• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Barba Azul

L

Liv

Visitante
Barba Azul é o personagem principal de um famoso livro infantil sobre um nobre violento e sua esposa curiosa. Com o título de "La Barbe-Bleue", foi escrito por Charles Perrault e publicado pela primeira vez em 1698.


continue lendo

***

Provavelmete baseado em fatos reais:
A história geralmente é classificada como um conto de fadas, mas alguns acreditam que o autor se baseou num nobre bretão do século XV e notório assassino, Gilles de Rais. Outras pesquisas apontam para a obra de São Gildas, que viveu no séculos V-VI. Ele descreveu um nobre, Cunmar the Accursed, casado com uma mulher aristocrata, Triphine. Ela foi avisada pelos fantasmas das ex-esposas do nobre, assassinadas quando estavam grávidas. Quando também ficou grávida, ela foi morta pelo marido, mas Santo Gildas milagrosamente lhe ressucitou. E quando ela foi trazida devolta para Cunmar, as paredes do castelo ruiram. Cunmar é uma figura histórica, com os locais achando que ele era um lobisomen. Em vários outros lugares há igrejas dedicadas a Santa Triphine e o filho dela, São Tremeur.[1]
 
Já conhecia o conto do Barba azul e sempre me perguntei se de fato não teria um fundo de verdade
visto que na época o que não faltavam eram homens ricos megalomaníacos e cheios das manias bizarras.

mas me questiono qual o propósito dos assassinatos?
 
O que eu acho mais legal é que a Carol abriu tantos tópicos que tem uns que eu ainda nem vi...

Em fim... Barba Azul é só um psicopata para mim, não vejo ele mais que isso, o tipinho de gente que mata por matar. E é o que me faz pensar que os contos de fada tem mais coisas bizarras do que finais felizes.
 
Eu sempre abro tópicos. Você é que mal aparece na minha área de moderação :(
 
Abra. Principalmente se for nessa área.

Deus meu... desde quando você tem 2.700 posts? Eu lembro de você com MIL posts... realmente estou velha.
 
Ué, são tópicos como esse em que eu faço o foco se perder!
Mas po... são só números, eu mesmo nem lembrava se você não tivesse falado.
 
Nem dá pra elogiar o crescimento. TSC ¬¬

****

Eu acho que Barba Azul tem adaptação para o cinema... alguém confirma?
 
Tem um com o Chaplim, mas acho que na época não deu muito certo porque a temática era mais forte que política e crítica social, fora que o nome é só O Barba Azul e não é um filme direto sobre ele.
Achei uma foto do filme...
attachment.php
[attachment=780]
 
Só conheço o Barba Azul da HQ Fables, que aparece de uma forma bem diferente do que se diz sobre o personagem. Fico indagando por que essa e outras histórias tão macabras são classificadas como 'contos de fada'. Isso:
Ao satisfazer a curiosidade e entrar no quarto, ela descobriu seu macabro segredo: o chão estava todo manchado de sangue, e os corpos das ex-esposas do Barba Azul estavam pendurados na parede. Apavorada, ela trancou o quarto, mas não viu que o sangue havia sujado a chave.
, por exemplo foge completamente do que se espera para um conto destinado ao público infantil.
:susto:
 
Tá falando isso pq não deve conhecer a verdadeira história da Pequena Sereia :calado:
 
Quando era pequena tinha um livro chamado histórias da carochinha e morria de medo dessa história, tanto que é a única que me lembro do livro!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo