• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Bandeira do Brasil está entre as mais feias do mundo...

Discussões sobre patriotismo à parte, eu sempre achei a bandeira nacional muito bonita.

Além de ser bastante original (listras coloridas? no thanks), eu curto as cores, e etc.


Quanto à avaliação do cara, bem, ela é baseada única e exclusivamente na opinião dele, certo? Então ele é muito mais um criador de caso, querendo chamar a atenção do que qualquer outra coisa.
 
Última edição:
attachment.php

O vermelho no topo simboliza o sol, bem como a savana típica do país; o azul simboliza o rio Gâmbia que corre ao longo do país e que dá o nome à nação; o verde simboliza a terra e as florestas do país; por fim, as duas faixas brancas representam a paz.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_da_Gâmbia

Embora não fosse uma bandeira que à primeira vista chame muito a atenção, acho ela foi bem arquitetada. As listas brancas foram uma ótima idéia, pois ajudam a particularizar a bandeira frente a outras com três listas e ainda funcionam como "margem" para o "rio" central. Olhando para o mapa, é fácil perceber como a bandeira reflete a geografia do país.

attachment.php


Não colocaria essa bandeira em primeiro lugar, mas ela tem seus méritos.

A do Japão é uma representação icônica do próprio nome do país ("origem do sol"/"terra do sol nascente"), sendo em minha opinião tanto adequada como bela. Concordo com o "menos é mais" do Minduim. "A classic. Simple, to the point", segundo o autor da lista.

Já a do Brasil, apesar de me lembrar do significado de quase tudo ali, acho que seria melhor se tivesse menos elementos e não tivesse nada escrito - questão de design mesmo.
 

Anexos

  • 180px-Flag_of_The_Gambia.svg.png
    180px-Flag_of_The_Gambia.svg.png
    491 bytes · Visualizações: 416
  • gambia.jpg
    gambia.jpg
    14,5 KB · Visualizações: 422
Última edição:
Você diz que a bandeira tem um "significado interessante", e que isso desculpa qualquer deficiência estética. Pressupõe-se que esse "significado interessante" seja ao menos positivo, para justificar essa admiração e ignorar as deficiências estéticas.
Eu disse que a história vale a bandeira. Só isso. Se eu gosto da história e acho que ela merece ser admirada, eu não o disse, e de fato não o acho. Só disse que é importante conhecê-la e respeitá-la, porque ela faz do país o que ele é agora =]

Paulo disse:
No entanto, você acaba de dizer que basta pertencer ao passado para ter algum "significado interessante" e/ou positivo. Disso eu discordo e acredito que muitos acontecimentos históricos não tem um significado positivo ou admirável.
Não disse isso =].. preste atenção:
A graça de ser história é que não precisa ser admirável na sua opinião. Se vc não sabe a história da bandeira, não sabe nada da história do Brasil. That's the point.
entendeu?

Paulo disse:
Quanto a outra parte, seria de fato bastante interessante se a bandeira, de alguma forma fantástica, conseguisse realizar a síntese de toda a história do Brasil, mas isso certamente não ocorre, com bandeira nenhuma.
A nossa, especificamente, revela a continuidade de uma relação bizarra com a instituição monárquica (expressa na utilização das cores da casa real), o militarismo característico do nosso processo de independência e o positivismo que permeava não apenas a esfera militar como também a monárquica.
Concordo. É uma bandeira, não um chip. Se vc souber a história da bandeira, sabe algo, não tudo.
Não disse que me orgulhava da história do Brasil, e sim de ser brasileira.

Isso foi bizarro! Sério.
Opinião. :uhum:

Paulo disse:
Alguém falou alguma coisa sobre valorizar origens? Eu estou ironizando um sentimento bastante recente e que certamente não tem muitos pontos positivos. Origem é algo muito maior do que patriotismo. Se esse se restringe ao Estado-nação, origem (como sentimento de pertencimento a uma coletividade) pode ser referente a família, ao seu bairro, cidade, estado, país, continente, etnia etc.
Por ser maior, engloba patriotismo.
Se vc não dá valor ao lugar de onde veio, não pode respeitá-lo ou à sua história. Não dá para não se indignar com muito do que aconteceu a este país, mas não é por isso que eu vou deixar de lado o que lhe diz respeito.

Paulo disse:
O que eu estou apontando é o non-sense absoluto em "respeitar" símbolos criados justamente com esse fim. Se o significado da bandeira não merece admiração, porque eu deveria respeitá-la?
Ela deveria fazer-nos lembrar de tudo o que aconteceu. Só por isso ^^
E se vc se lembra do que aconteceu, ela cumpriu o seu papel.
 
A do Brasil é feia mesmo.
Gosto das bandeiras do Canadá e do Japão!
 
Ahn... vocês viram que está na seção de "humor" do site? =]

Desconfiei pelos comentários sarcásticos na lista, mas não deixa de ser interessante, principalmente porque o assunto exalta os ânimos.

Antes de entrar na página da lista, tem até um aviso:
Disclaimer

The pages you are about to view have been known to cause offense to some people. If you are apt to be offended by sarcastic humour directed towards your national flag, I suggest you go no further. Note also that my employer does not necessarily endorse anything you might read here.
:lol:
 
Hummmm :think:

:bamf: Deixa eu ver....


Olhando por cima... esse concurso de beleza... Acho que eu descobri o critério do cara.:cool:

1) Peguem aquele conjunto de canetinhas de 12 cores que todo mundo tem aí no fundo da gaveta. Se for daqueles Playcolor, com a canetinha mágica branca, melhor ainda! :mrgreen:

2) Compre um caderno de desenho. Ou separe umas folhas em branco aí.

3) Separe uma régua. Se tiver alguma régua de formas (estrela, coração, lua) ajuda muito!

4) Agora desenhe todas as bandeiras de todos os países.

4) Escolha as mais bonitas.

Pronto! Garanto que os resultados vão ser muito parecidos com o desse cara aí. É o que parece.

Olhem bem, quanto mais difícil de desenhar, menor a nota. Se tiver um brasão, que nem a de Portugal, ou uma disposição estranha dos elementos, logico que vai ficar feia.
Eu nunca consegui desenhar certinho a bandeira do Brasil. A do Japão fica supimpa!

E a da Gâmbia, com régua deve ficar boa também. Se eu conseguir achar a minha canetinha mágica...


Vi por cima, eu vi por cima... hein:drink:
 
Eu disse que a história vale a bandeira. Só isso. Se eu gosto da história e acho que ela merece ser admirada, eu não o disse, e de fato não o acho. Só disse que é importante conhecê-la e respeitá-la, porque ela faz do país o que ele é agora =]

Logo, qualquer história vale qualquer bandeira.

Anyway, eu não entendo essa idéia de "respeito" à história. Muito pelo contrário, acho que a história, principalmente as histórias das nações, devem ser o menos respeitosas possíveis. Deferência geralmente não é uma boa companhia para a interpretação crítica.


Por ser maior, engloba patriotismo.

Pode englobar ou não. Antes das nações, que são construções bastante recentes na história do homem, não existia sentimento de origem e pertencimento? Patriotismo é uma fabricação do estado-nação. Não é necessário, de forma alguma, ser patriota para se sentir parte de um determinado grupo.

Se vc não dá valor ao lugar de onde veio, não pode respeitá-lo ou à sua história. Não dá para não se indignar com muito do que aconteceu a este país, mas não é por isso que eu vou deixar de lado o que lhe diz respeito.

Você está fazendo uma confusão enorme aqui. É possível entender que a crítica do patriotismo não necessariamente resulta na crítica da nação? Eu estou falando de símbolos e rituais, não daquilo que os criou.

Ela deveria fazer-nos lembrar de tudo o que aconteceu. Só por isso ^^
E se vc se lembra do que aconteceu, ela cumpriu o seu papel.

Na verdade a idéia, como você bem exemplificou em um post anterior, é causar respeito e deferência cega.
 
A bandeira do Brasil é horrorosa mesmo, embora parta de boas idéias. Dava pra ter feito algo melhor (como o nosso hino, por exemplo).

Bandeiras bonitas: Canadá, Portugal, Finlandia e Noruega

Libya disse:
Did you even try?

:rofl:
 
Eu sempre achei a nossa bonita.
Com símbolos geométricos simples concentricos.
Diferente de outros que tem umas figuras todas complexas uma sobre a outra. Aí sim acho meio bagunçado.
 
Eu disse que a história vale a bandeira.

Desculpe, mas vocêé muito confusa em suas afirmações. Que história vale a bandeira? A história do Brasil ou a história do porquê da bandeira do Brasil ser do jeito que é?

Só isso. Se eu gosto da história e acho que ela merece ser admirada, eu não o disse, e de fato não o acho. Só disse que é importante conhecê-la e respeitá-la, porque ela faz do país o que ele é agora =]

Eu particularmente não acho importante "respeitar" a história, acho sim importante conhecer e estudar, mas não "respeitar".



A graça de ser história é que não precisa ser admirável na sua opinião. Se vc não sabe a história da bandeira, não sabe nada da história do Brasil. That's the point.

Discordo. A bandeira do Brasil, foi "desenhada" em 1889. De lá para cá muita coisa aconteceu. Se eu estudasse a história do Brasil unicamente de 1890 para cá, não saberia nada da história da bandeira do Brasil e saberia alguma coisa da história do Brasil. That's the point!



Concordo. É uma bandeira, não um chip. Se vc souber a história da bandeira, sabe algo, não tudo.
Não disse que me orgulhava da história do Brasil, e sim de ser brasileira.

E o que achar a bandeira feia ou bonita tem a ver com patriotismo? Quer dizer que o patriotismo anula o senso estético das pessoas?

Por ser maior, engloba patriotismo.
Se vc não dá valor ao lugar de onde veio, não pode respeitá-lo ou à sua história. Não dá para não se indignar com muito do que aconteceu a este país, mas não é por isso que eu vou deixar de lado o que lhe diz respeito.

Novamente não entendi. O que uma pessoa achar feia a bandeira do seu país tem a ver com patriotismo? Eu deixo de amar o meu país porque acho feia a bandeira nacional? Desculpe, mas não entendo essa lógica.


Ela deveria fazer-nos lembrar de tudo o que aconteceu. Só por isso ^^
E se vc se lembra do que aconteceu, ela cumpriu o seu papel.

De tudo o que exatamente?
 
Eu também não gosto da bandeira brasileira não.
Quiseram fazer algo tão original que exageraram, e original nem sempre é sinônimo de bom.
 
Ah sim, duas outras bandeiras bacanas: Jamaica e África do Sul.

E já que o assunto é bandeira, com relação às dos Estados Brasileiros, não é por nada não, mas a de Minas Gerais é a mais batuta. Mas o carinha do site certamente reclamaria da frase escrita (:lol:), embora creio que gostaria do triângulo vermelho sobre fundo branco (afinal, ele gosta da do Japão, né).

Uma coisa que acho bizarro na bandeira brasileira é o fato das estrelas estarem "ao avesso".
 
E já que o assunto é bandeira, com relação às dos Estados Brasileiros, não é por nada não, mas a de Minas Gerais é a mais batuta.

Concordo, a bandeira de Minas entre as bandeiras de todos os outros estados brasileiros é a mais bela! Mas, tem que ser com a frase....:yep:
 
A de Pernambuco tem um arco-íris, mas é difícil de desenhar :think:

mesmo assim, acho bonita

a de Minas tb.

A de SP eu acho sem graça.
 
Que isso!!!?, pegou fogo isso aqui:hihihi:, acalmem os ânimos pessoal, a minha intenção não foi abrir uma discurssão patriótica, entre outras coisas que começaram aqui, mas apenas realmente mostrar como alguém que não tem nada pra fazer consegue com um simples ato polêmico virar notícia mundial:lol:, no más, voltando aotópico:

Preto e vermelho poderiam entrar na bandeira brasileira, preto os povos negros da áfrica que foram fundamentais para o desenvolvimento do país na época da escravidão e quando ainda o país era dependente de portugal e o vermelho simbolizando o sangue derramado por eles mesmos para alcançar isso, ta certo que vieram forçadospara cá, más contribuiram muito para o país como digamos..."trabalhadores".:yep:.

Quanto a palavras escritas na Bandeira eu realmente não gosto.

A de Pernambuco tem um arco-íris, mas é difícil de desenhar

mesmo assim, acho bonita

a de Minas tb.

A de SP eu acho sem graça.

A de Pernambuco realmente é linda, mas também gosto muito da bandeira da Paraíba.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo