1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Batalhas Marítimas

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Varnon, 23 Abr 2006.

  1. Varnon

    Varnon Cavaleiro de Dol Amroth

    Aew pessoal, como eram as batalhas marítimas de senhor dos anéis?
    Como seria quando os navios de Númenor encontravam hostilidade nas praias da terra-média, como aconteceu de Tar-Atanamir para frente?
    E Umbar durante a terceira era, Gondor sempre teve uma marinha poderosa, como ela atacava? Existia canhões? O pó mágico que Sarumam usa parece ser um tipo de pólvora, será que os navios de Gondor ou dos corsários usavam isso para disparar canhões ou armas semelhantes? Ou será que a batalha era na base do arco e flecha e invasão de barco em barco?
    Comentem...
    Vlw...
     
  2. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Parece que a pólvora (ou o que quer que aquilo fosse) era invenção do Saruman mesmo, e usado só por ele. As batalhas navais deveriam então ser à base de flechas, flechas incendiárias, e qualquer outra coisa do tipo, sei lá.
     
  3. Ramalokion

    Ramalokion Mecha-de-Folha

    Bom se formos passar pra como seria em nosso mundo, eles pdoeriam usar catapultas adaptadas e "trombar" mesmo.... Os gregos lutavam assim por exemplo!
     
  4. Asca

    Asca Usuário

    Ou então pegamos de como essas batalhas foram representados no game Battle For Middle Earth II, que existem barcos que atiram flechas pegando fogo, barocos elfos mágicos e barcos balistas com longo alcance. Essa é a idéia que eu tenho sobre as batalhas navais.

    Quanto ao "pó mágico" seria invensão de Saruman.
     
  5. ShidoSan

    ShidoSan Traí o mov. vegetariano véio

    Acho que elas seriam como as batalhas marítimas medievais iguais as do nosso mundo mesmo, com flechas pegando fogo, atracamento de navios e etc.
    Quanto as explosões criadas por Saruman, se aquilo era pólvora, acho que foi ele que criou mesmo, e só ele saberia fabricar/usar, ou então alguém instruido por ele...
     
  6. Capitão Nemo

    Capitão Nemo Cientista Maluco

    Aí, eh dito que no começo Sauron viajou até o leste da terra-media antes de ir para isengard. Lá poderia ter conhecido a polvora (os chineses a conheciam desde a Antiguidade, e contando que a Terra Media seria o nosso mundo há milhares de anos atraz...). Os corsareos de Umbar tb poderiam ter conhecido a polvora... Até gandalf a conhecia (fogos de artificio)...
     
  7. Asca

    Asca Usuário


    É mesmo, levando um fato de que isso é suposição, pois, não há trechos comprovando (que eu saiba), tem haver sim. Os corsários eram de olho puxado e gostavam de uma "pinga" :mrgreen: .

    Aliás, Gandalf poderia usar pólvora... Saruman "pó mágico". :cool:
     
  8. ShidoSan

    ShidoSan Traí o mov. vegetariano véio

    Bom, que eu sabia os fogos de artifício do gandalf sõ mágicos, e não de pólvora, mas pode ser também, não sei.
     
  9. Varnon

    Varnon Cavaleiro de Dol Amroth

    Então, eu acho um pouco estranho pois os navios numenorianos e gondorianos tem formatos muito semelhantes aos das caravelas da epoca dos descobrimentos de Portugal, Espanha e Grã-Bretanha. Acredito que talvez uns 4 canhões um navio poderia ter, mas talvez acionado de modo manual, ou algo do tipo.
    Que acham?
    vlw...
     
  10. Capitão Nemo

    Capitão Nemo Cientista Maluco

    Digamos que, para os homens e hobbits do oeste da terra-media, a pólvera pareceria um pó magico, visto que apenas os Magos a dominavam, e Saruman poderia ter usado esse erro para que os homens tivessem mais nedo de seu poder.
     
  11. Ramalokion

    Ramalokion Mecha-de-Folha

    Não tinha como os Numenorianos usarem canhões em seus barcos uma vez que os Istari chegram a T-M muito depois; e não há nenhum relato (texto de Tolkien) que mencione armas de fogo de nenhum tipo, exceção ao "pó mágico" de Saruman contra Rohan.
     
  12. Capitão Nemo

    Capitão Nemo Cientista Maluco

    Os numenorianos chegaram a regiões distantes do leste da terra-media, e se minha teoria tiver certa...
     
  13. Varnon

    Varnon Cavaleiro de Dol Amroth

    Bom...o Capitão Nemo pode ter razão...talvez com uma troca de tecnologias entre os outros povos de Arda, Númenor poderia ter conseguido dominar o pó mágico. Acredito que grande parte desse conhecimento deve ter sido perdido na Queda de Númenor. Mas quando os 9 navios de Elendil chegaram a Terra-Média, talvez um pouco ainda tenha sido preservado e usado por Gondor, que detinha a melhor marinha da época.
    Q axam?
    Vlw...
     
  14. ShidoSan

    ShidoSan Traí o mov. vegetariano véio

    Varnon, eu realmente não acho que os Númenorianos tivessem acesso à pólvora, se é que o "pó mágico" de Saruman fosse mesmo a pólvora. Se existia pólvora na Terra-Média, concerteza somente Saruman (ou no máximo Gandalf) possuiam ela.
     
  15. Miguêz

    Miguêz You talkin' to me?

    Creio que somente Saruman tinha acesso a polvora,mesmo porque se outros povos tivessem acesso eles a usariam em armas de fogo(canhões, espingardas, etc), já que um bom tempo havia passado até a guerra do anel.
     
  16. não acho que eles usavam canhões, acho que eles atiravam flechas, e coisas parecidas (não entendo disso).
    hum... de modo manual, tipo catapulta? talvez. mas acho que pólvora era exclusiva do Saruman. talvez Gandalf.
     
  17. Ramalokion

    Ramalokion Mecha-de-Folha

    Sua teoria não se sustenta por que na verdade, Tolkien só fala dos Numenorianos nas regiões costeiras da TM e terras próximas... Agora, mesmo que tivese algum povo com pólvora pq ninguém mais usou? Sauron sim foi pro Leste e nenhum povo de lá usou pólvora.
     
  18. Capitão Nemo

    Capitão Nemo Cientista Maluco

    Não, os numenorianos foram as regiões distantes do leste da Tera-Media, sim. E talvez a polvora só fosse conhecida por gandalf (apesar de seus fogos de artificio poderem ser realmente magicos e não possuirem polvora) e Saruman (e alem disso ele proprio poderia já ter conhecido a polvora sozinho, sem ter tido contato com os povos distantes do leste da terra-media.)

    Ha, e a polvora já conhecida por diversos povo erutopeus ao final da idade media
     
  19. Ramalokion

    Ramalokion Mecha-de-Folha

    A pólvora em nosso mundo ficou conhecida por diversos povos porque ela veio da China via comércio, antes ninguém a conhecia. E ai resolveram que além de fogos de artifico ela podia ser útil pra explodir coisas! ;-)

    Você poderia apontar o trecho onde diz que os Numenorianos foram pro Leste da TM? Por que eu sinceramente não consigo encontrar nenhuma referência a isso. Sempre falam deles nas costas e regiões litoraneas, no máximo seguindo rios. Agora LESTE mesmo, só Sauron e os Magos Azuis.
     
  20. Varnon

    Varnon Cavaleiro de Dol Amroth

    Realmente, se formos analisar, nos livros não é citado que eles foram para o leste a não ser por um leve trecho onde c fala que o Numenorianos ja haviam explorado todos os mares do leste e começavam a ansiar pelos mares do oeste.
    Vários povos da Terra-Média são baseados em povos do nosso mundo real, será que não havia nenhum povo chines que teria começado a desenvolver a pólvora?
    Realmente, talvez Saruman sozinho poderia tê-la descoberto, mas quando ele morreu, seus conhecimentos se perderam com ele??
    Em relação aos navios, talvez realmente catapultas menores fossem usadas no lugar dos canhões...
    Bom...uma última coisa, será que nunca iriamos ver a Terra-Média lutando na base de mosqueteiros?? 8-O hauhauahuahaa
    Já pensou então, uns elfos pilotando caças da 2 Guerra Mundial? :blah:
    Vlw...
     

Compartilhar