• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Bacurau (Idem, 2019)

felipeocr

Usuário
Bacurau (Idem, 2019)

Os moradores de um pequeno povoado do sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade. Quando carros se tornam vítimas de tiros e cadáveres começam a aparecer, Teresa, Domingas, Acácio, Plínio, Lunga e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Falta identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa.


Não vi nenhum tópico oficial. Ninguem comentou sobre o filme?

Assisti e gostei bastante.
 
Última edição:
Também gostei, inclusive é o meu 2º favorito de 2019 depois de Parasita...

Tecnicamente achei bom – critérios que careciam ao cinema nacional como edição e direção são executados brilhantemente em Bacurau.

Claro que tem uns momentos, no núcleo dos gringos, que na minha opinião a história passa por uma plasticidade e falta de inspiração por assim dizer, mas, se não são corrigidos no decorrer do filme, são apequenados por outros aspectos.
 
Claro que tem uns momentos, no núcleo dos gringos, que na minha opinião a história passa por uma plasticidade e falta de inspiração por assim dizer, mas, se não são corrigidos no decorrer do filme, são apequenados por outros aspectos.

Você não acha que essa parte é propositalmente mais "plastica"? Faz sentido no contexto do filme.
 
Pois é, o plasticismo do núcleo parece que vai se corrigindo no decorrer do longa. É um filme que acerta mesmo nos erros, se olhar por esse ponto de vista.
 
Eu saí do filme com má impressão e dei só duas estrelas lá no censo rs...
Mas depois li comentários e repensei o filme e cheguei à conclusão de que é melhor ver de novo pra dar uma chance. ^___^
Mas quando toca a musiquinha do Geraldo Vandré os cabelim do braço se arripia tudo. :grinlove:
 
SPOILERS de BACURAU e PARASITA!

Também achei o filme horrível. Fantasia boba repleta de ideologia e estereotipo. Em certo sentido, remete a uma versão esquerdista do livro do Rodrigo Constantino:[1]

Panaceia: A incrível aventura de Atarax em busca da cura para o vírus cole
Era uma vez um pacato país chamado Atarax, até que um terrível vírus tomou conta do local, transformando suas vítimas em feras irascíveis, como acontecera em Castrix, ilha vizinha. Os representantes dos trabalhadores, dos empresários e dos religiosos saíram em busca da cura em Panaceia. O padre Otávio de Ramalho foi fundamental para a empreitada. Mas será que eles conseguiram mesmo encontrar a cura?​

Quer dizer, pega todos elementos de uma imaginação ideologizada e coloca numa história construída meramente para refletí-los. Os pobres? Ah, segue o ideal da esquerda pós-moderna: não têm religião (a Igreja virou depósito), se inspiram em bandidos e guerrilheiros, fazem sexo livre e sem pudor, usam drogas psicotrópicas, botam os brancos e os burgueses pra correr... Os americanos? Ah, querem matar os pobres por diversão. Os sulistas? São uns trouxas, querem ser brancos mas não são, hehe, são latinos e se fodem. Os prefeitos fingem que ajudam, mas estão vendidos para o capital internacional... E por aí vai...

É diferente do filme Parasita, por exemplo, que retrata relativamente bem a realidade da desigualdade social. É claro que pessoas de esquerda vão ser mais sensíveis ao filme, justamente porque são mais sensíveis à desigualdade em relação a outros problemas sociais, e não tenho duvida que isso pesou no Oscar que recebeu. Independentemente disso, o filme não traz grande caricatura com respeito à desigualdade social, o retrato é fantasioso, mas relativamene realista em sua essência. E mais: retrata o problema e não a solução, o que diminui o risco do filme cair em caricatura. Já em Bacurau, a solução é acirrar uma luta de classes também caricatural.
 
Última edição:
já começou, mas vou deixar o link aqui de qualquer maneira. telecine está fazendo streaming de bacurau no youtube >>>
 
Não achei que o filme falava sobre desigualdade social, maaaaas, eis minha simples opinião.


se inspiram em bandidos e guerrilheiros

Gente que é descendente de cangaceiro no nordeste não tem medo de dizer que é, na verdade a fama deles é de que de fato eles são considerados um povo brabo, eu mesmo venho de uma família em que as raizes são do cangaço.
Eu não vi momentos em que mostram que eles se inspiram em bandidos, apenas que preservam a história e a característica dela.

fazem sexo livre e sem pudor,

Puteiro móvel existe e é uma realidade em interiores extremos. E amor, nesses lugares o povo trepa no meio do mato mesmo, é uma delícia e é de graça.

usam drogas psicotrópicas

Isso não tem nada a ver com ser de esquerda ou direita, o usuário de droga não é definido pela posição política.

botam os brancos e os burgueses pra correr

Eles colocaram os brancos e burgueses pra correr porque os brancos e burgueses começaram a querer tirar onda com a cara deles, o que seria esperado da parte deles? Se ajoelhar e aceitar?

Os americanos? Ah, querem matar os pobres por diversão.

O que eu entendi a princípio não foi a questão crua de matar, mas de roubar a identidade do povo. O que de fato acontece, a Americanização do mundo é um fato que acontece há anos e muita gente é contra (incluindo os diretores, pelo jeito). No entanto, no final sabemos que eles estavam prestando um serviço, ou seja, quem quer roubar essa identidade e bagagem não são os atiradores Americanos, mas os superiores deles, eles são apenas paus mandados.

Os sulistas? São uns trouxas, querem ser brancos mas não são

Eu já vi muita gente do Sul/Sudeste se sentir e se comportar como se fosse um ser divino, "porque nós somos mais brancos e mais parecidos com Europeus", arg. A parte que os Americanos ridicularizam eles foi uma das partes que mais gostei do filme.

Os prefeitos fingem que ajudam, mas estão vendidos para o capital internacional

Resumiu uma boa parte da política Brasileira.

Já em Bacurau, a solução é acirrar uma luta de classes também caricatural.

No meu ver não é uma luta de classes, mas uma luta pra defender a terra, a cultura e o jeito de ser. O povo humilde do filme NUNCA lamenta ser humilde (como em O Parasita), eles estão aparentemente satisfeitos com a vidinha simples deles. Já o povo de fora quer influenciar e acabar com isso, e é aí que o babado começa. O parasita tem muito a ver com a ambição e a sofrença do povo pobre daquele País; Em Bacurau eles tem problemas, mas não tem uma ambição de querer ser que nem os poderosos da cidade (como acontece em O Parasita), são duas visões diferentes e que eu não vejo um meio correto de comparar, tendo em vista que são temas diferentes e ambientes diferentes.


Por vezes é caricato? Sim, mas creio que pra entende-lo completamente é necessário ter um certo conhecimento prévio e visão de mundo, de qualquer maneira achei um filme brilhante e compreensível. Assisti no cinema e na TV quando passou.
 
o texto do link dá a entender que seria para a categoria melhor estrangeiro, mas a ideia é sair para outras categorias (melhor filme, diretor, etc.), para estrangeiro não rola mais, não (por causa das regras do oscar). a matéria do indiewire que deu origem ao texto do site é essa aqui >> https://www.indiewire.com/gallery/best-movies-eligible-2021-oscars/im-thinking-of-ending-things-2/

Bacurau”​

Kino Lorber was able to open Kleber Mendonça Filho and Juliano Dornelles’ beloved Cannes thriller “Bacurau” in New York City theaters earlier this year before its planned theatrical expansion had to be canceled. The distributor pivoted to an online release and has continued to screen the film through virtual cinemas through May 2020. While the movie debuted on the 2019 festival circuit and was overlooked as Brazil’s Oscar selection this year, Kino Lorber confirms its 2020 theatrical release still makes it eligble for other categories at the 2021 Oscars. IndieWire named “Bacurau” a critics’ pick and praised its “wonderful and demented” spirit. The film is included on IndieWire’s list of the best releases of 2020.

a distribuidora queria aproveitar aquele vácuo de lançamentos por causa do covid, mas a academia mudou as regras. então agora tem muito peixe grande concorrendo, o que diminui as chances do bacurau nas outras categorias. ele fica naquele limbo dos filmes lançados muito no começo do ano e que o pessoal que vota acaba esquecendo (e é por isso que muitos dos filmes "oscarizáveis" acabam saindo ali por novembro e dezembro).
 
Além do IndieWire, a New Yorker e o New York Times também listaram Bacurau como um dos melhores filmes desse ano (observando a data de estreia nos EUA):
IndieWire disse:
Kleber Mendonca Filho and Juliano Dornelles’ futuristic Brazilian Western, which finds a remote town banding together against mysterious vigilantes, takes on a profound symbolic quality as the movie builds to its bloody finale. The movie turns on a remote desert society defined by its self-sustaining ethos and forced to fight to sustain its existence against the murderous bureaucracy closing in. And so they do: Even a wild-eyed Udo Kier as the movie’s deranged supervillain can’t stop Sonia Braga with blood in her eyes, or the vengeful ghosts of a world not yet ready to give up its battleground. Filho and Dornelles channel the best of John Carpenter and Sergio Leone even as they push the material into a more enticing and unpredictable surrealist plane, where the specter of colonialism looms large but so does the resistance.

While the movie certainly has precise national ramifications for Brazil’s current struggles with democracy and class warfare, those issues resonate on a global scale more than ever before. “Bacurau” explores them with relentless intrigue and boundless rage. Juggling B-movie escapism and high art, the movie ultimately celebrates the idea of self-preservation as a communal struggle. That’s a lesson we can’t learn enough, and in “Bacurau,” it arrives with explosive force.
New Yorker disse:
Juliano Dornelles and Kleber Mendonça Filho directed this bold political and supernatural fantasy about a rural Brazilian village that, during an electoral campaign, is subjected to attack by a band of mercenaries and organizes a disciplined and imaginative resistance.
New York Times disse:
This exhilarating genre-buster mixes high and low to upend the classic story of the town forced to battle outside evil. Funny, weird, bloody and deeply political.
 
Última edição:
Caralho! Que filme, minha gente, que filme! (Sim, eu ainda não tinha visto Bacurau).

Acho que tudo o que eu diria sobre o filme, já disseram, com mais propriedade e de forma mais clara. Então, só para não ficar só no meu deslumbramento com o filme, segue esta crítica (ah, sim, mesmo depois de tanto tempo, eu consegui não tomar spoilers do filme; nunca li NADA, nem a sinopse, antes de ver o filme), que é boa demais da conta!

1609620276414.png
 
Última edição:
Bacurau elegível para Oscar 2021. O filme entrou nesta semana na Academy Screening Room, plataforma de acesso exclusivo aos membros da Academia votantes do Oscar. Dentre as categorias possíveis, destacam-se Melhor Filme, Direção, Atriz Coadj, Ator Coadj e Roteiro Original. O filme é elegível em todas as categorias para longas de ficção, exceto Filme Internacional. A distribuidora americana Kino Lorber está a frente da campanha.


1611957862438.png
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo