• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Avaliação dos CT's (20 Clubes da 1ª Divisão)

Turgon

Mugiwara no Ichimi
Uma matéria bem legal que o SporTV fez avaliando os 20 CT´s dos clubes que disputam a primeira divisão. Ai estão os vídeos:

Parte 1:

Parte 2:

Digamos que o primeiro colocado não é quem muitos pensam que seja. Não vou dizer. Assistam a reportagem que vale apena. :mrgreen:
 
Última edição por um moderador:
Eu vi quando passou na TV

Esse ranking é baseado em vários critérios, mas seria legal se fosse bem divulgado os pesos de cada critério.

Eu sou da opinião que ter um bom Departamento médico com bons equipamentos capaz de recuperar o mais rápido possivel os jogadores é um diferencial de peso pois esse é o fator que mais faz diferença na conquista de um título num campeonato tão longo como o brasileiro.

Na reportagem vi que eles se preocupam muito com a presença e o tamanho da cozinha, mas quase não fala nada sobre os médicos.

Até o Corinthians que aparece mal rankeado tem o Joaquim grava que é um dos mais renomados e procurados do Brasil.

No final sabemos que o destino mais procurado pra quem vem de fora se recuperar com sobras é São Paulo e não BH.
 
Eles falam sim sobre o departamente médico. Aliás, em quase todos eles citam isso como um fator importante. A acadêmia também é bastante citada.

E não é rankiado o tamanho da cozinha, mas a qualidade dela. Já que a alimentação é um fator importante no desenvolvimento dos jogadores.

Eles não estão fazendo um rank apenas da estação médica de cada clube, mas um apanhado geral. Por isso que é avaliação do Ct´s e não avaliação das instalações médicas.
 
É tão difícil admitir que o São Paulo não é o melhor em tudo?

Melhor em tudo ninguém é, mas tem certas coisas que mesmo sendo o melhor não fazem muita diferença.

No caso do dois Atléticos e o Cruzeiro eles tem bem mais espaço físico pra campos que o SPFC, mas isso não vejo como uma grande vantagem

O do Atlético-PR é inegável que é um refúgio um verdadeiro hotel mesmo, na minha modesta opinião o mais bonito, mas a reportagem foi bem esplícita: o clube é obrigado a ter que vender um bom jogador por ano pra manter uma estrutura que é muito maior que o orçamento dele.

E no caso dos times mineiros não faz muito tempo o Diego Tardeli que joga no Galo esteve de passagem rápida no Refis Tricolor.

Por isso que eu valorizo mais o lado médico (isso inclui deste o clinico geral, o enfermeiro, ao psicologo e o fisioterapeuta), pois o Cruzeiro teve uma época que quis repassar o Maurinho machucado ao SPFC, pois com toda a estrutura que tem lá não foi capaz de recupera-lo.
 
Última edição:
Achei errado avaliarem o SPFC. Ele é tipo, fora de série, tem uma estrutura muito melhor que qualquer clube do futebol mundial! É um absurdo ficar em 4º!

Furia, eu disse. Não foram pra Curitiba por acaso. Área médica é importante, mas não é tudo.
 
Bom, se não acreditam em uma pesquisa mais séria sobre as condições dos CT´s dos clubes brasileiro e acham que só o São Paulo é o bom, não posso fazer nada. :mrgreen:

Mas a pesquisa está ai. E realizada por pessoas que possuem mais conhecimentos que nós nesse tipo de assunto.
 
Mas a pesquisa está ai. E realizada por pessoas que possuem mais conhecimentos que nós nesse tipo de assunto.

Só sei que o SPFC não precisa de pesquisas de quem não atua diretamente no futebol ou nunca jogou bola. Quem melhor pode avaliar é quem vive diretamente.

E o clube não tem culpa quase todo mês vem jogador vindo da Europa procurar a sua estrutura.

E receber o maior numero de reconhecimentos vindos de visitas de peso como o presidente da Conmebol, da FIFA, Real Madrid, Barcelona, Bayern, Manchester Utd, ex-jogadores como Franz Beckenbauer, Lineker (artilheiro da Copa de 86), até o mala do Romário, entre outros.
 
Pra mim foi surpreendente mesmo.
Fica sempre a pulga atrás da orelha os 2 times mineiros no topo em uma pesquisa feita em viçosa. Mas nego só desconfia dessas coisas quando é feita por pesquisadores cariocas.

De qualquer forma, uma pesquisa sempre tem mais credibilidade do que os achismos de bar ou declarações politicas. Então eu respeito.
Se alguem discordar, que faça uma pesquisa similar, discutindo os criterios e pontuações de forma séria.

Vai ferir aí o orgulho de são paulinos, cruzeirenses e do atl PR que estavam na expectativa, mas azar o deles.
 
Assumindo que os pesquisadores sejam majoritariamente da Zona da Mata (ou melhor, não que tenham uma maioria absoluta, mas uma pluralidade), então haverá muitos torcedores de cariocas dentre os acadêmicos da UFV. Mas aquela coisa, time carioca em matéria de CT não merece nada mesmo...

Mas o Atlético se moveu nessa matéria de CT mesmo. Parece que o que deu muito ponto foi sala de musculação e hospedaria. Outra coisa interessante é a base integrada com o time principal.
 
Base integrada, algo que o SPFC não tem. Que coisa, não?

:lol:


Mas sei lá, muita coisa está mudando. Corinthians em três meses lançará seu primeiro CT de verdade, com 5 ou 6 campos de treinamento. O Palmeiras construirá um novo CT em São Roque, isso aqui em SP, em outros estados eu não sei...
 
É um ciclo competitivo.

Em 82, a Seleção treinou na Vila Olímpica, o então CT do Galo. Devia ser melhorzinho, e até fazia sentido pensar que talvez fosse o melhor, já que o Atlético era um dos times que mais valorizava base e etc. Na década de 90, o centro já estava ultrapassado, um dos mais sucateados do Brasil, e o time estava tendo fazer um tour pela Grande BH para treinar. De 99 para cá, lançou a Cidade do Galo, voltando a ter um centro dentre os mais decentes.

Que os cariocas comecem a se mover para construir CT's melhores é um movimento positivo, mas acima de tudo, tardio. A hora já havia passado há MUITO tempo.
 
Fiquei surpreso! Embora eu seja mineiro, acreditava que os melhores CT´s fossem do Paraná e São Paulo.

Parabéns ao Galo, Cruzeiro e Furacão. Que os demais clubes vejam nesses ct´s uma forma de motivação para melhorar suas estruturas.
 
Mas na reportagem eles deixam claro que muitos clubes estão se movimentado. Essa é uma pesquisa com a realidade de agora, não significa que daqui 3 meses as colocações vão se manter.

Só que é legal conhecer um pouco das estruturas de cada time. Conseguimos ver as grandes diferenças entre um e outro.
 
Ranking completo:

1º – Atlético-MG – 3.538
2º – Atlético-PR – 3.509
3º – Cruzeiro – 3.465
4º – São Paulo – 3.447
5º – Santos – 3.142
6º – Palmeiras – 3.107
7º – Internacional – 3.032
8º – Goiás – 2.993
9º – Grêmio – 2.964
10º – Botafogo – 2.814
11º – Flamengo – 2.690
12º – Vasco – 2.650
13º – Corinthians – 2.439
14º – Fluminense – 2.297
15º – Avaí – 2.255
16º – Guarani – 2.252
17º – Atlético-GO – 2.156
18º – Vitória – 1.943
19º – Ceará – 1.705
20º – Grêmio Prudente – 395
 
A diferença entre os 4 primeiros é menor que 100 pts. Dá pra dizer que existe um certo equilibrio entre eles

mas o que chama a atenção é que nenhum deles chegou nos 4000pts e muito menos perto de encostar na pontuação máxima que eles estabeleceram de 4275 pts.

Só gostaria de saber o que esses mineiros consideram como CT ideal pra atingir essa pontuação máxima. Será que usaram um CT europeu como referencial ou é apenas um modelo ideal que sequer existe?
 
Última edição:
Viram um certo equilibrio entre os rivais?

Por exemplo:

-Inter e Grêmio por menos de 50pts
-Os 4 cariocas estão em 10º, 11º, 12º e 14º
-SPFC, Santos e Palmeiras são 4º, 5º e 6º
-Cruzeiro e Atlético quase juntos também.

Pode ser só coincidência, mas a impressão que passa é: O Rival está se modernizando. Vamos nos modernizar também (ou no caso do rio: Ah, os rivias não tem estrutura, não vamos nos preocupar muito)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo