• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

banhos na terra-média

Gwaihir ß

Usuário
ae, eu vou fazer uma petgunta que parece boba, mas faz você refletir:
onde os "personagens" tolkenianos tomam seus banhos? (isso não inclui os valar e maiar e etc...) sei que em alguns trechos dos sda´s eles se banham em lagos e talz... mas os anões de khazad-dûm por exemplo? eles se banham no kheled-zaram? :)
respondam-me com compreensão :mrgreen:
 
Essa é uma dúvida minha também, assim, dessa forma específica!

Acho que eles tomavam banho nos rios mesmo, não?
 
Bom nos lugares afastados de rios a água era proveniente de poços e sisternas. Nos lugares perto dos rios, provavelmente vinha do rio!
Acho que Khazad-Dûm devia ter algum tipo de captação de água das chuvas, ou mesmo riachos e lagos internos.
 
Gwaihir_O_Senhor_Dos_Vent disse:
ae, eu vou fazer uma petgunta que parece boba, mas faz você refletir:
onde os "personagens" tolkenianos tomam seus banhos? (isso não inclui os valar e maiar e etc...) sei que em alguns trechos dos sda´s eles se banham em lagos e talz... mas os anões de khazad-dûm por exemplo? eles se banham no kheled-zaram? :)
respondam-me com compreensão :mrgreen:

Acho que quase nunca tomavam banho... pelo menos os homens e os anões. Tomar banho num lago quase "sagrado"? Os elfos banhavam-se em rios e lagos, como disse Idril, pela lógica. :wink:
 
Depende de quais homens vôcê tá falando. Se for aqueles easterlings com cara de mau era difícil mesmo. Agora, os edain e seus descendentes provavelmente tomavam banho sim, já que eles viveram entre os elfos muito tempo, e adquiriram muitos de seus costumes.
 
Se algum homem não tomava banho freqüentenmente, ao menos uma vez por semana deveria fazê-lo, creio. :think:
 
Idril Nénmacil disse:
Se algum homem não tomava banho freqüentenmente, ao menos uma vez por semana deveria fazê-lo, creio. :think:

Não sei não... Por exemplo, na Idade-Média, que tem o estilo de vida que mais aproxima da 3ª Era, eles nunca tomavam banho... Mesmo os franceses, nos séculos XVIII e XIX, só tomavam banho duas vezes por ano. Era tudo à base dos perfumes ( sei que me desviei do assunto ).
Os Edain, sim, talvez até como tinham o sangue élfico ainda a fluir um pouco, tomavam mais banho...
 
Os edain não tinham sangue élfico; somente a linhagem de Eärendil o tinha. :wink:
 
Acredito que tomavam banho sim e acho que a hipotese mais correta é a do Minduin:

Charlie Brown disse:
Bom nos lugares afastados de rios a água era proveniente de poços e sisternas. Nos lugares perto dos rios, provavelmente vinha do rio!
Acho que Khazad-Dûm devia ter algum tipo de captação de água das chuvas, ou mesmo riachos e lagos internos.

Concordo c/ ele, tem coerencia....
 
e depois dizem q Tolkien era super-perfeccionista
ele esqueceu de esqueceu algumas coisas mortais q os personagens faziam, do tipo:
tomar banho
ir ao banheiro

se bem q ia tirar a graça da historia neh :think:
jah penso o Gimli falando pro Legolas e pro Aragorn:
-Parem, parem!!! Eu ñ consigo mijar correndo!!!!
haha.gif
 
Não creio que ele tenha esquecido. No entanto não é normal nos livros vc achar uma narração do tipo:

Então o Sr. Moore se dirigiu ao banheiro para defecar. As fezes sairam mole...

Tipo... é narrado apenas as partes que interessam pra história e os pontos de vista que acrescentem algo pra história.

Pouca vezes personagens vão no banheiro em algum livro... não sei pq encrencam só com SDA
 
Concordo com o Minduin. Eh o que eh mais provável.

Tb, se tivesse essas passagens de "Então, xxx foi ao banheiro e ficou lá fazendo suas necessiades. Logo depois tomou banho..." o livro ia ficar muito repetitivo, pq isso ia aparecer a toda hora.
Acho que nenhum autor coloca essas coisas no livro mesmo....
 
Não creio que ele tenha esquecido. No entanto não é normal nos livros vc achar uma narração do tipo:

Então o Sr. Moore se dirigiu ao banheiro para defecar. As fezes sairam mole...

Tipo... é narrado apenas as partes que interessam pra história e os pontos de vista que acrescentem algo pra história.

Pouca vezes personagens vão no banheiro em algum livro... não sei pq encrencam só com SDA

É exatamente o que eu estava pensando.
Pra que Tolkien ia botar no livro a hora em que o Aragorn toma banho ou a hora em que o legolas da um espirro. 8O

Só pq os anões são carrancudos e um pouco feios, não significa que eles não eram limpos. Pq só os elfos tinham que ser ?? :x :evil:
 
Os homens, elfos e hobbits, deviam tomar banho com mais frequancia. Não acho que os anões tomavam banho, elesa deviam só passar um pano molhado, ia ser bem estranho ver um anão numa banheira.
 
Por que? Os anões, apesar de serem um pouco rústicos (para os padrões dos eldar, veja bem) nunca foram citaos como sendo sujos, imundos, etc, etc., etc. Eles eram sim "civilizados". Vale lembar também que os anões foram amigos dos elfos durante muuuuito tempo, principalmente dos Noldor, e os anões devem ter aprendido "práticas de higiene báisca" com os elfos.
 
Pensem na situação:

"Depois de três dias e duas noites correndo, Aragorn para e vai em direção ao chão, quando Legolas o pergunta:

_ Você vai escutar a terra, ver se ela trás algo sobre os pequeninos?

_ Não, tô apertado c essa correria toda; vou cagar e mijar!!"

Tem certas coisas que não devem ser ditas nos livros (a não ser q seja uma comédia, claro). No mais, concordo parcialmente com o Charlie Brown e o Fingolfin. Só acho que os anões não deviam ser muito afeitos ao banho.
 
ta ta. tudo bem q seria perda de tempo esse negocio de narrar o cara indo no banheiro
mas a unica coisa "mortal" que se le sobre eles é a hora de comer e dormir, e olhe lah!
 
Elfos faziam sim suas necessidades como nós. Biologicamente, as duas espécies (humanos e elfos) eram a mesma. Talves eles não tivessem que fazê-las com tanta necessidade como nós, visto o seu maior controle corporal. Mas sim, eles faziam nº 1 e nº 2. Tudo o que entra uma hora tem que sair!!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo