• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Baladas de Beren e Lúthien e Túrin. Existem na íntegra?

Láthspell

Usuário
Bueno...

Minha indagação é a seguinte:

As baladas que Tolkien cita no Silmarilion, que versam sobre as histórias de Beren e Lúthien, Balada de Leithian e Túrin Turambar, Narn i Hîn Húrin, existem na íntegra? Tolkien chegou a publicá-las?

Se a resposta for sim, alguém sabe me dizer em qual livro elas estão, ou se existem disponíveis na Internet?
 
Bem, o Narn é relatado na integra no Silmarillion, a Balada de Beren e Lúthien em português acho que não tem a versão completa, a balada de Leithian eu não sei qual é, portanto eu não falo nada, e quanto a balada de Túrin Turambar, essa balada é o Narn!

FLW

Fëanor
 
Fëanor_Tilion disse:
Bem, o Narn é relatado na integra no Silmarillion, a Balada de Beren e Lúthien em português acho que não tem a versão completa, a balada de Leithian eu não sei qual é, portanto eu não falo nada, e quanto a balada de Túrin Turambar, essa balada é o Narn!

FLW

Fëanor

A balada de Leithian é a de Beren e Lúthien...

Quanto à Narn i Hîn Húrin, Tolkien diz o seguinte: "Aqui relataremos de modo resumido essa história, pois ela se entrelaça com o destino das Silmarils e dos Elfos."

Por isso, não creio que ela seja relatada na íntegra. Daí minhas perguntas.
 
o Narn i Hîn Húrin é complementado no CI e axo q só... o q eu sei da balada de Leithian é q a versão mais completa dela (q mesmo assim ainda é incompleta) tah em algum volume do HoME (naum tem em português, que eu saiba)...
 
Eu não sei se é ela inteira, mas o Aragorn conta a história de Beren e Lúthien para os hobbits e canta uma música.
(vide A sociedade do anel pág.198, 199, 200)
 
Proview disse:
o Narn i Hîn Húrin é complementado no CI e axo q só... o q eu sei da balada de Leithian é q a versão mais completa dela (q mesmo assim ainda é incompleta) tah em algum volume do HoME (naum tem em português, que eu saiba)...

Sabes ao menos dizer em qual volume do HoME está esta balada? :o?:
 
Oi!!

Estou chegando agora, mas acho que nessa eu posso ajudar :obiggraz:

Existem as baladas sim, no volume 3 da HoME: The Lays of Beleriand.
Não sei se já foi traduzido, mas eu li em inglês e gostei (apesar de ter sido um desafio e tanto ...).

Se precisar de mais informações, é só falar!!
 
Gente! Me ajudem também! Eu adoro a Balada de Leithian e sempre quis ler mais sobre ela. O que são os HoME? Eu leio isso em tudo o que é post mas não sei do que se trata... :o?:
 
É uma série de livros escritos por Tolkien denominados de History of Middle-earth. Daí a sigla, HoME.

Você encontrará informações sobre esta série aqui.
 
natalia disse:
Oi!!

Estou chegando agora, mas acho que nessa eu posso ajudar :obiggraz:

Existem as baladas sim, no volume 3 da HoME: The Lays of Beleriand.
Não sei se já foi traduzido, mas eu li em inglês e gostei (apesar de ter sido um desafio e tanto ...).

Se precisar de mais informações, é só falar!!


eh em verso?
 
Resumo: as duas baladas existem, em verso, e foram publicadas no HoME 3. Nenhuma delas foi completada pelo Tolkien, mas a Lay of Leithian, sobre o Beren, pega uma parte grande da história (ela tem mais de 4000 linhas em verso e vai até onde o Carcharoth morde a mão do Beren). Já a Balada dos Filhos de Húrin é um pouco menor (cerca de 2500 linhas); eu não lembro até onde ela chega. A Balada sobre o Túrin eu não li, mas a Lay of Leithian eu estou lendo e gostando bastante.

Em prosa, fora os textos do Silmarillion, tem o Narn, no Contos Inacabados, que conta com bastante detalhes a história do Túrin. Tem quem ache esse texto o melhor do Tolkien, em termos da história e do relato.

Edit: Não existe tradução para o Português dos textos em verso.
 
mas no Narn do Contos nao tem a parte que o turin tah na casa do Min, nem a morte do beleg, nem queda de Nargothrond e etc. =/ ae tem q ler no silmarillion msm...
 
Láthspell disse:
É uma série de livros escritos por Tolkien denominados de History of Middle-earth. Daí a sigla, HoME.

Você encontrará informações sobre esta série aqui.

Valeuzão Láthspell! Se eu não perguntasse nunca saberia... Ah, e valeuzão tb por sempre responder algumas perguntas cabeludas e ajudar com links "para maiores informações". :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo