• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Aventuras Científicas

Taverneiro

Old school
Ae pessoas,

Estou adaptando o seriado CSI: Investigação Criminal para minha mesa. Para quem não conhece a série, trata-se de um seriado policial que foca as investigações no aspecto forencis, isso é perícia criminal.

A ciência forencis é algo bem complexo, tanto que a série nem aborda com total fidelidade, mas a apresenta de maneira divertida e é isso que eu quero levar para minha mesa.

Entretanto detectei um piolho gigante: como conciliar os conhecimentos dos personagens (especialistas em investigação criminal) com os conhecimentos dos jogadores.

Pensei em focar nos testes em perícias relacionadas a cada caso (genética para DNA, Osteologia para vestigios osséos, Balísticas e assim por diante) e ir revelando as pistas. Minha pergunta: será que os jogadores, mesmo com essas pistas em mãos (obtidas com os testes bem sucedidos) serão capazes de chegar a uma conclusão e solucionar o caso?

Obviamente o melhor jeito é ir em frente e tentar. Na verdade, vou tentar isso esse fim de semana. Mas já estou colocando a discussão à prova, no caso de alguem ter passado por algo semelhante em suas mesas. Obviamente essa discussão não precisa ficar presa somente ao gênero de investigação, pode-se ter situações semelhantes em aventuras de ficção científica, militares e até de horror estilo Arquivo X.


Valeu!
 
É a mesma coisa que interpretar um personagem com inteligencia muito alta, ele meio que chega no mundo de aventura como um tapado que não sabe nem aonde é a cidade mais proxima

como vc vai lidar com investigadores e não especialistas eu colocaria NPC's como médicos, legistas etc... deixando tudo explicadinho certamente ( se vc for q nem eu pode até fazer os NPC's xingarem os pc's por serem tão idiotas e despreparados ^^)

se eles não matarem pela logica, ou eles...

1) fracasso ( se o objetivo era esse e eles não conseguiram chegar a ele, eles falharam )
2) faz um climax aonde o assassino, criminoso etc... acaba indo em direção a eles, um ente querido ou até mesmo um personagem jogador sendo ameaçado é uma ideia
 
Eu joguei uma sessão a la CSI. Foi bem divertido, mas porque eu e o outro jogador sempre nos interessamos por balística e soubemos fazer as perguntas certas pro mestre.

Mas no teu caso, acho que informações pontuais bem dadas a partir de jogadas específicas dá pra montar o quebra cabeças sim.
 
E mais: Coletar uma vasta lista de materiais, técnicas, graduações,e por aí vai. Creio que um CSI 100% não tem como.
 
Os jogadores precisariam um mínimo de noção investigativa, ou então poderia cair no "rola o dado para ver se vc sabe"... Eu gosto de jogos investigativos, mas é dificil fazer um que seja descente.
 
É interessante você dar algum tipo de embasamento para os acontecimentos científicos da sua aventura. O pior que pode acontecer é um jogador descobrir alguma coisa errada na sua aventura.

Destroi o clima melhor que um Machado +5 contra a diversão.
 
E mais: Coletar uma vasta lista de materiais, técnicas, graduações,e por aí vai. Creio que um CSI 100% não tem como.
To planejando tudo isso. Uma cena do crime, fatos, suspeitos e vitimas para interrogatório e possibilidades de tramas internas. Acho que um bom roleplay durante os interrogatórios e uma boa sacada dos jogadores ao coletarem pistas vai ser mais do que suficiente. Vamos ver. E obrigado pelas sugestões, to considerando tudo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo