• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Balrog e dragão a serviço de Sauron?

Swanhild disse:
Eru disse:
Gente, andei pensando em mais coisas aqui... Os anéis
foram confeccionados para subverter as vontades dos povos livres da Terra
Média.

Nao eh verdade. Os aneis foram confeccionados com a ajuda dos elfos para
preservar as coisas intocadas pelo tempo. Todos os 19 foram feitos com essa
intencao, da parte dos elfos (mas nao da parte de Sauron).

Eru disse:
Assim como Smaug não se sentiu tentado
especificamente pelo anel quando da presença de Bilbo (mesmo com Bilbo
invisível, será que o Dragão, que não era um dos anões imbecís da hoste do
Thorin, não suspeitara ou desconfiara do artefato nem conhecia suas
propriedades?).

Nao acredito nisso. Nao acho que o Anel consideraria muito interessante ir
parar no meio do tesouro de Smaug (aqui estou usando a ideia de que "os Aneis
do Poder tomam conta de si", que Gandalf colocou para Frodo no capitulo 2 do
SdA), por um lado. E Smaug so queria saber da caminha dourada dele.

Eru disse:
Ao que parece os efeitos do anel só se fazem notar
nos povos livres (lê-se os istari, os anões, elfos, humanos e hobbits -
subraça de humanos)... Se forem prestar atenção, os orcs que aprisionam Frodo
em RDR não pareceram dar tanta atenção ao objeto, como se deveria supor... Os
uruk-hai também pareciam não procurar o anel, preocupados apenas em levar os
hobbits para Orthanc... Seria uma não atração ou não teriam eles sido avisados
da existência do artefato?

Nao atracao. Os Nazgul eram atraidos pelo Anel, tanto porque o Anel os atraia
quanto porque eles estavam ligados ao poder dele. E o Anel nao estava com
Merry e Pippin quando eles foram levados para Orthanc.

Concordo que o Balrog e Smaug nao se deixariam levar pelo Anel. Mas acho
simplesmente que isso era por falta de interesse mutuo - deles pelo Anel e do
Anel por eles.


As suas conjecturas são pertinentes, mas faço duas ressalvas:

1- Quando você diz que os aneis foram confeccionados com a ajuda dos elfos, particularmente de Celebrimbror, para preservar as coisas intocadas pelo tempo (mas nao da parte de Sauron), é importante frisar que apenas os 3 que foram dados aos elfos não tiveram a parte de Sauron imbuída neles (ou seja, todos os demais tinham esse espírito, e mesmo não tendo, os 3 seriam subjulgados ao Um caso fosse da vontade do portador.

2- Quando você toma por exemplo de atração pelos anéis os Nazgul, é importante considerar que eles um dia foram homens (ou seja, um dos povos livres que Sauron quis subjulgar).

Sobre a questão dos outros servos de Sauron (os orcs, uruks, trolls, etc) se sentirem tentados a usar o anel ou do mesmo não tentá-los, bom, como eu disse, foi expeculação mesmo, só pra ver o que o pessoal ia falar... :D
 
Balrog de Moria

O "famoso" Balrog de Moria obedecia as ordens de Sauron?Bem,se o Balrog foi um dos últimos sobreviventes de sua espécie(talvez o último),então, se ele se refugiou nas profundezas das Minas de Moria,Sauron talvez nem saberia que o Balrog estava ali,vivendo na escuridão.Acho que Balrog dificilmente deixaria que Sauron o controlasse,especialmente porque os Balrogs sempre foram poderosos em vários casos.Se Sauron o controla nunca poderemos saber com precisão...
 
Esse assunto já deve ter sido dicutido :wink:
E chegamos ao consenso deq como eram maia, seres de uma especie iguais eles não tinham qqr relação mais intima.
 
o balrog servia ao mestre de Sauron, Morgoth..... naum sei se essa hierarquia continuaria válida depois da destruição deste, mesmo sauron sendo um gde comandate das tropas de morgoth....

mas creio q nesse caso, sauron naum sabia da existência do balrog em moria.... ou talvez sobesse mas naum quisesse enfrenta-lo antes de recuperar o anel e todo o seu poder...... ou ainda ele podia manipula-lo como fazia com laracna, q naum era sua serva mas ainda assim servia aos seus objetivos.....
 
Isso já foi discutido sim. E tem até um FAQ na Valinor sobre Balrog/Sauron.

FAQ Valinor disse:
Sauron controlava o Balrog de Moria?


Esta pergunta só pode ser respondida por meio de deduções lógicas, pois Tolkien não deixou nenhuma declaração a esse respeito em seus livros ou entrevistas.

Os Balrogs foram originalmente criados por Morgoth, do qual Sauron também era servo. Os Balrogs e Sauron eram todos Maiar, e é discutível se um Balrog reconheceria alguém de igual poder como seu senhor de livre vontade... porém, se for considerada a cronologia dos eventos da Terceira Era uma certa "relação" fica evidente.

O Balrog de Moria foi despertado pelos Anões no ano 1980, então os habitantes de Khazad-dûm fugiram no ano de 1981. Os anos de abandono de Moria vão até 2480, quando Sauron começou a enviar orcs na tentativa de tomar posse de Moria. Deste ponto até a Guerra do Anel em 3018 os orcs e o Balrog viveram juntos em Moria... um total de 538 anos!

Certamente Sauron sabia da existência do Balrog, se não sabia com certeza saberia quando seus orcs chegassem a Moria, e o Balrog parece tolerar a presença deles. É muito difícil acreditar que Sauron poderia dar ordens diretas ao Balrog, ainda mais sabendo que ele estava sem o Um Anel, e portanto muito enfraquecido para dominar uma criatura tão poderosa.

Portando, é lógico presumir que o Balrog agiu da mesma maneira que sua espécie agiu durante toda a história. Quando encontrou Gandalf (que também era um Maiar) ele tentou destruí-lo, pois Gandalf era um servo dos Valar e portanto inimigo eterno dos servos de Melkor. Ou seja, o Balrog atacou Gandalf e permitiu a entrada dos orcs em Moria pelo mesmo motivo: desejo de poder/dominação, e ódio contra os Valar e elfos...

É extremamente duvidoso que Sauron pudesse dar ordens ao Balrog para invadir Lórien, ou para lutar na batalha de Minas Tirith. Na verdade acredita-se que ele iria simplesmente se recusar a obedecer, caso contrário Sauron teria dado estas ordens (se é que não deu).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo