• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Barbárvore realizava fotossíntese?

Nunca parei para pensar sobre isso... mas acho que forma sim, afinal os Ents também precisam de alimento e energia. Mas acredito que eles não retirem os sais minerais, para sua nutrição, do solo, mas sim da bebida feita com as águas do Entágua. Ela deve ser rica em nitrogênio, fósforo, potássio, enxofre, magnésio e cálcio, além de hidrogênio e o oxigênio... algo assim.
 
Mas fica outra questão, as folhas deles são perenes??

Acho que depende do tipo de árvore.
No entbate o Professor diz que havia vários ents de árvores diferentes, faia, pinheiro, abeto e etc.

Imagino que alguns ents tinham folhas perenes sim.
 
Nunca parei para pensar sobre isso... mas acho que forma sim, afinal os Ents também precisam de alimento e energia. Mas acredito que eles não retirem os sais minerais, para sua nutrição, do solo, mas sim da bebida feita com as águas do Entágua. Ela deve ser rica em nitrogênio, fósforo, potássio, enxofre, magnésio e cálcio, além de hidrogênio e o oxigênio... algo assim.
Eu também penso que eles retiravam todos os seus nutrientes da bebida deles. Também pode ser que os dois processos fossem complementares: faziam fotossíntese mas podiam se necessário retirar mais nutrientes da bebida especial. Afinal de contas, os ents devem precisar de mais energia que as plantas comuns.

Quanto às folhas perenes: nas regiões temperadas a maioria das árvores não tem folhas perenes, né? Como a Terra-média é principalmente de clima temperado, - até porque foi feita para ser uma "versão" da Europa) - imagino que a maioria dos ents não tenha folhas perenes.:think: Mas isso deve variar de acordo com a "espécie", como o Anel disse.
 
E já que eles muito provavelmente fazem fotossíntese, durante a noite eles fariam respiração, absorvendo oxigênio e liberando gás carbônico?
Será que se Merry e Pippin dormindo perto de Barbárvore poderiam morrer intoxicados por dióxido de carbono e por falta de oxigênio?
 
E já que eles muito provavelmente fazem fotossíntese, durante a noite eles fariam respiração, absorvendo oxigênio e liberando gás carbônico?
Será que se Merry e Pippin dormindo perto de Barbárvore poderiam morrer intoxicados por dióxido de carbono e por falta de oxigênio?
Não, além do espaço ser aberto, o volume de oxigênio consumido por Barbárvore seria bem pequeno.:D
 
Ahhh é mesmo!!!!
Não sei como, mas tinha me esquecido que tinha várias espécies de árvores, mas falei dessa questão das folhas serem perenes porque é meio difícil imaginar o Barbárvore sem folhas no inverno, só com os galinhos e ele andando balançando os galhos enquanto anda pra lá e pra cá.
Viajei um pouco, mas tudo bem.
 
Provavelmente deveria realizar fotssíntese tal como as demais plantas. Assim como os demais espíritos que foram convocados pelos Valar a assumirem uma forma terrena, os maiar que foram chamados por Yavanna assumiram as características dos Olvar, e isso inclui todas as características das plantas somadas as habilidades dos Kelvar de correr e de se defenderem, sendo chamados por Manwë de Pastores das Árvores.

O próprio Barbárvores gosta de ficar parado sob a chuva ou sob o Sol tal como as árvores então, o lógico seria a realização da fotossíntese que nada mais é do que a transformação de energia luminosa em energia quimica através do processo do dióxido de carbono, da água e a quebra desta para a liberação de O² na atmosfera: A equação simplificada do processo é a formação de glicose e libertação de oxigênio: 6H2O + 6CO2 → 6O2 +C6H12O6.

Fotossíntese
fonte: wikipedia
 
eu creio que eles faziam sim... assim como os Huorns...
pois apesar de serem ents, eram árvores tbm... um pouco diferentes, mas eram árvores...

mais ou menos nesse sentido, me veio uma dúvida e não acho que seja necessário abrir outro tópico só pra isso: as Águias, lideradas por Gwaihir, colocavam ovos? ou então como se reproduziam? se é que se reproduziam...
 
E já que eles muito provavelmente fazem fotossíntese, durante a noite eles fariam respiração, absorvendo oxigênio e liberando gás carbônico?

As plantas respiram dia e noite angiuli, são como os animais nesse aspecto. Se pararem de respirar elas morrem. A fotossíntese e a respiração ocorrem juntas. Com certeza os ents também deviam respirar.

Será que se Merry e Pippin dormindo perto de Barbárvore poderiam morrer intoxicados por dióxido de carbono e por falta de oxigênio?

A quantidade de CO2 eliminada por uma planta é muito pouca, como disse o Célio. A maior parte do que é eliminado na respiração é armazenado pela planta em seus tecidos para ser usado na fotossíntese. No caso dos hobbits podia ser diferente, já que Barbárvore era grande, mas além do lugar onde eles ficaram era aberto, não acredito que Merry e Pippin pudessem morrer intoxicados.
 
Última edição:
As plantas respiram dia e noite angiuli, são como os animais nesse aspecto. Se pararem de respirar elas morrem. A fotossíntese e a respiração ocorrem juntas. Com certeza os ents também deviam respirar.

Malditas aulas de biologia do colégio! Sempre aprendi: "de dia fotossíntese, de noite respiração." :lol:
 
Bem, sem ter nada á acrescentar, concordo com o que já foi dito. Mas, se ents provavelmente fazem foossíntese, pra que diabos eles tinham narizes? :lol:
Isso seria mais uma das "adaptações" de Jackson?
 
...com certeza os ents também deviam respirar.


bem , pelo que aparece nos filmes, os ents tinham narizes sim e respiravam...
mas:


Mas, se ents provavelmente fazem foossíntese, pra que diabos eles tinham narizes? :lol:
Isso seria mais uma das "adaptações" de Jackson?


ai eu já fico em dúvida... pelo que me lembro nos livros não tem nada relatado sobre isso, pelo menos no Sda não... agora se nas cartas tem algo a respeito eu num sei...
 
Mesmo que os ents do livro não tivessem nariz (que agora eu também não lembro se lá fala alguma coisa), eles podiam fazer a absorção de oxigênio pelos estômatos, da mesma forma que as plantas do nosso mundo.
 
Bem, sem ter nada á acrescentar, concordo com o que já foi dito. Mas, se ents provavelmente fazem foossíntese, pra que diabos eles tinham narizes? :lol:
Isso seria mais uma das "adaptações" de Jackson?

Bom, mas aí (se fossem adaptações) não seria culpa do Sir Peter, já que os ilustradores das obras de Tolkien, pelo menos aqueles que se meteram a ilustrar um ent, os fizeram todos com narizes.

Barbárvore por Alan Lee
attachment.php
Barbárvore por John Howe
attachment.php
Barbárvore por Ted Nasmith
attachment.php
Barbárvore pelos Irmãos Hildebrandt
attachment.php
Barbárvore por Anke Eissmann
attachment.php


Tolkien descreve os ents, se não me engano, como tendo a aparência de homens, mas de um jeito diferente, claro, todos "arvorescos". Seria, então, perfeitamente natural imaginá-los tendo narizes.
 

Anexos

  • sda Alan Lee_021.jpg
    sda Alan Lee_021.jpg
    108,2 KB · Visualizações: 214
  • SdA John Howe_008.jpg
    SdA John Howe_008.jpg
    67,4 KB · Visualizações: 201
  • NBarbolConsejoEnts.jpg
    NBarbolConsejoEnts.jpg
    92,9 KB · Visualizações: 212
  • Hildebrandt barbarvore.jpg
    Hildebrandt barbarvore.jpg
    44,4 KB · Visualizações: 299
  • Treebeard.jpg
    Treebeard.jpg
    94,2 KB · Visualizações: 211
Pode ser também que o nariz não tivesse a função de "respirar", fosse só um acessório pára deixá-los com uma aparência mais "humana".
 
Tão metafísica essa questão :lol:

O que é um ent?
O que é natural do um ent?
O que é sobre-natural do um ent?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo