1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Aviso para quem acha que é Gandalv

Tópico em 'Idiomas Tolkienianos' iniciado por Topi (ex-Erling Fossador), 5 Jan 2003.

Situação do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. Eu gostaria de avisar para as pessoas que leram um tópico falando que era GANdalv e saiu de lá pensando isso, se enganou, pq a pronuncia certa é GANdalf, pq o nome de gandalf não foi criado em quenya, por isso não é GANdalv e sim GANdalf!!! :cheers: :cheers:

2. Tilion

Tilion Administrador

E quem disse que Gandalf é uma palavra em quenya?
    Só pra constar: nenhuma palavra termina em f em quenya.

Gandalf é como Olórin (esse sim, é quenya) era chamado entre os homens do norte na Terra-média, que falavam uma (pseudo)variante do que, segundo Tolkien, correspondia ao inglês antigo.

Logo, Gandalf se pronuncia GANdalv sim. ;)

3. Em suma: Gandalf é inglês antigo, mas tem outros significados, no germânico, Gans- é o começo de nomes, sendo que a finalização poderia ter sido -wulf, lobo, e o nome Gandwulf foi mudando até se tornar Gandalf, mas sempre lembrando que -wulf tem o f com som de v.
    Mas tinha que abrir outro tópico? :|

4. Afinal, é GANdalf mesmo? No curso de quenya da valinor (se não me engano) falava que era GANdalf.

5. Fëaruin Alcarintur ¥

Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

Não, é GANdalv a pronúncia correta.

6. Sister Jack

Sister Jack Usuário

Eu sempre falei Gandalg.

Na dúvida, né...

7. Tauraherion

Tauraherion The eyes of truth

pra encerrar: Gandalv
    com sílaba tônica no Gan... ou seja... fala o "Gan" mais forte que o "dalv"
    pode Falar Gandalv sem medo de ser feliz... se alguém tirar sarro manda vir falar com a gente :wink:

8. -Feanor-

-Feanor- Usuário

Mas Gandalf num vem de Gandr Alf? e Alf é Alf mesmo não? Pq senão seria Alvredo

9. Papagena

Papagena ƒƒ

Gan ou Gen? Gendalv? Eu falo Gendalv.

10. Bela, acho que é Gan, com um "a". E é GANdalv, viram? :wink:

11. Tauraherion

:roll:

Tolkien explica expressamente que o A não deve ser pronunciado como o A dos americanos.

GANdalv

e Tolkien não inventou o nome Alfredo... portanto vc pode falar Alfredo sem problema tb...

12. Como eu não tô achando o site que explica claramente pq é q é Gandalf, eu vo tê que fica c/ Gandalv mesmo

13. Valeu Galera vcs me convenceram!! :beer: :beer:

14. Tauraherion

graças a Eru

15. Lingwilóke

Lingwilóke Usuário

Leiam o Apêndice E!!! Nom dói, não!

"F representa f, EXCETO NO FINAL DE PALAVRAS, nas quais se usa para representar O SOM DE V: Nindalf, Fladrif.
    [...]
    "Em nomes derivados de línguas não-eldarin devem ser atribuídos às letras OS MESMOS VALORES caso não haja uma descrição especial para elas, exceto no caso do idioma dos anões.
    [...]
    "Os nomes 'externos' ou humanos dos anO~es receberam formas nórdicas, MAS OS VALORES DAS LETRAS SÃO CONFORME DESCRITO. É esse também o caso dos antropônimos e topônimos de Rohan (quando não foram modernizados), exceto pelo fato de éa e éo são ditongos, que podem ser representados por ea de bear e eo de Theobald; y é o u modificado. AS FORMAS MODERNAS são facilmente reconhecidas e DEVEM SER PRONUNCIADAS COMO EM INGLÊS. Trata-se, em sua maioria, de topônimos."

Se depois disto não estiver claro que a pronúncia é [gándalv], então não restará nada a fazer.[/i]

16. Mithrellas

Mithrellas Usuário

Oh Jesus. Já esclarecemos, né? GANdalV, nada de Gen, nada de f, pronto! hehehehe

Locked =)

Situação do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Compartilhar