1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Base de Alcântara

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Omykron, 2 Jun 2003.

  1. Omykron

    Omykron far above

    aqui tem um site q fala mtu sobre o acordo brasil-eua sobre a base de alcantra no maranhão, na qual a base seria um território americano...
    mtu bom
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    [=
    nota 10 para o texto
     
  2. Tisf

    Tisf Delivery Boy

    Explosão em Alcântara provoca morte de 19 pessoas :?

    BRASÍLIA (Reuters) - A explosão de um foguete brasileiro na base de Alcântara, no Maranhão, provocou a morte de pelo menos 19 pessoas nesta sexta-feira, informou um assessor da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão.

    "Morreram 19 pessoas e há cerca de 20 feridos em estado grave", disse à Reuters o assessor da Secretaria de Segurança Pública do Estado, José Raimundo de Souza, por telefone.

    Ele acrescentou que há "militares e civis" entre as vítimas.

    O foguete, que deveria ser lançado nos próximos dias, foi destruído em um acidente no centro de lançamento, afirmou o Comando da Aeronáutica.

    Fonte: Uol

    Os testes anteriores pelo menos não deram certo, mas foram explodidos no ar... dessa vez nem decolou :?
     
  3. Eönwë

    Eönwë Usuário

    Foguete brasileiro explode e mata dezenove pessoas

    Explosão em Alcântara deixa mortos e feridos, diz Segurança do MA

    da Folha Online

    A explosão ocorrida hoje na base de Alcântara, no Maranhão, deixou 19 pessoas mortas e 20 feridas, segundo informações da Gerência da Segurança Pública do Estado. O Comando da Aeronáutica ainda não confirma os números.

    Apesar de a base ficar sob responsabilidade da Aeronáutica, a Segurança informou que militares solicitaram apoio de peritos do IML (Instituto Médico Legal) e do Grupo Tático Aéreo da polícia.

    A Aeronáutica ainda faz o levantamento do número exato de vítimas.

    Explosão

    O terceiro protótipo do VLS-1 (Veículo Lançador de Satélites) brasileiro explodiu por volta das 13h30, três dias antes do seu lançamento, que aconteceria na segunda-feira (25).

    O presidente da AEB (Agência Espacial Brasileira), Luiz Beviláqcua, foi surpreendido pela notícia. Quando questionado sobre a explosão durante entrevista coletiva para falar sobre o acordo espacial Brasil-Ucrânia, desdenhou a informação, confirmada minutos depois por um assessor.

    O lançador de satélites VLS-1 V03 é um dos carros-chefe do programa espacial brasileiro. Ele é composto por quatro estágios, todos com combustível de propulsão sólida --mais simples e com impulso menos duradouro.

    Aeronáutica

    Em nota, o Comando da Aeronáutica afirma que ainda não há confirmação sobre as causas do acidente.

    "O pessoal técnico já está reunindo os dados necessários para avaliar a situação e já está em andamento a investigação para apurar as prováveis causas do acidente", diz a nota.




    Só faltava essa...

    Tá na hora de o programa espacial brasileiro passar por uma séria revisão. Eles já tinham tentado lançar satélites duas vezes (em 97 e 99), sem sucesso. Agora, acontece essa tragédia, e ainda estavam só testando o foguete.

    O que vocês acham?
     
  4. Ruby Moon £

    Ruby Moon £ Usuário

    :lol:
    Ah, a gente tem que lembrar que é Brasil......em toda a nossa história os acontecimentos foram se sucedendo da maneira mais bizarra que poderíamos imaginar... e infelizmente não foi dessa vez que isso mudou... :roll:
     
  5. Knolex

    Knolex Well-Known Member In Memoriam

    É lamentável...

    ... e sem dúvida, nada para rir. :?
     
  6. Lukaz Drakon

    Lukaz Drakon Souls. I Eets Them.

    :osigh:

    Eu nunca fui muito a favor de bases de lançamento brasileiras. Tipo de coisas muito cara e muito instavel. Mais essa agora. :(
     
  7. Mentor

    Mentor Usuário

    Aquela base é uma maravilha, o foguete é ótimo e o pessoal que trabalha com ele é excepcional. Só que o orçamento é baixíssimo. Só para terem uma idéia, o programa do VLS é um dos mais baratos do mundo!

    E acidentes acontecem em qualquer área, mas acidentes com foguetes são muito mais impressionantes e acabam chamando muita atenção. Mas acho que agora o programa vai pra frente, provavelmente o orçamento vai melhorar, e por conseqüência a segurança também... Tomara.

    Além disso o acordo de cooperação com a Ucrânia já foi assinado...
     
  8. Lukaz Drakon

    Lukaz Drakon Souls. I Eets Them.

    O caso é que o Brasil sabe fazer. O problema é a falta de dinheiro que faz ele fazer mal. :|
     
  9. Riff

    Riff Usuário

    Dinheiro não falta, o problema é q nguem sabe onde o dinheiro está, definitivamente, esse não é um pais sério
     
  10. Mentor

    Mentor Usuário

    Quem te disse isso??????????? :x

    Não só sabemos fazer, como fazemos os projetos mais rápido e com menos dinheiro. Sabia que o projeto da Blazer brasileira foi feito num tempo record para a GM??? E que as idéias criadas aqui foram exportadas????
     
  11. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário

    Eu vou ser um pouco mais veemente do que vcs...

    Pra mim foi SABOTAGEM.
     
  12. jean

    jean Shhhzup!

    explique-se... :|
     
  13. Paraíba Hi-Tech

    Paraíba Hi-Tech Cabra Arretado

    Concordo plenamente!
    Tenho amigos q trabalham lá e ainda não tive notícias deles...
     
  14. Mentor

    Mentor Usuário

    Putz... E só porque talvez possa dar errado então não vamos fazer? Você acha que pra fazer qualquer projetinho por aí é só desenhar montar e ele funciona??? Nem precisa ser um foguete, mas qualquer projeto sério. E só porque não há incentivo governamental, não vamos fazer????

    Há centenas de empresas direta e indiretamente ligadas a um projeto complexo como esse, e nem todo dinheiro investido é só do governo federal: A maioria das tecnologias desenvolvidas nesse caso são repassadas para a indústria após serem desenvolvidas e testadas pelas universidades e centros militares, daí a indústria se vira para viabilizar a produção.


    Por exemplo em que?


    Ela era boa para fabricar veículos militares. E hoje em dia eu imagino que empresas grandes realmente brasileiras são só as que tem ligação com os militares, o restante sempre acaba tendo alguma relação com o exterior.

    No caso dos automóveis, o Brasil tem vários centros de engenharia, acho que o da GM é um dos maiores e melhores.
     
  15. Mentor

    Mentor Usuário

    Vai pesquisar cara. Já ouvir falar num foguete chamado "Piranha"?

    Do jeito que você fala parece que tem uma fábrica em que de um lado entra dinheiro do governo e do outro sai um foguete prontinho, não é? :lol: Muito bem campeão! Continue assim! :clap: :lol:

    Ah, e todos os funcionários que trabalham aqui são estrangeiros né?
     
  16. Orion

    Orion Jonas

    Simples. Não continuar dependente dos satélites externos e ter domínio de tecnolgia própria, já que no mundo atual pós terceira Rev Industrial o que importa é o domínio de tecnologia.

    Outra coisa. A base de alcântara geograficamente é uma das melhores do mundo por se encontrar quase no Equador e as naves então gastam quase a metade do combustível que é usado em outras regiões para atingir seus objetivos. Tanto que essa base chamou a atenção do mundo.

    Tecnologia é soberania.

    E daí que a GM não é uma empresa brasileira? Nós podemos produzir carros da GM tranquilamente. Nossa mão de obra tem especializãção pra isso. Observe o seguinte, a FIAT está quase falindo na Itália, mas quem segura essa mega empresa? O brasil. O brasil produz os carros da FIAT e os exporta mostrando que mesmo não tendo ou sendo dono da FIAT tem a capacidade não só de produzir em série com qualidade, mas de SUSTENTAR a empresa.
     
  17. Mentor

    Mentor Usuário

    Dá-lhe bLaCk_oRiOn! A Fiat é um exemplo até melhor do que a GM mesmo!
     
  18. Orion

    Orion Jonas

    :wink: Nossas idéias são bastante parecidas.

    O sarcasmo desse cara aí de cima me irritou.
     
  19. Barbárvore.

    Barbárvore. Beatlemaniac

    Po, o forum tbm eh meio de notícias :lol:
    Eu fikei sabendo da tragedia primeiro pelo forum (e qd lia as noticias eu pensava que eram antigas), daih fiquei de boca aberta qd vi isso na tv há uns 10 min... agora to lendo a reportagem no jornal :lol:

    Tipow... uma duvidazinha: o que o Brasil ganha pesquisando essas tecnologias espaciais? (eh soh uma pergunta.. eu nao sei mesmo :tsc: )

    Ah eh.. vcs viram que agora a Base de Alcântara vai ser usada pelos Ucranianos, assinaram até um acordo. E aquele presidente da AEB muito idiota qd recebeu a noticia que um fogeute tinha explodido: "Só se for foguete de São João" :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: A egoxcentricidade desses caras eh mt foda :lol:
     
  20. Orion

    Orion Jonas

    Sim, com projetos próprios o país pode ganhar dinheiro diretamente, ao vender tecnologia a outros países e comercializar suas pesquisas espaciais. Ou indiretamente deixando de gastar com a depenência aos projetos de outros países, principalmente no que se diz respeito a satélites e sondas.

    Sem contar que assim não precisaríamos comprar mais tanta tecnologia externa e seríamos incluídos no seleto grupo de países com tecnologia espacial. Segundo alguns cientistas políticos e sociólogos, se o país alcançar um nível auto suficiente em tecnologia espacial, e de outras áreas, poderemos acelerar em níveis absurdamente enormes o nosso desenvolvimento.
     

Compartilhar