• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Bandas Anarquistas

Lordpas disse:
Bakunin, Tolstoi, Kropotikin, etc

Burros ao extremo né mesmo? :uhum:

Eu acho.

Lordpas disse:
Apesar de gostar de Pistols eu não sei muito sobre as intenções e história real deles... Anyway, o tópico não é sobre Sex Pistols, mas sobre a questão de ser "Banda Anarquista" que ao meu ver é plenamente possível e nem um pouco burra.

Pois é, ao meu ver é o oposto.

Folco disse:
O que foge totalmente do assunto: anarquistas modernos jovens, os tipos que são ligados a bandas punks, são estúpidos. Na maior parte do tempo, o "anarquismo" que eles pregam é pura rebeldia imatura, caos, violência, etc. Eles provavelmente nem leram nada tipo "O Que É Propriedade?" do Proudhon. O mesmo pode ser dito sobre 99% das bandas que "metem pau no capitalismo e no Sistema". Etc.

Sim, é exatamente isso que estamos discutindo. Por isso digo que é marketing. As bandas assim se dizem, pois vendem CDs para um público alvo formado por adolecentes metidos a rebeldes que querem chocar aos outros e aparecer. É mais ou menos como alguns garotos idiotas que se dizem satanistas e outros nazistas, mesmo não tendo idéia do que isso seja. Faz eles serem mais maus, entende?
 
O ponto é o seguinte, galera: não se faz uma banda sem dinheiro, certo? Para ganhar dinheiro, têm de se submeter às regras capitalistas. E submetendo-se às regras capitalistas, qualquer anarquismo é falso, ou no máximo golpe de marketing para seduzir jovens em picos hormonais e em disputa com a mamãe. Simples assim.

E vai perguntar para o vocalista destas bandas qual a análise deles acerca de Bakunin, vai... será altamente inspirador.
 
Morpheu disse:
O ponto é o seguinte, galera: não se faz uma banda sem dinheiro, certo? Para ganhar dinheiro, têm de se submeter às regras capitalistas. E submetendo-se às regras capitalistas, qualquer anarquismo é falso

Isso não é verdade.

Eu já falei:

"Capitalismo é em relação ao lucro. Se a banda não tem a intenção de lucrar com o CD a venda e os ingressos pra shows -- se for só, basicamente, pra pagar as despesas de ser uma banda -- então não é realmente um "ato capitalista.""

Eu aposto que várias pessoas que escreviam a favor do anarquismo tinham empregos. Ou você tá dizendo que escritores anarquistas vivam de pesca e caça? Ser a favor de um sistema e pregar ele não quer dizer que vc tem que automaticamente aderir a ele.

E eu discordo do Skywalker que diz que o "anarquismo falso" é usado como uma forma de propaganda. Talvez isso seja o caso em algumas situações, mas eu acho que os Sex Pistols (e a maioria das bandas punks que pregam anarquismo, a ideologia deles) realmente acreditavam que o Anarquismo era a solução, mesmo que eles nem soubessem exatamente o que significava anarquismo, ou pra que servia, ou porque ele era melhor; eu acho que era simplesmente imaturidade, de pregar um sistema anti-autoritário e anti-governamental, por diversão, por ser do contra, por ser rebelde, etc, como a maioria dos adolescentes é.

Mas por mais que eu acredite que a maioria das bandas anarquistas (e anti-capitalistas) sejam sinceras, não faz delas necessariamente certas ou maduras ou inteligentes ou produtivas.
 
Quote:
Post Original de Lordpas
Bakunin, Tolstoi, Kropotikin, etc

Burros ao extremo né mesmo?
whatsthis.gif




Eu acho.
Não sei porque, mas algo me diz que você ainda não leu nada deles...

Sobre as tais bandas anarquitas, é basicamente o que o Folco disse. Eles tem uma visão utópica, distorcida e nada crítica, ouviram falar em anarquismo, associaram à rebeldia e acharam atraente a idéia. Nem Bakunin e outros criadores do anarquismo considerariam eles membros do movimento.

É mais ou menos o que aconteceu com os seguidores de Marx que o próprio criticou.
 
Folco disse:
"Capitalismo é em relação ao lucro. Se a banda não tem a intenção de lucrar com o CD a venda e os ingressos pra shows -- se for só, basicamente, pra pagar as despesas de ser uma banda -- então não é realmente um "ato capitalista.""

É claro que é. Pois com este "pagar as despesas" vem, por exemplo, a obediência ao diretor ou produtor de uma gravadora. Algo altamente contraditório para os que supostamente combatem a autoridade.

Jedan disse:
Sobre as tais bandas anarquitas, é basicamente o que o Folco disse. Eles tem uma visão utópica, distorcida e nada crítica, ouviram falar em anarquismo, associaram à rebeldia e acharam atraente a idéia. Nem Bakunin e outros criadores do anarquismo considerariam eles membros do movimento.

Então não são anarquistas. Agora, você se associar a uma idéia por achar ela atrativa é algo além de puro e simples marketing? :ahn?:

Ou então eles são as criaturas mais inocentes da face da Terra. Algo bem improvável, convenhamos.
 
Morpheu disse:
É claro que é. Pois com este "pagar as despesas" vem, por exemplo, a obediência ao diretor ou produtor de uma gravadora. Algo altamente contraditório para os que supostamente combatem a autoridade.

Você tá ignorando o que eu disse. Uma banda anarquista, ou seja, uma banda que prega o anarquismo, não precisa automaticamente aderir a essa ideologia pra poder possuir tal título. Especialmente pq o anarquismo só iria funcionar se uma comunidade toda aderisse a ele ao mesmo tempo. Uma cidade, um país, etc. E isso não tem muitas chances de acontecer. Isso impede de existirem anarquistas (aka, pessoas que pregam o anarquismo)? Não. Nem bandas.

O pai do meu amigo se auto-intitula comunista, não porque ele segue a ideologia (isso seria impossível), mas porque ele é a favor dela. Ele não está errado.
 
Folco disse:
Você tá ignorando o que eu disse. Uma banda anarquista, ou seja, uma banda que prega o anarquismo, não precisa automaticamente aderir a essa ideologia pra poder possuir tal título. Especialmente pq o anarquismo só iria funcionar se uma comunidade toda aderisse a ele ao mesmo tempo. Uma cidade, um país, etc. E isso não tem muitas chances de acontecer. Isso impede de existirem anarquistas (aka, pessoas que pregam o anarquismo)? Não. Nem bandas.

O pai do meu amigo se auto-intitula comunista, não porque ele segue a ideologia (isso seria impossível), mas porque ele é a favor dela. Ele não está errado.

Com certeza. Mas uma coisa é dizer "nós faturamos grana, dependemos dos caras, mas somos contra o capitalismo e um dia seremos livres". Outra bem diferente, e mais comum, é dizer "a gente está aqui pra botar pra quebrar, vamos botar o capitalismo abaixo, não estamos com o tio Sam, nós estamos fora do esquema", etc...
 
Morpheu disse:
Com certeza. Mas uma coisa é dizer "nós faturamos grana, dependemos dos caras, mas somos contra o capitalismo e um dia seremos livres". Outra bem diferente, e mais comum, é dizer "a gente está aqui pra botar pra quebrar, vamos botar o capitalismo abaixo, não estamos com o tio Sam, nós estamos fora do esquema", etc...

Sim, há uma diferença. A primeira afirmação é sensata. A segunda afirmação é estúpida.
 
Folco disse:
E eu discordo do Skywalker que diz que o "anarquismo falso" é usado como uma forma de propaganda. Talvez isso seja o caso em algumas situações, mas eu acho que os Sex Pistols (e a maioria das bandas punks que pregam anarquismo, a ideologia deles) realmente acreditavam que o Anarquismo era a solução, mesmo que eles nem soubessem exatamente o que significava anarquismo, ou pra que servia, ou porque ele era melhor; eu acho que era simplesmente imaturidade, de pregar um sistema anti-autoritário e anti-governamental, por diversão, por ser do contra, por ser rebelde, etc, como a maioria dos adolescentes é.

Mas por mais que eu acredite que a maioria das bandas anarquistas (e anti-capitalistas) sejam sinceras, não faz delas necessariamente certas ou maduras ou inteligentes ou produtivas.

Justamente aquieu discordo. Veja, não é impossível existir uma banda anarquista de verdade, mas quanto aos Sex Pistols, lá era marketing mesmo. Tão logo o grupo acabou (em 1979, eu acho), eles diziam sem problema algum que era pela grana mesmo e que tudo era uma jogada de marketing da banda com o empresário Malcolm McLaren. Isso não tira o mérito do disco Nevermind The Bullocks ser fodido (ele é), mas a atitude era marketeira sim. O que também é válido, eu não vejo porque condenar uma banda por ser capitalista e acho que propaganda é importante em qualquer ramo que seja. Eu me ligo mesmo é no som e se ele é bom (como é o caso do SP), o resto não importa.

Jedan disse:
Não sei porque, mas algo me diz que você ainda não leu nada deles...

Para ser sincero, Tolstoi eu não conheço, Bakunin e Kropotikin sim. Ocorre que os ideais deles são contrários aos meus e são impossíveis e inviáveis. Mas o que eu penso sobre política não vem ao caso e sim o assunto do tópico, onde é perguntado se uma banda anarquista não se contradiz ao vender discos. Nesse caso, minha opinião é igual a do Folco. O gasto pra se fabricar um CD beira 10 reais. Se os caras vão fazer um show, é necessário pagar aluguel do lugar, equipe técnica e transporte. Claro, alguém tem que pagar por isso e eu não acho errado. Na verdade, tmbém não acho errado os caras quererem lucrar com a música. Se vocêestá se expressando artísticamente e ainda está recebendo pra isso sem trair sua integridade musical, ótimo. Mas eu acho que aí já seria capitalismo e eles se dizerem contra o mesmo (sendo que na verdade não são) é marketing.

Jedan disse:
Sobre as tais bandas anarquitas, é basicamente o que o Folco disse. Eles tem uma visão utópica, distorcida e nada crítica, ouviram falar em anarquismo, associaram à rebeldia e acharam atraente a idéia. Nem Bakunin e outros criadores do anarquismo considerariam eles membros do movimento.

É mais ou menos o que aconteceu com os seguidores de Marx que o próprio criticou.

Na verdade, isso é coisa de moleque. Moleque punk acha lindo se opor ao sistema e apoiar partidos de esquerda, mas não tem a mínima noção política e sequer sabe o que está dizendo. É mais ou menos a mesma coisa daquele moleque bobo que curte Metal e diz adorar Satã, só pra chamar a atenção.

Folco disse:
Sim, há uma diferença. A primeira afirmação é sensata. A segunda afirmação é estúpida.

Exato. E a maioria das bandas (e fãs) Punk são ligadas na segunda afirmação. Até mesmo pessoas que viveram o movimento Punk no início dos anos 80 dizem que aquilo lá é uma furada total e que ninguém lá tem bagagem pra falar sobre aquilo. O que pegava mesmo (e pega até hoje) era o som. Mas aqui estou comentando mesmo sobre o movimento musical, não sobre a filosofia e ideais anarquistas, pois acho que minha opinião sobre isso não vem ao caso, até porque o tópico é pra discutir sobre o fato de as bandas estarem sendo verdadeiras ao se intitularem assim, não se o anarquismo é possível e viável.
 
Afinal, a indústria de música deveria verder mais música e menos ideologias (sejam elas falsas ou verdadeiras)
 
Pelo jeito é interesse deles vender música, ideologia, sexo, drogas, o que for... desde que venda. Por outro lado, acho que o Lord têm muita razão...
 
Eu acho que isso de ideologia é secundário. Claro que a mensagem é importante, mas de que adianta uma banda ter um ótimo ponto de vista e bagagem cultural para expor, se faz um som de merda?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo