1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Bartleby, o escriturário - Herman Melville

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Chatov, 25 Abr 2010.

1. Chatov

Chatov Usuário

Sinopse

Publicado anonimamente em 1853, Bartleby, o escriturário: uma história de Wall Street revela o estilo bem-humorado e por vezes sombrio de Herman Melville (1819-1891). Trata-se de uma história surpreendente pela simplicidade e aterradora pelo realismo. O narrador, um bem-sucedido advogado, contrata Bartleby para trabalhar como auxiliar de escritório. Ele se mostra um prestativo funcionário até que um dia, sem razão alguma, responde a um pedido de seu chefe com um desconcertante "Prefiro não fazer". Esse desacato, essa insubordinação ultrapassa a compreensão humana: é como se rompesse com a organização moral do mundo, desafiando verdades até então universais.

Minha Opinião
    Este é um conto muito interessante. Nota 10! É um daqueles textos que usa do absurdo que acontecem nas pequenas coisas do cotidiano para nos fazer pensar.
    Quem, depois de o ler, nunca teve vontade de soltar um "prefiro não fazer" pro chefe?

2. Lucas_Deschain

Lucas_Deschain Biblionauta

[align=justify]Falando em Herman Melville, aproveitei esses dias o frete de um sebo lá de Curitiba e pedi um livro que não fazia a mínima idéia de que existisse: Mares do Sul, do nosso amigo autor de Moby Dick. Bá, estou muito curioso para começar a leitura.
    Sobre esse conto, em que livro está ele publicado?[/align]

3. Anica

Anica Usuário

Na realidade não é conto, é novela. No caso até por causa disso você encontra em livros com esse título mesmo, "Bartleby, o escriturário". Tem até pela L&PM -> http://www.lpm-editores.com.br/site/default.asp?Template=../livros/layout_produto.asp&CategoriaID=816351&ID=509490

4. Lucas_Deschain

[align=justify]A L&PM sobe no meu conceito a cada vez que eu vejo um título "menos conhecido" como esse publicado. Valeu pela dica Anica.[/align]

5. Diego-

Diego- Usuário

Tem uma edição da Cosac, e tá com desconto na Saraiva por 14 reais.
    E o Bartleby não é tão desconhecido assim, depois de Moby Dick acho que é a obra mais conhecida do Melville.

6. Lucas_Deschain

[align=justify]
    Justamente por isso que quando usei a caracterização "menos conhecido" eu usei aspas.
    [/align]

7. kika_FIL

kika_FIL Usuário

eu ainda quero aquela edição que as páginas vem coladas....

8. Anica

Anica Usuário

mó trampo abrir tudo aquilo ><

chegou aqui em casa, fui toda animada abrir, vem costuradinha. ok, sem problemas, vamos lá desfiar o fio que lacra a capa. aí descubro que as páginas também precisam ser "rasgadas" para o livro ser lido. aaargh. rasguei tudo errado, ficou horrível. to pensando em usar a guilhotina da escola para deixar mais certinho ¬¬'

9. kika_FIL

kika_FIL Usuário

pelo menos tem como arrumar.... mas eu achei tãaaaaaaaaaaaaaaao legal...ainda mais que tem um motivo por trás das páginas coladas...

10. Clara

Clara O^O Usuário Premium

Eu li a edição da LP&M, que comprei a pouco tempo.

A sinopse diz que o estilo é "bem humorado"? :susto:
    E eu achei tão deprimente essa história!
    E trágica. Muito trágica.
    Enquanto lia, me lembrei de "Noites Brancas" do Dostoieviski.
    Talvez porque ambos são sobre personagens que não "se encaixam" em lugar nenhum.
    Tanto não cabe em lugar algum que, no caso do Bartleby, nem casa ele tem.

Ou pra vida?
    Acho que o Bartleby preferia "não fazer" nada.
    Mas não por ser vagabundo ou folgado, achei que ele meio que dizia "prefiro não viver" (viver essa vida de senso comum).
    Vi o "prefiro não fazer" dele como uma espécie de suicídio passivo.

[quote='kika_FIL]
    pelo menos tem como arrumar.... mas eu achei tãaaaaaaaaaaaaaaao legal...ainda mais que tem um motivo por trás das páginas coladas...
    [/quote]

E que motivo é esse? Fiquei curiosa.

11. kika_FIL

kika_FIL Usuário

do site da Cosac:

Parece também (essa foi a história que ouvi quando fui apresentada ao livro) que livros de escriturario e livros caixa daquela época eram desse jeito

12. Lucas_Deschain

Caraca, que coisa estranha essa de descosturar as páginas e a capa...nunca tinha visto nem ouvido falar.

13. Anica

Anica Usuário

A pessoa que chamou de bem humorado provavelmente parou de ler antes da metade. No começo a insistência de Bartleby em "não fazer" é cômica. Mas progressivamente vai mudando, até chegar no que eu (concordando com você) acho trágico.

A explicação é boa, mas dá um trabalho do cão. E eu não tive paciência de "desemparedar" aos poucos, abri todas para poder ler sem interromper :timido:

14. kika_FIL

kika_FIL Usuário

Eu provavelmente farei o mesmo quando puser minhas mãos numa edição dessas...falta de paciência...mas que a história é legal é legal...heheheh

15. Anica

Anica Usuário

Ao mostrar minha edição de Bartleby, O Escrivão para minha mãe, falei toda orgulhosa que era “um Cosac Naify” e então expliquei que era o equivalente para uma pessoa que gosta muito de moda comprar um produto de grife. Ok, a compração é meio leviana, mas a verdade é que os preços da Cosac são diretamente proporcionais ao capricho das edições, e toda vez que consigo colocar um na minha estante, fico toda serelepe. Mesmo que seja fininho como esse Bartleby

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

16. imported_Shiryu

imported_Shiryu Yippie-ki-yay...

Pô, comprei a edição da Cosac Naify (promoção Saraiva é uma beleza...), mas estou com receio de abrir as páginas, pois acho que vou fazer merda. Alguém tem alguma dica? A propósito, livro finim, finim...

17. Tataran

Tataran Usuário

Eu não conheço essa edição, mas se for igual alguns livros que eu já comprei em sebo, que não estavam perfilados, não existe uma maneira fácil de abrir sem danificar. Todas as vezes que tentei, me dei mal.

Agora, quando eu compro, largo fechado até mandar para um encadernador.

18. Anica

Anica Usuário

poisé, acho que é o que o Tatarana disse: não tem jeito de abrir sem danificar. tentei até marcar a lateral com as unhas para facilitar na hora de abrir (sabe, como faz para cortar papel qdo não tem tesoura?) mas o papel mesmo é diferente, e não rasga direitinho. eu acho que se você tiver acesso a uma guilhotina é uma boa, porque pelo menos fica tudo igual.

19. imported_Shiryu

imported_Shiryu Yippie-ki-yay...

É complicado, porque aquela régua que veio pra rasgar é mó fulera, poderia ao menos vir com um abridor de cartas com lâmina pelo preço do livro. Anyway, o que que é essa tal guilhotina?

20. Anica

Anica Usuário

é tipo isso aqui ó -> http://www.benetronsp.com.br/guilhotinas/index.php?origem=google&gclid=CJrL5JOI2qICFUgf7godxROx9Q

serve para cortar papel em quantidade de modo uniforme :sim:

Compartilhar