• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Banimento de Sauron, Saruman e Melkor

Não creio que Sauron tenha sido mandado para fora de Arda.
Essa citação que Maglor nos coloca de O Silmarillion me remete a outra citação, da página 23:

Contudo, tão extraordinário era o poder de sua rebelião, que, em eras esquecidas, combateu Manwë e todos os Valar, e durante longos anos em Arda manteve a maior parte dos territórios da Terra sob seu domínio. Mas não estava sozinho. Pois, dos Maiar, muitos forma atraídos por seu esplendor em seus dias de majestade, permanecendo fiéis a ele em seu mergulho nas trevas

Os servos de Melkor mantiveram-se fiéis, e seguir seu caminho desastroso, não creio que implique no banimento, pois, banir-se de livre e expontânea vontade não faz sentido, e nada nos é relatado do banimento de Sauron. Talvez, essa alusão ao vazio seja como a colocação de um outro trecho desta mesma página:

Do esplendor, por arrogância, caiu no desdém por tudo o que não fosse ele mesmo, um espírito devastador e impiedoso. O entendimento ele transformou em sutileza, em perverter à própria vontade tudo o que quisesse usar, e acabou se tornando um mentiroso contumaz. Começou desejando a Luz; mas quando viu que não podeia possuí-la só para si, desceu através do fogo e da ira, em enormes labaredas, até as Trevas

Sendo assim, antes de um "banimento" parece-me a afirmação do espírito de Sauron, mesmo parecendo livre de seu Mestre na Terceira Era, ter-se mantido fiel, e decaído da mesma forma que Melkor. Tolkien afirma que Sauron era mais efetivo na Segunda e Terceira Era que Melkor devido ao fato de, apesar de pregar o atéismo, ele mesmo tinha crença nos Poderes, e acima e tudo em seu Mestre. Isso não o deixa cair no mesmo niilismo de Melkor.
Melkor não fora para fora da criação, fora aprisionado num local onde pode-se chamar de "vazio", portanto, essa decaída ao "vazio" de Sauron nos remete a fidelidade mantida, e a decaída posterior de seu espírito.

¹;²Grifo meu.
 
Última edição:
Existe ainda um trecho do Valaquente, no Silma, que cria alguma divergência:

"No entanto, nos anos posteriores, ele se elevou como uma sombra de Morgoth e como um espectro de seu rancor, e o acompanhou no mesmo caminho desastroso de descida ao Vazio."

Tá no livro, não sou eu que tou dizendo. Então, aparentemente, Sauron foi mandado pra fora de Arda também, junto com Melkor.

Já Saruman ficou por aí mesmo, banido de Valinor depois da cara de pau de querer voltar quando foi morto.
Maglor...isso é uma alusão... ele quis dizer que Sauron caiu como Melkor... o fim do Melkor foi O Vazio... o de Sauron foi ser vazio...
 
Meu querido amigo Mene, não sei se me alegro, ou fico triste, mas acaba de resumir em duas linhas meu post anterior...hahahahaha. =]

Brincadeiras à parte (e eu não poderia deixar de evocar os argumentos, e onde se pautavam, caso não fosse assim meu amigo Mene não poderia simplesmente dizer o que disse sem ser refutado de forma categórica) é exatamente isso.

Abraços. =]
 
Meu querido amigo Mene, não sei se me alegro, ou fico triste, mas acaba de resumir em duas linhas meu post anterior...hahahahaha. =]

Brincadeiras à parte (e eu não poderia deixar de evocar os argumentos, e onde se pautavam, caso não fosse assim meu amigo Mene não poderia simplesmente dizer o que disse sem ser refutado de forma categórica) é exatamente isso.

Abraços. =]
Você tem razão... eu li os seus argumentos e quis deixar a coisa mais na cara...:lol:

e relaxa...você sabe que não precisa ficar pedindo desculpas...
o que acontece é que tolkien usava muito disso (será que posso chamar de alusões?) em varias partes da obra.

Lembra que estamos discutindo em outro tópico algo como "Grande como uma árvore" ?

Acho que é a mesma coisa. :abraco:
 
São de fato alusões, tratadas como "metáforas" ingênuas certas vezes, mas são alusões, podemos através de analogias (se é que seria algo sensato) chegar a conclusões simples.
Creio que nosso amigo Maglor apenas foi levado pelo ímpeto da descoberta do trecho. =]

Abraços.
 
São de fato alusões, tratadas como "metáforas" ingênuas certas vezes, mas são alusões, podemos através de analogias (se é que seria algo sensato) chegar a conclusões simples.
Creio que nosso amigo Maglor apenas foi levado pelo ímpeto da descoberta do trecho. =]

Abraços.
Acredito também nisso..eu ficaria...

Então acho que chegamos a um "final feliz"?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo