• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Batman - O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight, 2008)

Sua nota para o filme:


  • Total de votantes
    147
Tá sinistro 8-O
Não deixa de ser impressionante, apesar do filme estar em mais salas e o preço dos ingressos terem aumentado desde então.

Estamos diante da possibilidade do filme chegar à marca dos US$ 500 milhões lá nos EUA, feito só conseguido até hoje pelo Titanic, que acabou fechando em US$ 600 milhões.
 
Filme quase perfeito.

Não gostei: a transformação de Dent foi forçada se você pensar na personalidade dele antes, preferia ele tivesse acontecido com mais calma, em um próximo filme. Esse Hammer estilizado não convence como batmóvel. Só.

Destaque para: o desenvolvimento dos personagens foi feito com muita compentencia. O Coringa foi apresentado as pessoas neste filme, tudo o que foi visto antes inclusive nas HQs foi um ensaio. Gostei do Bale como Batman, firme e sombrio, como Bruce apenas mediano.

Nenhum outro filme do Batman será capaz se superar este, podem ter certeza.

Ficam as dúvidas:
Não mostraram a morte do Coringa, será que vão ousar traze-lo de volta (obviamente com outro ator)?
Também não ficou claro se Dent morreu mas ficaria estranho ele aparecer, uma vez que o rosto dele é conhecido e ele foi oficialmente enterrado como um heroi. Por outro lado, ele como duas caras foi muito pouco explorado...será que volta?
 
Não gostei: a transformação de Dent foi forçada se você pensar na personalidade dele antes, preferia ele tivesse acontecido com mais calma, em um próximo filme.

1- Ele se sentia culpado pela morte da mulher que amava, viu todos os seus conceitos de ordem e justiça irem por água abaixo e teve metade do rosto completamente desfigurado. Forçado? Forçado seria ele ter conservado a sanidade.

2- A transformação foi o que fez o terceiro ato do filme ter relevância e sentido; a ascenção e a queda do Dent estão intimamente ligadas com a trama e os temas do filme e foram obviamente praparadas desde o começo. Uma só funciona se a outra está lá pra concluir a idéia. O arco principal do filme é o dele. Ele é um herói trágico. Não tinha como ser de outro jeito.

3- O único motivo pra "deixar pra outro filme" seria pra esticar as coisas inorganicamente com o único objetivo de ganhar dinheiro. Claro que os Nolan não têm nada contra dinheiro, mas eles queriam também fazer um bom filme, e se este filme não mostrasse a queda do Dent (QED) ele não seria nem de longe tão bom.

KADU disse:
Ficam as dúvidas:
Não mostraram a morte do Coringa, será que vão ousar traze-lo de volta (obviamente com outro ator)?

O Coringa foi preso e internado no Arkham. Fim. Trazer ele de volta seria completamente inútil. Ele já fez o que tinha que fazer nesse filme, o que aconteceu com ele depois é irrelevante, assim como o que aconteceu com ele antes do filme é irrelevante. Ele mal é um personagem. Personagens têm arcos, origens etc. O Coringa não tem nada disso; ele é uma força da natureza que só está ali pra servir de catalisador pros dilemas morais dos personagens de verdade.

KADU disse:
Também não ficou claro se Dent morreu mas ficaria estranho ele aparecer, uma vez que o rosto dele é conhecido e ele foi oficialmente enterrado como um heroi. Por outro lado, ele como duas caras foi muito pouco explorado...será que volta?

Não ficou claro? TODO O PONTO do final foi que o Batman teve que (a) quebrar seu código (matando o Dent pra salvar o filho do Gordon) e (b) se tornar um "vilão" nos olhos do povo, assumindo os crimes do Duas-Caras pra que o Dent pudesse se tornar um mártir (dica: um mártir é alguém que está morto) e a ordem fosse conservada em Gotham. Outra coisa: o fato do Duas-Caras ter sido explorado por pouco tempo não significa que ele foi pouco explorado. Ele foi explorado de forma mais complexa e profunda do que provavelmente qualquer vilão de qualquer filme de super-herói existente, mesmo porque nós tivemos muito mais tempo que o normal pra nos importarmos com ele antes dele enlouquecer.
 
Última edição:
Os caras não escreveram nem um outline e já tem gente inventado rumores, putz.

Pois é, xuxuzinho da minha salada!! (com 'x' hein!)
mas nem se preocupa, uma hora ou outra isso vai ser divulgado oficialmente e pronto, cabou tudo, mas deu pra entender que ele morreu...
 
Não consigo ver como o Duas-Caras poderia voltar num outro filme dos Nolan. A não ser que o Jeph Loeb escreva o roteiro.

No mais, o V explicou perfeitamente ali em cima o final do filme, que - curiosamente - deixou muita gente em dúvida.


Em tempo: O minduim me atentou para um fato interessante. Em certo momento o Coringa dá uma surra no Batman com um cano de ferro. Referência clássica ao fato dele surrar o Batman com um pé de cabra (do mesmo modo que ele mata o Jason Todd).
 
Última edição:
Em tempo: O minduim me atentou para um fato interessante. Em certo momento o Coringa dá uma surra no Batman com um cano de ferro. Referência clássica ao fato dele surrar o Batman com um pé de cabra (do mesmo modo que ele mata o Jason Todd).
Quase tive um orgasmo quando vi isso, sério.
 
"Falarei mal" do Coringa. :twisted: Altos spoilers, estejam avisados.

========================

Sim, esperava uma ótima atuação de Ledger e não fui lograda em minhas expectativas. No entanto, onde é que Ledger eclipsa todo o resto?

Uma estória só é boa, se você consegue ver mais do que o protagonista.

Neste caso, encarnar Batman em si é um problema enorme. Todo mundo viu que barra é um ator encarnar o morcegão. Em minha opinião, antes de Bale, o máximo que conseguiram em fidelidade foi com o gordinho e com o loiro. (:eek:)

O fato é que Bale continua sendo o Cavaleiro das Treva. Ponto final. Tem o próprio uniforme que é um desafio, e pra piorar as coisas Dent e Coringa. Ainda que o foco seja a transformação de Dent, ainda assim é Batman/Wayne quem une tudo.

Adorei o filme. Mostrou muito mais o Batman dedutivo que eu conheço. Pena que há a parte de Lucius Fox, pois Batman também é cientista (apenas que el nunca concluiu nenhum dos cursos que fez, nem tirou Ph.D). E graças a deus mataram aquela namoradinha!

Essa namoradinha de infância serviu para algo, que foi morrer e dar origem a Duas Caras. Porque de resto, não é coerente em si mesma! A frase reprimindo Wayne "eu conheço você o bastante para saber que estava zombando de Dent" resume todo o paradoxo que é essa personagem irritante e totalmente irreal e absurda. (se conhece porque não consegue interpretar Wayne além de se supor ser tão sexy para ser alvo de disputa de 2 homens? Já não devia ter aprendido que Wayne é muito mais que o playba idiota que viu no primeiro filme?!?)

Ver Wayne atuando de dia, pode ser menos poderoso que à noite. Mas retrata algo verossímil: a noite dá ao Morcego muito mais poder, e Wayne se for esperto não vai fazer merda com seu ícone. Mas aqui cabe a pergunta: só porque não é noite, Wayne pode se eximir de agir? É mais arriscado fazer isso como Wayne, claro, mas como vimos ao salvar seu contador idiota, é muito mais poderoso faze-lo como Wayne. (ou seja, não é limitado pela noite, e não se importa em salvar o cara que vai detonar com ele).

Resumindo, é um filme que precisarei ver várias vezes.
 
Ele [Duas Caras] foi explorado de forma mais complexa e profunda do que provavelmente qualquer vilão de qualquer filme de super-herói existente, mesmo porque nós tivemos muito mais tempo que o normal pra nos importarmos com ele antes dele enlouquecer.
Foi o ponto forte no desenvolvimento do personagem, atípico não só nos filmes de um modo geral, mas principalmente em filmes de super-heróis.
 
1- Ele se sentia culpado pela morte da mulher que amava, viu todos os seus conceitos de ordem e justiça irem por água abaixo e teve metade do rosto completamente desfigurado. Forçado? Forçado seria ele ter conservado a sanidade.

3- O único motivo pra "deixar pra outro filme" seria pra esticar as coisas inorganicamente com o único objetivo de ganhar dinheiro. Claro que os Nolan não têm nada contra dinheiro, mas eles queriam também fazer um bom filme, e se este filme não mostrasse a queda do Dent (QED) ele não seria nem de longe tão bom.

Não ficou claro? TODO O PONTO do final foi que o Batman teve que (a) quebrar seu código (matando o Dent pra salvar o filho do Gordon) e (b) se tornar um "vilão" nos olhos do povo, assumindo os crimes do Duas-Caras pra que o Dent pudesse se tornar um mártir (dica: um mártir é alguém que está morto) e a ordem fosse conservada em Gotham. Outra coisa: o fato do Duas-Caras ter sido explorado por pouco tempo não significa que ele foi pouco explorado. Ele foi explorado de forma mais complexa e profunda do que provavelmente qualquer vilão de qualquer filme de super-herói existente, mesmo porque nós tivemos muito mais tempo que o normal pra nos importarmos com ele antes dele enlouquecer.

Ele tinha motivos para se revoltar, mas perder a sanidade a ponto de querer matar uma criança, filho de um agente da lei (a qual ele sempre defendeu) eu já não acho uma reação tão óbvia. Reforço, não isso não comprometeu o filme mas na minha opinião foi o ponto mais fraco em relação ao trabalho tão bem feito. Concordo que o papel dele esta finalizado mas questiono a morte dele porque já vi casos em outros filmes muito mais óbvios de morte mas que depois se descobre o contrário.

Torço para que o Coringa e Duas-Caras não voltem realmente pois o papel deles se completou neste filme, mas existe espaço para trazê-los de volta sem forçar muito. Se essa é uma boa decisão, é outra história.
 
Spoiler

Depois que li o que o Kadu escreveu pensei bem sobre a morte de Dent, e acho que eles enterraram Harvey Dent, o que abre a possibilidade de o Duas Caras aparecer...sei lá...acho que é possível. Quanto à volta do Coringa acho um desperdício, msm pq para mim o Coringa definitivo foi Heath Ledger e uma vez que ele morreu não temos como ressussitar os mortos neh...:osigh:
 
Bom, não vejo problema nenhum do Coringa voltar. Sem essa de "cumpriu seu papel"; não consigo imaginar uma eventual fuga de Arkham sem o Coringa como principal vilão. E não venha me dizer que um filme baseado em uma fuga em massa de Arkham seria ruim.
 
Poderia ser interessante se o Heath Ledger estivesse vivo, sem ele o retorno do Coringa perde a graça, no mínimo.
 
Eu tbm acho que o Heath Ledger ter morrido matou o Coringa. Mas temos outros atores muito bons que poderiam eventualmente fazer um bom Coringa no lugar do Ledger. Os problemas, ao meu ver, são dois: 1) Manter/superar a atuação de Ledger; 2) O usual problema de substituir um ator, que é sempre ruim, ainda mais se este teve boa atuação.

Mas pensa bem, temos dois atores que estavam cotados para o papel, e que eu acho que poderiam até enriquecer o personagem: Johnny Depp e Adrien Brody.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo