• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Batalhas Marítimas

Não. Tolkien nunca permitiria isso! Ele sempre foi total e completamente contra "maquinarias". Nas Cartas vc encontra mais referências a isso, ele aponta inclusive que o grande pecado dos elfos noldor foi isso!
 
Varnon disse:
Vários povos da Terra-Média são baseados em povos do nosso mundo real, será que não havia nenhum povo chines que teria começado a desenvolver a pólvora?
se for assim, os haraddrim que deveriam ter a pólvora, pois eles são o que chegam mais perto dos chineses (que descobriram a pólvora)
 
O poder de Gondor ou dos númenorianos estavam nos armamentos dos soldados, nos treinamentos, e nas táticas de guerra, tanto em campo de batalha ou para os cercos a cidades e fortalezas inimigas. O fato de Númenor ter tido a maior e mais poderosa armada dos mares e oceanos não significa que tenha a presença de armas de fogo, como a pólvora.

Vale lembrar das poderosas armadas da antiga Grécia quando da Batalha de Salamina.
 
Definitivamente não usavam pólvora. Acredito que as táticasde batalha naval eram semelhantes as das idades Antiga e Média (usar o barco como aríete, ganchos, tochas, arqueiros, navios maiores com catapultas e balistas, talvez até um fogo grego...)
 
Bom, acho pouco provável que tenham existido "BATALHAS" navais. É dito que a superioridade dos numenorianos era tão grande que não consigo imaginar nada proporcionalmente diferente de um porta-aviões contra jangadas. Não em tamanho, mas em capacidade bélica. Então creio que "MASSACRES" marítimos seja mais adequado, se é que aconteceu. :D

É dito ainda que os numenorianos eram exímios arqueiros e portanto é lógico imaginar que esta era a principal arma de batalha naval que utilizavam. Eventualmente alguma balista, como uma extrapolação de uma besta, com maior "poder de fogo". Afinal, seria apenas uma flecha grande. E quando se pensa em mais poder o primeiro pensamento natural é pensar no que já existe, só que maior. (E quando isso não funciona é que se parte para novas idéias.)
 
Falando em polvora, também não achava que eles tivessem conhecimento dela, fosse para o que fosse...talves talves esporões nos navios, para afundar embarcações adversárias , e o que mais já foi dito...
Mas sobre os orientais não sei porque nunca os vi muito como chineses, me vinha mais aidéia deles semelhantes a arabes, turcos, etc...até mesmo um pouco por causa dos trajes, clima, geografia de região etc...Mas isso não muito haver com assunto daqui(na verdade nada) é só a ideia que sempre tive dos tais orientais...^^
 
imgres


Nossa, falaram cada coisa nesse tópico -.-'
 
Adoro comentários inúteis, mas enfim.

Se não me engano, as batalhas marítimas foram sempre travadas entre Gondor e Umbar, os herdeiros de Númenor, porque antes da ilha afundar não havia nenhum adversário à altura.

Sempre imaginei os barcos da Terra-Média mais parecidos com trirremes, então as táticas de batalha naval deveriam ser algo aproximação e invasão do barco inimigo, atirar flechas etc... Muito provavelmente haveriam algumas armas que lançassem projéteis, como balistas ou catapultas.

O fato deles não terem pólvora não quer dizer que eles não poderiam ferrar com a frota inimiga. Os chineses antigos usavam bolas de ferro em brasa pra atearem fogo aos barcos inimigos [eles conseguiam manter uma pequena forja nos barcos pra fazerem tal coisa], o maior problema seria fazer a mira e acertar o alvo em movimento, fora o balanço das ondas.
 
Sempre imaginei os barcos da Terra-Média mais parecidos com trirremes, então as táticas de batalha naval deveriam ser algo aproximação e invasão do barco inimigo, atirar flechas etc... Muito provavelmente haveriam algumas armas que lançassem projéteis, como balistas ou catapultas.

Eu acho que eram mais parecidas com caravelas (sem os canhões). Tanto que na Batalha dos Campos de Pelennor fica meio claro isso. Parecem ter sido navios enormes.

Aliás, o que me lembra Númenor - eles construíram navios absolutamente imensos e destruiram suas próprias florestas e uma boa parte das florestas litorâneas da Terra-média. As embracações devem ter sido brutais.

Parece que o limite de tamanho de um navio de madeira era (e é) cerca de 100-110 m. Acredito que Númenor e Gondor (e Umbar) tenham atingido esse limite ou chegado perto.
 
Eu acho que eram mais parecidas com caravelas (sem os canhões). Tanto que na Batalha dos Campos de Pelennor fica meio claro isso. Parecem ter sido navios enormes.

Aliás, o que me lembra Númenor - eles construíram navios absolutamente imensos e destruiram suas próprias florestas e uma boa parte das florestas litorâneas da Terra-média. As embracações devem ter sido brutais.

Parece que o limite de tamanho de um navio de madeira era (e é) cerca de 100-110 m. Acredito que Númenor e Gondor (e Umbar) tenham atingido esse limite ou chegado perto.

Ou seja, um navio com 100 metros é até muita coisa. Imagina um cidadão da Terra media que nunca viu um navio sequer ou até mesmo quem é acostumado se deparando com um "Titanic" na sua frente.

Realmente as naus de Númenor deveriam ser colossais para os pradões de Arda.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo