• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As Sete Maravilhas de Arda Barad-dûr

Décimo

The Swanson Code
Barad-dûr

attachment.php


Barad-dûr é a fortaleza de Sauron em Mordor, e seu lar durante centenas de anos, ao longo da Segunda e Terceira Eras. A partir de lá ele congeminou os seus planos negros e procurou concretizar a sua grande ambição: dominar toda a Terra Média e subjugar as raças que nela habitavam.

A Torre Negra, como também é chamada, era uma imensa e altíssima fortaleza, feita de ferro e uma pedra extremamente dura, e com portões de aço. A rocha de que era feita era preta, e coroando a torre havia um véu de sombra negra tecido por Sauron. Tinha muitas paredes, ameias, e torreões. A maior torre era coberta com uma coroa de ferro, e nela estava a Janela do Olho, de onde Sauron olhava intensamente. Dentro de Barad-dûr havia grandes quadras e masmorras desprovidas de janelas, e debaixo dela havia uma fossa profunda.

Localização

attachment.php

A Torre Negra estava no fim de um lance de montes vindo da parede norte das Montanhas Cinzentas, que delimitavam as fronteiras de Mordor. Do seu topo avistava-se a infértil planície de Gorgoroth. Uma estrada saindo da Torre Negra, para noroeste, levava ao Portão Negro, a cerca de 100 milhas. A Montanha da Perdição estava a aproximadamente 30 milhas a oeste. A Estrada de Sauron saía do portão da Torre, que ficava a seu oeste, sobre uma ponte de ferro cruzando um abismo, e então, através de Gorgoroth até o leste da Montanha da Perdição.

Veja onde fica Barad-dûr no mapa da Terra-Média.

História da Torre

Sauron começou a construir Barad-dûr por volta do ano 1000 da Segunda Era, quando escolheu Mordor como seu reino. A construção apenas foi terminada por volta do ano 1600. Sauron forjou o Um Anel na Montanha da Perdição nesta época, e as fundações da Torre Negra foram fortalecidas pelo poder do Anel.

Sauron governou de Barad-dûr e o seu poder na Terra-Média creceu até ser desafiado por Ar-Pharazôn, rei de Númenor, em 3262 da Segunda Era. Vendo o imenso poderio das forças de Ar-Pharazôn, Sauron saiu da Torre Negra e se rendeu, sendo levado como prisioneiro para Númenor. Lá, através de mentiras e com grande astúcia, ele aumentou a sua influcia junto de Ar-Pharazôn, acabando por conseguir persuadi-lo a desafiar os Valar e conquistar as Terras Imortais, o que causou a Queda de Númenor (ano 3319 da Segunda Era).

O corpo físico de Sauron foi perdido na destruição de Númenor, mas o seu espírito retornou a Barad-dûr em 3320. Lá ele tomou o Anel novamente e assumiu sua nova forma. Na batalha da Última Aliança, Elfos e Homens marcharam num esforço derradeiro para derrotar Sauron, e venceram as suas força na Batalha de Dagorlad, diante do Portão Negro, em 3434 da Segunda Era. Então, os exércitos da Última Aliança entraram em Mordor, e por sete anos sitiaram a Torre Negra.

attachment.php

Um Nazgûl observa a fortaleza do seu mestre

Finalmente, no ano 3441 da Segunda Era, Sauron desceu da torre e lutou contra Gil-Galad e Elendil. Os três caíram naquela luta mortal, e Isildur tomou o Um Anel de Sauron, guardando-o para si. A Torre Negra foi destruída, mas as fundações não poderam ser quebradas enquanto o Anel existisse.

Sauron retornou por volta de 1050 da Terceira Era, e estabeleceu um novo reino em Dol Guldur, na Floresta das Trevas. O Conselho Branco atacou Dol Guldur em 2941, e no ano seguinte Sauron retornou em segredo a Mordor. Em 2951, ele se revelou abertamente e começou a reconstruir Barad-dûr. Sauron tinha um palantír em Barad-dûr; era a pedra vidente que outrora estivera em Minas Ithil (mais tarde chamda de Minas Morgul) que foi tomada pelos Nazgûl quando estes invadiram o local.

Gollum foi capturado nos arredores de Mordor em 3017 e levado à Torre Negra, onde foi interrogado e torturado por informação sobre o Anel. Prisioneiros trazidos à Torre Negra não saíam sempre vivos, mas Sauron libertou Gollum, com o propósito de que este o guiasse até ao Portador do Anel.

attachment.php

Barad-dûr e o Monte da Condenação

Frodo Bolseiro viu a Torre Negra quando sentou no Trono da Visão em Amon-Hen, enquanto usava o Anel. Toda a sua esperança se esvaiu quando ele viu a imensa força da grande fortaleza de Sauron. Frodo sentiu o Olho de Sauron procurando-o da Torre Negra, e retirou o Anel mesmo a tempo de não ser descoberto.

Grishnákh era um orc de Barad-dûr que foi enviado através do Anduin, em busca do Portador do Anel. Outro orc chamado Shagrat levou o colete de mithril de Frodo de Cirith Ungol a Barad-dûr, no dia 17 de Março de 3019. No dia 25 do mesmo mês, o colete de mithril foi mostrado à tropa vinda de Minas Tirith pelo Boca de Sauron, o Tenente de Torre de Barad-dûr.

Naquele mesmo dia, à medida que se aproximava do Monte da Perdição, Frodo viu a Torre Negra mais uma vez. As sombras em volta da torre lançadas para o lado, revelando o seu pináculo de ferro; e numa janela no topo, Frodo viu o Olho de Sauron. A atenção de Sauron estava focada na Batalha do Morannon, no Portão Negro. Quando Frodo reclamou o Anel para si, Sauron tomou consciência dele e finalmente entendeu a armadilha que lhe tinha sido montada, e a Torre Negra tremeu. Mas era tarde demais – o Anel fora destruído, e Sam viu a Torre Negra colapsar em ruínas, assim que o poder do Anel terminou e deixou de segurar as suas fundações.

attachment.php

A queda da Torre Negra

Outras Informações​

Nome

Barad-dûr é um nome sindarin, significando Torre Negra, de barad, "torre", e dûr, "escuro, negro". Na Língua Negra chama-se Lugbúrz, a partir das palavras lug, que significa "torre", e búrz, que significa "negro".

Autores

O 10º membro da Sociedade - Texto (Nome), Imagens e Revisão.
AlissonTuor - Tradução de texto (Barad-dûr) e Imagens.

Fontes

Websites:
Thain's Book

Livros:
O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel, J. R. R. Tolkien
O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei, J. R. R. Tolkien
O Silmarillion, J. R. R. Tolkien
The Complete Tolkien Companion, J. Tyler
 

Anexos

  • mordormap2.jpg
    mordormap2.jpg
    174,1 KB · Visualizações: 5.943
  • 12_Barad_Dur_Paul_Lasaine2.jpg
    12_Barad_Dur_Paul_Lasaine2.jpg
    162 KB · Visualizações: 6.454
  • saurondefeated1192.jpg
    saurondefeated1192.jpg
    119,5 KB · Visualizações: 6.612
  • Barad Dur_edited.jpg
    Barad Dur_edited.jpg
    161,8 KB · Visualizações: 6.912
  • fotr62.jpg
    fotr62.jpg
    164,7 KB · Visualizações: 5.638
Última edição:
attachment.php

O Olho de Sauron

attachment.php

Orcs de guarda na Torre Negra

attachment.php

Barad-dûr desenhada por John Howe

attachment.php

As fundações da Torre

attachment.php

O acesso ao portão
 

Anexos

  • barad-dur7_edited.jpg
    barad-dur7_edited.jpg
    172,7 KB · Visualizações: 4.610
  • Barad-dur-port.jpg
    Barad-dur-port.jpg
    103,5 KB · Visualizações: 4.541
  • burningofwestfold017_edited.jpg
    burningofwestfold017_edited.jpg
    135,8 KB · Visualizações: 4.230
  • barad-dur3_edited.jpg
    barad-dur3_edited.jpg
    185,4 KB · Visualizações: 4.362
  • barad-dur.jpg
    barad-dur.jpg
    24,6 KB · Visualizações: 4.409
Última edição:
attachment.php


attachment.php

Desenho da fortaleza de Sauron

attachment.php

O Olho de Sauron vigia a Terra Escura, Mordor

attachment.php

Pintura de Barad-dûr (autor desconhecido)

attachment.php

Barad-dûr desmorona-se no filme O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei​
 

Anexos

  • baraddur.jpg
    baraddur.jpg
    21,5 KB · Visualizações: 3.512
  • barad_durr43.jpg
    barad_durr43.jpg
    190,4 KB · Visualizações: 3.978
  • barad-dur5112.jpg
    barad-dur5112.jpg
    192,4 KB · Visualizações: 4.005
  • Destructionofbaraddur_edited.jpg
    Destructionofbaraddur_edited.jpg
    157,3 KB · Visualizações: 4.545
  • memap_edited.jpg
    memap_edited.jpg
    194,6 KB · Visualizações: 247
Última edição:
attachment.php

Os Espectros do Anel sobrevoam a Torre

attachment.php

A Torre na adaptação cinematográfica de O Senhor dos Anéis

attachment.php

Maquete usada nas filmagens da trilogia

attachment.php

Barad-dûr imaginada por desenhador
 

Anexos

  • vvv.jpg
    vvv.jpg
    53,8 KB · Visualizações: 8.810
  • Mordor.jpg
    Mordor.jpg
    59,6 KB · Visualizações: 12.591
  • 15darktowerr5.jpg
    15darktowerr5.jpg
    173,5 KB · Visualizações: 3.915
  • 6866.jpg
    6866.jpg
    165,1 KB · Visualizações: 3.838
  • 423.jpg
    423.jpg
    191,6 KB · Visualizações: 3.519
Última edição:
Muito bom... Mesmo...

Eu sempre imaginei histórias horríveis desse lugar. Dava muito medo ler sua descrição no SdA
 
Excelente texto... belas imagens, adorei a feita pelo John Howe aquilo sim é uma bela Barad Dur sem "Olhofote"
 
Não da pra se chamar de um belo lugar, mas ainda assim é uma obra arquitetonica realmente interessante, tem sua imponencia...É uma forte candidata, a torre...

Gostei!!
 
eu acho muito bonito, apesar de todo o negrume e tal. Coloquei o "Barad-dûr e o Monte da Condenação" como papel de parede do meu pc... Ficou bem massa..
Parabéns pelo texto e pelas imagens, Décimo e todo mundo que ajudou...
 
Excelentes fotos e excelentes textos, essa bara-dur imaginada por desenhador ficou mais colossal que qualquer outra.
 
Barad-dûr é a fortaleza de Sauron em Mordor, e seu lar durante centenas de anos, ao longo da Segunda e Terceira Eras. A partir de lá ele congeminou os seus planos negros e procurou concretizar a sua grande ambição: dominar toda a Terra Média e subjugar as raças que nela habitavam.

A Torre Negra, como também é chamada, era uma imensa e altíssima fortaleza, feita de ferro e uma pedra extremamente dura, e com portões de aço. A rocha de que era feita era preta, e coroando a torre havia um véu de sombra negra tecido por Sauron. Tinha muitas paredes, ameias, e torreões. A maior torre era coberta com uma coroa de ferro, e nela estava a Janela do Olho, de onde Sauron olhava intensamente. Dentro de Barad-dûr havia grandes quadras e masmorras desprovidas de janelas, e debaixo dela havia uma fossa profunda.

Uma coisa que deu pena foi de Tolkien não ter explorado a Torre por dentro. Seria bom. Mas ele não deve ter feito isso por um motivo eu acho, ele ja tinha explorao na historia a torre de Cirith Ungol, ai ficaria meio enrolação, mas memso sim, imagino como seria a torre por dentro.
 
Não pude ler todo o texto, pois o tempo é curto. Mas é uma bela torre, apesar de ter sido construida para fins malignos.
Forte concorrente.
 
É verdade. Uma visão de dentro da Torre seria muito interessante, para comparar com o que achamos/temos.

Eu tenho imagens mentais do lugar mais alto da torre, que seria uma sala que possuia um palantirí no meio. Também tenho a imagem da tortura de Gollum, esta vinda dos filmes.

gr!
 
É verdade. Uma visão de dentro da Torre seria muito interessante, para comparar com o que achamos/temos.

Eu tenho imagens mentais do lugar mais alto da torre, que seria uma sala que possuia um palantirí no meio. Também tenho a imagem da tortura de Gollum, esta vinda dos filmes.

gr!


A vista de Barad Dûr para todos as direções de Mordor deveria ser sencacional.
É como se vc estivesse na Taipei 101 olhando para as imensidões adiante de você, seja para tramontana, ostro, levante ou ponente...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo