• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Bando de Dois (Danilo Beyruth)

Diego-

Usuário
Paisagens desoladas, bandidos mal-encarados, povoados miseráveis no deserto, tesouros escondidos e trens carregados de dinamite. Não. Não estamos falando de um filme de Sergio Leone. Bando de Dois, de Danilo Beyruth, leva para o cangaço o clima dos westerns italianos, resgatando a aventura nas HQs brasileiras. Na história, dois últimos sobreviventes de um bando de vinte cangaceiros partem em busca das cabeças decepadas de seus companheiros, preparados para enfrentar um exército. Cada um com os seus motivos.

Eu estou completamente por fora dos lançamentos na área de HQ, e quando se trata do circuito nacional a situação piora.
Contudo, essa daqui chamou bastante minha atenção. Alguém conhece 'Bando de Dois' do Danilo Beyruth?
Não vou me prolongar em falar muito da HQ aqui porque a Amanda já fez um post muito bacana lá no O Café, a quem interessar é só dar uma lida lá. Link
O preço eu achei um pouco salgado, 36 reais lá na Saraiva. Pelo menos tá disponível, né.
Tem até um site destinado à HQ.
 
Com certeza "Bando de Dois" tem que figurar em qualquer lista dos melhores lançamentos de 2010!!!!

Danilo Beyruth criou uma história simples, rápida e rasteira. Uma dupla de cangaceiros no encalço de uma volante. Cada um tem os seus motivos, mas o objetivo é um só: acabar com os homens que chacinaram seus companheiros.

Considerando a simplicidade da história, Danilo Beyruth usa saídas inteligentes para não menosprezar a inteligência do leitor. Os diálogos são poucos e diretos, sem divagações que poderiam fazer a trama perder o foco. Assim, a HQ é focada mais nas imagens.

Ao construir seus personagens o autor traz um nível de detalhismo muito bacana, principalmente nas vestimentas. Em contrapartida, o cenário em segundo plano, normalmente, é retratado com elementos pontuais apenas para localizar o leitor. Assim, o autor intensifica o caráter árido e desolado do sertão brasileiro.

O ritmo da narrativa também impressiona. Primeiro por adotar um ritmo cinematográfico, com muita agilidade e, segundo, por sempre escolher o posicionamento correto da "câmera". É uma revista de ação, mas cada plano parece ter sido exaustivamente pensado. Como resultado, não temos quadros inúteis para a história, cada desenho tem a função de localizar o leitor, desenvolver o personagem ou dar ritmo à trama.

Ação, violência e um alívio cômico no final, tudo misturado num cenário pra lá de brasileiro "Bando de Dois" é uma HQ fantástica. O preço da revista pode afastar alguns leitores, mas os que pagarem terão a certeza que o dinheiro foi muito bem investido.

Um abraço!
 
Fazia muito tempo que não lia uma história tão bem estruturada como a de Beyruth. Os personagens não são romantizados, são magros, ignorantes, sujos e feios. Apesar do autor ter sido obrigado a escolher uma forma mais compreensível de retratar a fala do povo do cangaço, o clima da história não é afetado por isso.

Não acho R$ 36 um valor alto. Pagamos muito mais caro por material gringo sem reclamar.
 
Ronzi disse:
Fazia muito tempo que não lia uma história tão bem estruturada como a de Beyruth. Os personagens não são romantizados, são magros, ignorantes, sujos e feios. Apesar do autor ter sido obrigado a escolher uma forma mais compreensível de retratar a fala do povo do cangaço, o clima da história não é afetado por isso.

Não acho R$ 36 um valor alto. Pagamos muito mais caro por material gringo sem reclamar.

Achei bom.

Só ficou um pouco "western" demais.
Senti falta de algo mais... nordestino. Talvez a linguagem atenuasse esta minha impressão. Ou talvez eu esteja sendo chato: eu deveria ler esta HQ como quem assiste "Três Homens em Conflito" (The Good, The Bad, The Ugly)
 
Zzeugma, eu não achei. bando de Dois é um quadrinho de aventura e nada mais aventura que western. O clima é proposital.

Ao mesmo tempo, não podemos pedir que o autor coloque o linguajar igual ao do cangaço da época, ficaria ininteligível, ou no mínimo, uma coisa meio Grande Sertão, totalmente fora da proposta.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo