• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[BBC-HBO] His Dark Materials

Melian

Período composto por insubordinação.

Quando não estava sendo vigiada, Lyra Belacqua tinha uma vida divertida. Conhecia todos os cantos da Faculdade Jordan e vivia aventuras incríveis nos telhados dessa faculdade. Entretanto, durante boa parte do dia, ela convivia com adultos. A menina fora criada por catedráticos, que não tinham muito jeito com crianças. Seu único parente, o tio Asriel, vivia viajando, e ela raramente o via. Contudo, em uma das visitas do tio, tudo mudou. Lyra presenciou algumas coisas que não deveria ter presenciado, ouviu o que não deveria ter ouvido - umas conversas estranhas e fascinantes sobre o Norte e o Pó - e, ao ter seu destino determinado por adultos, teve de se mudar.

No primeiro momento, ela estava animada com a ideia da mudança. Mas, quando Roger, seu melhor amigo, desapareceu, ela queria, desesperadamente, encontrá-lo. O amigo de Lyra não foi a única criança de Oxford a desaparecer. Uma criança gípcia também desapareceu e, ao que tudo indica, foi levada pelas mesmas pessoas que levaram Roger. Quem está roubando crianças, e por que Lyra é tão importante para essa história?

*=*=*=*

Gostei, bastante, do primeiro episódio. Foi um episódio corajoso e sóbrio, consciente do fato de que deveria situar o telespectador no ambiente em que se passa a história, mas o fez sem dar explicações desnecessárias e/ou antecipadas. Adorei o fato de que, já no primeiro episódio, a série falou claramente sobre o Magisterium. Sem dourar a pílula, a série já mostrou o cerne da crítica que pretende fazer à Igreja; e a ausência de um roteiro que privilegiasse as reflexões feitas nos livros sobre a Igreja foi um dos principais problemas da adaptação cinematográfica.

As adaptações que a série apresentou foram inteligentes, contribuíram para o bom andamento do roteiro e não prejudicaram, em nada, o desenrolar da história. Gostei de eles terem falado, en passant, sobre os daemons serem, naquele mundo, o equivalente à alma, no nosso mundo. Essa informação, que aparece no início da narrativa visual, ajuda a preparar o terreno para o fato de que as pessoas aparecerão acompanhadas por animais e conversarão com eles. No primeiro momento, é só isso que precisa ser revelado. O resto vai sendo construído com o desenrolar da história. Para nós, leitores, essa informação não veio assim, de mão beijada. Primeiro, soubemos que, quando as pessoas crescem, seus daemons não podem mais mudar de forma, mas ainda não sabíamos o que eram os daemons. Fomos juntando as pistas, mas a definição veio muito depois.

Embora eu tenha um carinho imenso pelo James McAvoy, inicialmente estranhei o fato de que ele não tem a estatura que Lorde Asriel tem no livro. Mas isso não diz muita coisa, já que, no filme (sim, aquele filme covarde, que não falou merda nenhuma sobre o Magisterium) tem o Daniel Craig, que, fisicamente, se parece mais com o Lorde Asriel, mas teve de atuar a partir de um roteiro fraco - e de uma direção deslumbrada - e acabou ficando mais canastrão do que interessante.

Diante disso, depois de alguns minutos de atuação do James McAvoy, eu já estava plenamente convencida de que ele era o Lorde Asriel. E eu achei tão sutilmente natural o modo com o qual ele demonstra afeto pela Lyra. Aquele olhar, severo e, ao mesmo tempo, de relance, afetuoso, é um trem bonito demais da conta.
 
Eu estou gostando bastante da série, a abertura é fantástica e o desenrolar da estória é bem chamativo. :)
 
Eu quero namorar, casar e ter filhos com aquela abertura. Que trem mais lindo, meu Deus do céu!

Fiquei particularmente emocionada com o aletiômetro em ação, no terceiro episódio. Eu esperava por aquilo desde que li os livros pela primeira vez.
 
Alguém saberia me dizer um motivo para mudarem o dimon da Serafina Pekkala de ganso para falcão? Eu fui negativamente surpreendida pela mudança, porque esperava ver o ganso (que eu acho fenomenal!) chegando como no livro: "à luz da Aurora, ela viu um pássaro enorme, um lindo ganso cinzento com a cabeça coroada por um clarão de puro branco. Mas não era um pássaro: era um dimon, embora não houvesse pessoa alguma à vista. Isso deixou Lyra morrendo de medo."
 
Outra coisa que eu achei muito decepcionante foi a história do Billy (que era para ser o Tony Makarios, mas dá para relevar a adaptação). Queria que eles tivessem mantido o elemento que, no livro, confere uma carga dramática fora do comum à passagem. Eu chorei, de soluçar, quando li isto:

"O menininho estava encolhido de encontro à grade de secagem com suas filas de filas de peixes pendurados, duros como tábuas. Ele apertava ao peito um pedaço de peixe seco como Lyra apertava Pantalaimon: com ambas as mãos, contra o coração; mas era tudo que ele tinha: um pedaço de peixe seco; porque ele não tinha um dimon. Os Gobblers tinham separado o dimon dele."
 
Não terminei de assistir a primeira temporada mas não gostei dessas mudanças que a Melian fala. :-?
Enfim, trailer da 2ª temporada (tem coisas nele que não lembro, acho que terei que reler os livros).

 
Teaser novo:


< aqui deveria ter um longo comentário sobre as minhas (excelentes) impressões com a primeira temporada, mas o tempo tá curto e estou numa correria danada :( >
 
Não lembro bem o que acontece no segundo livro, mas acho que pelo trailer a serie vai abordar sobre o mundo original da Lira que não é abordado na obra, se for estou na alta expectativa.
 
Trailer novo que saiu há algumas horas. Mas acho que esse acaba mostrando coisa demais, podiam segurar umas ceninhas pra série mesmo :think:


E faz quase 20 anos, mas eu ainda completo qualquer frase que começa "The world is changing" com a continuação óbvia :P
 
Fui enganado. Ele quase não aparece. :/
Mas é um dos principais :soevil: Sempre que alguém fala dele me obrigo a incentivar a pessoa a assistir para ver a reação na hora
que ele mata o Roger para abrir o portal pra Cittàgazze. É bom para lembrar que a série é cheia de desgraça.

Já essa temporada vai te deixar bem desanimado, então. Era para o Asriel ter um episódio basicamente inteiro para ele, puxando coisa do 3º livro, mas o coronga prejudicou as filmagens e a temporada acabou reduzida para 7 episódios. Não sei se vão lançar como um especial (parece que tava quase completo) ou mover para a terceira.
 
Então... o primeiro episódio já saiu na BBC dia 8 e eu não fiquei sabendo! Tava esperando pela HBO, nem imaginei que ainda fossem dar uma semana de diferença.

O que também significa que amanhã teremos o episódio 2. :-)
 
Cinco episódios da temporada até agora e a coisa está indo muito, muito bem.

Uma coisa que eu achei bem sem-graça foram as falas prá lá de forçadas que deram para as feiticeiras (é mais visível no S02E04), mas eu até esqueço disso quando vejo elas partindo pra pancadaria na série.

Meu lado nerd de exatas me força a extrapolar algumas coisas a partir da tecnologia do mundo da Lyra, como quando o S02E04 mostra um dos dirigíveis com um radar capaz de detectar três feiticeiras voando em formação como três pontinhos separados na tela. Isso exige que ele trabalhe com um comprimento de onda na faixa dos centímetros , o que não é totalmente inviável naquele mundo! O FuG 240 funcionava nesse nível, entrou em ação um mês antes da rendição da Alemanha e usava um magnetron para gerar o sinal, coisa que o Magistério pode ter desenvolvido mesmo sem a guerra como incentivo, e cai exatamente nessa situação de chegarem a criar um radar todo modernoso sem se tocar que podiam usar rádio para comunicação. Agora é saber se o departamento de arte pensou nisso ou se alguém só disse "bota um radar estiloso aí" e a coincidência cuidou do resto :mrgreen:

Um outro detalhe do episódio 4: aquela introdução (bem inspirada no SdA, né?) sobre a Faca, Cittàgazze e os Filósofos tinha sido feita para ser usada no episódio sobre o Asriel. Esse episódio foi definitivamente abortado, então nada de ele dar as caras por essa temporada.


Editando para colocar uma coisinha boba do S02E05:
daemon-cinto-seguranca.jpg
Um deamon vindo do outro mundo tem mais senso de segurança que muito motorista que eu vejo por aí :D
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo