• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Balrog e dragão a serviço de Sauron?

Se o Balrog só queria saber de briga e/ou se mantinha bem informado e/ou não gostava que o pessoal lá fora estivesse feliz, por que ele não entrou por exemplo na Guerra dos Elfos e Sauron, na Segunda Era, que envolveu inclusive os anões de Moria, aliados de Eregion? O Balrog poderia ter feito uma briga boa só com os Anões, naquela época; não ia nem precisar sair de dentro das minas. Da mesma maneira, ele poderia ter atacado Lórien muito antes.
 
Swanhild disse:
Se o Balrog só queria saber de briga e/ou se mantinha bem informado e/ou não gostava que o pessoal lá fora estivesse feliz, por que ele não entrou por exemplo na Guerra dos Elfos e Sauron, na Segunda Era, que envolveu inclusive os anões de Moria, aliados de Eregion? O Balrog poderia ter feito uma briga boa só com os Anões, naquela época; não ia nem precisar sair de dentro das minas. Da mesma maneira, ele poderia ter atacado Lórien muito antes.
Bem, vamos aos achismos! :mrgreen:

Como sabemos, os balrogs não são nenhum pouco bonzinhos. Sem piedade nenhuma eles matam, trucidam, destroem, fazem tudo virar pó na medida do possível! E eles gostavam disso, portanto o balrog de Moria não era nenhum pouco diferente. Ele queria destruição.

Ok, mas como a Swanhild questionou: por quê ele não foi nas guerras que ocorreram na S.E.? :o?:

Pois ele não soube! Minhas sinceras desculpas pelo equívoco com meu último post, mas é que a Swanhild me fez pensar.

Bem, vejamos: se Gimli conheceu Moria ainda funciona, isso ocorreu na T.E. Era a qual que o Balrog de Moria já vivia ali, mas imaginamos que ele ainda não havia aparecido para os anões, assim como ele ainda não havia aparecido na S.E.

Ok, mas ainda não foi respondida a pergunta: por que ele não atacou ninguém??? Pois ele não sabia da existência dos anões ali. Convenhamos que o abismo onde vivia o balrog era beeeeeem fundo. Nada impede que ele tenha ficado embaixo por muuuuito tempo antes de se interessar por subir para Moria. Nada nos garante que lá embaixo onde ele vivia não era bem mais interessante do que na "superfície" (vou me refirir assim daqui pra frente).

Tolkien não nos deu uma descrição detalhado sobre onde vivia o balrog. O que ele disse foi:

"Muito, muito abaixo das escavações dos anões, o mundo é corroído por seres sem nome. Nem mesmo Sauron os conhece. São mais velhos do que ele. Agora, eu andei por lá, mas não farei nenhum relato para não escurecer a luz do dia."

Criaturas antigas, balrog antigo, figuras familiares, ou comida, mas de qualquer jeito uma certa guerra particular para o batalhador balrog. Talvez ele não tenha subido pois estava ocupado d+ tentando estabelecer uma moradia, conseguindo comida, e na mais estranha das hipóteses: revendo velhos companheiros de guerra. :mrgreen: E talvez por isso ele ainda não havia notado a presença dos anões, e logo que a notou, atacou, matou, despedaçou e destruiu.

O grande problema é que não passaremos de achismos, mas esta aí a minha teoria. Se algo ficou vazio ou sem sentido, poe favor me chamem a atenção para que eu possa repensar minha teoria! :obiggraz:
 
Eu ainda axu q o Balrog naum sabia d nd... pq ele naum atacava ngm? pq naum seria vantajoso a ele.. um ataque a Lórien seria catastrófico, ele provavelmente sairia morto... ele gostava d matar e destruir? sim, mas nd q ele corresse mais risco, ou seja quando via q naum valia a pena se arriscar naum atacava, quando entraram Balin e cia ele atakoh (pelo menos axu) e quando entrou a comitiva ele viu q eram "presas fáceis" e foi lah tbm (lembrando q nosso kerido hobbit derruboh o balde no poço o q desencadeoh uma bela duma reação... :roll: eh o q axu... podem meteh a boca se naum concordarem :wink: :mrgreen:
 
Swanhild, o balrog de Moria só foi desperto pelos anões em 1980 da Terceira Era. Ele estava inativo durante a segunda.

Quando eles o acordaram aconteceu uma boa briga contra os anões, que saíram derrotados. Se isso tivesse acontecido à época do ataque de Sauron a Eregion, quando so anões o expulsaram, provavelmente os elfos tivessem um final bem mais triste nessa guerra.

Sobre correr riscos, eu acho que essa era a especialidade dos balrogs. :mrgreen:
O balrog de Moria só atacou porque sentiu a presença de Gandalf, provavelmente. Mas os orcs que estavam lá serviam Sauron, por isso ele deveria não deveria ser tanto mistério para ele.
 
Maglor, voce percebeu onde eu queria chegar :mrgreen:. Esse Balrog era no
fundo um grande dorminhoco. Ele não estava nem aí para o que acontecia lá
fora. Ele devia ter sido bem mais espertinho quando se escondeu nos
subterraneos, mas isso aí era história muito antiga no final da Terceira
Era.
 
Bom, o Balrog não estava dormindo, estava se escondendo, por isso não deu as caras tanto tempo. Ele simplesmente não sabia o que estava acontecendo lá fora, mas sabia que se ficasse lá fora no final da PE, ia pro bebeléu.

Aparentemente ele foi "relaxando" aos poucos e saindo mais da toca, principalmente depois que os Anões o "encontraram" - ó econderijo foi mesmo pro espaço por causa disso.

Tenho sinceras dúvidas de como o Balrog "detectaria" Gandalf. Mesmo Elfos poderosos não sabiam da verdadeira natureza dele, e tenho sinceras dúvidas de que os Maiar fossem embutidos de um "detector de maiar" à lá Highlander.

Se o Balrog estava lá, e os orcs também, é bastante lógico supor que Sauron(e mesmo Saruman) soubessem da exist~encia e da atividade do Balrog, certo? 8-)
 
E possivel. Mas voce acha que o Balrog poderia ter sido aticado por Sauron ou Saruman para ir ao encontro da Sociedade? Nao me parece provavel. Nao acho que qualquer um deles soubesse tanto assim sobre os passos da Sociedade dentro das minas. Mesmo que ele tenha sido aticado, ainda falta alguma coisa ai.
 
Esse datlhe do porquê Balrog atacou a Comitiva é meio controverso. Talvez a resposta mais correta (e mais sem graça) seja mesmo "pq eles estavam lá" sem maiores implicações de detecção, sentir ou qualquer coisa. A Comitiva (ok, ok, Pippin) fez um baita escarcéu, chamando a atenção dos Orcs e também do Balrog.

Acredito que Sauron poderia ter algum tipo de influência sobre o Balrog, afinal, eles seriam velhos conhecidos uma vez que o Balrog já foi comandado de Sauron na Primeira Era.
 
Há um trecho no livro (que eu busquei pelo FAQ da Valinor) que, pelo menos para mim, parece responder a questão do porquê o balrog ter atacado o Gandalf:

" ... e me achei de repente enfrentado algo que não tinha encontrado antes. Algo entrou na câmara, eu sentia isto através da porta, os orcs tinham medo e se calaram. Pôs a mão no anel férreo, e então me percebeu e ao meu encanto. O que era que eu não posso adivinhar, mas eu nunca senti tal poder e desafio antes. A contra-magia foi terrível e quase fui destruído. Para um momento a porta saiu do meu controle e começou a abrir! Eu tive que reforçar o encanto, isso provou muito uma tensão muito grande e a porta estourou em pedaços ..."

Aparentemente o balrog já havia ido para perto daquela algazarra toda ver o que acontecia, e deve ter tomado o mesmo susto que o Gandalf. Não deveria imaginar alguém tão poderoso por ali. Tenho minhas dúvidas se ele seguiria a comitiva se não tivesse percebido que havia alguém daquele porte ali.

Sobre a influência de Sauron sobre o balrog, eu acho que durante a guerra ela não deveria ter passado de algumas possíveis, mas nem sei se posso dizer "prováveis", tentativas de contato. A idéia do balrog se negando a servir Sauron é que eu não gosto.

Swanhild, eu realmente acho que ele só ficaria escondido até quando achasse que deveria. Se Smaug dormindo era uma ameaça, como o próprio Gandalf indicou, por que um balrog, antigo recebedor de ordens de Sauron, não seria? A idéia da Guerra em Gondor e um balrog em Lórien permanece muito empolgante e real na minha cabeça. :mrgreen: :lily:
 
Eu tb acho que o Balrog não iria perseguir a comitiva se o Gandalf não estivesse ali. Acho que o Gandalf despertou uma série de memórias e sentimentos negativos ancestrais no Balrog que fez ele agir daquele jeito.
 
Ah, eu acho que ia, tanto que o Balrog foi fuçar o que tava acontecendo antes de perceber que tinha alguém "mágico" por ali (a partir dali era inevitável). Olhe os Anões... o Balrog foi atrás deles, mesmo eles não tendo nada de poderoso :wink:
 
Pô Deriel, mas se alguém entra no meu quarto enquanto eu tô dormindo e acende a luz eu também vou querer ver essa pessoa queimando nas chamas do inferno!!!! :twisted: :twisted:
 
Poizé basicamente isso que eu tô dizendo :obiggraz: :obiggraz: Que a postura dele foi mias cão de guarda do que "Oh! Minha Antenas de Vinil detectaram a presença do inimigo" embora ele o tenha feito depois do túmulo de Balin - mas acredito que ele os teria perseguido com ou sem isso.
 
Temos que pensar também no seguinte: A Comitiva era formada por antigos inimigos dos servos de Melkor: Haviam homens e um elfo, e um Maia. A raça dos orcs já havia estado sob comando dos balrogs na primeira Era, logo, para com estes o balrog não agiu de maneira a estranhar a sua presença. Afinal, os orcs já eram mais conhecidos. Mas o Comitiva tinha raças de velhos inimigos de Melkor, e isso deve tê-lo perturbado. De fato, o encanto de Gandalf atraiu o balrog, talvez por mera curiosidade, mas a presença da Comitiva deve ter feito com que ele se erguesse primeiro, afinal, alguém atiçou os orcs, quem seria? Ele foi conferir por si mesmo, e daí viu o encanto de Gandalf e finalmente percebeu sua presença.
 
Acho que ele despertou por causa do poço em que Pippin mexeu, e viu toda aquela turma de gente inimiga, bem, até eu atacaria eles na hora! :twisted:
 
Acho que ele despertou por causa do poço em que Pippin mexeu, e viu toda aquela turma de gente inimiga, bem, até eu atacaria eles na hora!

Idem! O balrog acordou por causa do barulho e alvoroço dos orcs.
 
bom, sucintamente:

Smaug - Dragão vagabundo e mercenário mesmo... Aquele alí podia até trabalhar para o Sauron mediante recompensa mesmo. Não era de se duvidar que a Sauron fosse interessante um acordo com ele...

Balrog - Bom, esse eu acho que estava quieto no canto dele sem muita noção do mundo exterior. Não creio que os orcs de Mória saissem pra tomar ar fresco... Depois de destruir os anões de Mória (acredito que ele tenha se metido com os que estavam lá embaixo, já que os relatos dos anões aludem para uma ultima batalha e cerco com orcs e trolls mesmo), o Balrog ficou lá embaixo acomodado, onde se habituara a ficar, e só despertaria com ordens do seu dono, Melkor.
Também acho possível essa possibilidade de ser encarado tal como a Shelob por Sauron: Um poder maior que pode ficar na dele enquanto eu fico na minha...
 
Mulder disse:
Eu acho que mesmo com o anel, Sauron não ia conseguir subjugar o Balrog.

Gente, andei pensando em mais coisas aqui... Os anéis foram confeccionados para subverter as vontades dos povos livres da Terra Média. O Um anel, pelo que consta da sua própria inscrição, servia para controlar os outros anéis e seus donos, encontrá-los e submeter seus povos a vontade de Sauron. Então vai aí uma expeculação:

Assim como Smaug não se sentiu tentado especificamente pelo anel quando da presença de Bilbo (mesmo com Bilbo invisível, será que o Dragão, que não era um dos anões imbecís da hoste do Thorin, não suspeitara ou desconfiara do artefato nem conhecia suas propriedades?). Ao que parece os efeitos do anel só se fazem notar nos povos livres (lê-se os istari, os anões, elfos, humanos e hobbits - subraça de humanos)... Se forem prestar atenção, os orcs que aprisionam Frodo em RDR não pareceram dar tanta atenção ao objeto, como se deveria supor... Os uruk-hai também pareciam não procurar o anel, preocupados apenas em levar os hobbits para Orthanc... Seria uma não atração ou não teriam eles sido avisados da existência do artefato? Será que criaturas essencialmente más e já subservientes (excluam Saruman) ao Sauron ansiariam por tomar-lhe o anel? E o Dragão e o Balrog, estariam sujeitos ao seu domínio? Eu tenho a impressão que não... Se bobear Smaug o tornaria uma bijuteria pra colocar em um dos chifres... Ou coisa pior...
O poder do anel era muito mais sedutor do que tangível, se prestarem atenção, e agia sobre homens, elfos, anões, hobbits, e pelos istari... A única demonstração de poder, não sutíl, do anel, que vi, foi na introdução do primeiro filme quando Sauron reboca meio mundo com o anel em mãos... No mais, ele só enganava e traia, e seduzia, e mantinha vivos como criaturas decreptas, os que o usavam.

O que acham? Smaug ou o Baurog se curvariam ao anel. Pelo que expliquei acima, acho que não... :D
 
Os uruk-hai também pareciam não procurar o anel, preocupados apenas em levar os hobbits para Orthanc... Seria uma não atração ou não teriam eles sido avisados da existência do artefato? Será que criaturas essencialmente más e já subservientes (excluam Saruman) ao Sauron ansiariam por tomar-lhe o anel?
Nesse caso dos Uruk-hai, eles tinham ordem para levar os hobits sem matar ou mexer em seus pertences. Saruman ja sabia do anel, mas seus orcs, não.

Mas eu acho q os orcs cairiam sob poder do anel, ja q o Saruman não queria q eles o vissem.
 
Eru disse:
Gente, andei pensando em mais coisas aqui... Os anéis
foram confeccionados para subverter as vontades dos povos livres da Terra
Média.

Nao eh verdade. Os aneis foram confeccionados com a ajuda dos elfos para
preservar as coisas intocadas pelo tempo. Todos os 19 foram feitos com essa
intencao, da parte dos elfos (mas nao da parte de Sauron).

Eru disse:
Assim como Smaug não se sentiu tentado
especificamente pelo anel quando da presença de Bilbo (mesmo com Bilbo
invisível, será que o Dragão, que não era um dos anões imbecís da hoste do
Thorin, não suspeitara ou desconfiara do artefato nem conhecia suas
propriedades?).

Nao acredito nisso. Nao acho que o Anel consideraria muito interessante ir
parar no meio do tesouro de Smaug (aqui estou usando a ideia de que "os Aneis
do Poder tomam conta de si", que Gandalf colocou para Frodo no capitulo 2 do
SdA), por um lado. E Smaug so queria saber da caminha dourada dele.

Eru disse:
Ao que parece os efeitos do anel só se fazem notar
nos povos livres (lê-se os istari, os anões, elfos, humanos e hobbits -
subraça de humanos)... Se forem prestar atenção, os orcs que aprisionam Frodo
em RDR não pareceram dar tanta atenção ao objeto, como se deveria supor... Os
uruk-hai também pareciam não procurar o anel, preocupados apenas em levar os
hobbits para Orthanc... Seria uma não atração ou não teriam eles sido avisados
da existência do artefato?

Nao atracao. Os Nazgul eram atraidos pelo Anel, tanto porque o Anel os atraia
quanto porque eles estavam ligados ao poder dele. E o Anel nao estava com
Merry e Pippin quando eles foram levados para Orthanc.

Concordo que o Balrog e Smaug nao se deixariam levar pelo Anel. Mas acho
simplesmente que isso era por falta de interesse mutuo - deles pelo Anel e do
Anel por eles.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo