• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Banda de Metal da Itália quebra direitos autorais

Pandatur

Usuário
A banda de metal italiana Arachnes usou na capa de seu último CD, "Primary Fear" uma imagem de Laracna (Shelob) feita por John Howe, sem a autorização do artista.
Howe, que mantém em seu site uma área chamada "Fear! Fire! Foes!" onde relata tais situações onde vê seus direitos autorais quebrados, fez o seguinte comentário sobre o CD do Arachnes:

"Esta curiosa interpretação aquática de Laracna (com Sam e Frodo substituídos por alguma coisa com apelo admitidamente mais amplo) apareceu em um CD Italiano - "melodic power-speed symphonic progressive metal maduro" (o quê?) de um grupo chamado Arachnes. O álbum é chamado Primary Fear [N.T.: Medo primário, em português], o que foi mais o que ele inspirou em mim, ou no mínimo "Aborrecimento Secundário". Eu, é claro, escrevi perguntando o que houve, mas não espero um retorno, realmente."

Confira a capa do CD do Arachnes e o comentário de John Howe original em inglês clicando aqui

Confira aqui a ilustração original feita por Howe, Sam and Shelob.


E o pessoal do Arachnes não usou apenas o desenho feito por Howe não. Repare nas nuvens e na lua da capa do CD, e veja que são provenientes da ilustração The Nazgûl, do artista canadense Ted Nasmith.
 
Não a nada a fazer... Aconteça o que acontecer, tem gente que continua a insistir em abusar dos direitos autorais de ilustradores Tolkien, e da maneira mais descarada... Ainda se o resultado final fosse minimamente bom, mas a capa do disco peca cerimoniosamente em qualidade.
 
Coitado do Howe. Mais um plágio pra sua coleção.
E o Nasmith, será que vai tomar alguma providência?
O castelinho a esquerda tb foi roubado de algum outro desenho? Deve ter sido, né?
 
Pois é, ô mundo lotado de plagiadores... e pobre do Howe. Eu ficaria constrangida se fizessem o mesmo com algo que eu criasse.
 
Concordo com Zorba!!!!!!
Poxa, que falta de caráter....
Que desistímulo pra Howe!!!!!!
Que droga!
POxa, é o trabalho do cara! Acho uma falta de respeito, de ética.
 
A culpa não é necessariamente da banda, em outro caso parecido um ilustrador vendeu a imagem da capa do Cd (plagiada de Howe) para os músicos, sem que estes soubessem que ele estava violando os direitos autorais.
 
É incrível como tem gente querendo pegar sucesso de carona na fama do SdA e daqueles que contribuem para as obras de Tolkien
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo