1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Aventuras Fantásticas (Steve Jackson e Ian Livingstone)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Gigio, 23 Abr 2010.

  1. Gigio

    Gigio Usuário

    Alguns dos livros que mais ajudaram a despertar meu interesse para a leitura foram aqueles da coleção "Aventuras Fantásticas", criada por Ian Livingstone e Steve Jackson, uma série de bastante sucesso no Brasil na década de 90. Eles exigiam que o leitor, ao acompanhar a história, fosse também tomando algumas decisões. "Se você quer provar a estranha poção deixada pelo mago, siga para 305. Mas se você prefere não se arriscar por hoje, prossiga para 210."

    O estilo era semelhante ao de uma outra coleção, "Escolha sua Aventura", onde também era possível decidir o rumo da história, mas apenas as "Aventuras Fantásticas" possuíam também uma ficha de personagem e a possibilidade de se decidir combates usando um dado comum, além de serem muito mais bem elaboradas.

    Os atributos principais eram Habilidade, Energia e, geralmente, Sorte. Existia espaço também para anotar itens coletados, habilidades especiais, provisões e muitas outras coisas próprias de cada livro da série, que buscava sempre inserir novos mecanismos no jogo.

    As histórias costumavam ser muito interessantes, principalmente aquelas inventadas pelos criadores originais, e se extendiam por diversos cenários de fantasia e ficção científica, embora uma boa parte delas compartilhasse um mesmo mundo, Titan - aquela espécie de universo fantástico ultrademocrático, onde todas lendas e mitologias se reuniam.

    Todos esses mecanismos e recursos de enredo tornavam a leitura dos livros dessa série altamente compulsiva. Era praticamente impossível interromper uma história antes de encontrar um final ou a triste visão de uma referência sem saídas, do que logo se percebia que viria o "sua aventura termina aqui". Sem falar que o mesmo livro podia ser lido vezes e vezes em seguida, em uma busca constante por novas saídas. E alguns deles chegavam a ser bastante complicados! No final, acho que nunca consegui completar o famigerado "Planeta Rebelde"...

    Além disso, eram ótimos livros para se compartilhar. Podiam ser lidos para outras pessoas ou então simplesmente ser comparadas as diferentes leituras. Na época esses livros envolveram até o meu pai, que gostou tanto da série que preparou para mim uma nova planilha de personagem, com espaço para anotar as referências seguidas (um escorregão e toda a história poderia estar perdida!), me fornecendo tantas cópias dela que até hoje devem haver algumas perdidas lá em casa...

    No Brasil, foram lançados 29 livros da linha principal:

    1. A Cidadela do Caos
    2. O Feiticeiro da Montanha de Fogo
    3. A Floresta da Destruição
    4. A Cidade dos Ladrões
    5. O Calabouço da Morte
    6. A Nave Espacial Traveller
    7. O Templo do Terror
    8. As Coligações de Kether
    9. Mares de Sangue
    10. Encontro Marcado com M.E.D.O.
    11. Planeta Rebelde
    12. Demônios das Profundezas
    13. A Cripta do Vampiro
    14. Robô Comando
    15. Prova dos Campeões
    16. O Guerreiro das Estradas
    17. As Cavernas da Feiticeira da Neve
    18. A Espada do Samurai
    19. O Ladrão da Meia-Noite
    20. Mansão das Trevas
    21. Fantasmas do Medo
    22. O Talismã da Morte
    23. Fortaleza dos Pesadelos
    24. Punhais da Escuridão
    25. A Cripta do Feiticeiro
    26. Exércitos da Morte
    27. Escravos do Abismo
    28. Sky Lord
    29. O Saqueador de Charadas

    (Fonte:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    )

    Passei a admirar bastante "A Floresta da Destruição" quando fiz um mapa da tal floresta, conforme as indicações da história, e descobri que todos os caminhos estavam perfeitamente dimensionados! (É uma pena, perdi esse mapa...) Mas o meu favorito, dentre todos que conheci, foi "A Cripta do Vampiro", uma história cheia de horror, desafios paralelos, itens especiais, personagens macabros e que permitia que diferentes partes do cenário fossem exploradas mais de uma vez.

    Inicialmente eles foram lançados aqui pela editora Marques Saraiva, em uma linha há tempos descontinuada. Agora, felizmente, eles estão sendo relançados pela editora
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    . Quatros títulos já estão disponíveis nessa nova edição: "O Feiticeiro da Montanha de Fogo", "A Cidadela do Caos", "A Masmorra da Morte" e "Criatura Selvagem".

    Então, quem conhece "Aventuras Fantásticas"? Quais são os seus favoritos? Que elementos foram marcantes para vocês?
     
  2. Tilion

    Tilion Administrador

    Muito eu joguei, nossa. Era doido pelos livros, comprava sempre que podia. Meu preferido continua sendo A Cidade dos Ladrões: adorava a história, as ilustrações e, principalmente, Port Blacksand, a cidade mais interessante de Allansia.

    Tenho ainda os romances que lançaram baseados na série (que se passa no mundo de Titan), os livros da série derivada "Sorcery!" (que se passa no Mundo Antigo, outro continente; Allansia é o continente onde se passa a maioria das aventuras) e os livros de rpg avançado, Dungeoneer e Blacksand!.

    E, claro, agora to comprando os da Jambô. :sim:

    Aliás, o próximo livro da série a ser lançado vai ser justamente A Cidade dos Ladrões. :grinlove:
     
  3. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    Já vi esse A Cripta do Vampiro na biblioteca mas nunca peguei para ler. Uma vez li um de uma brasileira que disse ter se inspirado nesses livros. Era sobre Lobisomem e era muito legal. Vou ver se encontro outros livros dessa série.
     
  4. Gigio

    Gigio Usuário

    Legal, Tilion, não conheco "A Cidade dos Ladrões", vou procurar quando sair pela Jambô. Acho que de Port Blacksand só li "O Ladrão da Meia-Noite", que também é bem legal. É bacana como a escolha das habilidades do início influencia as opções da história.

    Cara, e você lembrou bem, as ilustrações!! Sempre que acontecia de uma referência estar próxima a uma página com ilustrações a gente se perguntava se seria daquela vez! E às vezes, só de folhear o livro era possível perceber que nunca se tinha passado por uma certa cena... XD

    "Criatura Selvagem" era inédito no Brasil, né? O que você achou dele, Tilion?

    Poxa, mas eu achei que haveria um número maior de pessoas que já houvesse tido contato com a série. São coisas de outros tempos, caíram no esquecimento...
     
  5. Mi Müller

    Mi Müller Usuário

    Eu li só "Cidade dos ladrões" Affff e como eu gostava, deve ter ele em algum canto aqui em casa! É bom relembrar estas leituras!
     
  6. Jacques Austerlitz

    Jacques Austerlitz (Rodrigo)

    Nossa, eu era viciado. Li vários, embora já não me lembre mais da maioria.

    Adorava "A cidadela do caos" e "O calabouço da morte". "Demônios das profundezas" eu achava sem graça.
     
  7. Gigio

    Gigio Usuário

    Verdade, também achei "Demônio das Profundezas" o mais fraquinho dos que li... Também não gostei muito de "A Cripta do Feiticeiro". Era muito difícil, mas de uma maneira tonta. Era preciso seguir exatamente uma certa linha de escolhas ou o monstro te fritava no final... :hahano:
     
  8. Marcileia

    Marcileia Usuário

    Não conhecia mas parece ser bem interessante...
    Vou procurar algum para dar uma conferida!
     
  9. marlos bayer

    marlos bayer Usuário

    estes livros jogos ou gamebooks como sao conhecidos eu tenho todos eles mas todos sao em ingles depois de muito buscar na net em portugues so tenho alguns mas ja vale a pena eu tinha varios mas perdi quase tudo em uma enchente depois pararam de editar e agora retomaram de novo e uma boa para distrair a mente e esquecer um pouco dos problemas
     

Compartilhar