1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

'Bactéria benéfica' pode bloquear o vírus da Aids

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Ecthelion, 27 Mai 2004.

  1. Ecthelion

    Ecthelion Mad

    'Bactéria benéfica' pode bloquear o vírus da Aids, diz pesquisa

    Um tipo benéfico de bactéria encontrada na boca humana poderá ser usada para bloquear as infecções de HIV, acreditam cientistas.
    Testes de laboratório mostram que a bactéria pode se unir ao vírus do HIV e impedir que ele invada outras células.

    A equipe da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, que está realizando a pesquisa acredita que a descoberta possa ajudar na prevenção da doença.

    Um exemplo seria a prevenção da transmissão do vírus de mãe para filho, por meio do leite materno.

    Sem mutação

    Os pesquisadores identificaram seis tipos de bactérias da família dos lactobacilos que produzem proteínas capazes de se unir a parte do vírus do HIV.

    A bactéria se liga a açucares que cercam e cobrem o HIV e acaba impedindo que ele se espalhe.

    Os cientistas acreditam que o lactobacilo pode conter satisfatoriamente o vírus mesmo que esse tenha sofrido mutilações.

    O motivo é que, embora o HIV possua uma infinidade de subtipos por causa de suas frequentes mutações, os açucares que estão contidos no vírus normalmente não se alteram.

    Isso tende a tornar mais fácil a criação de uma vacina ou uma droga contra o vírus.

    No mundo, cerca de 800 mil crianças contraem HIV de suas mães infectadas todos os anos.

    Lin Tao, que dirige as pesquisas, diz que um possível tratamento para crianças baseado na nova descoberta pode ser vantajoso, já que a expectativa é de se criar drogas mais apropriadas para crianças.

    “Ao contrário de drogas retrovirais, que são muito tóxicas para recém-nascidos, os lactobacilos são bactérias que não são prejudiciais”, afirma Tao.

    As pesquisas, porém, ainda então em uma fase preliminar e dependem de maior aprofundamento para que qualquer tipo de droga seja desenvolvida.

    Fonte: BBC
     
  2. Olá, sou estudante de Medicina na UNESC/Criciúma - S.C e gostaria de saber mais informações sobre esta pesquisa e me comunicar com outros estudantes de Medicina/médicos que frequentem este fórum. Obrigado.

    João Vicente Edom Castelan
    Acadêmico de Medicina - 7ª fase
    Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Criciúma - SC
     
  3. Ecthelion

    Ecthelion Mad

    Pô, só tinha isso no site da BBC. Dá uma pesquisada lá ou no google pra ver se tem mais notícias... :wink:
     
  4. Ithildwyn

    Ithildwyn ...

    VAMOS TOMAR YAKULT!!!!!!!!!
    Ele contém lactobacilos vivos!!!!!



    (ern... espero q num tenha sido uma zoaçãozinha mto descabida...)
     

Compartilhar