1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Avallónë e Atalantë se referem às antigas Terras de Avalon e Atlântida???

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Ardanos, 28 Jan 2008.

  1. Ardanos

    Ardanos Usuário

    Avallonë e Atalantë na obra de Tolkien são as mesmas Avalon e Atlânitida verdadeiras?
     
  2. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    É parecido demais para ser coincidência, não é? Tolkien teve a idéia (bem ambiciosa, no melhor sentido da palavra) de criar uma "mitologia das mitologias", ou seja, as histórias dele seriam uma versão "verdadeira" de todas as mitologias, que, ao longo do tempo, os homens teriam alterado e transformado Númenor (Atalantë) em Atlântida, Avalloné (Tol Eressëa) em Avalon, e por aí vai.
     
  3. Finwë Fëfalas

    Finwë Fëfalas Nas Echoriath...

    É, Atlântida é de certeza que Tolkien se inspirou para criar Númenor.
     
  4. Duilin

    Duilin Eruhín Alcarohtar

    Mais uma vez acredito que sim.

    E como o Maglor disse, acho que a intenção de Tolkien depois de ter visto que a receita do Hobbit funcionou era tentar criar uma obra única, com todos os contos...

    Uma obra sólida que conseguisse manter as lendas para sempre e não se perdesse mais com o passar dos anos...

    Por acaso, a teoria que mencionei em outros tópicos sobre Celestes tbm inclui Atlântida, Avalon e ainda a esquecida Enoque.

    Vou tentar me aprofundar mais nesses mistérios...
     
  5. Eriadan

    Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

    Tolkien me confunde. Na certa, Númenor (Atalantë) é Atlântida e Eressëa (Avallonë) é Avalon. Isso me parece muito semelhante a uma alegoria, coisa que ele tanto detestava: em vez de fazer alusão, ele está usando diretamente, e para a evidência do leitor, elementos externos. Então o motivo para que ele não gostasse de alegorias era simplesmente o fato de o leitor nem sempre perceber que elas estão presentes no texto... Acho que se pode concluir isso, não?

    Isso é verdade ou suposição, Maglor? Onde viu isso? ô.Ô
     
    Última edição: 29 Jan 2008
  6. Nunca havia pensado nisso e atetado pra esses "detalhes" dos nomes.
    Mas no caso de Atalantë penso que tem sentido, inclusive vemos na enciclopédia: "Antes de sua queda, Númenor era chamada de Atalantë ("a queda", em Quenya). Contudo, a similaridade com a cidade de Atlântida é óbvia, entretanto, Tolkien descreveu sua invenção do nome como um acidente quando ele se deu conta que o radical, em Quenya, significa "queda" e que poderia ser relacionado a um nome se referindo à Númenor. Outros nomes depois da Queda foram criados: Mar-nu-Falmar ("terra sob as ondas") e Akallabêth ("A Queda", em Adûnaic). "

    Quanto a Avallonë que era a "Ilha solitária" neste ponto também nos remete a Avalon, conhecida por ser uma illha isolada.

    Tolkien diz ser acidente, mas é MUITA coincidência, só posso crer que foi acidente por confiar nele e pensar que ele como linguista acabou por utilizar palavras para formar os nomes mitológicos baseado em seus "reais" significados, tipo ele não simplesmente inventou palavras sem sentido, logo ocorreram essas coincidências entre mitologias já existentes.
    Como eu acredito que tudo o que escrevemos querendo ou não sofre muitas influências externas, acho que Tolkien foi sim influênciado por Atlantida e por Avalon, se foi sem querer podemos acreditar nele ou não, mas isso faz pouca diferença!
     
  7. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    A melhor explicação que já li sobre isso:

    E esse link mostra que vocês não dão a mínima para a opção "Procurar" do Fórum
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  8. Eriadan

    Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

    Essa explicação do Deriel realmente ficou muito boa. A idéia parece tornar a mitologia ainda mais profunda e interessante; e na verdade é bem a impressão que a gente tem mesmo, de que o que Tolkien escreve é História - e é sempre de História que surgem Mitos.

    Só queria saber a fonte exata disso, pra ver o que Tolkien diz na íntegra. Se for uma carta, não me lembro dela.
     
    Última edição: 29 Jan 2008
  9. Guilherme Thorikan

    Guilherme Thorikan Eu?? Eu não sou um

     
  10. Erion Storm eyes

    Erion Storm eyes Usuário

    Avallonë seria Avalon e Númenor Atlântida.
     

Compartilhar