1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Batalha de Magos: Essencial?

Tópico em 'O Senhor dos Anéis - os Filmes' iniciado por Loky, 21 Jun 2004.

  1. Loky

    Loky Usuário

    Quem tem em casa o video de SdA - SdA e assistiu aos extras, viu que num determinado momento de uma entrevista com Ian Mckellen (escrevi certo?) ele diz que a batalha dos magos (Gandalf e Saruman), já que os dois eram antagonistas, era essencial. o que voces acham? essa cena realmente eh necessaria? ou o filme passaria bem sem ela?
     
  2. Thais Tûk

    Thais Tûk (avulsa)

    O filme PASSOU sem ela. :(

    Eu queria muito ter visto, assim como Gandalf X Rei Bruxo.
     
  3. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    O que é que estás a dizer? A batalha de que estamos a falar é aquela em que o Gandalf e o Saruman lutam, na Sociedade dos Anel.

    Acho que é de certa maneira essencial, pois sem ela ficava pouco perceptível para o público, e meio parvo também, o Gandalf a deixar simplesmente que o prendessem, como é dado a entender no livro. Isto é cinema, e aqui coisas dessas não resultam. E assim dá uma maior ideia de que Saruman é mais poderoso que Saruman, e dá uma sensação melhor da subida de pode que Gandalf o Cinzento sofre ao transformar-se em o Branco.
     
  4. Loky

    Loky Usuário

    entendo. mas ainda assim os mais puristas com certeza se revoltaram com essa afirmação. mas realmente essa é uma explicação possível. vamos ver outras opiniões.
     
  5. Hobbit Bonzinho

    Hobbit Bonzinho Usuário

    Acho que a cena existe para se adequar melhor ao cinema comercial e a diversão. O filme já tinha uns 40 minutos, e não tinha nenhuma cena de ação a não ser a batalha do prólogo, já ia começar a cansar e era bom agitar um pouco as coisas. Pelo menos ficou legal...
    Mas tenho minhas dúvidas se era REALMENTE necessária....
     
  6. Fëaruin Alcarintur ¥

    Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

    Independente de como a cena foi filmada, era necessário a mostra de um conflito entre os dois magos, para mostrar também, como bem disse o 10º membro, a superioridade de Saruman em relação a Gandalf, novamente explicitada na cena na "vitória" da mágica de Saruman em cima da mágica de Gandalf em Caradhras.

    É discutível, no meu conceito, os comos da filmagem da cena (apesar de que não acho que uma luta pirotécnica fosse satisfatória), mas sua necessidade é evidente, de fato; nesse sentido, ponto pro gordo barbudo. :obiggraz:
     
  7. Mith

    Mith This server is too busy!

    Sim, essa cena foi muito importante para o filme.
    Concordo também no fato para mostrar a antagonia de idéias e forças dos dois Istari, mas ela também podia ser reveleada de uma outra maneira.

    Mas a tal sensação de poder dá-se na hora em que Gandalf derrota o Balrog de Moria, ele mesmo fala isso no filme.
    Ai que ele morre e vem toda a narrativa de como ele se torna o Branco. :wink:
     
  8. Athus

    Athus Usuário

    a cena foi necessária para o filme pois seria estranho o Gnadalf simplesmente desaparecer de cena até a chegada em Valfenda, mais acho que uma luta entre o rei bruxo e o gandalf fez falta em o retorno do rei pois o rei bruxo diz que vai subjulgar o mago e nada disso é mostrado, uma ou eles deveriam ter cortado essa fala do rei bruxo no filme ou ter mostrado a batalha entre os dois :evil:
     
  9. Creio que a batalha não foi extremamente essencial, porém, devemos pensar que nem todo o público que assistiu ao filme era composto de fãs.
    Nem sempre tudo fica claro para quem está tendo um primeiro contato com a saga e, além do mais, o cinema exige certas características que no livro ou não existem (ao menos no primeiro volume) ou são sutis demais pra o universo Hollywoodiano.
    Isso não acontece apenas com a luta Gandalf Vs. Saruman, mas também com romance (mostrado de modo MUITO claro no 1º filme) e a presença de um vilão (afinal, Sauron aparece logo na primeira cena do filme, o que não acontece, NEM DE LONGE, nos livros).
     
  10. Peregrin

    Peregrin Technologic

    Acho a cena necessária sim...

    Vendo o flme, a gente fica sabendo que Saruman é o líder da ordem de Gandalf, e que ele traiu essa ordem. Mas era preciso mostrar de forma mais incisiva que Saruman era mais poderoso que Gandalf, assim como também era preciso mostrar o porquê de Gandalf ser aprisionado. Logo, PJ matou 2 colehos com uma cajadada, ou derrotou um mago com 2 cajadadas, tanto faz :obiggraz:
     
  11. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Vejam como seria a cena sem a luta:

    "Diz-me, amigo, quando trocou Saruman o Branco a razão pela loucura?"

    "Não é da tua conta, Peregrino Cinzento, o idiota que se acha sábio mas não sabe ver uma traição pelas costas dele!"

    "Não ireis ganhar esta luta, Saruman!"

    "Achas-te muito poderoso, é? Pois vai agora para o cimo da Torre, e sem discussão!"

    "Ora, seu palerma, não vou!"

    "Ah vais vais, olha que eu sou mau!"

    "Ok, ok, não é preciso bater. As águias veem-me buscar!" ( Gandalf põe a língua de fora )

    "Sim, mas o que interessa é que eu te orendi sem luta. Sou mesmo bom, nem preciso de me mecher, todos perdem contra mim..."
     
  12. Felipe Took

    Felipe Took Usuário

    A cena era necessária para o filme sim. Como foi dito , ali percebemos que Saruman era mais poderoso que Gandalf. Foi importante inclusive para quando Gandalf vira Gandalf , o Branco , pois percebemos que agora sim ele era mais poderoso que Saruman.

    Só se pode discutir a realização da cena. Acho que ficou boa para o cinema , mas imaginaria a briga entre esses 2 magos de um modo bem diferente.
     
  13. *Nimrodel*

    *Nimrodel* Usuário

    Mas no filme o Saruman ganhou por causa de um golpe de oportunidade,qnd ele tomou o cajado do Gandalf...
     
  14. Felipe Took

    Felipe Took Usuário

    Pode parecer simplesmente isso , mas naquele momento da historia , era impossível para Gandalf ganhar de Saruman.
     
  15. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

    Até aquele momento Sarumam possuia mais poderes que Gandalf. e a cena foi necessaria sim... pelo menos ao meu ver, e considerando os outros topikos!!
     
  16. Hilda

    Hilda Usuário

    A batalha de magos essencial é aquela em que o Gandalf e o Saruman lutam (na Sociedade dos Anel)
     
  17. Tisf

    Tisf Delivery Boy

    Mas é justamente dessa que eles falam :mrgreen:
     
  18. Não vou discutir a importância da batalha de Gandalf x Saruman dentro da narrativa do filme,pois acho que todos sabem(ou deveriam saber)que serviu para mostrar mais daquilo que não deu para ser adaptado.Christopher Lee disse uma frase que resume a cena:"O Poder absoluto corrompe,o poder absoluto corrompe totalmente".E é o que vemos no filme,apesar de que no livro a questão da corrupção do poder é mais aprofundada.

    Mas,cinematograficamente falando,foi um grande momento do primeiro filme,um dos pontos altos.
     
  19. Portador do Anel

    Portador do Anel Usuário

    totalmente essencial: ótimo como cena de ação, perfeita pra mostra a evolução do poder de gandalf. antes: inferior a saruman. depois (da luta com o balrog): superior a saruman.

    10!!!!!
     
  20. Realmente, a luta entre eles não demonstra tanto a superioridade de Saruman se observarmos sobre a óptica de que ele toma o cajado de Gandalf meio que por sorte.
    Apesar disso a corrupção de Saruman é incontestavelmente bem demonstrada.
     

Compartilhar