1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Banda de Metal da Itália quebra direitos autorais

Tópico em 'Comunicados, Tutoriais e Demais Valinorices' iniciado por Pandatur, 2 Nov 2004.

1. Pandatur

Pandatur Usuário

A banda de metal italiana Arachnes usou na capa de seu último CD, "Primary Fear" uma imagem de Laracna (Shelob) feita por John Howe, sem a autorização do artista.
    Howe, que mantém em seu site uma área chamada "Fear! Fire! Foes!" onde relata tais situações onde vê seus direitos autorais quebrados, fez o seguinte comentário sobre o CD do Arachnes:

"Esta curiosa interpretação aquática de Laracna (com Sam e Frodo substituídos por alguma coisa com apelo admitidamente mais amplo) apareceu em um CD Italiano - "melodic power-speed symphonic progressive metal maduro" (o quê?) de um grupo chamado Arachnes. O álbum é chamado Primary Fear [N.T.: Medo primário, em português], o que foi mais o que ele inspirou em mim, ou no mínimo "Aborrecimento Secundário". Eu, é claro, escrevi perguntando o que houve, mas não espero um retorno, realmente."

Confira a capa do CD do Arachnes e o comentário de John Howe original em inglês clicando
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Confira aqui a ilustração original feita por Howe,
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .

E o pessoal do Arachnes não usou apenas o desenho feito por Howe não. Repare nas nuvens e na lua da capa do CD, e veja que são provenientes da ilustração
    , do artista canadense Ted Nasmith.

2. Décimo

Décimo The Swanson Code

Não a nada a fazer... Aconteça o que acontecer, tem gente que continua a insistir em abusar dos direitos autorais de ilustradores Tolkien, e da maneira mais descarada... Ainda se o resultado final fosse minimamente bom, mas a capa do disco peca cerimoniosamente em qualidade.

3. Snaga

Snaga Usuário não-confiável!!!

Coitado do Howe. Mais um plágio pra sua coleção.
    E o Nasmith, será que vai tomar alguma providência?
    O castelinho a esquerda tb foi roubado de algum outro desenho? Deve ter sido, né?

4. Idril

Idril Usuário

Pois é, ô mundo lotado de plagiadores... e pobre do Howe. Eu ficaria constrangida se fizessem o mesmo com algo que eu criasse.

5. *Gandalf*

*Gandalf* Usuário

Abaixo os plagiadores, que não tem um pingo de criatividade.

6. WaneArwen

WaneArwen Usuário

Concordo com Zorba!!!!!!
    Poxa, que falta de caráter....
    Que desistímulo pra Howe!!!!!!
    Que droga!
    POxa, é o trabalho do cara! Acho uma falta de respeito, de ética.

7. Fafa

Fafa Visitante

A culpa não é necessariamente da banda, em outro caso parecido um ilustrador vendeu a imagem da capa do Cd (plagiada de Howe) para os músicos, sem que estes soubessem que ele estava violando os direitos autorais.

8. Hellequin

Hellequin Usuário

É incrível como tem gente querendo pegar sucesso de carona na fama do SdA e daqueles que contribuem para as obras de Tolkien

Compartilhar