• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Autores famosos e a repercussão de suas obras..

O dalai lama é um líder religioso, na verdade muito famoso.
Eu o respeito muito, porque ele é um líder religioso de mente aberta e que sabe separar a religião da política, além de aceitar muito bem os avanços tecnológicos. Chegou até a reconhecer que o Tibet pertence à China, depois de décadas de exílio.
 
Alguns dizem que seus livros sãod e auto-ajuda. Eu discordo. Dalai Lama soa mais que livros metódicos do que auto-ajuda. Ele não te aconselha, te ensina.
 
OOOOoo preciso encontrar livros dele... é um autor?
 
"Ande reto, não olhe pros lados."
Porque você acha que as empresas recomendam esse livro aos empresários?
É disciplina em cima de disciplina, nunca se esqueça que a cultura, principalmente a dos livros é um instrumento de dominação e de libertação para aqueles que sabem usá-la.
Sun Tzu não vivia em Wall Street. Ele escreveu A Arte da Guerra para o treinamento exército chinês e dos próprios chineses, e não visando maior produtividade nas empresas. O livro não tem nada de "faça o que te mandam", "sempre obedeça" etc. Ele te ensina a seguir o seu caminho, que é o caminho do Tao (ou Amor), e apenas isso.


Agora, quanto ao Dalai Lama... ele não é assim tão santo. Admiro o velhinho por causa da sua sabedoria.
 
Aprender a discursar e a pensar são coisas fundamentais, que hoje entraram em desuso e foram substituídos pelas disciplinas que exclusivamente te ensinam o que os donos de empresas precisam como mão-de-obra.
Sun Tzu te ensina a obedecer cegamente às regras disciplinares, conveniente não?

De fato os livros de auto-ajuda vendem muito. A Administração possui toda um nicho dessa praga. No entanto, os homens de negócios mesmo (CEOs e Diretores) não estão muito interessados em formulinhas mágicas, pelo menos nas empresas respeitáveis. Esses livros fazem sucesso entre estudantes, que tem preguiça de ler, ou entre cargos mais baixos.

Sun Tzu não te ensina a seguir regras. Na verdade, para ele e os taoístas, só há uma regra: o Tao.
Nah, A Arte da Guerra é basicamente uma Manual de Regras para se vencer uma Guerra.

Sun Tzu não vivia em Wall Street. Ele escreveu A Arte da Guerra para o treinamento exército chinês e dos próprios chineses, e não visando maior produtividade nas empresas. O livro não tem nada de "faça o que te mandam", "sempre obedeça" etc. Ele te ensina a seguir o seu caminho, que é o caminho do Tao (ou Amor), e apenas isso.
É, realmente muitos executivos fizeram uso inadequado de seus ensinamentos, mas questão de seguir um caminho não é só perigosa no mundo empresarial.
Eu prefiro conhecer todos os caminhos e escolher o que melhor se adequar à uma situação em particular.
É isso que defende o Mintzberg por exemplo, em frases como:
"Não existe uma fórmula para transformar qualquer organização, e isso inclui a própria noção de que qualquer organização precisa ser transformada."
 
Última edição por um moderador:
Eu li..Adorei as táticas..
É interessante tb pelo ponto de vista histórico, em saber como era o desenrrolar das batalhas.
 
Um autora que gosto muito é Anne Rice.

Ela escreveu vários livros sobre vampiros e bruxas de forma menos fantasiosa e mais humanizada. Ninguém vira morcego e sai voando.
Ela retrata incrivelmente bem as características físicas e psicológicas dos personagens, quando você termina o livro parece que conhece ele de verdade!

No inicio suas obras não foram bem aceitas. Muitos diziam serem satanicas (entre outros boatos) devido a tratar-se de criaturas obscuras e retratar erotismo e mortes, mas logo virou mania.

Um de seus livros mais famosos foi Entrevista com o Vampiro que ela fez após a morte de sua filha Claudia (inclusive homenageou a menina com uma personagem homônima). O livro ficou tão famoso que logo virou filme e a própria Anne criou a adaptação cinematográfica e escolheu o elenco retratando muito bem a idéia do livro.

Outro de seus livros também virou filme, Rainha dos Condenados, mas esse não teve a participação da autora e ela já disse em entrevistas que odiou-o!

Mas, mesmo com toda a fama mundial, após a morte de seu marido em 2002, ela resolveu parar de escrever sobre essas criaturas e começou a escrever apenas romances cristãos...
 
Estava postando no Blog Vox pupuli e lembrei de um livro que mudou os rumos políticos quando foi lançado no séc XIX. Trata-se do livro-panfleto "Manifesto do partido comunista" de Karl Marx e que eu já tive o prazer de ler.
Foi uma convocação feita ao proletariado para que se unam e lutem contra aqueles que os exploram e posteriormente chegou nas mãos do revolucionário Lênin e aravés das idéias deste foi feita uma revolução socialista Russa em 1917(efetivando-se em 1921).
Porém, 3 anos depois, Lênin morre, e assume o poder Josef Stalin (nome que significa "homem de ferro") e seu governo gera dúvidas hoje em relação ao verdadeiro sistema de governo empregado na U.R.S.S.
O livro de Marx até hoje é estudado em algumas escolas como material para aulas de história;Aguns se posicionam a favor, outros contra mas o que interessa e que se posicionam, logo, este panfleto teve sua importância.
 
Esses livros que influenciam as pessoas e que colocamos aqui são bem diferentes uns dos outros, acho que seus gêneros costumam influenciar como um todo e não só a obra individualmente.


"sofrimentos do jovem Werther"->Goethe->Romantismo (mal do século)

"Mein kampf", "o capital", "leviatã", "O príncipe"->(Hitler, Marx, Hobbes, Maquiavel)->Ideologia política

Ficções->influência tênue

Literatura medieval->Trovadorismo, humanismo->controle da ideologia pela igreja.


Dentre vários outros tipos dos quais eu me esqueci.
 
Lya Luft? :roll:

Mas é sério galera, os livros dela são bem interessantes. Ajudam, é claro, nem sempre, mas mostram de uma forma bem legal as coisas que vivenciamos e como devemos ser. Mais ou menos assim...
 
Essas obras não têm uma repercussão muito forte, o máximo que podem causar é polêmica. Você ouve hoje alguém tagarelando sobre o código Da Vinci?

Mas algumas obras têm um significado e um motivo histórico para sua criação, além de uma repercussão que nos faz´estudá-las até hoje.
Talvez um professor de literatura possa esclarecer isso melhor para vocês.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo