• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Aventuras de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll

JLM

mata o branquelo detta walker
alice.jpg


Alice é realmente um livro estranho, inicialmente. O leitor sente-se perdido na história, como se estivesse sendo conduzido por um escritor enlouquecido ou como se fosse transportado para um mundo sem a mínima pretensão de ser racional. Mas, em uma análise mais profunda, e levando-se em conta que é um livro infantil, pode-se dizer que Lewis Carroll tentou mostrar o mundo adulto pela visão de uma criança. Muitas coisas não fazem sentido, seja uma cerimônia de chá, um jogo de croqué, as atitudes daqueles que mandam, um julgamento etc. E, quando a criança, querendo satisfazer sua curiosidade inata, faz uma pergunta sincera, recebe complexas explicações que a deixam mais perdida ainda. Neste ponto de vista, o livro é uma pérola infantil, que deve influenciar muito mais crianças que adultos, pois já perderam a capacidade de sentir sem racionalizar. Quem senão uma criança conseguiria imaginar um País de Maravilhas com coelhos preocupados com a hora, cartas de baralho fiéis a uma rainha que só ordena execuções, um chapeleiro, um arganaz e uma lebre em uma interminável cerimônia de chá ou um gato de Cheshire que desaparece e reaparece em partes? As aparentes loucuras trazem à tona ensinamentos simples, mas importantes aos jovens.

Alice continuou: “Poderia me dizer, por favor, que caminho devo tomar para sair daqui?”

“Isso depende bastante de onde você quer chegar”, disse o Gato.

“O lugar não me importa muito...”, disse Alice.

“Então não importa que caminho você vai tomar”, disse o Gato.

“...desde que eu chegue a algum lugar”, acrescentou Alice em forma de explicação.

“Oh, você vai certamente chegar a algum lugar”, disse o Gato, “se caminhar bastante.” (pg.84)

ficha técnica
obra: Alice no País das Maravilhas (Alice's Adventures in Wonderland) de Lewis Carroll
tradução: Rosaura Enchemberg
edição: 1ª, L&PM - Coleção L&PM Pocket, vol. 143 (1999), 178 pgs
compare os preços: Buscapé

O desenho animado da Disney (1951), foi adaptado da obra de Carroll para parecer um pouco mais entendível, e pode ser visto no Youtube, dublado, em 8 partes.

Parte 1 - Parte 2 - Parte 3 - Parte 4 - Parte 5 - Parte 6 - Parte 7 - Parte 8

Em 2000, a EA lançou o jogo de computador American McGee's Alice, onde uma Alice adulta e dark retorna ao País das Maravilhas, agora bem mais perigoso. Delicie-se com o trailer do jogo abaixo.


Fonte: Libru Lumen
 
Última edição por um moderador:
RE: Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll

Eu li a edição comentada da Jorge Zahar há uns anos, que deixa a obra ainda mais bacana. Aliás, foi por causa dessa edição que conheci Four Quartets do T S Eliot. Eu sei que é um livro infanto-juvenil, mas o Carroll extrapola nos jogos de palavra e de lógica e também nas referências. É realmente brilhante =]
 
RE: Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll

Eu li esse a pouco tempo - antes não gostava da personagem principal e do livro em si sem ter lido, mas mudei de idéia, achei a história muito bem escrita, com ótimas tiradas irônicas e os personagens (apesar de muito estranhos) lembram pessoas reais.

Adorei esse video do jogo que você postou. :sim:
 
RE: Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll

Medo desse vídeo, né?

Eu sou suspeita pq adoro a Alice, o gato, a Rainha, o Chapeleiro e tudo mais! Mal posso esperar pela adaptação do Tim Burton :dente:
 
RE: Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll

Anica disse:
Eu li a edição comentada da Jorge Zahar há uns anos, que deixa a obra ainda mais bacana. Aliás, foi por causa dessa edição que conheci Four Quartets do T S Eliot. Eu sei que é um livro infanto-juvenil, mas o Carroll extrapola nos jogos de palavra e de lógica e também nas referências. É realmente brilhante =]

pq vc foi me mostrar essa edição? agora lá se foram as minhas noites de sono até conseguir comprar uma dessa.
 
RE: Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll

Essa edição comentada tem o texto integral dos dois livros ou é partes comentadas?
 
RE: Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll

Texto integral, os comentários ficam na lateral. O livro é grande, a largura e a altura são maiores do que dos livros que costumamos comprar. Papel pólen, ilustrações do original, etc. etc. etc.
 
RE: Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll

Anica disse:
Texto integral, os comentários ficam na lateral. O livro é grande, a largura e a altura são maiores do que dos livros que costumamos comprar. Papel pólen, ilustrações do original, etc. etc. etc.

malvada. torturadora. aproveitadora de maiores. fiquei com a boca cheia d'agua aqui.
 
RE: Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll

é um mimo, né? lembro que quando anunciaram o lançamento fiquei babando, louca de vontade de comprar. mas na época era estudante sem qualquer tostão furado, e não comprei. por sorte, casei com um cara que tem o livro (ó o goooolpe!).
 
RE: Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll

Há, taí um livro que eu adorei! Eu gosto muito de ficar lendo estes contos infantis, principalmente quando é algo bem feito. E eu confesso que adoro a versão da Disney "vamos pintando assim, as rosas cor de carmin..." Hehehe.

Quanto a esse jogo, na época era pesado demais pra eu jogar e depois ficou velho demais pra eu me interessar. Mas se não me engano o Tim Burton está com um projeto para fazer um filme nesse naipe, confere?
 
RE: Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll

Coincidência. =] Comecei a ler ontem. Aliás, terminei agora a pouco. A última vez que havia lido foi em 1998, quando ganhei o livro de minha avó, e reler agora foi ótimo. =]
 
RE: Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll

Alguem aqui já teve a oportunidade de ler um exemplar deste livro em inglês? Acho que quando chegar em casa vou procurar. As sacadas com a linguística devem ser muito mais legais... aliás, devem ser legais, porque nunca conseguem traduzir estas coisas pro português (vide o Diskworld, onde eles mantiveram um monte dos trocadilhos na língua original pra conservar as piadinhas do Pratchet)!

Anica, esta sua versão comentada deve ser muito boa em... pra ter feito você casar com o cara! Hehehe. Brincando, mas ela tem esse tipo de comentário? "Aqui no original você entenderia isso..." :P

Falando em comentários, alguem já leu a versão de A arte da guerra comentada por Napoleão Bonaparte?! É engraçado! ;P
 
RE: Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll

Então, como eu disse, o livro é maior, então cada página é dividida em duas colunas. De um lado ficam as notas/comentários sobre o que está sendo lido na outra coluna. Os comentários vão desde os que já costumamos ver como notas de rodapé (falando sobre detalhes da publicação, ilustrações, etc.) até curiosidades como inspirações para determinadas partes da história, interpretações feitas para trechos mais obscuros, etc. etc. etc. É realmente algo muito legal. Lembro que na época que foi lançado (2002) algumas revistas compararam o livro a um dvd, cheio de easter eggs e extras. É uma boa definição, no final das contas.
 
RE: Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll

Você salvou as minhas recordações da infância JLM! heheheeh Eu era fascinada pela história, mas nunca a entendi e eu MORRIA DE MEDO! hahaha Sem contar que eu chorei com aquela historinha das ostras, meu Deus, foi horrível. Mas agora pensando desse jeito, faz sentido.
 
RE: Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll

Adorei o livro. O lance da lógica é bem legal mesmo, as inversões que o chapeleiro comenta, ou então o lance de decapitar - se há uma cabeça, então ela pode ser decapitada ou se não há corpo, não há de onde cortá-la, por exemplo... são detalhes interessantes. Algumas respostas aparentemente simples pra nós podem dar o que pensar a alguma criança que está lendo, sei lá... achei bem legal.

Uma das partes mais esquisitas do livro é o chá com o chapaleiro... fiquei rindo aqui quando ele respondeu que não fazia a mínima idéia da resposta pra charada que propôs. :lol:


edit: já ouvi de algumas pessoas que essa história de pedofilia por parte do Carroll é boato. Alguém sabe algo à respeito?
 
RE: Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll

trillian, tem um livro, a vida secreta dos autores, que fala justamente isso... que o carroll era mais infantil do que realmente um pervertido....
 
RE: Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll

Ai geentee , que medroosa eeu heim , começeei a ver o trailer do jogoo e parei an parte q ela cata aqla faca !MAIS VAMO LÁ , no filme da disney , tem outra explicaçao , a nao ser :ALICEE É CHAPAADONA! oou ela realmente estava sonhando , mais geente , heloo , ela via um gato com sorriso de lua , uma lagarta que fumava narguilê(ÓTIMO EXEMPLO PRA CRIANÇAS) um coelho que sempre estava atrasado , aqles gemeos e aqles dois coelhinhos , que com crtz cairam no red bull! e aqla rainha LOCA , assasina , gentee , ela griitava CORTEEM A CABEÇA , alice , é mto loco , e se vc for analisar , nao é bem , apropriado pra crianças menores de 9 anos !!!mais o liivro nunca li , vo procurar pra comprar , se pans , baixo hj msm na net!
 
RE: Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll

Eu li faz algum tempo, já não lembro de muita coisa.
Eu tinha esse livro, mas onde andará?
Taí uma boa pedida para uma releitura...
 
RE: Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll

Realmente, no começo, a coisa é a mais ilógica o possível, apesar de isso esconder muito bem algumas formas criticas da época e tal. Eu gostei mais do Através do Espelho, que achei bem mais ilógico, mas é maravilhoso, mesmo assim não descarto o Pais das Maravilhas. Que na verdade pra todo amante de fantasia, devia obrigatoriamente lê-los ^^
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo