1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Balrog e dragão a serviço de Sauron?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Fosco Cachopardo, 3 Mar 2003.

1. Fosco Cachopardo

Fosco Cachopardo Ghost of Perdition

Não sei se já discutiram isso por aqui, mas anyway...

Estava discutindo com o Gothmog (ex-Togo) sobre a utilidade q alguns seres poderosos poderiam vir a ter (ou tiveram) para Sauron na Guerra do Anel. Os seres em questão seriam o Smaug e o balrog de Moria.

Caso Smaug não fosse morto, Sauron poderia vir a se utilizar dele para seus interesses? Smaug poderia ser controlado por Sauron? Ou o Senhor do Escuro só poderia usar ele caso Smaug visse algum proveito na relação?

E qto ao Balrog? Ele era independente ou servo de Sauron? Sauron teve algo a ver com o despertar do balrog (como algumas vzs eu vi pessoas dizerem)? O Senhor do Escuro tinha poder suficiente na 3º era para, a distancia, subjulgar o Balrog ao seu dominio? Se ele estava a serviço de Sauron, será q foi a melhor escolha deixar o Balrog em Moria?

2. Togo Bolseiro

Togo Bolseiro Usuário

Bom..

Com relação a Smaug. Ele era um dragão vagabundo, acho que só serviria a Sauron por alguma coisa em troca, como ouro, e não pro vontade própria ou por ter idéia do poder de Sauron. Smaug seria uma bo arma de guerra, pois ele era um dragão poderoso, desde que ninguem soubesse do seu ponto fraco. Ele iria concerteza ser mais forte do que o lider dos Nazguls, talvez até sauron tivesse vencido a guerra se tivesse se aliado a ele.

Quanto ao Balrog, pra mim Sauron não sabia da existencia dele, mas se ele soubesse , acho que o balrog o serviria como serviu Morgoth. Seria concerteza uma poderosa arma de guerra. Mas como ele não sabia da existencia, o Balrog só permitiu a entrada dos Orcs em Moria por saber do poder de Sauron.

3. Fëaruin Alcarintur ¥

Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

Quanto a Smaug, se fosse realmente do interesse de Sauron lidar com tal criatura, ele teria feito de tudo para realmente alcançar o dragão. Com certeza ele soube de Smaug, inclusive porque Thráin foi prisioneiro dele em Dol Guldur. Ainda assim, Smaug poderia até concordar numa aliança com Sauron, se lhe fosse garantida alguma recompensa (como o tesouro de Erebor). Mas Smaug não queria guerras; é claro por sua personalidade no Hobbit que ele queria apenas deitar-se no ouro de Erebor e ficar por lá, na dele.

Em relação ao balrog, Sauron não teve nada a ver com o despertar dele. Quem despertou o balrog foram os próprios anões em busca de mithril. Sauron poderia até ter ficado sabendo da existência dele em Moria, mais tarde, na guerra do Anel, mas duvido muito que houvesse qualquer vínculo entre os dois. O balrog e Sauron eram de mesma ordem (ambos Maiar), e o balrog não acataria ordens de Sauron de bom grado, não sem Morgoth. Em Angband Sauron tinha posto alto na hierarquia, mas a sombra de Morgoth o ajudava de certa forma, fazendo valer que Sauron era seu "herdeiro". Ainda, os balrogs que escaparam na Guerra da Ira refugiaram-se para descansar, repousar por tempo indeterminado, e distarciar-se do acontecimentos mundanos e guerras. E não se levantariam sob ordem de ninguém menor que o próprio Morgoth. O que incomodou o balrog de Moria, que o fez ir atrás da comitiva foi, provavelmente, a presença de Gandalf, também um Maia.

4. Tilion

Tilion Administrador

Ao que tudo indica, só o balrog de Moria sobreviveu à Guerra da Ira. Dos 7, dois foram claramente mortos por elfos; tirando o de Moria, os outros 4 devem ter perecido no ataque à Angband.

5. Prime Nazgûl

Prime Nazgûl Usuário

Eu acho q o Smaug só ajudaria o Sauron se ele o capturasse e trouxesse até Mordor, mas mesmo assim ele o trairia qdo tivesse a chance. Ou seja: nem valeria a pena arriscar.

Mas seria uma visão aterradora um ataque a Gondor com Smaug usando uma armadura peitoral, montado pelo Rei-Bruxo, com os outros 8 Nazgûl montados naqueles bichos vido atrás.

6. Mulder

Mulder Usuário

Eu naum sei onde eu li, acho qui foi num dos ensaios da valinor, que Sauron tentou fazer contato com o Balrog, mas ele se negou, pois era servo de Morgoth apenas, assim como era Sauron, e não ia receber ordens de outro servo.

7. Riff

Riff Usuário

Se Smaug aceitaria ou não eu naum sei, mas Gandalf temia q o dragão fosse usado por Sauron pra atacar Eraidor, por isso ele ''patrocinou'' a expedição dos anões, entaum havia algo entre Samug e Sauron.

8. Skylink

Skylink Squirrle!

Pro Sauron comandar o balrog, só faltava um certo anel para fazer o balrog obedecer, por medo ou por desejo de se aliar a um ser mais poderoso (como fez com Melkor) .
    Quanto a Smaug, ele seria usado num ataque a Valfenda e Lorien eu acho. Só que como o conselho branco atacou primeiro, o Sauron não pode destruir estes lugares e foi pra Mordor.

9. Mulder

Mulder Usuário

Eu acho que mesmo com o anel, Sauron não ia conseguir subjugar o Balrog.

10. Fëaruin Alcarintur ¥

O Anel não deixava Sauron mais poderoso. Não seria muito útil com alguém de mesma ordem que ele (um Maia).

11. Green Arrow

Green Arrow Usuário

Mas ele poderia tentar subjugá-lo.
    Mesmo que fosse difícil, o balrog provavelmente uma hora cederia e seria capturado por Sauron.

12. Fëaruin Alcarintur ¥

Sauron não conseguiria capturar o balrog. O balrog podia dar-se por vencido depois de muitas jogadas astutas de Sauron, mas seria uma aliança. Capturar o balrog seria tolice. Ele escaparia e acabaria com meia Barad-dûr. O balrog podia aliar-se a Sauron, agora serví-lo, duvido muito. Não o balrog.

Sauron não seria tolo pra tentar obrigar o balrog a lhe obedecer. Se ele descobriu a existência do balrog, preferiu deixá-lo por lá.

13. Green Arrow

Green Arrow Usuário

afinal de contas, ele falhou na hora de matar o Gandalf sem morrer.
    Pq q sempre os caras morrem junto com o balrog quando o enfrentam?

14. Fëaruin Alcarintur ¥

Matar balrog não é pra qualquer um não. :obiggraz:

Os elfos, Ecthelion, Glorfindel que batalharam mano a mano contra balrogs os derrotaram numa alta dose de adrenalina, atos heróicos, que se faz apenas uma vez na vida. São pessoas especiais em momentos especiais. Mas mais do que um é praticamente impossível. Fëanor, por exemplo, lutou contra oS balrogs de Angband (no plural mesmo). Lutou sem cansaço, mas Gothmog lhe feriu mortalmente, o por isso ele foi derrubado. Fingon, lutava contra Gothmog individualmente, e provavelmente o derrotaria, se não fosse por outro balrog que lhe atacou pela retaguarda.

Gandalf era um Maia, mas estava limitado pelo seu corpo, ele foi de forma semelhante como os elfos que citei. Momentos especiais, de grande bravura e sacrifício.

15. Tik

Tik Usuário

Mas Gandalf era da mesma classe q o Balrog (Maia) era de se esperar que houvesse uma luta bastante acirrada, com um resultado empatado, ou seja ambos morrem (com uma leve vantagem para gandalf), jah os elfos derrotando Balrogs realmente são feitos heróicos de momentos especiais...

16. Maglor

Maglor Lacho calad! Drego morn!

Discussões sobre especulação, os famosos "e se...", são dos meus preferidos. :D
    Mas há um problema. Tudo o que podemos dizer são opiniões nossas, e só. Algumas vezes podemos supor baseados em trechos da obra, em outras podemos ter até quase certeza (a não ser quando o próprio T previu alguma coisa). Quase sempre é opinião, e por isso, d eum jeito ou de outro, tem o nosso toque pessoal, a obra misturada com a nossa interpretação, nosso jeito de imaginar a ver as coisas.

Agora ao assunto. 8-)
    Pra quem se perde fácil, ou não conhece (tsc tsc tsc), presente:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Clica ali em Raças, e em Balrogs. :D

Olha só o que tem ali, "Sauron controlava o Balrog de Moria?" 8-)
    Lógico que eu não vou copiar o texto aqui, porque quem tem preguiça tem mais é que ir lá olhar mesmo. :mrgreen:

Enfim, o texto conclui dizendo que dificilmente Sauron poderia dar ordens diretas ao balrog durante a Guerra do Anel, o que é bem difícil de se discordar.

Mas... - agora entra o que eu falei sobre "toque pessoal" e "achismos" - eu gosto de imaginar o balrog se mantendo informado sobre a guerra e o "mundo lá fora" pelos orcs (que deviam tremer nas bases só ao pensar em falar com ele :mrgreen: ), e ele saberia de Sauron e de tudo mais. Eu duvido que ele fosse ficar na dele ali, depois de mais de 6000 anos enfurnado. Ainda que sem ordem de ninguém - e supondo que ele estivesse vivo (duh...) - eu acho que ele atacaria Lórien com os orcs de Moria e faria um belo estrago. Nos apêndices diz que ninguém que não Sauron conseguiria derrotar o Anel de Galadriel, mas isso estava dito com o balrog já morto. De qualquer jeito, pelo menos um grande estrago ele ia fazer.
    Depois disso, com Sauron derrotado, duvido que ele servisse a qualquer um, realmente.
    Isso tudo com Sauron sem Anel.

Agora vamos fingir que o Frodo derrubou o Gollum lá em baixo e ficou com o Anel. Nazgûl chegam e levam o hobbit com Anel e tudo para Sauron. Ele deixa de ser o Senhor do Escuro, para ser Sauron, o Senhor do Escuro.
    O balrog esteve hierarquicamente abaixo dele por muitos séculos, e era certamente inferior em poder. Eu gosto de imaginar Gorthaur com seu grande exército indo até as portas de Moria indo reivindicar a servidão do seu antigo recebedor de ordens, e o balrog reconhecendo o poder maior de Sauron. Provavelmente ele seria superior ao Rei-Bruxo na escala de poder em Barad-Dûr.

Uma possibilidade muito forte, é de que ele fosse tratado como a Laracna. "Enquanto eu não tiver motivo para preocupação, que fique por lá".

Agora Smaug; Gandalf estava pensando nele quando organizou a expedição. Eu confio no Gandalf(essa é uma das pistas que eu disse lá em cima), com certeza Sauron iria enviar algum arauto até lá. O Boca de Sauron, quem sabe? Ou um Nazgûl, já que Dol-Guldor era ali pertinho? Eu gosto de imaginar as duas coisas, mas que o dragão não ia ficar dormindo durante a guerra, não. :obiggraz:

17. Tik

Tik Usuário

Mas os orcs nem se aproximavam do balrog, eles provavelmente o odiavam, e duvido q o balrog iria atacar lórien, naum teria motivo para tal, se ele naum obedecia Sauron, pra q atacar os krinha q nd fazem contra ele? mas tudo issu eh meu axismo :D

18. Maglor

Maglor Lacho calad! Drego morn!

Odiavam sim, mas os orcs nunca obedeceram ninguém por lealdade ou reconhecimento de poder. Eles obedeciam até Morgoth por medo.

Os orcs chegarma lá quando o balrog já estava, então eles se toparam em alguma hora. Deve ter sido um encontro um tanto quanto... cômico, já que a gente vê daqui de fora. Pro coitado do orc devia ser qualquer coisa acima do "horror". :mrgreen:
    Quem sabe se não era "medo, muito medo". :mrgreen: :mrgreen:

Por que ele atacaria? Porque tinha guerra, e ele não queria ficar de fora.
    Um balrog era movido por desejo de destruição, e ver os elfos saltitantes e felizes em Lórien devia ser irritante pra ele. :lily:
    Sério. Em ele sabendo que Sauron havia tomado o trono de Morgoth e ia muito bem no seu intento, ele já poderia imaginar que teria algum alto posto de comando, e com os exércitos de Dol-Guldur sendo constantemente repelidos, haveria hora mais propícia para reaparecer?

19. Elrond Meio-Elfo

Elrond Meio-Elfo Usuário

Eu sou mais singelo nessa questão do Balrog de Moria. Eu acho que 6500 anos no total isolamento tornaram ele meio que um "zumbi", sem vontade de fazer nada ou nenhuma ambição. A única coisa que fez ele se mover ou sair da pocilga em que se escondia foi o Gandalf e a sua luz. Isso provavelmente trouxe antigas memórias na mente do Balrog. É possível que ele tb soubesse que não poderia derrotar o mago... então assim o Balrog foi meio que kamikaze. :-P
    Eu imagino o Balrog de Moria mais como um espírito assombrando as antigos palácios dos anões do que um general esperando o retorno de seu mestre.

20. Goba

Goba luszt

Expeculações Tabajara em ação! :mrgreen:

Concordo com Maglor quando ele disse que o Balrog se mantinha informado. E digo que ele se mantinha informado até mesmo na Segunda Era (que foi quando ele começou seu "acampamento em Moria"). Mas creio que nem todos os fatos dos quais ele sabia lhe interessavam, por isso ele nunca agiu depois da Primeira Era até lutar com Gandalf.

Na minha opinião ele não saiu para guerrear pois ele (de algum modo) soube que alguns hobitsses, anão, elfo, humanos e até um Maia estavam indo para sua casa para tomar chá gelado ( :mrgreen: ) e então ele pensou ser uma boa oportunidade de se reaquecer antes de ir e brigar. Brigar por conta própria, fazendo o que quisesse, sem nenhum momento obedecer à Sauron. No máximo, se Sauron recuperasse o Anel, o São Blarog faria uma aliança, mas nunca sendo submisso, NUNCA!!!

Quanto à Smaug, vou reforçar o que já disseram: dragão vagabundo. Sauron quer que ele trabalhe? Que ele dê uma mina de ouro em troca! :mrgreen: :obiggraz:

Compartilhar