• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Avatar: O Caminho da Água (Avatar: The Way of Water, 2022)

Assisti ontem.

Achei bem ruim. O filme basicamente é uma mimese do primeiro longa, talvez com um visual um pouco mais apurado; todavia, a história basicamente é a mesma, acrescentando alguns detalhes para dar uma nova roupagem. Além disso, algumas escolhas no roteiro me pareceram bem forçadas. Aquele ser tipo-baleia é um deus ex machina ambulante.

Senti que estava assistindo ao primeiro filme novamente, e, de forma geral, não creio que isso seja uma coisa boa quando se trata de sequências.

Ainda sobre a parte visual, quase todo o filme me pareceu com gráficos de videogame, especialmente nas cenas de ação ou com muitos movimentos. Quem joga videogame sabe mais ou menos como as cut-scenes são; o filme todo me pareceu um grande jogo visualmente. Em vários momentos fiquei imaginando que a qualquer hora apareceria a indicação de quais botões do controle deveríamos apertar, rs. Não sei se era problema da sala em que eu estava ou se era um problema na renderização do próprio do filme. Creio na segunda hipótese.

Ao contrário de mim, o público da sala me pareceu bem imerso no universo criado, tanto que deferiu aplausos e reações emocionadas duas vezes: uma na cena em que o ser tipo-baleia decepa o braço de um dos vilões e outra ao final do filme.
 
Assisti ontem e curti bastante. Tem algumas coisas mal explicadas e fora de contexto por força das continuações e da logística mas no geral funciona muito bem.

O vídeo mais divertido que eu li com as críticas f oi esse aqui:

 
Comic books do Avatar aí:

https://readcomiconline.li/Writer/Sherri-L-Smith

A série do High Ground parece, inclusive, ter sido adaptada em cima do roteiro original do que seria o filme que se tornou o Caminho da Água.


 
Última edição:
Não tinha ido ver até agora, sorte que o Cinemark fez uma última sessão tardia. Gostei pra caramba. Tinha certa má vontade com filmes em 3D, mas nesse filme curti demais e acho indispensável. Pois, apesar de 3D, não está escuro, tudo bem nítido, experiência muito foda. Fico até chateado de ter visto tão tardiamente e não poder rever o filme no cinema, é um filme que daqui um ou dois meses poderia reassistir tranquilamente.

Por exemplo, um efeito que eu achei foda é quando os personagens ficavam boiando na água. Assisti o filme numa sala boa, com poltrona que deitava, de forma que, quando os personagens boiavam, o efeito 3D fazia a água ficar (aparentemente) bem próxima dos ombros e a impressão é que o espectador estã boiando do lado dos personagens. Poderia ficar 5h lá só boiando e afundando, de boa.... Somando-se esse tipo de coisa à criatividade do James Cameron em criar um ambiente ficcional realista e encantador (no mesmo espírito de Tolkien quando descreve a vegetação, o relevo, etc.), temos uma experiëncia imersiva impar.

Se tem problema de roteiro, passou-me batido (e que continue), o que me pegou foi essa experiência imersiva. Gosto muito do universo ali criado, James Cameron está encaminhando um bom worldbuilding, e apesar de, há quem ache, a história do 2 ainda seja simples, Cameron está semeando muita coisa para os próximos três filmes e é razoável esperar que certos defeitos desse filme possam ser dirimidos aos poucos com o decorrer das sequências..... Inclusive, só do último filme ser chamado "The Quest of Eywa" prevejo um filme mais ambicioso tematicamente, talvez como certas obras em que os personagens buscam Deus, se unam com Deus, ascendam em algum sentido (como Code Geass, Evangelion, The 100, A Fonte, Mr. Nobody).

Nesse sentido, lendo aqui, descubro que os filmes 2 e 3 eram originalmente um único filme... E, de fato, esse filme soa como um filme intermediário, como As Duas Torres: alguém com uma visão excessivamente pragmática poderia achar que o filme é dispensável, querer jogar os personagens diretamente para Gondor e para Mordor, mas não é um filme dispensável em termos de worldbuilding, desenvolvimento de personagens e experiência. Aliás, As Duas Torres também teve uma recepção menos calorosa nas críticas e nas premiações, se me lembro bem.

Tentando relembrar aqui, acho que é a primeira vez (em cinema) que temos um worldbuilding realista de uma civilização não-humana, não? Só isso é um feito considerável.... Obras como Star Wars e Star Trek têm outras espécies, mas são coadjuvantes dos personagens humanos.... E elfos, bruxos, mutantes, etc. também são essencialmente humanos.
 
Última edição:
Eu gostei do filme, lógico que eu não esperava uma obra de arte magnífica. Mas ele me tirou da realidade por algumas horas e foi uma boa experiência.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo