• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Aviso de sobrecarga da Terra

  • Criador do tópico Musidora
  • Data de Criação
M

Musidora

Visitante
Aviso de sobrecarga da Terra: Em 21 de agosto, excedemos o orçamento da natureza


(OAKLAND, CA, USA) – A humanidade levou menos de nove meses para esgotar seu orçamento ecológico anual, segundo dados da Global Footprint Network, uma organização de pesquisa ambiental com sede na Califórnia.

A Global Footprint Network calcula o estoque da natureza sob a forma de biocapacidade – o montante de recursos que o planeta regenera a cada ano – e o compara à demanda humana: o montante necessário para produzir todos os recursos vivos que consumimos e absorver nossas emissões de dióxido de carbono. Seus dados revelam que a partir de 21 de agosto, a humanidade terá demandado todos os serviços ecológicos que a natureza pode oferecer este ano, desde a filtragem de CO2 até a produção de matérias-primas para a alimentação.

De agora até o final do ano, vamos alcançar nossa demanda ecológica esgotando estoques de recursos e acumulando gases de efeito de estufa na atmosfera.

"Se você gastasse todo o seu rendimento anual em nove meses, você provavelmente ficaria extremamente preocupado", disse o presidente da Global Footprint Network, Mathis Wackernagel. "A situação não é menos terrível quando se trata do nosso orçamento ecológico. As alterações climáticas, a perda de biodiversidade, o desmatamento, a escassez de água e de comida - todos estes são sinais claros de que não podemos mais financiar o consumo a crédito. A natureza está abrindo falência”.

Fonte: WWF Brasil

Não sei vocês, mas achei a analogia que Mathis Wackernagel estabeleceu entre a Terra e uma empresa bastante interessante - uma maneira de aproximar os donos do dinheiro. Só resta saber se será eficaz - não só para eles, mas para todos.
 
Agente vai levar esse planeta pro buraco.
Duvido muito que alguem convença os "grandes" a fazer algo a respeito seriamente.
Seres humanos são cabeça dura demais.
 
Nem levarão, as empresas só visam o lucro, e a grande maioria sem nada para repor os recursos que elas necessitam. A ideologia delas é lucro a todo custo e rápido, o que elas não analisam é que futuramente podem não ter mais deses lucros devido a falta de reposição de recuros e logicamente irem a falência.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo