• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Balrog

Sarcasmo disse:
certar magia naum precisam de palavras, mas gestos ou componentes, os balrogs jah foram MAiar, mas se corromperam graças a MElkor, gandalf tb é um maia e ele confronto alguem cujo poder estava em sua altura, o balrog pode pronunciar, mas é em sua lingua nativa.................

Balrogs eram maiar.
Na obra não há qualquer indicação de que os Balrogs falassem. Eu acredito que eles falam, por que senão como eles iriam comandar as legiões de orcs sob seus comandos nos ataques a Beleriand?
 
Balrogs eram maiar.
Na obra não há qualquer indicação de que os Balrogs falassem. Eu acredito que eles falam, por que senão como eles iriam comandar as legiões de orcs sob seus comandos nos ataques a Beleriand?

força do pensamento :lol:

tbem acho q tinham a fala desenvolvida... afinal como vc disse eram maiar, poder para tanto eles tinham... nao se trata de simples criaturas :mrgreen: claro q sem asas...
 
Eles falavam, eu acho, ja que ele gritou quando caiu, e eu acho que tinham asas sim, pq não? Ora ficariam mais assustadores alem de asas serem uma vantagem em espaços abertos, em moria era inutil... tolkien podia ter nos dado um relato mais detalhado daquela batalha, acho que ficou meio vago pq ele só se decidiu o que gandalf ia enfrentar muitos anos depois de ter escrito até a parte do encanto-contra-encanto...
 
Eu não acredito que os Balrogs tenham asas, mas eles tendo ou não, que eles não voam é uma certeza, já que Melkor nunca investiu pelo ar a não ser na Guerra da Ira com os dragões alados.

"Mas ele (Morgoth) lançou sobre seus adversários o último e desesperado assalto que havia preparado, e das profundezas de Angband surgiram os dragões alados, que não haviam ainda sido vistos, pois até aquele dia nenhuma criatura de seu cruel desígnio tinha ainda ameaçado os ares...


Se os Balrogs voassem, Melkor já teria feito guerra pelo ar há muito mais tempo.
 
Lothiriel. disse:
Sinceramente, eu nao sei Mas se existisse porque estariamos discutindo sobre asas de balrog até hoje? Seria um assunto encerrado acredito eu.
Não necessariamente, já que ele chegou a falar sobre Tom Bombadil e mesmo assim esse assunto rende tanta discussão até hoje.. entende? eu queria qualquer coisa, mesmo que não fosse muito conclusiva... :osigh:
obrigada Lothiriel. e Fingolfin :)
 
Não necessariamente, já que ele chegou a falar sobre Tom Bombadil e mesmo assim esse assunto rende tanta discussão até hoje.. entende? eu queria qualquer coisa, mesmo que não fosse muito conclusiva...
obrigada Lothiriel. e Fingolfin

ele falou muito pouco sobre Tom e nunca especificou o que eh Tom Bombadil... essas sao as duas questoes q causam discussao por isso.... Tolkien nao deixou explicito...

Agora se formos ver o que ha de concreto, Balrogs nao voam, logo se tivessem asas seriam para que????
Por isso acho q nao tem asas... :D

Quanto a Tom... bom vamos ficar soh com as asas neh? Afinal o Tom eh o Tom. :obiggraz: Eu sei q eu fui incrivelmente esclarecedor :obiggraz:
 
Não se preocupe. Isso é o mais esclarecedor que se pode chegar sobre Tom Bombadill.
 
lordpas disse:
Não necessariamente, já que ele chegou a falar sobre Tom Bombadil e mesmo assim esse assunto rende tanta discussão até hoje.. entende? eu queria qualquer coisa, mesmo que não fosse muito conclusiva...
obrigada Lothiriel. e Fingolfin

ele falou muito pouco sobre Tom e nunca especificou o que eh Tom Bombadil... essas sao as duas questoes q causam discussao por isso.... Tolkien nao deixou explicito...

Agora se formos ver o que ha de concreto, Balrogs nao voam, logo se tivessem asas seriam para que????
Por isso acho q nao tem asas... :D

Quanto a Tom... bom vamos ficar soh com as asas neh? Afinal o Tom eh o Tom. :obiggraz: Eu sei q eu fui incrivelmente esclarecedor :obiggraz:

Acho que você não me entendeu :tsc: eu sei disso, eu li o que Tolkien escreveu sobre Tom e conheço a discussão das asas de balrog (aliás, também acho que eles não têm asas :mrpurple: ) o que eu perguntei foi se por acaso, em alguma carta ou algo assim Tolkien teria feito pelo menos um comentariozinho sobre o problema dos balrogs, entende? eu sei que não existe resposta confirmada, mas surgiu a curiosidade: será que ninguém levantou essa questão enquanto ele estava vivo? essa foi a pergunta que eu fiz na outra página, que o Fingolfin e a Lothíriel responderam :wink:
 
Acho que você não me entendeu eu sei disso, eu li o que Tolkien escreveu sobre Tom e conheço a discussão das asas de balrog (aliás, também acho que eles não têm asas ) o que eu perguntei foi se por acaso, em alguma carta ou algo assim Tolkien teria feito pelo menos um comentariozinho sobre o problema dos balrogs, entende? eu sei que não existe resposta confirmada, mas surgiu a curiosidade: será que ninguém levantou essa questão enquanto ele estava vivo? essa foi a pergunta que eu fiz na outra página, que o Fingolfin e a Lothíriel responderam

sim eu intendi :D

o q quiz dizer foi q o que ele falou do Tom, ao inves de ajudar soh confunde mais ainda a cabeça! :D

E felizmente ele nunca escreveu nada a respeito, o que nos deixa a eternidade paa discutir :lol:
 
Isso eles eram maiar e agora sao os famosos demonios do medo, creio que eles falavam sim... mais nao eram tagarelas, ou seja so falavam qdo necessario e tbm acho que nao voavam apesar de acreditar que eles tinham asas, nao sei pq acho que e influencia do filme :? hehehe :oops:
 
Eu quis dizer que mesmo corrompidos eles continuavam sendo maiar Sarcasmo. Assim como Sauron e Saruman continuaram a ser maiar mesmo corrompidos. :wink:
 
balrogs, os valaraukar(demônios de força), o grande gothmog senhor dos balrogs e capitão de angband o mais temido dentre todos, aquele que matou fëanor,fingon e ecthelion. e também tem o balrog fugitivo de guerra que chegou até moria por túneis subterraneos morto por gandalf no pico de zirak-zigil.
 
eu acho que eles tinham asas... mais isso nao significa que eles tem q voar... acho que pelo tamanho das asas dle no filme ele nao parece conseguir voar porque ele deve ser mto pesado... e acho que eles flam sim...(apesar de nao serem muito chegados a falarem...) acho que eles flam so o essencial !!!!! :D
 
eu acho que eles tinham asas... mais isso nao significa que eles tem q voar... acho que pelo tamanho das asas dle no filme ele nao parece conseguir voar porque ele deve ser mto pesado...

sim, mas entao para que te-las???? Tolkien sempre descreve em seus personagens uma funçao para asas, como no caso dos dragoes, q eram usadas como armas na guerra... para que dar asas a um balrog q nao voa??? faz sentido?

otra... um dragao tbem eh pesado, tem asas e VOA... lembrando q Balrogs
podem( :tsc: ) ou nao ter asas ( :P ), mas nao voam...
 
No abismo de Helm Andúril chamuscava com um fogo branco, mas isso não significa que ela soltava fogo.
Nem que as lanças do eoréd de Éomer perfazem uma floresta.
A metáfora e a comparação são elementos fortes no estilo tolkieniano.

“...and the shadows about it reached out like two vast wings”

"Like two wings"; como duas asas; tradução perfeita.

Essa expressão não implica, de forma nenhuma, que existam asas em balrogs, mas apenas que sua sombra, oriunda de seu poder inerente, se estendiam como se fossem duas grandes asas. No mais, foi apenas uma forma mais elegante de se escrever; jogo de palavras, presente nas obras de Tolkien quase que sempre.

“It stepped forward slowly on to the bridge, and suddenly it drew itself up to a great height, and its wings were spread from wall to wall; ...”

"...repentinamente ele adiantou-se em grande altura, e suas asas estenderam-se de parede a parede..." Sociedade do Anel Cap. 5, A Ponte de Khazad-dûm"

Essa expressão é a preferida dos defensores das asas, mas ela, por sua vez, não garante nada concreto que o balrog tem asas e as abriu.

Essa idéia confere com a descrição que Tolkien faz antes:

“... It was like a great shadow, in the middle of which was a dark form, of man-shape maybe, yet greater; and a power and terror seemed to be in it and to go before it.”

“... era como uma grande sombra, no meio da qual existia um ser escuro, de forma humana talvez, embora maior; e um poder e terror pareciam estar nele e ir na sua frente.”

O poder do balrog "pulsava" ao redor de seu corpo, e quando foi liberado ao máximo, no intento de combater Gandalf (alguém de mesma ordem, um Maia) esse poder, ilustrado em terror e sombras, conseguia compreender todo o ambiente.

Mais uma vez, digo que foi metáfora. Parafraseando nosso amigo Maglor: "Os lábios de Iracema podem até ser lindos, mas não eram de mel."

Aliás, as "torres das Thangorodrim" era vulcões, mas não eram chamadas assim.

Morgoth parou ante Fingolfin "como uma torre"; isso não implica que ele era uma torre; nem que era tão alto quanto uma. Mas sim majestoso, intimidador e imponente como uma.


Não há sentido num balrog ter asa se não for para voar, já que eles são Maiar do Fogo, e podiam assumir outra forma se quisessem.
Eles não assumiriam uma forma com asas se não fosse para voar. E a "aparência aterrorizante" não cola, pois o medo que eles causavam era proveniente de sua aura inerente de terror, que fez Legolas fraquejar e Gimli chorar.

E o Silmarillion cita que Melkor nunca usou o Ar nem a Água para seus intentos, exceto na Guerra da Ira, quando surgiram os dragões alados.

"Mas ele (Morgoth) lançou sobre seus adversários o último e desesperado assalto que havia preparado, e das profundezas de Angband surgiram os dragões alados, que não haviam ainda sido vistos, pois até aquele dia nenhuma criatura de seu cruel desígnio tinha ainda ameaçado os ares...

Eu não sei qual a velocidade de um balrog, mas sei que eles são rápidos. Na Dagor Bragollach, chamas foram cuspidas das Thangorodrim, e elas avançavam quase tão rápido, ou mais rápido (não me lembro da expressão com clareza), que a lava das Thangorodrim, e vinham correndo atrás de Glaurung.

O Silmarillion é o esqueleto de uma história; a gente não sabe quanto tempo Morgoth "esperou" pela chegada dos Balrogs em Lammoth. A prisão do Maedhros nas Thangorodrim, por exemplo, pela leitura do Silmarillion parece que ele ficou pouco tempo pendurado lá, enquanto na verdade ele ficou o equivalente a aproximadamente 34 anos do Sol (fonte: HoME X e XI).

Ou alguém aqui também crê que a forma física do Sauron também é um olho flamejante? Ou que o braço de Saruman é tão grande para "abraçar" Rohan toda? São formas de embelezar a escrita, forma de ilustrar o poder dos seres, a influência, a vigilância.

Dois parágrafos depois da descrição que diz que a sombra se estendeu como duas grandes asas, temos, como eu já disse antes, uma das expressões favoritas dos amantes das asas:

"...repentinamente ele adiantou-se em grande altura, e suas asas estenderam-se de parede a parede..." Sociedade do Anel Cap. 5, A Ponte de Khazad-dûm

O fato de aparecer dois parágrafos depois não significa nada; a imagem do balrog já foi construída na descrição anterior e Tolkien utilizou os mesmos elementos e jogos de palavras para dar continuidade à narrativa; podia ser no final do livro e o significado seria o mesmo. Não interessa o lugar; veio DEPOIS da descrição metafórica; a imagem já foi construída e acabou. Para ficar o mais claro possível, Tolkien poderia usar a palavra asas entre aspas, mas ficaria totalmente ridículo e perderia totalmente a poeticidade do capítulo.

Outra coisa é que o balrog não podia ter mais que uns 3 metros de altura, no máximo; afinal, ele teve que passar por uma porta pequena e vivia numa morada anã; e na Queda de Gondolin, Ecthelion dá uma cabeçada no peito de Gothmog; ele não conseguiria isso se Gothmog fosse muito grande; assim podemos prever a altura de um balrog.
Muito bem, se o balrog tivesse 3 metros de altura, imensamente desproporcional que ele tivesse asas que alcançassem de parede a parede num salão grande como o da ponte de Khazad-dûm; e suas asas teriam sido percebidas antes, com certeza; elas não surgiriam do nada. Aliás, ele nem passaria pelas portas de Moria. Afinal, elas seriam enormes se fossem asas físicas, de fato. Desproporcionais, para dizer a verdade. As asas físicas nesse caso implicariam, inclusive, numa perda de equilíbrio por parte do balrog.

O "grande altura" representa, considerando toda a sombra de terror ao seu redor que "pulsava" e o aumento da mesma, que ele avançou intimidador; só isso.

No mais, os fatos apontam para a não-existência de asas. Pelo menos analizando as expressões e idéias do autor, acredito que seja isso.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo