .<o:p></o:p>

    Nas obras de
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ,
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ,
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , entre outros se faz uma menção a esta bebida.<o:p></o:p>

    <o:p> </o:p>
    <o:p>Fonte: </o:p>Wikipédia




    Bom Tolkien se baseou em muitas coisas do mundo para criar sua obra
    e uma delas deve ter sido a Mitologia Nórdica porque o hidromel era conhecido pelo homem das cavernas, pelos antigos hindus,persas, egípcios,gregos,povos germânicos eslavos e latinos, na mitologia germânica o hidromel era a bebida dos deuses e heróis.
    <o:p></o:p>

    <o:p></o:p>
     
  18. Excluído014

    Excluído014 Excluído a pedido

    Alguem ja fez a receita do hidromel?
     
  19. Sindar Princess

    Sindar Princess Que deselegante...

    interessante mesmo!
    eu já li sobre isso, só não me lembro onde!
    o vinho era realmente apreciado na TM por vários povos, mas a cerveja tbém! Especialmente em Hobbiton, Edoras e Bree. :cerva:
     
  20. Seiko-chan

    Seiko-chan Retardada

    Belo tópico, Sindar! Parabéns!

    Aliás, a maioria dos escritores britânicos dá muita ênfase à bebida, às sensações do beber e do prazer que proporciona - a própria J.K.Rowling cita algumas bebidas, como o hidromel, em suas obras. James Clavell (australiano de origem britânica) também enfatiza a bebida como um meio de sociabilização.

    Resumindo...

    Meus ancestrais são mesmo uns manguaceiros... :lol:
    Um abraço!
     

Compartilhar