• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Barbárvore realizava fotossíntese?

Eu acho que é óbvio o fato dos Ents fazerem a fotossíntese,por mais que eles andem e sejam diferentes das outras árvores mas mesmo assim eu sempre vi eles como árvores

acho que a pergunta se os ents fazem fotossintese é que nem perguntar se os elfos fazem cocô.

É algo curioso e interessante mas não tem nenhuma relevância para a estória,e ao mesmo tempo a resposta é tão óbvia

não creio que o Tolkien tenha dado tanta importância pra esse fato dos ents mas acredito que ele tenha pensando nisso talvez

sei que muitos não vão gostar do meu post mas eu não queria ofender ninguém
 
Oi, gente, estou chegando por aqui agora e queria ajuda de alguém: onde tem uma descrição mais a fundo dos Ents nos livros? :think: Conheço os filmes e estou lendo os livros agora e ainda não cheguei na parte que fala deles... Eles tinham folhas ou não?
Achei o tópico muito interessante. (engraçado) :lol:
 
Oi, gente, estou chegando por aqui agora e queria ajuda de alguém: onde tem uma descrição mais a fundo dos Ents nos livros? :think: Conheço os filmes e estou lendo os livros agora e ainda não cheguei na parte que fala deles... Eles tinham folhas ou não?
Achei o tópico muito interessante. (engraçado) :lol:

Você saberá mais quando chegar no segundo volume, As Duas Torres.

Se você, no entanto, não se importa em saber algumas coisas com antecedência, pode ler este artigo da Valinor: http://www.valinor.com.br/8276
 
Tolkien talvez não estava tão preocupado com esse aspecto.
E sim no fato de "árvores falantes" estarem presentes folcloricamente. Alvo da sua admiração.
Já os Ents, são mais humanos que plantas. Não estão enraizados, podem se locomover a vontade através de estímulos que provém do seu sistema nervoso, que no humano é bem desenvolvido. Além do mais eles falam, tem sentimentos...
 
Eu acredito que os Ents não faziam fotossíntese, ou se o faziam seria mais como um "adicional" que não os sustentaria plenamente, talvez uma lembrança do passado. Por que?

Árvores fazem fotossíntese para transformar a seiva bruta em seiva elaborada (beeem basicamente é isso). As plantas obtém a seiva bruta do solo, através das raízes. Os Ents não têm raízes, ou pelo menos não as utilizam para tal, usando a Água de Ent como sustento básico, e eu não vejo muita razão pela qual complicar e fazer uma Água de Ent que já não fosse refinada/pronta, que necessitasse ainda ser refinada pelo processo de fotossíntese.

Imagino que quando se tornassem huorns os ents voltassem a viver de fotossíntese, pois teriam raízes fixadas na terra novamente (e não beberiam Água de Ent).
 
Sem querer puxar o saco e já puxando, foi a primeira resposta satisfatória no tópico todo!!!! E olha que eu gosto do tópico!
 
As plantas respiram dia e noite angiuli, são como os animais nesse aspecto. Se pararem de respirar elas morrem. A fotossíntese e a respiração ocorrem juntas. Com certeza os ents também deviam respirar.

Bem, sem ter nada á acrescentar, concordo com o que já foi dito. Mas, se ents provavelmente fazem foossíntese, pra que diabos eles tinham narizes? :lol:
Isso seria mais uma das "adaptações" de Jackson?

Olha, só pelo fato dos Ents vocalizarem e soltarem sons já quer dizer que eles tinham pulmões, e duvido muito que eles sejam usados somente para falar. Pra mim é indubitável que eles respiram!

Imagino que quando se tornassem huorns os ents voltassem a viver de fotossíntese, pois teriam raízes fixadas na terra novamente (e não beberiam Água de Ent).

Permita-me discordar, Deriel.

Os huorns, apesar de mais arvorescos que os ents, não tem raízes fixas. Podem tê-las aparentemente fixas, de modo a ocultar seus "pés" sob a terra, mas eles são dotados de movimento geográfico, então não poderiam ter suas raízes fundas o suficiente para extrair do solo seus nutrientes. Eles são árvores grandes e garbosas e, se fossem fixos, precisariam de raízes muito adentro da terra para sustentação e absorção de suas necessidades.

<!--[if gte mso 9]><xml> <w:WordDocument> <w:View>Normal</w:View> <w:Zoom>0</w:Zoom> <w:HyphenationZone>21</w:HyphenationZone> <w:PunctuationKerning/> <w:ValidateAgainstSchemas/> <w:SaveIfXMLInvalid>false</w:SaveIfXMLInvalid> <w:IgnoreMixedContent>false</w:IgnoreMixedContent> <w:AlwaysShowPlaceholderText>false</w:AlwaysShowPlaceholderText> <w:Compatibility> <w:BreakWrappedTables/> <w:SnapToGridInCell/> <w:WrapTextWithPunct/> <w:UseAsianBreakRules/> <w:DontGrowAutofit/> </w:Compatibility> <w:BrowserLevel>MicrosoftInternetExplorer4</w:BrowserLevel> </w:WordDocument> </xml><![endif]--><!--[if gte mso 9]><xml> <w:LatentStyles DefLockedState="false" LatentStyleCount="156"> </w:LatentStyles> </xml><![endif]--><!--[if gte mso 10]> <style> /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;} </style> <![endif]-->
— Eram os huorns, ou pelo menos é esse o jeito como os ents os chamam na “língua curta”. Barbárvore não gosta muito de falar sobre eles, mas acho que são ents que ficaram quase como árvores, pelo menos na aparência. Ficam aqui e acolá na floresta, ou nas suas bordas, silenciosos, vigiando sem parar as árvores; mas nos vales profundos há centenas e centenas deles, eu imagino.

— Há um grande poder neles, e parece que têm a capacidade de se ocultar nas sombras: é difícil vê-los se movendo. Mas eles se movem. Podem andar muito rápido, se estiverem furiosos. Você fica parado olhando para o tempo, talvez, ou ouvindo o farfalhar das folhas, e de repente descobre que está no meio de um bosque com grandes árvores tateando à sua volta. Eles ainda têm vozes, e conseguem falar com os ents — é por isso que são chamados de huorns, pelo que diz Barbárvore — mas ficaram esquisitos e selvagens. Perigosos. Eu ficaria apavorado se os encontrasse e não houvesse nenhum ent verdadeiro para cuidar deles.

— Bem, no início da noite nós descemos uma longa ravina, para dentro da extremidade mais alta do Vale do Mago, os ents e seus huorns farfalhantes atrás. Não conseguíamos vê-los, é claro, mas todo o ar estava cheio de estalidos. Estava muito escuro, uma noite carregada de nuvens. Marcharam em grande velocidade assim que deixaram as colinas, fazendo um barulho como um vento forte. A lua não a pareceu através das nuvens, e não muito depois da meia-noite havia uma floresta alta em toda a volta da encosta norte de Isengard. Não se via sinal de inimigos ou qualquer desafio. Havia uma luz brilhando numa alta janela na torre, isso era tudo.

(...)


— Mas embora eu não pudesse ver o que estava acontecendo na escuridão, acredito que os huorns começaram a rumar para o sul, logo que os portões se fecharam de novo. Acho que o negócio deles era com os orcs. Já estavam lá embaixo no vale pela manhã; ou pelo menos havia uma sombra que ninguém conseguia atravessar com os olhos.

(...)

— (...) Os ents deixaram os homens fugir, depois de têlos interrogado, restavam apenas duas ou três dúzias. Não acho que muitos do povo dos orcs, de qualquer tamanho, tenham escapado. Não dos huorns: havia uma boa quantidade deles em toda a volta de Isengard naquele momento, além daqueles que tinham descido o vale.

(...)

— “Os huorns vão ajudar”, disse Barbárvore. Depois se afastou e não o vimos outra vez até hoje cedo. Foi uma noite negra. Deitamo-nos sobre uma pilha de pedras, e não conseguíamos ver nada. Névoa ou sombras cobriam tudo como um grande cobertor em toda a nossa volta. O ar parecia quente e pesado, e estava cheio de ruídos farfalhantes, estalidos e murmúrios semelhantes a vozes passando. Acho que outras centenas de huorns estavam avançando em direção à batalha. Mais tarde houve um grande estrondo de trovão ao sul, e clarões e relâmpagos ao longe, sobre Rohan. De tempos em tempos conseguíamos ver os picos das montanhas, a milhas e milhas de distância, penetrando de súbito na escuridão, brancos e pretos, para depois como o dos trovões nas colinas, mas diferentes. Algumas vezes todo o vale ecoava.

(...)


— “Vim saber como estão passando, meus rapazes”, disse ele, [Barbárvore] “e para lhes dar alguma notícia. Os huorns voltaram. Está tudo bem, bem mesmo!”, disse ele rindo e dando tapinhas nas coxas. “Não sobrou nenhum orc em Isengard, nem machados! E virão pessoas do sul antes do fim do dia; alguns que vocês poderão ficar alegres em ver.”

(Senhor dos Anéis: As Duas Torres - Capítulo IX Escombros e Destroços)
Os trechos a seguir mostram o quanto ents e huorns eram dotados de força e movimentos, usando, para tal, seus troncos e raízes:
— Durante a tarde caminhamos em volta do círculo, e fomos dar uma olhada no que estava acontecendo. Havia uma grande floresta sombria de huorns na cabeceira do vale, e uma outra em volta da muralha norte. Não ousamos entrar. Mas ouvimos um ruído de algo se rasgando ou se rompendo na parte de dentro. Os ents e os huorns estavam cavando grandes fossos e valas, fazendo grandes lagos e represas, recolhendo toda a água do Isen e de qualquer outra nascente ou riacho que conseguiam encontrar. Deixamos que continuassem seu trabalho.

(Senhor dos Anéis: As Duas Torres - Capítulo IX Escombros e Destroços)
<!--[if gte mso 9]><xml> <w:WordDocument> <w:View>Normal</w:View> <w:Zoom>0</w:Zoom> <w:HyphenationZone>21</w:HyphenationZone> <w:PunctuationKerning/> <w:ValidateAgainstSchemas/> <w:SaveIfXMLInvalid>false</w:SaveIfXMLInvalid> <w:IgnoreMixedContent>false</w:IgnoreMixedContent> <w:AlwaysShowPlaceholderText>false</w:AlwaysShowPlaceholderText> <w:Compatibility> <w:BreakWrappedTables/> <w:SnapToGridInCell/> <w:WrapTextWithPunct/> <w:UseAsianBreakRules/> <w:DontGrowAutofit/> </w:Compatibility> <w:BrowserLevel>MicrosoftInternetExplorer4</w:BrowserLevel> </w:WordDocument> </xml><![endif]--><!--[if gte mso 9]><xml> <w:LatentStyles DefLockedState="false" LatentStyleCount="156"> </w:LatentStyles> </xml><![endif]--><!--[if gte mso 10]> <style> /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;} </style> <![endif]-->
Por um tempo os três companheiros caminharam juntos, comentando sobre um ou outro lance da batalha; desceram do portão quebrado e passaram pelos túmulos dos mortos na relva ao lado da estrada, até que pararam sobre o Dique de Helm e observaram a Garganta. A Colina da Morte ainda estava lá, negra, alta e pedregosa, e ainda havia marcas bem visíveis na grama removida e pisada pelos huorns. O povo da Terra Parda e muitos homens da guamição do Forte estavam trabalhando no Dique ou nos campos e ao redor das muralhas destruídas mais além; apesar disso, tudo parecia estranhamente quieto: um vale cansado, repousando depois de uma grande tempestade.

(Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei - Capítulo II A Passagem da Companhia Cinzenta)
Sobre a possibilidade de fotossíntese dos ents, não tenho nada mais a dizer que a Katrina, que é bióloga e super clara em suas colocações, não tenha dito. Inclusive ela disse bem mais - e com mais propriedade - do que eu diria :dente:
 
Ah, achei esse tópico tão curioso. Nunca tinha pensado nisso...

Então, a idéia mais provável, para mim, é de que os ents necessitariam da luz solar para sua sobrevivência, porém poderiam aguentar muito mais tempo sem a mesma do que a maioria das árvores. Apesar de tomarem aquela bebida nutritiva, por possuírem características arvorescas, não se sustentariam exclusivamente por meio da mesma.
Apesar disso, não há nenhuma menção sobre os hábitos 'alimentares' ou de nutrição de ents que eu me lembre. Porém Fangorn não era um lugar extremamente iluminado, a julgar pelas descrições, então é mais provável que os ents não fossem assim tão dependentes de iluminação solar para que vivessem (como as árvores são, por exemplo).



Aproveitando a oportunidade, será que todas as árvores de Fangorn um dia foram ents?

Não acho isso possível. Barbárvore chega a mencionar que já existiu uma quantidade muito maior de pastores de árvores em Fangorn, mas uma totalidade não faria sentido - pastores de árvores precisam de árvores para pastorear (!). Assim, Fangorn deve ter sido lar para muito mais ents, mas não um lar unicamente de ents, até porque eles não são criaturas que vivem necessariamente em conjunto.
 
Fotossintese (pra quem se interessa) sempre é feita.
mesmo quando você arranca a planta da terra ela faz fotossintese! o que acontece é que quando acabar qualquer reagente da equação quimica: H2O + CO2 + energia luminosa(não verde) = C6H12O6 [com seus devidos balanceamentos e tal...] ai a reação vai acabar e cessa a produção de glicose (materia do 1º/2º ano gente!).
a agua que o barbarvore bebia fez até os robits crescerem! Ou seja, no ponto de vista biologico esta agua era cheia de nutrientes necessarios para a vida tanto de uma arvore quanto de animais (e por que não de qualquer ser vivo exceto decompositores?)

Desculpa pela biologia e pela quimica (hahahaha), mas é o que eu faço melhor...
 
Quando se conversa sobre algo científico sem saber, se quer, as premissas, a resposta exata é impossivel de ser achada. Porém, é interessante e deve-se buscar várias teorias acerca do assunto sim.
Nesses casos, eu gosto de seguir um principio que diz mais ou menos o seguinte: a resposta mais simples parece ser a mais certa. Sendo assim, eu diria que a bebida de Ent é a seiva bruta e a seiva elaborada é adquirida através da fotossintese mesmo. Ou seja, Ents fazem fotossintese.
 
Eu acho que é óbvio o fato dos Ents fazerem a fotossíntese,por mais que eles andem e sejam diferentes das outras árvores mas mesmo assim eu sempre vi eles como árvores

acho que a pergunta se os ents fazem fotossintese é que nem perguntar se os elfos fazem cocô.

É algo curioso e interessante mas não tem nenhuma relevância para a estória,e ao mesmo tempo a resposta é tão óbvia

não creio que o Tolkien tenha dado tanta importância pra esse fato dos ents mas acredito que ele tenha pensando nisso talvez

sei que muitos não vão gostar do meu post mas eu não queria ofender ninguém


Isso é Normal, não se Culpe, porem acho que olhando por um prisma, não creio que eles faziam fotossintese, pois eles fabricavam a sua bebida e se fossemos observar bem, está bebida acabaria substituindo a seiva, pois no volume dois quando Mary e Pippin observam um certo crescimento em Barbárvore, e os proprios Hobbits crescem com tal bebida, a seiva é que é responsavel pelo crescimento das plantas (blá blá blá... Biologia) então acho que eles não faziam fotossintese por se só. (que viajem)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo