• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (Batman: The Dark Knight Rises, 2012)

Sua nota para o filme


  • Total de votantes
    55
É um dos poucos atores que quando chora em cena eu tenho ataque de gargalhadas.

- Even to a guy like me, that's cold.

Bem, eu só lembro desse ator no TDK mesmo. Se o vi em outro filme, passou desapercebido. Bom... ao menos no TDK, ele foi uma ótima surpresa. Teve uma excelente atuação de um ator mediano, ou uma atuação regular para um ator muito bom. Acredito que a segunda opção seja a mais próxima da realidade.

Também, o Nolan tem o dom de explorar o melhor de cada ator. E todo mundo que trabalha com ele, parece se esforçar para espremer o seu limite. Foi assim com o Heath Ledger e com a Anne Hataway, por exemplo.
 
Vi o filme hoje, achei sensacional, embora TDK seja insuperável, esse conseguiu fechar a trilogia muito bem. Resumindo, me surpreendi com a atuação da Anne Hataway e com o uso do Bane, o ponto fraco pra mim foi a atuação da Marion Cotillard

Eu podia jurar que a cara que o comissário Gordon faz quando a Miranda está morrendo no banco do caminhão e diz que não tem mais como desarmar a bomba é na verdade o Gary Oldman decepcionado com aquela atuação farofa no clímax do filme.
 
Eu podia jurar que a cara que o comissário Gordon faz quando a Miranda está morrendo no banco do caminhão e diz que não tem mais como desarmar a bomba é na verdade o Gary Oldman decepcionado com aquela atuação farofa no clímax do filme.

Tb não entendi pq o Nolan colocou isso no filme. Não dava pra ele falar: "Ok, Marion, agora faz de novo que essa tomada ficou uma bosta?

Quant oa um reboot: Espero que não façam igual o Homem Aranha e resolvam contar a mesma merda de história de novo.
Que pelo menos façam algo como uma aventura isolada do Batman ou algo assim.
 
Isso é implicância sua. Ele está fantástico em Batman e Obrigado por Fumar.
Implicancia minha ou condescendencia sua?



- Even to a guy like me, that's cold.

Bem, eu só lembro desse ator no TDK mesmo. Se o vi em outro filme, passou desapercebido. Bom... ao menos no TDK, ele foi uma ótima surpresa. Teve uma excelente atuação de um ator mediano, ou uma atuação regular para um ator muito bom. Acredito que a segunda opção seja a mais próxima da realidade.

Também, o Nolan tem o dom de explorar o melhor de cada ator. E todo mundo que trabalha com ele, parece se esforçar para espremer o seu limite. Foi assim com o Heath Ledger e com a Anne Hataway, por exemplo.
Foi o que disse.
No filme do Nolan ele está bem. Pois o Nolan consegue dirigir bem seus atores. O elenco feminino eu ainda não vejo essa mesma força, não achei a Anne tão bem assim. Ela foi bem, mas eu a considero uma boa atriz de qualquer forma.

É como já disseram no tópico de A Pele que Habito.
O Almodovar é tão bom diretor de atores que ele até faz parecer que o Banderas é um PUTA ator fodasso.





Tb não entendi pq o Nolan colocou isso no filme. Não dava pra ele falar: "Ok, Marion, agora faz de novo que essa tomada ficou uma bosta?

Quant oa um reboot: Espero que não façam igual o Homem Aranha e resolvam contar a mesma merda de história de novo.
Que pelo menos façam algo como uma aventura isolada do Batman ou algo assim.
E o universo desses personagens já tem tanta história e tradição. Realmente não precisaria fazer mais um filme de origem.
Só que hoje em dia a moda é essa, fazer filmes de origem.

Darth Vader não vende mais apenas por ser Darth Vader. O publico quer ver como ele virou Darth Vader. Por mais tosco que o filme fique.
 
Última edição:
"The movie, to me, they're mostly boring." CRONENBERG
David, you've done drama and horror. Some fairly formidable directors have branched out into superhero movies pretty beautifully —is that something you would consider doing?

David Cronenberg: I don't think they are making them an elevated art form. I think it's still Batman running around in a stupid cape. I just don't think it's elevated. Christopher Nolan's best movie is "Memento," and that is an interesting movie. I don't think his Batman movies are half as interesting though they're 20 million times the expense. What he is doing is some very interesting technical stuff, which, you know, he's shooting IMAX and in 3-D. That's really tricky and difficult to do. I read about it in "American Cinematography Magazine," and technically, that's all very interesting. The movie, to me, they're mostly boring.



Do you think the subject matter prohibits the elevated art form?

DC: Absolutely. Anybody who works in the studio system has got 20 studio people sitting on his head at every moment, and they have no respect, and there's no…it doesn't matter how successful you've been. And obviously Nolan has been very successful. He's got a lot of power, relatively speaking. But he doesn't really have power.



So that's a no.

DC: I would say that's a no, you know. And the problem is you gotta… as I say, you can do some interesting, maybe unexpected things. And certainly, I've made the horror films and people say, "Can you make a horror film also an art film?" And I would say, "Yeah, I think you can."

But a superhero movie, by definition, you know, it's comic book. It's for kids. It's adolescent in its core. That has always been its appeal, and I think people who are saying, you know, "Dark Knight Rises" is, you know, supreme cinema art," I don't think they know what the f**k they're talking about.



Having determined that they're utterly pedestrian, is that something you would ever do, Robert?

DC: As an actor, I would play Batman.

Robert Pattinson: Actors always think they can elevate anything. The worse the script is, the more an actor is like… I mean, it's funny, you read the worst script ever, and you'll talk to everyone, and go… I always talk to my agents and I got sent this thing the other day, and they're like, "Oh my God, this is the worst thing ever." But really, like, it was basically only one character, you're like, "I don't know. I think I could do something with this."

I'd never get offered [a superhero role]. I'm not buff enough [laughs].

DC: Rob, it's okay. They put you in a funny suit. You don't have to be buff.
Fonte: NextMovie



Cronenber sempre matando a pau.
 
Ainda não assisti Cosmopolis, mas desde A History of Violence os filmes dele são mostly boring.
 
DC: I would say that's a no, you know. And the problem is you gotta… as I say, you can do some interesting, maybe unexpected things. And certainly, I've made the horror films and people say, "Can you make a horror film also an art film?" And I would say, "Yeah, I think you can."

But a superhero movie, by definition, you know, it's comic book. It's for kids. It's adolescent in its core. That has always been its appeal, and I think people who are saying, you know, "Dark Knight Rises" is, you know, supreme cinema art," I don't think they know what the fuck they're talking about.

Hm... então quer dizer que um dos pré-requisitos para que a "arte suprema do cinema" seja alcançada é que ela não tenha como público alvo crianças e adolescentes. Tem que ser filme pra gente crescidinha. Interessante isso.

E revista em quadrinho é coisa de criança mesmo, né? Fazer um filme de Batman, Turma da Mônica ou Sandman dá no mesmo. "It's for kids".

É sempre bom ser iluminado pelo conhecimento daqueles que estão por cima da carne seca. Nós não sabemos porra nenhuma do que estamos falando, e temos só que escutar o que o Sr. "It's for kids" tem a nos ensinar.

- - - Updated - - -

Olha só, que coisa interessante. O Cronenberg participou como ator do filme Jason X, no personagem Dr. Wimmer. Estou começando a entender o que ele quis dizer com poder fazer arte com um filme de terror. Vamos ao trailer:

E, caso alguém queira ver como o personagem dele morreu no filme, é só clicar aqui.
 
Última edição por um moderador:
O Cronenberg é um diretor bem autoral e que desejaria ser totalmente independente (o que hoje em dia é quase impossível).

Eu não interpretei essa resposta dele como sendo "é pra criança, então é merda". Ainda mais juntando com as outras respostas da entrevista em que o foco dele era a critica a produtores e a forma de se fazer os filmes.
Eu interpretei ali que filmes "pra criança", "pra adolescente", etc, são em sua essência filmes de estúdio. Pois se o publico alvo de um filme são crianças ou adolescentes, é mais provável que ele tenha boa bilheteria. E, se são filmes de estudio, então são filmes em que a liberdade de criação do diretor é perto da nulidade, pois ele tem que ficar atendendo aos caprichos dos produtores, financiadores, não pode ter censura acima de 13 anos, etc.

E, se você quer fazer arte, qualquer tipo de freio ou bloqueio que você coloque, já aumenta consideravelmente a probabilidade de não se atingir esse objetivo.
Quando se assiste os filmes do Cronenberg que não foram de estudio e ele conseguiu a liberdade que se queria, você nota nitidamente tudo que ele queria expor e não teve pudores de expor.


E eu interpretei assim também pelo que ele comenta logo depois.
Todos ficam falando que porcausa dos sucessos dos filmes do Nolan, ele agora tem carta branca pra fazer o filme que quiser. Isso é só até a página 2. O "poder" dele é só o imaginado pelo público, dentro da industria são outros caras que mandam.
 
Última edição:
Esse filme não funcionou comigo por causa do roteiro, e olha que sou grande fã dos outros dois filmes...

Os envolvimentos afetivos do Bruce são forçados. Ele se envolve e confia demasiadamente tanto na Tate quando na Selina sem lá muito motivo para isso, e o jeito que estas o enganam e prevalecem me pareceram pouco realistas, Bruce de repente ficou muito burro e crédulo, enquanto nos outros filmes ele estava sempre pau-a-pau com Ras ou com o Coringa, de longe superiores às duas. As traições e reaproximações de Selina e Bruce soam mais como uma necessidade de roteiro do que como uma necessidade psicológica dos personagens, até Batman Returns do Tim Burton é mais bem sucedido nesse quesito, dada as proporções de cada universo.

Já a reviravolta de Tate no final vem apenas para estragar a origem e o personagem de Bane e a plausibilidade do fato dele ter derrotado Batman, afinal o fato dele ter nascido na escuridão é uma justificativa de sua força e superioridade, seja de um ponto de vista mais metafórico, ou de um ponto de vista mais literal, como se Bane tivesse participado de uma seleção natural violentíssima naquele ambiente e por isso saído dele. Isso tudo só para gerar uma "surpresa" final (que nem é tão surpreendente, já que a história do Bane é meio que "mal contada" desde início, como se tivesse uma ponta solta) e fazer Tate pouco render como vilã, participando de uma cena de ação e morrendo rapidamente (sem falar da morte épica de Bane... que mal aparece na tela).

O foco do filme na história da tomada da cidade, da bomba, em como desarmá-la e etc, também me pareceu um foco pouco interessante que fugiu bastante dos filmes anteriores. Tá certo que Batman Begins tinha isso também, mas o filme foca mais na origem do Batman e na história de 'detetive' ao redor da máfia e Crane, que só no final convertem-se na questão da destruição da cidade, servindo apenas como pretexto de um grande ato de ação final. Já aqui é um dos grandes focos do filme, senão o grande foco do filme, e Nolan novamente peca no realismo, sinto que faltou um sentimento de 'apocalipse' e caos, e a 'revolução' parece mais acontecer na Gotham de Burton do que na Gotham do próprio Nolan.

O 'Robin' é outro também que no começo do filme já tem grande intimidade e conhecimento de Bruce sem motivos convincentes para tanto, caindo no roteiro, decerto, apenas para converter-se em Robin no final. Outra coisa meio estranha é a aposentadoria do Batman (e do fato dele estar tão acabado), já que The Dark Knight sugeriu claramente que ele faria o papel de herói "que Gotham merece, mas não o que necessita", que seria "caçado", mas que "aguentaria", etc. Já o Lucius Fox, que disse que resignaria da empresa, aparentemente mudou de idéia. O motivo de Batman desaposentar também não soa convincente, já que aparentemente Bane era só um mercenário...

Fora outros pequenos detalhes meio mal explicados. Como Bane acha todas aquelas maquinarias que Fox diz não constar sequer nos registros da empresa Wayne? Por que a mulher gato é tão fodona? Os motivos do Alfred abandonar Bruce e a recuperação de Bruce após a derrota, pouco convincentes... Os diálogos, muito abaixo do nível dos outros dois filmes. "So you came back to die in your city." "No, I came back to stop you!". E por aí vai.
 
Última edição:
Uma palavra: épico! Olha que eu nem assisti os dois primeiros da trilogia, mas esse filme me despertou o interesse no batman. A cena do buraco foi bem impactante e o que aconteceu com Gotham foi surpreendente, atingiu uma enorme magnitude. Eu acho que foi ótimo encerrar uma trilogia com tamanha grandiosidade. Volta e meia, ando pensando nas cenas.
 
reassistir batman begins e o the dark knight é uma ótima pedida.

para mim, o TDKR acabou ficando no mesmo nivel que o TDK por conta de ter reassistido o Batman Begins.
 
Ainda não assisti Cosmopolis, mas desde A History of Violence os filmes dele são mostly boring.

ENGOLE ISSO! ENGOLE ISSO AGORA! :lol:

Ainda não fizeram post pro Interestellar - e eu tô no serviço agora -, então já deixo aqui link com a resenha da Ana Maria Bahiana: http://anamariabahiana.blogosfera.uol.com.br/2014/10/27/2014-uma-nova-odisseia-no-espaco/

@Thor , aqui um link onde o Cronenberg explica o que o ele quis dizer com isso: http://www.ign.com/articles/2013/01...-controversial-the-dark-knight-rises-comments
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo