• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Barbárvore realizava fotossíntese?

Dúnadan Thorongil

Mensageiro de Gondor
Hoje lendo o encontro de Merry e Pippin com Barbárvore me veio essa dúvida: SERÁ QUE OS ENTS REALIZAVAM FOTOSSÍNTESE E OUTROS PROCESSOS EXCLUSIVAMENTE VEGETAIS?

Pensei nisso porque eles se assemelham muito com árvores, são praticamente árvores ambulantes, mas se locomovem e falam, coisas que não são comuns em vegetais (tudo bem que na Terra-média existe de tudo). E nem eram fixos para obter nutrientes do solo (água pelo visto ele bebia, pelo que me lembro).

Como eles obtiam esses nutrientes? Eles comiam alguma coisa?

Fiquei com essa dúvida hoje, será que existe algum lugar onde fala alguma coisa sobre isso? O que vocês acham?
 
Última edição:
Cara, que dúvida esquisita!
Mas acho que foi por isso que resolvi postar :D

Então, creio que os ents tinham as mesmas necessidades das árvores normais (luz, água, nutrientes, etc...) só que eles tinham menos limitações (não vou citar).
É só lembrar que Barbárvore estava no topo de uma colina, se eu não me engano tomando sol (a floresta era bem fechada se me lembro bem), e que tomava bebida "nutritiva" regularmente.

O fato de alguns ents voltarem a ser mais parecidos com árvores seja talvez pq, de tanto esses ents ficarem parados, seus organismos, já lentos, se acostumaram mais com a vida "arvoresca". Ou seja: duvido que sejam tão diferentes assim das árvores normais.
 
Não acreito que realizassem fotossintese, ao menos enquanto ents. A movimentação e a grande força deles indica que necessitariam de uma oxigenação maior do que poderia ser conseguida por esse processo, eu acredito.
Precisariam sim de calor do sol, a sua bebida, preparada por eles e que nao se sabe ( eu nunca ouvi falar ) de sua composição.
Mas quando se tornavam arvorescos, ai sim poderiam ficar na fotossintese, e digamos que essa mudança poderia ate mesmo se o motivo da transformação.
Pensei o seguinte, quando um ent ficava muito cansado da vida, ou por qualquer motivo, começava a mudar sua respiração para um processo de fotossintese, o que o levaria a se mover menos, consequentemente nao mais prepararia sua bebida, o que o levaria a criar raizes, tornando-se uma arvore.
Bem, e o que eu penso a respeito
 
Cara, que dúvida esquisita!
Mas acho que foi por isso que resolvi postar :D

Isso que dá ler Tolkien com a matéria da faculdade na cabeça! :lol:

É só lembrar que Barbárvore estava no topo de uma colina, se eu não me engano tomando sol (a floresta era bem fechada se me lembro bem), e que tomava bebida "nutritiva" regularmente.

Minha dúvida aí, ele tinha uns comportamentos meio vegetais e outros (movimento por exemplo) que nem chegavam perto do que uma planta faz.

Não acreito que realizassem fotossintese, ao menos enquanto ents. A movimentação e a grande força deles indica que necessitariam de uma oxigenação maior do que poderia ser conseguida por esse processo, eu acredito.
Precisariam sim de calor do sol, a sua bebida, preparada por eles e que nao se sabe ( eu nunca ouvi falar ) de sua composição.
Mas quando se tornavam arvorescos, ai sim poderiam ficar na fotossintese, e digamos que essa mudança poderia ate mesmo se o motivo da transformação.
Pensei o seguinte, quando um ent ficava muito cansado da vida, ou por qualquer motivo, começava a mudar sua respiração para um processo de fotossintese, o que o levaria a se mover menos, consequentemente nao mais prepararia sua bebida, o que o levaria a criar raizes, tornando-se uma arvore.
Bem, e o que eu penso a respeito

Foi daí que veio minha dúvida. Por possuírem aquele tamanho se movimentando, deveriam ter alguma coisa fisiológica próxima dos animais, mas quando arvorescos eles se fixam no solo, aí sim começa a fotossíntese. vlw gente!
 
Fotossíntese???? Acho que não!

Acredito que todos os nutrientes que eles precisavam para crescer estava na Bebida Ent que deram aos dois Hobbits.

Pra realizar fotossíntese a ponto de permitir sua locomoção, os Ents deveriam ser cobertos de folhas afinal a realização da fotossíntese pressupõe colorofila, que só existe nas folhas. Não me lembro de nenhuma referência a Ents "folhosos", digamos assim.
 
E fora que conseguir energia para se movimentar somente através dos produtos da fotossíntese, acredito que seriam poucos, pelo menos pra plantas como conhecemos. A não ser que eles possuíam um metabolismo diferente das plantas normais.
 
:lol:.. A dúvida é interessante no fim das contas.

Assim como o Meglin Celebrandir pensa, eu também acredito que a bebida que os ents tomam já contém tudo o que necessitam.
O interessante é que mesmo tomando tal "vitamina" os ents possuem folhas (ou talvez eu esteja sendo influenciando pelos filmes do PJ), e estas precisam da fotossintese, pelo menos na nossa realidade. Mas está claro que o Tolkien desejou antropomorfizar estes seres, deixando-os bastante parecidos conosco, inclusive na forma como se alimentam.
 
Última edição:
Acredito que aconteceria como em qualquer planta, afinal eles não se desprendiam do solo por longos períodos. Os pés agiam como raizes do mesmo jeito e a Bebida Ent era uma espécie de "fotosíntese" artificial/medicinal, uma espécie de energético ou complemento alimentar.
Não que fosse exatamente isso, mas talvez, fosse uma espécie dessas coisas que citei. E só pra me corrigir ou corrigir a ideia, não era artificial, sendo que eles mesmo a faziam com ingredientes conhecidos por eles. Sem esquecer que eles tinham uma ligação e conhecimento muito maior do que o dos Elfos a respeito de plantas e seus nutrientes.
 
Se os ents eram os "pastores das árvores", acredito que deveria ser, pelo menos, parecida com uma.

Árvore faz fotossístese. Suponho que os ents também o fizesem, mas faziam quando mais 'plantas' do que 'pastores'.

Quero dizer que quando uma função do ent estava 'ativa' (por exemplo, quando andava, falava), a outra função estava inativa (aqui no caso, não fazia fotossíntese, ou coisas que plantas fazem)...e vice-versa.
 
Fotossíntese???? Acho que não!

Acredito que todos os nutrientes que eles precisavam para crescer estava na Bebida Ent que deram aos dois Hobbits.

Pra realizar fotossíntese a ponto de permitir sua locomoção, os Ents deveriam ser cobertos de folhas afinal a realização da fotossíntese pressupõe colorofila, que só existe nas folhas. Não me lembro de nenhuma referência a Ents "folhosos", digamos assim.

Verdade, estou relendo As Duas Torres, e, na descrição de Babárvore e os outros Ents do Entebate, não havia citada nenhuma "folha", eles tinham sim uma barba feita de uma relva (parece-me algo parecido com mato, sei lá) cinzenta.

Mas pensando por outro lado, bom algum tipo de síntese de energia os ents tinham de fazer, pois quando ficam "arvorescos" que eu saiba eles não tomam mais a bebida ent, pois não se movem mais...
 
Penso que no quesito possibilidade eu não vejo porque não poderiam fazer algo como as outras plantas. Eu aceitaria até um metabolismo misto ou quem sabe alimentado por aqueles sucos que eles fazem.
 
Também sou favorável a crença de que quando os Ents estão em estado letárgico fazem fotossíntese. Pelo menos, acho eu, é mais plausível acreditar que isso aconteça do que pensarmos que os mesmos hibernem, p. ex., quando em seus "estados" arvorescos.

O Ents não possuem nenhuma folhinha mesmo? Podem até não possuir, no sentido estrito da palavra, mas, e suas barbas? Se forem relvas, então são capazes de fazer fotossíntese. Os nutrientes para que isso ocorra podem vir, p. ex. da bebida entesca.

Mas, para sanarmos esta dúvida teríamos que ter um maior conhecimento acerca da fisiologia entesca? Principalmente da fisiologia respiratória: o que eles respiram? Co2? O2? Infelizmente não temos muitas informações acerca do assunto...
 
Verdade, estou relendo As Duas Torres, e, na descrição de Babárvore e os outros Ents do Entebate, não havia citada nenhuma "folha", eles tinham sim uma barba feita de uma relva (parece-me algo parecido com mato, sei lá) cinzenta.

Mas pensando por outro lado, bom algum tipo de síntese de energia os ents tinham de fazer, pois quando ficam "arvorescos" que eu saiba eles não tomam mais a bebida ent, pois não se movem mais...


Bom, conheço relva como grama (gramíneas)!
As gramíneas são plantas mais primitivas (não lembro se possuem vasos condutores, por favor, corrijam!).
Ora, é planta, faz fotossíntese.
 
Sobre essa diferença, entre as fases ativa e arvoresca, acho que deve ser como falaram: fase ativa uma coisa mista, ou diferente de um vegetal comum. Quando arvoresco, realiza fotossíntese normalmente.

Vlw gente!

Bom, conheço relva como grama (gramíneas)!
As gramíneas são plantas mais primitivas (não lembro se possuem vasos condutores, por favor, corrijam!).
Ora, é planta, faz fotossíntese.

Possuem vasos condutores sim Arwen.
 
Com licença, vou ali consultar uns livrinhos de biologia e já volto.

Concordo, esse é o melhor tópico!

Mas olha tchê, eu realmente fiquei bem na dúvida com essa história.
 
Na minha cabeça, o barbárvore realizava fotossíntese, sim (ou senão para quê serviriam as folhas/relva da cara/tronco deles? Só para enfeite? Que sem graça, quero dizer então para que servia ter uma parte do corpo com clorofila, então?...) Porém o processo deveria ser diferente já que os ents conseguiam se locomover, ou seja, não tinham raízes fixadas no solo...
Bom, para começar, o processo eles bebiam um "suco nutritivo"(contendo substâncias essenciais para a fotossíntese começar. O processo era diferente, como eu já disse antes...) e também deveriam tomar sol (sol não é importante para as plantas, pois também faz parte da reação quimíca que transformará os reagentes em glicose? Também é para os Ents, que são metade vegetais,metade humanóides)

Eu também possuo uma perganta, meio off-topic, mas: Eu queria saber se Os Ents(Quando ainda tinham as entesposas) se reprodugem por meio do ciclo haplodiobionte,também? (quero dizer produzem esporos, sementes,essas coisas...)

P.S: tópico interessante, me fez pensar na matéria de biologia que eu estou estudando neste ano(Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas, Angiospermas, Etc...)
 
Última edição:
Já imaginei um brotinho ent andando por Fangorn. :lol:

Pode ser que sim, se realizavam fotossíntese, porque não. Ainda mais que acho difícil uma "quase árvore" ficar grávida, com um barrigão daqueles.
 
Na minha cabeça,o barbárvore realizava fotossíntese, sim (ou senão para quê serviriam as folhas/relva da cara/tronco deles? Só para enfeite? Que sem graça,quero dizer então para que servia ter uma parte do corpo com clorofila,então?...) Porém o processo deveria ser diferente já que os ents conseguiam se locomover,ou seja,não tinham raízes fixadas no solo... Bom, para começar o processo eles bebiam um "suco nutritivo"(que deveria conter alguns dos "ingredientes" ),já que a fotossíntese deles era diferente, como eu disse antes e também deveriam tomar sol (sol não é importante para as plantas,pois também faz parte da reação quimíca que transformará os reagentes em glicose?Também é para os Ents,que são metade vegetais,metade humanóides)

Eu também possuo uma perganta,meio off-topic,mas: Eu queria saber se Os Ents(Quando ainda tinham as entesposas) se reprodugem por meio do ciclo haplodiobionte,também? (quero dizer produzem esporos,sementes,essas coisas...)

É, a bebida entesca seria como uma mistura de seiva bruta e elaborada. A parte bruta para permitir a realização da fotossíntese (afinal os ents não tinha raízes, que são as estruturas responsáveis pela retirada de nutrientes do solo) e a parte elaborada para suprir as necessidades que o processo fotossintético não suprisse. Afinal, acho que é consendo comum que o processo fotossíntético se ocorresse seria muito aquém daquele realizado pelas plantas.

Quanto a sua outra opção, podemos divagar neste assunto e muito...rs
Apresento algumas teorias para essa situação.

1. Os ents e entesposas reproduziam-se como os humanos, ou seja, com fecundação interna e gravidez placentária.

2. Reproduziam com fecundação interna, porém, a gravidez não seria placentária, o pequenos entszinho surgiria como um broto no tronco da entesposa e depois de um tempo "soltaria-se".

3. Reproduziriam-se como as plantas, os ents produziriam esporos (pólen) e as entesposas as flores contendo o órgão reprodutor feminino das plantas (já que temos dois indivíduos de sexos diferentes, eles são organismos dióicos, e por esta razão os ents não produziam mais entszinhos depois que as entesposas foram embora), da união dos gametas teríamos sementes, as quais se semeadas produziriam novos enteszinhos.

Nos dois primeiros casos, os ents já "surigiriam" como ents (no sentido estrito da palavra), sem um maior contato com o solo, p. ex. com a presença de raízes, pois "surgiriam" direto da mãe.
No último caso, os ents no ínicio seriam mais parecidos com as plantas (brotar de uma semente, criar raízes para se "alimentar", etc...) e depois de um certo tamanho estas raízes seriam perdidas e os entszinhos ganhariam sua mobilidade.

Interessante pergunta lisseminte. ;)
 
  • Curtir
Reactions: Pim
Nossa questão bem controversa essa, é dificil saber se os ents realmente faziam fotossíntese!
Por um lado é possivel que o liquido que eles bebiam era uma mistura de nutrientes, isso e a parte que barbaravore está no morro apoiariam a possibilidade fotossíntese. Mas também se pode dizer que ents não eram árvores e tinham a capacidade de se locomover e falar, apoiando assim a idéia que eles teriam que se alimentar como os outros seres vivos que se locomovem (sem fotossíntese).

Acho dificil alguem conseguir um argumento que prove que eles faziam ou não fotossíntese
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo